Entrevista de emprego no exterior: veja aqui dicas infalíveis para se sair bem
Dicas

Dicas infalíveis para arrasar em uma entrevista de emprego no exterior

Atualizado em 30 de janeiro de 2019

Você decidiu fazer um intercâmbio de estudo e trabalho: a parte do estudo está indo muito bem, agora a do trabalho… Nem tanto. Talvez arrumar um emprego no exterior não seja tão simples quanto você imaginava, mas essa jornada pode se tornar melhor se você continuar lendo este post.

Primeiro de tudo, você precisa conseguir uma entrevista. E, sim, essa é a parte mais trabalhosa no processo de arrumar um emprego no exterior. Mas, seguindo nossas dicas isso não vai ser um motivo de preocupação para você. 😉

Vamos começar?

 

1. Faça um currículo

entrevista de emprego no exterior - 01

Antes de colocar suas habilidades no papel, faça uma autoavaliação e pense quais são seus pontos fortes e quais pontos você precisa melhorar. Afinal de contas, você precisará ser sincero sobre o que sabe ou não fazer.

Depois de fazer isso, você já pode começar a digitar o seu currículo com os seguintes dados:

• Contact details

Nome, endereço, telefone e email.

• Key strengths and skills

Faça essa parte em itens para facilitar a leitura. Tente colocar habilidades que tenham a ver com a vaga para qual você está aplicando.

• Employment History

Coloque suas experiências mais recentes primeiro: cargo, nome do empregador, local, datas e descrição das responsabilidades e tarefas

• Education and Training

Mostre apenas o nível mais alto + seu curso atual. Adicione os certificados que tiver, contendo informação do local (instituição + cidade) e período.

• Availability

Indicar horário disponível para trabalhar (turno, dias, finais de semana).

Eu sei que vai parecer um pouco óbvio, mas não se esqueça de colocar todas as informações do seu currículo em INGLÊS. Se você ainda não estiver dominando o idioma, peça para alguém dar uma conferida pra ver se está tudo ok.

Você também pode optar por fazer uma carta de apresentação para entregar junto com o currículo. Essa carta deve ter de 250 a 500 palavras e falar sobre você e suas intenções e expectativas para vaga que você está aplicando.

Com o currículo pronto, você já pode ir para o passo 2.

 

2. Inscreva seu currículo em sites de emprego

entrevista de emprego no exterior - 02

 

Fazendo isso, você terá ainda mais chances de conseguir uma entrevista. Porém, isso não significa que você não deva bater perna pela cidade atrás de um emprego para você, esses sites funcionam apenas como um plus na sua busca.

Outra dica importante são as indicações. A maioria das pessoas que conseguem emprego no exterior são por causa de indicações de amigos e conhecidos. Por isso, não se esqueça de sempre fazer aquele networking por onde você passar, seja no curso de inglês, na acomodação ou, até mesmo, nos momentos de lazer.

Aqui vai uma lista de sites onde você pode inscrever o seu currículo:

• Gumtree (Reino Unido, Austrália)

• Indeed (Irlanda, Austrália)

• Neuvoo (Irlanda)

• Monster (Irlanda)

• Irish Jobs (Irlanda)

• Recruit Ireland (Irlanda)

• Seek (Austrália, Nova Zelândia)

• Career One (Austrália)

• Apply direct (Austrália)

Linkedin

Se você se dedicou bastante na sua procura (bateu perna, entregou vários currículos, ainda conseguiu indicações de amigos…) e seguiu as nossas dicas até agora, você provavelmente deve ter conseguido a sua tão sonhada entrevista! Veja a seguir o que esperar desse momento.

 

3. Como arrasar em uma entrevista de emprego no exterior

 

entrevista de emprego no exterior - 03

Uma entrevista de emprego é algo que deixa todo mundo meio nervoso, por mais que o entrevistado esteja preparado. E, bem, ter uma entrevista de emprego em outra língua pode deixar você ainda MAIS ansioso. Calma, isso é bem normal!

Pense que a maioria dos empregadores provavelmente está acostumada a contratar pessoas de outros países, então, essa barreira da língua pode ser algo bem comum para eles. Então, não é vergonha nenhuma pedir para ele repetir alguma coisa que você não tenha entendido.

 

entrevista de emprego no exterior - 04

Antes de ir para a entrevista não se esqueça de pesquisar mais sobre o lugar em que você quer trabalhar. Assim, você pode saber mais sobre a empresa, o mercado em que ela atua, suas atividades e, até mesmo, se você se identifica com a vaga oferecida.

Não se esqueça de preparar algumas perguntas para fazer durante seu processo seletivo. Afinal de contas, uma entrevista é nada mais, nada menos que uma troca de informações entre entrevistador e entrevistado.

Você verá que as perguntas que você preparar serão um diferencial no seu processo seletivo, pois mostrará seu interesse na vaga. Não se esqueça também de preparar uma roupa adequada para usar no dia, você precisa passar credibilidade, indiferente do cargo para o qual está se candidatando.

entrevista de emprego no exterior - 05

Essas são algumas das perguntas que poderão ser feitas durante a sua entrevista:

Can you tell us a bit about yourself? (Você pode falar um pouco de você?)

Why do you think you are suitable for this position? (Por que você acha que serve para vaga?)

• Why do you want this job? (Por que você quer esse trabalho?)

What are your strengths and weaknesses? (Quais são seus defeitos e pontos fracos?)

Do you work with others, as part of a team? (Você trabalha bem com os outro, como se fosse parte de um time)?

What have you got to offer us? (O que você tem para nos oferecer?)

What do you know about this organisation? (O que você sabe sobre essa organização?)

 

entrevista de emprego no exterior - 06

Como você vai fazer uma entrevista em outra língua, não hesite em demorar para responder as perguntas. Caso você não consiga traduzir suas respostas para o idioma falado pelo empregador, tente usar sinônimos que você conheça e mostre o quanto você é esforçado.

Em algumas situações, mostrar o quanto está interessado na vaga e o quanto você quer aprender pesa mais do que ter um inglês impecável.  

entrevista de emprego no exterior - 07

Responda as perguntas com o máximo de segurança e honestidade. Se mostre interessado em aprender as tarefas que você ainda não sabe. Quanto mais proativo e flexível você for, maiores serão as chances de conseguir o emprego!

 

Quanto ao salário e benefícios, só toque no assunto se você for questionado. Você deve avaliar isso depois que você passar no processo seletivo. E se você estiver desesperado para conseguir um emprego, considere se candidatar para uma vaga que não pague tanto e continue fazendo mais entrevistas até conseguir o trabalho ideal.

Outra coisa que você deve ficar atento são as indicações. Não tenha vergonha em pedir para um amigo ou conhecido falar sobre você no emprego deles. Com certeza, essa é uma das maneiras mais eficazes de se conseguir um emprego no exterior.

 

Esperamos que você tenha curtido as nossas dicas e que seu intercâmbio seja incrível! Para qualquer dúvida sobre currículos e workshops, você pode procurar as Bases da Egali, o pessoal de lá é super especializado no assunto.

E se você ainda não fechou seu intercâmbio, dê uma passadinha em um de nossos escritórios. Marque a visita por aqui.

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)
Olá! Posso Ajudar?