Estudar e trabalhar na Irlanda: saiba mais sobre essa experiência incrível
Estude e Trabalhe no Exterior
Irlanda

Saiba como estudar e trabalhar na Irlanda

Atualizado em 06 de janeiro de 2024

Estudar e trabalhar na Irlanda é o sonho de muitos brasileiros. Isso porque, entre outros benefícios como segurança e qualidade de vida, o país também permite que você trabalhe legalmente. Você pode estudar inglês na Irlanda e ainda se manter financeiramente no destino.

Por isso, fizemos esse post para explicar como você pode estudar e trabalhar na Irlanda. Vamos detalhar como funciona esse tipo de intercâmbio, dar algumas informações sobre o país, o perfil do intercambista, explicar sobre o visto e os tipos de cursos que você pode fazer lá.

Confira a seguir!

estudar e trabalhar na irlanda
Foto de Marco ten Donkelaar na Unsplash

Como estudar inglês e trabalhar na Irlanda?

Para que você possa estudar inglês e trabalhar na Irlanda, você deve fazer um intercâmbio de estudo e trabalho no país. Assim, você conseguirá o visto de estudante que vai dar a permissão de trabalho.

Para esclarecer de forma mais objetiva qualquer dúvida que você tenha em relação ao tema, criamos tópicos de perguntas e respostas a seguir.

Quanto tempo dura o intercâmbio de estudo e trabalho na Irlanda?

Para estudar e trabalhar na Irlanda, o intercambista deve ficar, no mínimo, 25 semanas no país. Esse é o tempo mínimo de duração do curso de inglês na Irlanda, mas, como vamos ver no tópico do visto, é comum que os intercambistas fiquem 33 semanas (8 meses) para aproveitarem 8 semanas de férias.

O tempo máximo para o aluno permanecer em um intercâmbio na Irlanda é de 2 anos. Durante esse tempo, o aluno terá que fazer a renovação do visto, esse processo pode ser feito diretamente com a Base Egali em Dublin.

Quer receber um orçamento gratuito para fazer intercâmbio? Fale com um de nossos especialistas!

Quantas horas eu posso trabalhar durante o intercâmbio na Irlanda?

Nas primeiras 25 semanas você realiza o curso, com carga horária mínima de 15h semanais, enquanto você tem permissão para trabalhar durante 20h semanais. Nas próximas 8 semanas de férias você poderá trabalhar por até 40h semanais.

estudar e trabalhar na irlanda

Como conseguir um trabalho na Irlanda?

A colocação no trabalho é por sua conta. Segundo os últimos relatos de nossos alunos e uma pesquisa da nossa base mostra que, em média, entre 4 e 8 semanas para conseguir um trabalho na Irlanda após o início da busca. As vagas são principalmente na área de serviços, como em pubs, lojas de conveniência, restaurantes e supermercados.

A Base Egali auxilia você na confecção dos currículos e fornece workshops que irão auxiliar você a se qualificar nessa busca. Você pode conferir aqui no blog alguns posts sobre o assunto:

Qual o salário mínimo atual para estudar e trabalhar na Irlanda?

O salário mínimo na Irlanda é de €12,70 por hora, atualizado em janeiro de 2024.

Saiba mais sobre os nossos programas e serviços

Preciso de visto para estudar e trabalhar na Irlanda?

Sim, para estudar e trabalhar na Irlanda você precisa adquirir o visto de estudante. Diferente de vários países, você tira o visto quando chega ao país. Para saber mais sobre esse processo, você pode ler esses três posts:

  1. Como fazer o visto de estudante para a Irlanda?
  2. Agendamento para o visto da Irlanda; e
  3. Como fazer a comprovação financeira do visto da Irlanda?

Comprovação financeira para o visto

Todos os alunos que iniciarem o programa de estudos e trabalho na Irlanda, ou seja, que necessitam aplicar o visto de estudante na Irlanda, deverão, obrigatoriamente, comprovar, no mínimo, 4500. Além disso recomendamos que você leve €500 adicionais para gastos emergenciais.

IMPORTANTE:  Você deve ingressar com essa quantia comprovada na Irlanda, porém poderá usar parte desse valor para gastos essenciais antes mesmo da sua entrevista para o visto. Esses gastos devem ser relacionados a:

  • moradia,
  • alimentação e
  • transporte.

É obrigatória a comprovação desses gastos durante a entrevista, não esqueça de pegar os comprovantes e notas que são emitidas durante esse processo para apresentar a imigração. O visto tem uma taxa de 300 euros.

Fonte: https://www.irishimmigration.ie/coming-to-study-in-ireland/what-are-my-study-options/a-fee-paying-private-primary-or-secondary-school/information-on-student-finances/

Perfil do intercambista que busca estudar e trabalhar na irlanda

Dublin, Galway e as outras cidades do país são famosas por acolherem com hospitalidade pessoas de todas as nacionalidades. Sendo assim, o perfil do intercambista que vai para Dublin é de quem procura aperfeiçoar seus conhecimentos na língua inglesa ao conviver com pessoas das mais diversas origens, devido a multiculturalidade da capital irlandesa. 

É comum intercambistas brasileiros terem experiência de trabalho nos tradicionais pubs irlandeses.

Descubra se você tem o perfil para o programa de estudo e trabalho na Irlanda

estudar e trabalhar na irlanda
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

Conheça o EunaIrlanda – nosso blog parceiro

Nosso parceiro, o Eu na Irlanda, é um dos melhores e mais completos blogs sobre a Irlanda e possui diversos conteúdos que poderão complementar a sua jornada na decisão do programa de intercâmbio. Por lá, você poderá encontrar conteúdos como:

  • Custo de vida na Irlanda;
  • Como é trabalhar na Irlanda;
  • Salário mínimo;
  • Cidades para você visitar; e
  • Muito mais!

Clique aqui e confira o nosso blog parceiro que conta tudo sobre a Irlanda

Tipos de cursos do programa curso + trabalho na irlanda

Para realizar o Programa de Curso + Trabalho na Irlanda você precisa estar estudando. Entre os cursos disponíveis, você tem 3 opções: General English, Business English e Preparatório IELTS. Confira abaixo mais informações sobre cada um deles:

General English

O curso de General English tem o foco em preparar o estudante para que compreenda os aspectos mais importantes da língua inglesa. Esses aspectos são os mais utilizados no dia-a-dia em diferentes ocasiões e ramos de atividades. Os principais pontos abordados pelo curso são: pronúncia, fala, leitura, habilidade de escuta, escrita e vocabulário.

Business English

Ideal para estudantes que querem aprimorar o inglês para a linguagem de negócios. O curso inclui 20 lições de General English com 5 ou 10 lições das module classes de Business.

Preparatório IELTS

O IELTS é uma prova de proficiência em inglês que é exigida por vários cursos no exterior. Esse curso é ideal para quem quer se preparar e tirar uma boa nota na avaliação.

Leia mais: Como escolher os melhores tipos de cursos de intercâmbio?

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Motivos para estudar e trabalhar na Irlanda

Quem nunca ouviu falar dos Leprechauns, da Guinness, do St. Patrick’s Day, dos pubs, do Oscar Wilde e do U2? Talvez muita gente não saiba, mas todos esses ícones pertencem ao encantador país chamado Irlanda. Com população jovem e um povo que esbanja simpatia, a terra cheia de história e diversão tornou-se um dos destinos mais procurados pelos intercambistas.

estudar e trabalhar na irlanda
Foto de Andrei Carina na Unsplash

Como é fazer intercâmbio em Dublin?

A cidade mais conhecida do país é Dublin. A capital charmosa e receptiva atrai milhões de pessoas todos os anos, principalmente na época do St. Patricks Day, o santo padroeiro do país e é uma das mais procuradas pelos intercambistas que querem estudar e trabalhar na Irlanda.

Dublin ainda abriga a maravilhosa fábrica da cerveja Guinness, o rio Liffey que corta toda a cidade, o monumento do Spire, a Grafton Street – famosa por ser a rua das compras, o belo parque Sthephens Green, entre outros atrativos que a tornam uma das cidades mais queridas da Europa.

Fazendo um intercâmbio em Dublin, você nunca ficará sem atividade para fazer. Além de visitar as atrações, você também terá a oportunidade de conhecer a maravilhosa vida noturna da cidade, cheia de pubs e baladas. Neste post, você poderá saber um pouco mais sobre a vida noturna em Dublin.

Saiba maisIntercâmbio em Dublin 2024 – Tudo o que você precisa saber

Photo by Jordan Harrison on Unsplash

Como é fazer intercâmbio em Galway?

Galway é outra cidade bem conhecida da Irlanda. A quarta maior cidade da República da Irlanda é também um importante centro universitário. O estilo de vida descontraído, bons pubs e uma vida cultural extremamente rica atraem muitas pessoas para a cidade. 

A cidade oferece muitas atrações noturnas e os festivais culturais são a grande atração na primavera. Além disso ela é conhecida por ser a mais irlandesa das cidades da Irlanda. Ou seja, se você quer conhecer a cultura irlandesa mais intensamente, esse é o seu destino ideal.

Saiba maisIntercâmbio em Galway – tudo o que você precisa saber

Photo by Ruby Doan on Unsplash

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Como é fazer um intercâmbio em Cork?

Fazer intercâmbio em Cork é uma experiência única e enriquecedora para os intercambistas que desejam aprimorar o inglês, conhecer novas culturas e fazer amizades ao redor do mundo. A cidade oferece uma ampla variedade de atividades culturais, como visitas a museus, exposições, teatros e festivais, além de opções de lazer ao ar livre, como caminhadas pela costa ou passeios de bicicleta.

A Universidade de Cork é uma das principais instituições de ensino superior da Irlanda e oferece uma ampla variedade de cursos em diversas áreas do conhecimento. Uma oportunidade única de conhecer a cultura irlandesa, aprimorar o inglês e desenvolver habilidades pessoais e profissionais.

Saiba maisIntercâmbio em Cork – Tudo o que você precisa saber

como estudar e trabalhar na irlanda
Foto de 2sometravel na Unsplash

Como é fazer um intercâmbio em Drogheda?

Fazer intercâmbio em Drogheda é uma experiência única para quem busca uma cidade pequena, acolhedora e com muita história para contar. Além disso, a cidade é conhecida por sua cultura e pela receptividade do povo local com os novos intercambistas, o que torna a experiência de intercâmbio ainda mais agradável.

Outro ponto positivo de fazer intercâmbio em Drogheda é o custo de vida mais acessível em comparação a outras cidades irlandesas, o que permite que os estudantes aproveitem ainda mais a experiência sem gastar muito.

Saiba maisIntercâmbio em Drogheda – tudo o que você precisa saber!

Foto de Aldo De La Paz na Unsplash

Pronto(a) para estudar e trabalhar na Irlanda?

Estudar e trabalhar na Irlanda pode ser a escolha ideal para você que quer desenvolver seu inglês no exterior e combinar isso com a imersão do trabalho por lá. A Irlanda é um destino que oferece muitas possibilidades para todos os intercambistas. Se você está pensando em embarcar nessa jornada, não perca mais tempo e visite uma de nossas lojas para saber tudo sobre o programa.

As melhores opções de escolas de idiomas e programas de trabalho estão aqui na Egali, pode ser difícil decidir por onde começar. Mas não se preocupe! Não perca mais tempo e comece a transformar seu sonho em realidade. Clique agora mesmo em nosso link e descubra como você pode estudar e trabalhar na Irlanda!

Clique aqui e converse agora mesmo com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Você também pode se interessar…

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório