Morar na Europa vale a pena? Descubra 7 motivos! - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Morar na Europa vale a pena? Descubra 7 motivos!

Atualizado em 10 de outubro de 2023

É compreensível que Morar na Europa é o sonho de muitos brasileiros. A Europa é um lugar apaixonante ee só isso já seria um motivo bom o suficiente para entrar em um avião, atravessar o oceano e chamar o continente europeu de lar. Mas esse não é o único motivo para pensar em se mudar para o velho continente.

Ter uma moradia na Europa durante um intercâmbio proporciona inúmeras vantagens, desde a possibilidade de receber a qualidade de vida na Europa estudando em renomadas instituições até a oportunidade de viajar facilmente por diversos países com empresas low-cost* e mergulhar em culturas diversas. As universidades europeias são conhecidas pela excelência acadêmica e muitas oferecem programas de intercâmbio de estudo de línguas ou estudo e trabalho para estudantes internacionais.

*low-cost: companhia aérea que oferece passagens aéreas a preços significativamente mais baixos do que as companhias aéreas tradicionais.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

vantagens de morar na europa
Foto de Pedro Lastra na Unsplash

7 motivos para morar na Europa

Porque você decidiu morar na Europa?” é uma pergunta que sempre é feita para quem toma essa decisão. Deixar de lado a zona de conforto, a família e os amigos para viver em um lugar desconhecido não é uma decisão fácil. 

E é sobre isso que vamos falar hoje: os motivos para deixar tanta coisa linda para trás e buscar uma vida ainda melhor ao morar na Europa:

qualidade de vida na europa
Foto de Soroush Karimi na Unsplash

1. Experiência de vida no exterior

Viver uma nova cultura, criar novos hábitos, experimentar novos sabores, ver novas paisagens, aprender novas maneiras de pensar. Crescer e evoluir. Não precisa de muita explicação.

Você vai se ver em posições que jamais me imaginou (boas e ruins). Isso faz com que, a cada dia, você transforme ainda mais os conceitos sobre coisas que acreditava que já eram muito bem definidas na sua vida. Explorar um território desconhecido é uma experiência cheia de superação. Superação de medos, vergonhas e angustias que se despendem do nosso corpo no momento em que somos obrigados a nos entregar a uma situação não tão confortável.

Você passa a se conhecer melhor e conhecer seus próprios limites. Você vai descobrir que é mais forte do que imagina e que sempre pode ir ainda mais e mais longe.

morar na europa

2. Aprimorar uma nova língua

Ter a oportunidade de viver sobre o mesmo teto que estrangeiros é sem dúvidas uma das melhores (e mais fáceis e rápidas) formas de ampliar o nosso vocabulário em outro idioma.

Por mais que você já tenha estudado muito aqui no Brasil e tenha um nível bom na língua que é falada no destino, fará uma diferença muito grande a vivência no dia-a-dia do local para que você se sinta fluente no idioma. 

Precisa saber falar inglês para fazer intercâmbio? Descubra conosco!

3. Qualidade de vida na Europa

A qualidade de vida na Europa é algo indiscutível e indispensável nesse contexto. Morar na Europa com uma quantia pequena de dinheiro possibilita que você tenha acesso a MUITAS coisas boas.

Estamos falando sobre os transportes públicos de qualidade em todos os países. Um dos bons exemplos é o Tube, de Londres. Esse sistema super moderno e útil corta toda a Londres, você pode literalmente para qualquer lugar com ele e o custo é baixíssimo comparado aos transportes aqui no Brasil, por exemplo.

morar na europa
Photo by JOHN TOWNER on Unsplash

4. A Europa é um museu arquitetônico a céu aberto

Museus e galerias são em sua maioria de entrada livre mas não é preciso ir até eles para encher os olhos de história.

A gente aprende sobre cultura e sobre o que aconteceu milhares de anos atrás vivendo entre as marcas do passado.

morar na europa
Photo by Jeison Higuita on Unsplash

5. Qualidade de Ensino

Uma das coisas que me preocupa muito no Brasil é a educação sucateada que temos. Aqui os métodos de ensino são muito avançados, tudo parece ter vindo do futuro. Aprender em uma sala de aula nunca foi tão incrível!

Tipos de intercâmbio – saiba qual se encaixa com você!

6. Segurança

A vida não vem com manual de instruções e por isso eu decidi ter a minha primeira experiência vivendo como ”gente grande” em um lugar seguro. Os caixas eletrônicos de bancos ficam no meio da rua e policiais não usam armas.

Roubos acontecem sim, mas você raramente vai perceber no momento que foi roubado. “Pickpockets“, os famosos “ladrões de carteira”, são comuns por toda Europa mas nenhum ladão (até hoje nunca ouvi casos) te aborda com agressão. Literalmente, não se vê violência.

morar na europa
Photo by Robert Bye on Unsplash

7. Liberdade de ir e vir

Você sente que não tem fronteiras, que eu vive conectado com o mundo.

Passar um fim de semana em Paris e outro em Berlim não é algo fora da realidade ao morar na Europa. Muito pelo contrario. Os preços das passagens aéreas são incrivelmente baratas e isso nos permite visitar outros países com muita facilidade.

É possível encontrar bilhetes internos por aproximadamente 10 euros. E pasmem: você pode até encontrar promoções em companhias aéreas “low cost” em que os valores não passam de 1 euro por trecho para ir de um país a outro dentro do velho continente. 

morar na europa
Photo by Jacek Dylag on Unsplash

Do lado daí o céu é mais azul. Do lado de cá a cada dia vivemos uma nova descoberta.

Nem todos que chegam aqui carregam na bagagem um grande propósito. Mas todos nós que decidimos enfrentar essa jornada estamos de alguma forma em busca de alguma coisa. Nem que essa coisa seja, em algum lugar do mundo, poder encontrar a nós mesmos ♥.

Primeiro passo para morar na Europa

Existem muitas opções de intercâmbio de estudo de idioma em que o visto permite que você fique por longa duração na Europa. Em alguns casos, como na Irlanda, é possível trabalhar já nas suas primeiras semanas de intercâmbio!

Quer ter a experiência de morar na Europa? Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas clicando aqui. Fique por dentro de todos os detalhes, converse sobre suas dúvidas e descubra qual o intercâmbio perfeito para você de acordo com seu perfil e objetivos!

Quer receber um orçamento gratuito para fazer intercâmbio? Fale com um de nossos especialistas!

vantagens de morar na europa
Foto de Léonard Cotte na Unsplash

Você ficou com alguma dúvida sobre como começar a sua jornada?

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

Fale com um de nossos especialistas!

Conheça mais sobre a Europa e sobre intercâmbio

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório