Intercâmbio em Perth: saiba os motivos para escolher a cidade como seu destino!
Tudo sobre intercâmbio

Motivos para fazer seu intercâmbio em Perth

Atualizado em 06 de janeiro de 2024

Considerada uma das capitais mais isoladas do mundo, é a capital da Austrália Ocidental (Western Australia), e é a quarta maior metrópole do país. A cidade cresceu bastante devido à atividade da mineração que acontece em seu estado e fazer um intercâmbio em Perth poderá ser a experiência da sua vida!

Atualmente, Perth está nas rotas de negócios executivos do mundo todo e a Austrália Ocidental é um dos estados que mais apresenta índices de crescimento em sua economia. Lá, você encontrará uma cidade animada, organizada, com bastante infraestrutura e qualidade de vida.

A seguir vamos falar sobre os motivos para fazer seu intercâmbio em Perth. Esperamos que a cidade conquiste um lugar na sua lista de possíveis destinos para conhecer, pois ela é incrível!

Motivos para escolher fazer um intercâmbio em Perth

Fazer um intercâmbio em Perth oferecerá uma combinação irresistível de benefícios para estudantes internacionais. Com um clima ensolarado durante a maior parte do ano e um estilo de vida descontraído, Perth se destaca como um lugar acolhedor e propício para o crescimento acadêmico e pessoal.

Além disso, a cidade é conhecida por suas universidades e instituições de ensino de alta qualidade, oferecendo uma ampla variedade de cursos e programas que abrangem diversas áreas do conhecimento. Com um mercado de trabalho dinâmico e oportunidades de estágio, Perth também proporciona uma experiência prática enriquecedora para os estudantes.

Ao escolher fazer um intercâmbio em Perth, você terá acesso a um ambiente multicultural, paisagens deslumbrantes, praias paradisíacas e uma cena cultural vibrante, tornando sua jornada de intercâmbio verdadeiramente inesquecível. A seguir, você poderá conferir alguns dos motivos de fazer um intercâmbio nessa cidade incrível.

intercâmbio em perth - organização
Photo by Harry Cunningham on Unsplash

1. Qualidade de vida

Como uma capital da Austrália, o primeiro motivo para fazer seu intercâmbio em Perth tinha que ser esse. As cidades australianas possuem alta qualidade de vida e com Perth não é diferente.

A cidade ficou no sétimo lugar no ranking das melhores cidades do mundo para viver da The Economist (sim, o mesmo que citamos nesse post de Melbourne) em 2017. Além disso, Perth tem uma das melhores médias salariais da Austrália, algo muito relevante para quem está pensando em fazer um intercâmbio de estudo e trabalho.

intercâmbio em perth - qualidade de vida
Photo by Fadzai Saungweme on Unsplash

2. A organização da cidade

A cidade é super organizada, há quem diga que se Perth fosse uma cidade brasileira, ela seria Brasília. Isso porque todos os bairros possuem uma área central com comércio, que inclui restaurantes, farmácia, mercados, cabeleireiro, biblioteca e bancos.

Além disso, a cidade é super tranquila e fácil de se locomover. Mesmo morando no subúrbio, você consegue chegar ao centro em 15 minutos através do trem. O transporte público de Perth é excelente, com ônibus, trens e ferryboats que são super pontuais com seus horários de viagens.

intercâmbio em perth - organização
Photo by Start Digital on Unsplash

Sem contar que em algumas zonas do centro da cidade, não é preciso pagar nada para andar de ônibus. Essas zonas são chamadas de Free Zone, e dentro delas existem quatro linhas totalmente gratuitas que rodam em pontos específicos da cidade (elas são muito utilizadas pelos turistas).

E outro ponto positivo da organização da cidade, é que ela é muito bike friendly. As ruas no seu intercâmbio em Perth são planas e isso facilita muito a utilização das bicicletas como meio de transporte, você verá ciclovias por todos os lados. Já se imaginou andando de bicicleta por lá?

3. As atrações

Perth é uma cidade grande com um clima de cidade do interior, mas não engane por esse fato. Mesmo com uma atmosfera mais calma, você pode fazer muitas coisas por lá, desde piqueniques até baladas. Nesse tópico, vamos falar de alguns passeios que você pode fazer na cidade, e no próximo vamos falar sobre a vida noturna de Perth.

Se você curte natureza, não deixe de visitar o Aquarium of Western Australia, o maior aquário do país. Você vai poder ver muitas espécies de animais aquáticos australianos. E para conhecer mais da fauna do país, faça também uma visita ao Perth Zoo, vai ser super divertido!

intercâmbio em perth - perth zoo
Photo by Luqmani Jr Omar M on Unsplash

Mas se os passeios culturais são mais a sua praia, Perth também oferece ótimas opções. Você poderá ir ao Centro Cultural da cidade, que possui exposição e comercialização de artes aborígenes. Além do Centro, não deixe de visitar o Perth Institute of Contemporary Art (PICA), a Art Gallery of Western Australia, o Western Australia Museum, o Maritime Museum e a State Library, a maioria deles com entrada gratuita.

E para quem gosta de passar o tempo em praças, lendo um livro ou apenas contemplando a paisagem, ir à Yagan Square é o passeio perfeito! Essa praça foi inaugurada em março de 2018, com restaurantes, parquinho, sendo super moderna e bem localizada. O lugar leva o nome do chefe aborígene Yagan, assassinado no início da colonização britânica em Perth, que inclusive é a escultura principal da praça, em uma versão estilizada.

intercâmbio em perth - biblioteca
Photo by Sharaan Muruvan on Unsplash

4. A vida noturna

Agora sim! Esse tópico é destinado para quem quer curtir uma baladinha em Perth durante o intercâmbio. A cidade possui muitos bares, pubs e restaurantes. A região mais conhecida por ter a vida noturna mais agitada é o bairro de Northbridge.

Lá, você vai encontrar os bares mais badalados como o Ezra Pound e o Mechanics Institute, assim como vários rooftops, que são o grande destaque da programação noturna. O clima de Perth favorece muito os bares em terraços e os mais badalados são Prince Lane e New Normal, ideais para quem curte vinho.

Uma boa dica para visitar os rooftops é ir com pessoas que realmente conheçam a cidade, pois alguns deles são difíceis de achar e não possuem placas de sinalização.

intercâmbio em perth - vida noturna
Photo by Khanh Do on Unsplash

5. As praias

Você sabia que Perth é a única capital australiana voltada para o oceano Índico? E dizem que as águas desse oceano são mais quentinhas do que as do Pacíficio, além de terem uma cor esverdeada toda especial e super convidativa para dar aquele mergulho!

As praias mais conhecidas de Perth são Cottesloe Beach e a Scarborough Beach e elas são belíssimas! Aproveite a parte da manhã para tomar sol, pois à tarde o vento fica mais forte e pode atrapalhar um pouco.

E algo que você não pode deixar de fazer nas praias de Perth é um happy hour com direito a assistir ao pôr-do-sol. Dizem que essa parte do dia é simplesmente incrível por lá, pois tudo ficar com uma tonalidade alaranjada, inesquecível!

intercâmbio em perth - praias
Photo by Alvin Balemesa on Unsplash

6. Os passeios ao ar livre

E é claro que Perth oferece uma opção de passeio ao ar livre, com bastante áreas verdes, o King’s Park. O parque cobre uma área de mais de 400 hectares, o que faz dele o maior parque do Hemisfério Sul.

Aproveite para fazer uma caminhada por suas trilhas e depois conhecer a área que tem os memoriais das guerras e o jardim botânico. O parque também possui cafés e uma lojinha bem legal.

A vista é simplesmente maravilhosa, o que permite que os visitantes possam relaxar e aproveitar um bom momento ao ar livre. Não deixe de passar pela passarela de vidro em que você pode caminhar pelas copas das árvores, é lindo!

intercâmbio em perth - kings park
Photo by Albert F. Vontz on Unsplash

7. O custo de vida

E depois de falar sobre várias coisas que a cidade oferece para seu bem-estar, chegou a hora de falar sobre o custo de vida! Nos nossos posts sobre Austrália, sempre gostamos de destacar que o país possui um dos maiores salários mínimos do mundo. Por isso, se você optar pelo curso de estudo e trabalho em Perth, logo verá que as coisas são bem acessíveis.

Além disso, os produtos da marca dos mercados são extremamente baratas e a qualidade não deixa a desejar em diversos produtos. O mais legal é que independente do trabalho que você conseguir, ele vai ser bem remunerado e você vai ter uma qualidade de vida excelente.

Uma grande vantagem de Perth ficar mais isolada das outras capitais, é o fato de ser mais sossegada e menos conhecida por turistas, o que torna o custo de vida mais baixo. Quando comparada com Sydney e Melbourne, Perth é uma cidade mais acessível.

intercâmbio em perth - custo de vida
Photo by Victor Garcia on Unsplash

8. O lifestyle

Perth é uma cidade diurna e seu estilo de vida realmente é mais tranquilo do que o das outras metrópoles australianas como Sydney e Melbourne. Você conseguirá perceber que o easy-going style é bem presente na cidade.

É muito comum ver os nativos andando descalços por todos os lugares. Por ser uma cidade litorânea, encontrar gente com prancha de surf, de toalha e de biquíni no supermercado vai fazer parte do seu cotidiano.

Apesar de ser uma cidade grande e com muitos habitantes, a impressão que Perth passa é de uma cidade sem pressa, sem congestionamento e cheia de vida. Quem gosta de esportes tem ainda mais motivos para conhecê-la, já que suas belas praias possibilitam a prática de várias atividades como mergulho, windsurfe e iatismo.

intercâmbio em perth - lifestyle
Photo by Start Digital on Unsplash

9. Menor número de brasileiros

Como já mostramos aqui no blog Perth é uma boa opção de cidade, caso você queira “fugir” da quantidade de brasileiros que existem em Sydney e em Melbourne. Porém, é aquela coisa, existem brasileiros em todo o lugar do mundo.

As escolas de inglês da região são ótimas, mas é sempre bom lembrar que aprender a língua vai depender muito do seu esforço. Conviver com pessoas que possuem o inglês como primeiro idioma vai te ajudar bastante.

No entanto, também é legal saber que Perth possui uma comunidade brasileira bem bacana. Conhecer alguém que fala seu idioma e sabe seus costumes é bacana quando bate aquelas saudades de casa, né?!

intercâmbio em perth - menos brasileiros
Photo by Harry Cunningham on Unsplash

Viagens para fazendo durante o intercâmbio em Perth

Você achou que só porque Perth é uma das capitais mais isoladas do mundo, não teria mais nada por perto para visitar? Pois não é verdade!

Você terá a possibilidade de visitar várias praias. Pegue um ferryboat no porto de Fremantle e vá à Ilha Rottnest, vai levar em torno de 25 minutos e você poderá praticar atividades aquáticas em um mar paradisíaco, além de conhecer os astros da região: os quokkas.

intercâmbio em perth - rottnest island
Photo by Amanda Klamrowski on Unsplash

Swan Valley

Além de praias, os arredores de Perth possuem uma das regiões vinícolas mais antigas da Austrália, com 180 anos de história, o Swan Valley. O circuito principal fica a 32 km de Perth e possui mais de 40 vinícolas, algumas cervejarias e muitos produtos artesanais.

intercâmbio em perth - swan valley
Photo by Robert Young on Wikimedia

Margaret River

Há outra região vinícola perto de Perth, que é considerada a mais famosa de Western Australia, Margaret River. E apesar dessa região ser conhecida por seus vinhos, ela oferece outras atrações muito legais. Você poderá ver arraias de perto em Hamelin Bay, visitar cavernas, tirar fotos no farol e visitar o ponto mais sudoeste da Austrália.

intercâmbio em perth - margaret river
Photo by Danny Lau on Unsplash

Pinnacles Desert

O Pinnacles Desert também é um ótimo passeio para se fazer perto de Perth. A Western Australia é uma região cheia de antigas formações calcárias, conhecidas como “The Pinnacles”. Esses pináculos acabam formando uma paisagem bonita e dourada, que deixa os seus visitantes impressionados.

intercâmbio em perth - pinnacles desert
Photo by Felix Neuweiler on Unsplash

Bali

E se você deseja fazer uma viagem para fora do país a partir de Perth, vá a Bali! Essa cidade paradisíaca fica mais perto de Perth do que Sydney e Melbourne, já pensou? Você vai aproveitar muito!

intercâmbio em perth - bali
Photo by Aron Visuals on Unsplash

 

Esperamos que depois desses motivos para fazer o seu intercâmbio em Perth, você tenha colocado a cidade como um dos seus possíveis destinos. Afinal, a capital de Western Australia oferece muitos pontos para que a sua experiência possa ser a mais incrível de todas!

Para mais informações sobre os nossos pacotes para Perth, fale com os nossos consultores por aqui.

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório