Tipos de intercâmbio: qual a melhor opção para você? - Egali Intercâmbio
Estude e Trabalhe no Exterior

Tipos de intercâmbio: qual a melhor opção para você?

Atualizado em 30 de novembro de 2023

Você quer estudar fora e ainda não conhece os tipos de intercâmbio que existem? Hoje vamos trazer um conteúdo completo sobre quais opções existem e os destinos mais procurados dos intercambistas para cada um. Além disso, cada um dos tipos de programas podem ser vistos e aproveitados de diferentes maneiras, dependendo muito do seu objetivo e perfil.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Tipos de intercâmbio: qual a melhor opção para você?

A Egali possui uma equipe de especialistas em intercâmbio que irá conversar com você para entender melhor seus objetivos, indicar os melhores destinos e apresentar os programas que mais se parecem com você a partir da avaliação de perfil única da Egali.

Para que você já tenha uma ideia das possibilidades que cada um dos tipos de intercâmbio oferecem, no post de hoje vamos explicar detalhadamente sobre as opções de curso que para você já ir pensando na que mais se encaixa com o que você busca!

O que é o programa de intercâmbio?

O programa de intercâmbio é uma troca de cultura, você estuda no exterior, conhece pessoas, lugares e tem experiências incríveis. Você escolherá qual o curso e o tipo de intercâmbio que quer fazer – sobre isso que vamos falar nesse post.

Escolha o destino, tempo de duração, escolha o tipo de acomodação em que você irá querer ficar e faz um orçamento personalizado com um de nossos consultores. O papel dos nossos consultores é identificar o tipo de programa que mais se encaixa com o perfil e os objetivos de cada um e, é claro, tirar toda e qualquer dúvida. Essa é a hora de perguntar tudo mesmo!

Converse com um especialista em intercâmbio para tirar suas dúvidas

Porque existem diferentes tipos de intercâmbio?

Você é único no mundo, por isso existem inúmeras formas de você aproveitar esse programa, uma delas é escolhendo a modalidade ideal para o seu intercâmbio. A viagem pode ser mais curta, a partir de 2 semanas, assim como pode ser bem planejada para que você passe mais de 52 semanas no exterior. O que vale é aproveitar ao máximo e saber escolher o melhor programa para você.

Imagine você agora realizando o sonho de estudar fora, poder trabalhar para pagar seus estudos e, ainda por cima, conhecer tudo que aquele destino irá oferecer?! Irado, né?!

tipos de intercâmbio
Foto de Priscilla Du Preez na Unsplash

Qual destino ideal para cada programa?

Por mais que você já tenha lido o nosso conteúdo sobre o que é um intercâmbio, vai acabar percebendo que existem MUITAS formas de você realizar o sonho de estudar fora. Além disso, escolher o destino ideal para você faz parte da escolha dos inúmeros tipos de intercâmbio que existem.

Vamos falar sobre eles para que você entenda melhor se ele vai de encontro ao que você procura ou é aquele programa que você vai deixar para fazer em outro momento da sua vida.

Curso com possibilidade de trabalho

O mais procurado pelo intercambistas, sem sombra de dúvida. Para quem busca uma experiência imersiva e estabilidade no destino, esse é o melhor dos tipos de intercâmbio. O tempo mínimo de estadia vai depender de cada destino e do governo de cada um. Confira agora os destinos que oferecem os melhores programas de curso com possibilidade de trabalho:

Converse agora com um de nossos consultores!

tipos de intercâmbio
Photo by Chris Benson on Unsplash

A busca do emprego fica por sua conta e faz parte de toda experiência imersiva que você viverá. A oportunidade de visitar outros países também é comum pela variedade de empresas low-cost que fazem viagens de ótimo custo-benefício.

Quer saber mais sobre esse programa? Clique aqui.

Normalmente, são 20 horas semanais – com exceção no Canadá, que derrubou o teto de horas até o fim de 2023, e no turno inverso você trabalha para poder custear a sua vida no destino, guardar um dinheirinho e passar mais tempo aproveitando ao máximo outras culturas. 

A Egali conta com bases em todos esses destinos e irão ajudar você com workshops, walking tours, organização de currículo e muito mais! Ficou curioso e quer saber mais sobre esse programa com quem realmente entende de intercâmbio?

Curso de línguas

Focado no aprendizado de uma língua específica, é um intercâmbio que costuma ser breve: com opções a partir de duas semanas

Comparado aos cursos do Brasil – que são, normalmente, 1 dia por semana e 4 horas por dia – o curso de línguas proporcionará a você a partir de 15 aulas por semana, além de ter contato diariamente com a cultura local elevando o nível de aprendizado às alturas.

Saiba mais!

tipos de intercâmbio
Photo by Kenny Eliason on Unsplash

Você sabia que o intercâmbio pode ser feito além do inglês? Existem tipos de programas onde você pode fazer outras línguas e vamos listar para que você entenda um pouco mais sobre cada um:

Espanhol

Registrado como um dos idiomas oficiais em organizações internacionais como o Mercosul, a UNESCO e a ONU. Falado por mais de 530 milhões de pessoas pelo mundo e está presente em 22 países. O Espanhol é um dos mais cotados, depois da língua inglesa, como segunda língua dos intercambistas.

É uma ótima opção para quem já tem o inglês avançado e quer aprimorar uma terceira língua e está disponíveis nos seguintes países:

Inglês

Um dos programas mais procurados pelos futuros estudantes. O programa proporcionará uma imersão no país e impulsionará seu desenvolvimento na língua. Você se tornará um habitante local, vivenciará o dia-a-dia, combinando diversão e aprendizado.

Esse é um dos tipos de intercâmbio que irá aliar diferentes objetivos, pois há diversos cursos para todos os níveis de fluência. Confira os destinos que o curso de língua inglesa oferece:

Alemão

Você sabia que o Alemão é a segunda língua em que são publicados artigos científicos? Então se você é um acadêmico nato e quer desenvolver esse idioma da melhor forma, esse é o seu programa.

O aprendizado da língua fica muito mais fácil quando se vive entre nativos, por isso, esse programa é ideal para quem busca inserir no seu vocabulário a língua Alemã. Certamente é será um avanço no seu currículo e você pode conferir o destino que atende esse curso:

Francês

Oui? O Francês possui grande influência no mundo dos negócios, além disso, é a língua oficial de 32 países, estando presente em todos os continentes do mundo!

É a segunda língua com o maior número de estudantes, ficando apenas atrás do inglês, totalizando aproximadamente 260 milhões de falantes de francês no nosso planeta. Confira os destinos que podem ser feitos o curso de língua francesa:

Italiano

A Egali oferece uma variedade de formatos para o curso de General Italian – curso de italiano. Se você é iniciante ou tem um nível de italiano intermediário, certamente encontrará a melhor opção de curso de acordo com os seus objetivos e as suas habilidades.

É um dos tipos de intercâmbio mais flexíveis e procurados por que quer explorar o idioma no exterior. É ideal para quem deseja potencializar o italiano, ter um primeiro contato com a língua ou apenas reforçar um conhecimento prévio do idioma. A seguir, o destino que oferece o curso de línguas italiana:

Ficou com curiosidade ou com alguma dúvida de como funcionam as opções que citamos acima?

Tire suas dúvidas com nossa equipe de especialistas clicando aqui!

Cursos profissionalizantes

O programa de intercâmbio de estudo do idioma com foco em profissões é ideal para quem busca aprimorar o idioma. Além disso, focar no aprendizado de assuntos referentes à sua carreira.

Dependendo da escola e destino, áreas como moda e marketing são muito comuns e possuem variações incríveis, você irá se surpreender.

Escolhendo esse programa certamente você terá um grande diferencial no currículo!

Tipos de intercâmbio
Photo by Ani Kolleshi on Unsplash

Family Programs

Programa que alia intercâmbio, estudo e família. Esse tipo de intercâmbio é ideal para você que quer dar a oportunidade para as crianças aprenderem o inglês ao mesmo tempo que os pais. 

O programa conta com aulas ao mesmo tempo para ambos e, após as aulas, são feitas atividades culturais como esportes, idas a parques, cinema e pipoca, piscina, entre muitos outros hobbys.

Tire suas dúvidas sobre o intercâmbio clicando aqui

tipos de intercâmbio
Photo by John-Mark Smith on Unsplash

Para adolescentes

Esse tipo de intercâmbio é focado em jovens de 13 a 17 anos, podendo ser feito em grupo (de aproximadamente 40 alunos) ou individual, sempre nas férias de verão e inverno das escolas aqui do Brasil.

Confira o conteúdo completo que preparamos para você do nosso programa de Summer Schools Egali:

Summer Schools Canada

Summer Schools UK

Especialmente oferecido pela Egali, o grupo de intercambistas é acompanhado por um Group Leader Egali – um colaborador e ex-intercambista que passa por treinamentos para acompanhar o grupo de alunos no exterior.

tipos de intercâmbio
Photo by Duy Pham on Unsplash

Já decidiu qual é o tipo de intercâmbio para você?

São muitos tipos de intercâmbio que você pode escolher, não é mesmo?! É importante conferir seu planejamento financeiro e se começar a realização do seu sonho de fazer a viagem ao exterior, pois há várias possibilidades.

Se ficou com alguma dúvida, converse com nossos especialistas em intercâmbio, sem compromisso, para entender melhor o processo e se o seu perfil se encaixa com o que você escolheu!

Quer fazer um intercâmbio com o maior conforto? Clique aqui para falar com um de nossos colaboradores e descobrir tudo que a Egali tem para oferecer a você!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Depoimento de quem já fez o intercâmbio com a Egali

“Estou terminando um intercâmbio de 3 semanas e não tenho nada a reclamar, só agradeço a Egali por todo suporte e carinho! Foi um tempo incrível e recomendo a todos viverem essa experiência com essa agência maravilhosa”. – Giovanna Belasqui Negri, Dublin.

tipos de intercâmbio

Tire suas dúvidas com nossa equipe gratuitamente

Fale gratuitamente e sem compromisso com um de nossos consultores clicando abaixo e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços e sobre todos os tipos de intercâmbio. Conheça nosso serviço e os nossos programas de intercâmbio para o exterior!

Receba o contato da nossa equipe clicando aqui

Você também pode se interessar…

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório