Estudar e trabalhar na Austrália: saiba tudo sobre o assunto
Estude e Trabalhe no Exterior
Austrália

Como estudar e trabalhar na Austrália

Atualizado em 27 de setembro de 2023

O sonho de estudar e trabalhar na Austrália é algo compartilhado por muitos brasileiros. E não é para menos, das praias perfeitas para o surfe em Gold Coast aos mergulhos no paraíso conhecido como Grande Barreira de Corais, da “europeia” Melbourne à bem planejada Brisbane, o país que tem muito a oferecer aos viajantes que resolvem se aventurar por lá. Falando em aventura, se você tem o sonho de fazer um programa de estudo e trabalho na Austrália, esse post foi feito especialmente para você!

Confira informações sobre como estudar e trabalhar na Austrália, o perfil do intercambista, os tipos de cursos que você poderá fazer, os motivos para fazer intercâmbio por lá e, finalmente, quanto custa estudar e trabalhar na Austrália.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Como estudar inglês e trabalhar na Austrália?

Se você quer de estudar inglês e trabalhar na Austrália, a melhor alternativa é fazer um intercâmbio de estudo e trabalho no país. Isso vai fazer com que você tenha que aplicar um visto de estudo, que dará a permissão de trabalho.

estudar e trabalhar na austrália - trabalhar
Photo by Bimo Luki on Unsplash

Para que você não fique com nenhuma dúvida sobre esse tipo de programa, vamos responder as perguntas mais frequentes sobre o tema a seguir:

Qual é o tempo de duração de um programa de estudo e trabalho na Austrália?

O tempo mínimo de duração do intercâmbio de estudo e trabalho na Austrália é de 14 semanas. O tempo máximo de duração é de 5 anos, após renovações do visto australiano de subclasse 500.

The Student visa (subclass 500) allows you to remain in Australia for up to 5 years for the purpose of full-time study at an educational institution, in line with your enrolment.”

O trecho acima informa que você pode ficar até 5 realizando o programa de curso e trabalho na Austrália e você pode conferir a página completa clicando no link a seguir: https://immi.homeaffairs.gov.au/visas/getting-a-visa/visa-listing/student-500

Para fazer a sua renovação do programa, você pode contar com nossas bases em: Brisbane, Gold Coast, Melbourne e Sydney. Eles conhecem todo o processo e irão auxiliar você com todas as documentações e etapas dessa jornada.

Quantas horas uma pessoa pode trabalhar na Austrália durante o intercâmbio de estudo e trabalho?

O visto de subclasse 500, ou o “Subclass 500 Student visa“, possibilitará que você trabalhe durante 48 horas quinzenais durante o intercâmbio de estudo e trabalho. Você não é obrigado a dividir igualmente essas horas nessas duas semanas. Por exemplo: se você quiser trabalhar em uma obra ou algum evento durante 40 horas em uma semana, não poderá exceder as 8 horas restantes das 48 horas quinzenais na outra semana. Separamos um trecho do site governamental onde você pode entender melhor como funciona:

“From 1 July 2023, student visa holders can work no more than 48 hours a fortnight while studying.”

Confia mais em: https://immi.homeaffairs.gov.au/visas/getting-a-visa/visa-listing/student-500

O consulado normalmente concede 4 semanas extras férias após o término do curso, em que o aluno pode trabalhar em turno integral se desejar.

Quer receber um orçamento gratuito para fazer intercâmbio? Fale com um de nossos especialistas!

Eu já vou com um emprego garantido para a Austrália?

Não, você ficará responsável por encontrar seu próprio emprego. Tivemos relatos de nossos intercambistas que encontraram emprego já nas primeiras semanas de intercâmbio. O tempo para encontrar um emprego na Austrália depende muito do seu currículo, do quão você se esforçará para entregar currículos, fazer entrevistas e conhecer pessoas, além da disponibilidade dos locais mais comuns, como bares e restaurantes.

Conte com o auxílio de nossas bases que ajudarão você com:

  • Orientação pós-embarque;
  • Auxílio na confecção do currículo;
  • Workshops voltados para profissões como barista e bartender.

Aqui no blog, temos conteúdos exclusivos e atualizados com algumas dicas de como conseguir um trabalho na Austrália:

Conteúdos que irão auxiliar você a estudar e trabalhar na Austrália

Como é a aplicação do visto de estudo e trabalho para a Austrália?

Para estudar e trabalhar na Austrália, é preciso fazer a aplicação do visto de estudante ainda no Brasil. O documento será sua “porta de entrada” no país, por isso, ela é muito importante.

O processo de aplicação do visto de estudante para a Austrália deve ser iniciado alguns meses antes do embarque. A Egali possui um setor especializado que auxilia na aplicação desse visto, tornando todo o processo muito mais simples e fácil.

O serviço de aplicação de visto sem despachante da Egali possui uma taxa de 99,8% de aprovação de todos os vistos aplicados em 2022 e 2023. Optando por esse serviço, você precisará dos seguintes documentos para começar a aplicação do documento:

  • Passaporte (com validade por toda a duração do intercâmbio),
  • Carta de matrícula,
  • Formulário 956A (que permite que seu visto seja feito por uma agência),
  • Carta de intenções,
  • Comprovação financeira* e
  • Documentos complementares para comprovar escolaridade, trabalho, casamento…

*A comprovação financeira não é exigida no primeiro momento, mas se solicitada pela Embaixada, ela se torna parte obrigatória do processo de análise do visto. 

Aqui no blog, temos um post com todas as informações necessárias sobre o visto de estudante para a Austrália. E, caso você tenha mais dúvidas, não deixe de entrar em contato com os nossos consultores clicando no botão abaixo:

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Perfil do intercambista que busca estudar e trabalhar na Austrália

A Austrália é um país multicultural e por isso atrai intercambistas com diversos interesses. Em sua maioria são jovens que buscam independência e crescimento – profissional ou pessoal. Boa parte dos intercambistas busca e encontra emprego por lá. Além disso, as imagens do país remetem à descontração. Talvez por conta da fama de festeiros que os nativos da Austrália têm. Talvez pelas paisagens belíssimas.

Na verdade, com um clima agradável na maior parte do ano, o país é a escolha ideal para aqueles quem amam dias ensolarados. O interior da Austrália é a pedida perfeita para aqueles aventureiros que não se contentam com a oferta de esportes e atividades encontradas no litoral.

As características mais importantes para a aprovação do visto australiano são os vínculos que você tem com o Brasil. Esses vínculos incluem, emprego, curso na faculdade, família… Eles são importantes, pois o governo australiano não vai achar que ele está entrando no país para imigrar, e sim para passar um tempo estudando.

Quer receber um orçamento gratuito para fazer intercâmbio? Fale com um de nossos especialistas!

estudar e trabalhar na austrália - estudar
Photo by Brooke Cagle on Unsplash

Tipos de cursos do programa curso + trabalho na Austrália

Caso você esteja se perguntando o que estudar na Austrália durante o seu intercâmbio de estudo e trabalho, nós temos 6 opções de cursos:

  • General English,
  • Business English,
  • English for Academic Purposes,
  • TAFE e VET Courses,
  • preparatório IELTS, e
  • preparatório Cambridge.

Confira mais informações sobre cada um deles abaixo ou converse com um de nossos especialistas para tirar suas dúvidas gratuitamente:

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

General English

Foco no preparo dos alunos para compreensão dos aspectos importantes da língua inglesa utilizados no dia a dia em diferentes ramos de atividades. Eles são divididos em: pronúncia, fala, leitura, habilidade em escuta, escrita e vocabulário.

Business English

Ideal para estudantes que querem aprimorar o inglês para a linguagem de negócios. O curso inicia todas as segundas-feiras e inclui 20 lições de General English com 5 ou 10 lições das Module classes de Business.

English For Academic Purposes

Os cursos de inglês para propósitos acadêmicos são indicados para quem deseja ingressar em um “college” ou curso técnico (TAFE/VET), sem a necessidade do exame de certificação (IELTS ou TOEFL).

TAFE e VET Courses

São cursos técnicos ideais para estudantes que já tenham conhecimentos de inglês e desejam aprimorar suas habilidades nas áreas de administração, turismo e hotelaria, TI e contabilidade.

Preparatório IELTS

O Preparatório IELTS é ideal para estudantes que querem algum progresso acadêmico ou que precisam atingir certo nível do teste.

Preparatório Cambridge

O preparatório Cambridge é indicado para estudantes que querem um reconhecimento documentado e de uso global do seu nível de inglês. As aulas têm datas específicas de início e o estudante deve ter conhecimento intermediário da língua inglesa.

Leia mais…

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Motivos para estudar e trabalhar na Austrália

O país é a única nação que é uma ilha-continente, quase do tamanho do Brasil. A Austrália é um país jovem, uma terra de contrastes, com imensas extensões de praias e de espaços abertos, florestas tropicais, montanhas nevadas e grandes desertos.

A terra do AC/DC, da Opera House, dos cangurus, dos bumerangues, dos coalas e de tantos outros ícones aussies conhecidos mundialmente, é também famosa por apresentar alto índice de qualidade de vida. A Austrália possui 3 das melhores top20 universidades do mundo, segundo o Ranking universal da QS.

E não pense que é só em Sydney que você tem a opção de estudar e trabalhar. Você pode fazer isso em outras cidades como Melbourne, Gold Coast, Brisbane, Cairns e Perth. Confira a seguir como é fazer intercâmbio em cada uma delas.

Como é fazer intercâmbio em Sydney

estudar e trabalhar na austrália - Sydney
Photo by Road Trip with Raj on Unsplash

Sydney é, sem dúvidas, a cidade mais conhecida da Austrália. Lá, você estará em contato com uma verdadeira cidade grande, com muitas pessoas, trânsito movimentado, muitas atrações, vida noturna agitada e com uma variedade enorme de parques, reservas e praias.

A cidade oferece uma excelente qualidade de vida e por ter muitas lojas, hotéis e restaurantes, isso acaba gerando muitas oportunidades de emprego. Algo perfeito para quem quer estudar e trabalhar na Austrália.

Sem contar, que, em Sydney, você terá acesso aos principais cartões postais do país como o Opera House, a Harbour Bridge e à famosa praia de Bondi Beach. Então, se você curte agitação e a vida na cidade grande, Sydney é o seu destino!

Leia mais: Motivos para fazer seu intercâmbio em Sydney

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Como é fazer intercâmbio em Melbourne

estudar e trabalhar na austrália - Melbourne
Photo by Houng SLX on Unsplash

Caso você goste de cidades com uma pegada mais urbana e alternativa, Melbourne é o destino perfeito para o seu intercâmbio. Ela tem fama de seu um museu a céu aberto por conta de sua arte de rua, construções históricas e uma vida cultural muito intensa.

Além de todas essas qualidades, Melbourne já esteve várias vezes nos primeiros lugares do ranking de melhores cidades do mundo para se viver. Lá, você terá muitas opções de eventos para ir, seja semana da moda até corridas de fórmula 1. Sem contar que a vida noturna é muito agitada.

Mas não pense que em meio da atmosfera cosmopolita você não terá um lugar para relaxar: Melbourne possui belíssimas praias para você aproveitar os dias ensolarados do verão australiano.

Leia mais: Motivos para fazer seu intercâmbio em Melbourne

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Como é fazer intercâmbio em Gold Coast

estudar e trabalhar na austrália - Gold Coast
Photo by Caleb Russell on Unsplash

Conhecida por suas lindas praias, Gold Coast é a cidade perfeita para quem quer sentir o clima do verão australiano o ano inteiro. A cidade é muito moderna, cheia de prédios altos e espelhados, além de oferecer transporte público de qualidade e um clima de vida agitado.

Gold Coast fica mais movimentada durante o verão e é nessa estação que as oportunidades de emprego crescem bastante. Por isso, se você está pensando em ir fazer o seu intercâmbio de estudo e trabalho por lá, fique atento à essa época.

Além disso, se você gosta de praticar atividades ao ar livre, principalmente surf, essa cidade é a sua cara! É lá onde ocorre a primeira etapa do Campeonato Mundial de Surf.

Leia mais: Intercâmbio em Gold Coast 2023 – Tudo o que você precisa saber

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Como é fazer intercâmbio em Brisbane

estudar e trabalhar na austrália - Brisbane
Photo by Brisbane Local Marketing on Unsplash

Se você curte aquele clima mais tranquilo de cidade de interior, Brisbane pode ser uma boa opção para estudar e trabalhar na Austrália. Até porque mesmo tendo uma cara mais interiorana, ela possui tudo o que uma grande metrópole oferece: Shoppings Centers, vários restaurantes, transporte público de qualidade e oportunidades de emprego.

Além disso, a cidade está repleta de atrações como museus, galerias e feiras ao ar livre. Nos dias mais quentes, você pode aproveitar a praia artificial que fica localizada no meio da cidade, ou fazer um bate-volta até Gold Coast e curtir as praias de lá.

Leia mais: Intercâmbio em Brisbane – tudo o que você precisa saber!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Como é fazer intercâmbio em Cairns

estudar e trabalhar na austrália - Cairns
Photo by Pascal Bernardon on Unsplash

Se você procura um destino ainda mais tranquilo que Brisbane, Cairns é cidade ideal. Ela é uma pequena e super tranquila. Lá, você poderá fazer tudo de bicicleta e os habitantes locais são simpáticos e receptivos, você será muito bem recebido!

Cairns também é conhecida por ficar próxima à Grande Barreira de Corais, patrimônio mundial da humanidade, e um passeio que você tem que fazer enquanto estiver na Austrália.

Você também poderá curtir muito a praia artificial da cidade, a Cairns Esplanade Lagoon e ainda se aventurar pelo Waterfall Circuit, onde você poderá visitar mais de 10 cachoeira paradisíacas.

Se você curte ficar próximo da natureza e relaxar nas horas vagas do seu intercâmbio, Cairns é o seu destino!

Leia mais: Intercâmbio em Cairns – tudo o que você precisa saber!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Como é fazer intercâmbio em Perth

estudar e trabalhar na austrália - Perth
Photo by Urlaubstracker on Unsplash

Considerada a capital mais “isolada” da Austrália, Perth não deixa que esse fato seja uma característica ruim. A cidade é considera uma das melhores para se viver no mundo e tem se destacado cada vez mais pelo seu crescimento econômico, tendo muitas oportunidades de emprego.

Além disso, suas atrações não deixam nada a desejar em relação às capitais e cidades australianas mais centrais. Perth possui muita cultura, museus e galerias de arte, além de ter praias paradisíacas para você curtir nos dias quentes do verão australiano.

Outros pontos positivos da cidade é que o seu transporte público é muito eficiente e sua qualidade de vida é alta. E você pode tirar proveito da localização da cidade e viajar para lugares incríveis como Bali, que fica a poucas horas de avião de Perth.

Leia mais: Motivos para fazer seu intercâmbio em Perth

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Quanto custa para estudar e trabalhar na Austrália?

Os preços variam de acordo com a cidade e o tempo que você vai ficar na Austrália. Para saber mais sobre os valores, entre em contato com um de nossos consultores clicando abaixo:

Quanto custa um intercâmbio para a Austrália? Preço e valores!

Clique aqui e tire suas dúvidas com um especialista em intercâmbio

estudar e trabalhar na austrália
Foto de Ethan Brooke

Quer estudar e trabalhar na Austrália com a maior e melhor agência de intercâmbio da América Latina?

Uma coisa é certa: estudar e trabalhar na Austrália vai abrir a possibilidade de juntar um bom dinheiro, que vai servir para pagar suas contas durante o intercâmbio. Sem contar que você ainda pode aproveitar a sobra do final do mês para se aventurar pelo país.

Com esse post, acreditamos que você saiba tudo sobre como estudar e trabalhar na Austrália! Mas caso você tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com os nossos consultores clicando no botão abaixo. Eles são especialistas nisso😉.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Saiba mais sobre a Austrália nos posts exclusivos

Confira nosso vídeo

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório