Entrevista de emprego no exterior: veja aqui dicas infalíveis para se sair bem
Estude e Trabalhe no Exterior

Dicas infalíveis para se dar bem na entrevista de emprego no exterior

Atualizado em 14 de agosto de 2023

Você tomou uma decisão de fazer um intercâmbio de estudo e trabalho após a pandemia. No entanto, está com um pouco de receio de como arranjar um emprego e como funciona a entrevista de emprego no exterior quando você chegar ao seu destino e neste post vamos dar todas as dicas!

Primeiro de tudo, você precisa conseguir uma entrevista. E, sim, essa é a parte mais trabalhosa no processo de arrumar um emprego no exterior. Mas, seguindo nossas dicas isso não vai ser um motivo de preocupação para você.

Quer receber um orçamento grátis? Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Fazendo um currículo

Fazer um currículo para trabalho no exterior não é muito semelhante aos currículos do Brasil. Antes de colocar suas habilidades no papel, faça uma autoavaliação e pense quais são seus pontos fortes e quais pontos você precisa melhorar. Afinal de contas, você precisará ser sincero sobre o que sabe ou não fazer.

Nossas Bases Egali no exterior auxiliam todos os intercambistas Egali na montagem do currículo com dicas e, até mesmo, alguns workshops com conversação e um tira dúvidas gerais no final!

Depois de fazer isso, você já pode começar a digitar o seu currículo com os seguintes dados:

  • Contact details: Nome, endereço, telefone e email.
  • Key strengths and skills: Faça essa parte em itens para facilitar a leitura. Tente colocar habilidades que tenham a ver com a vaga para qual você está aplicando.
  • Employment History: Coloque suas experiências mais recentes primeiro: cargo, nome do empregador, local, datas e descrição das responsabilidades e tarefas.
  • Education and Training: Mostre apenas o nível mais alto + seu curso atual. Adicione os certificados que tiver, contendo informação do local (instituição + cidade) e período.
  • Availability: Indicar horário disponível para trabalhar (turno, dias, finais de semana).
entrevista de emprego no exterior
Imagem de Adrian por Pixabay

Sabemos que pode parecer óbvio, mas não se esqueça de colocar todas as informações do seu currículo em INGLÊS. Se você ainda não estiver dominando o idioma, os alunos Egali podem solicitar o auxílio da nossa base.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Você também pode optar por fazer uma carta de apresentação para entregar junto com o currículo. Essa carta deve ter de 250 a 500 palavras e falar sobre você e suas intenções e expectativas para vaga que você está aplicando.

Se você está indo para a Irlanda e quer saber todos os detalhes sobre um bom currículo para o país, não deixe de conferir nosso conteúdo completo sobre isso:

Dicas para fazer um bom currículo para a Irlanda | Base Dublin

Agora que você já preparou seu currículo com todas nossas dicas, você deve correr atrás do seu objetivo: conseguir uma entrevista!

Inscreva seu currículo em sites de emprego

Fazendo isso, você terá ainda mais chances de conseguir uma entrevista. Porém, isso não significa que você não deva bater perna pela cidade atrás de um emprego para você, esses sites funcionam apenas como um plus na sua busca.

Outra dica importante são as indicações. A maioria das pessoas que conseguem emprego no exterior são por causa de indicações de amigos e conhecidos. Por isso, não se esqueça de sempre fazer aquele networking por onde você passar, seja no curso de inglês, na acomodação ou, até mesmo, nos momentos de lazer.

entrevista de emprego no exterior
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay

Onde cadastrar meu currículo para empregos no exterior?

Aqui vai uma lista de sites onde você pode cadastrar o seu currículo:

Como ir bem na entrevista de emprego no exterior

Uma entrevista de emprego é algo que deixa todo mundo meio nervoso, por mais que o entrevistado esteja preparado. E, bem, ter uma entrevista de emprego no exterior pode deixar você ainda MAIS ansioso.

Pense que a maioria dos empregadores provavelmente está acostumada a contratar pessoas de outros países, então, essa barreira da língua pode ser algo bem comum para eles. Então, não é vergonha nenhuma pedir para ele repetir alguma coisa que você não tenha entendido.

entrevista de emprego no exterior
Imagem de Jan Vašek por Pixabay

Antes de ir para a entrevista de emprego no exterior não se esqueça de pesquisar mais sobre o lugar em que você quer trabalhar. Assim, você pode saber mais sobre a empresa, o mercado em que ela atua, suas atividades e, até mesmo, se você se identifica com a vaga oferecida.

Não se esqueça de preparar algumas perguntas para fazer durante seu processo seletivo. Afinal de contas, uma entrevista é nada mais, nada menos que uma troca de informações entre entrevistador e entrevistado.

Você verá que as perguntas que você preparar serão um diferencial no seu processo seletivo, pois mostrará seu interesse na vaga. Não se esqueça também de preparar uma roupa adequada para usar no dia, você precisa passar credibilidade, indiferente do cargo para o qual está se candidatando.

Marque uma conversa com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Perguntar mais comuns na entrevista de emprego no exterior

Essas são algumas das perguntas que poderão ser feitas durante a sua entrevista:

  • Can you tell us a bit about yourself? (Você pode falar um pouco de você?)
  • Why do you think you are suitable for this position? (Por que você acha que serve para vaga?)
  • Why do you want this job? (Por que você quer esse trabalho?)
  • What are your strengths and weaknesses? (Quais são seus defeitos e pontos fracos?)
  • Do you work with others, as part of a team? (Você trabalha bem com os outro, como se fosse parte de um time)?
  • What have you got to offer us? (O que você tem para nos oferecer?)
  • What do you know about this organisation? (O que você sabe sobre essa organização?)
entrevista de emprego no exterior
Imagem de Sue Styles por Pixabay

Como você vai fazer uma entrevista em outra língua, não hesite em demorar para responder as perguntas. Caso você não consiga traduzir suas respostas para o idioma falado pelo empregador, tente usar sinônimos que você conheça e mostre o quanto você é esforçado.

Em algumas situações, mostrar o quanto está interessado na vaga e o quanto você quer aprender pesa mais do que ter um inglês impecável.  

Responda as perguntas com o máximo de segurança e honestidade. Se mostre interessado em aprender as tarefas que você ainda não sabe. Quanto mais proativo e flexível você for, maiores serão as chances de conseguir o emprego!

Salários e benefícios

Quanto ao salário e benefícios, só toque no assunto se você for questionado. Você deve avaliar isso depois que você passar no processo seletivo. E se você estiver desesperado para conseguir um emprego, considere se candidatar para uma vaga que não pague tanto e continue fazendo mais entrevistas até conseguir o trabalho ideal.

Outra coisa que você deve ficar atento são as indicações. Não tenha vergonha em pedir para um amigo ou conhecido falar sobre você no emprego deles. Com certeza, essa é uma das maneiras mais eficazes de se dar bem em uma entrevista de emprego no exterior.

entrevista de emprego no exterior
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

Você ficou com alguma dúvida?

Esperamos que você tenha curtido as nossas dicas e que seu intercâmbio seja incrível! Com certeza essa experiência vai agregar muito tanto na sua vida pessoal quanto na profissional.

Para qualquer dúvida sobre currículos e workshops, você pode procurar as bases da Egali, o pessoal de lá é super especializado no assunto. E se você ainda não fechou seu intercâmbio, não deixe de conversar com os nossos consultores por aqui.

Clique aqui para conversar com um especialista em intercâmbio!

Você também pode se interessar…

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório