Como fazer o visto de estudante para a Irlanda: saiba tudo sobre!
Documentações e visto
Irlanda

Como fazer o visto de estudante para a Irlanda

Atualizado em 04 de janeiro de 2024

Diferente de outros países que exigem visto e que você precisará aplicá-lo antes da sua ida ao destino, o visto de estudante na Irlanda é aplicado depois que você chega no destino. O documento é obrigatório para todos os intercambistas que irão fazer um curso com duração maior de 3 meses na Irlanda. Por isso, é essencial saber como fazer o visto de estudante para a Irlanda e entender os passos do processo para poder tirar o documento com mais agilidade e menos custo.

Quem viaja com Egali tem o suporte de nossa equipe especializada desde o momento da compra até o pós-embarque no local de destino. Além disso, temos as nossas bases espalhadas pelo mundo que auxiliam nossos alunos com a parte de documentação.

Saiba tudo o que a Egali oferece no programa para a Irlanda

visto de estudante na irlanda
Foto de Gregory DALLEAU na Unsplash

Como fazer o visto de estudante para a Irlanda em 6 passos

Vamos conferir o passo a passo em 6 etapas de como fazer o visto de estudante para a Irlanda. Só os alunos Egali tem a segurança de poder contar com um time de consultores gabaritados para ajudá-los no processo da documentação.

Passo 1 – Agendar entrevista

O processo de agendamento é diferente em cada cidade da Irlanda. Confira quais são os processos para cada destino:

  • Dublin: o agendamento é feito por telefone e é somente dessa forma que você conseguirá fazer esse processo. É preciso já estar no país. O agendamento é feito pelo próprio intercambista e faz parte de todo o processo de imersão cultural! A ligação é feita totalmente em inglês, mas não se preocupe, em Dublin, a Egali possui uma base que auxilia seus alunos a realizar esse agendamento.
  • Cork: é feito o agendamento prévio por email;
  • Galway: também é feito por email;
  • Drogheda: a própria escola fará o agendamento para você e é obrigatório que esse primeiro passo seja realizado para prosseguir com o processo de aplicação de visto.

Passo 2 – Encontrar acomodação fixa

Essa certamente é o passo mais importante nesse processo, isso por que ter uma acomodação fixa comprovada faz parte dos documentos obrigatórios do processo de visto. Por isso, assim que você chegar à Irlanda, o primeiro passo é encontrar uma acomodação fixa.

Vale lembrar que a StayWise By Egali, os hostels, acomodações estudantis e as casas de família são consideradas moradias temporárias e não valem para comprovação. Esse é o fator mais determinante para agilizar o processo e não gastar mais dinheiro com despesas em acomodações temporárias. O ideal é você ter contratado pelo menos 2 semanas de acomodação aqui do Brasil, já que encontrar acomodação na Irlanda em 2023 atualmente está demorando cerca de 1 a 2 semanas.

Você pode conferir o nosso blog com conteúdo exclusivo e completo sobre como encontrar acomodação na Irlanda clicando ao lado como encontrar acomodação em Dublin?

A regra é: você deve ter um comprovante de endereço fixo na apólice do seguro no dia da entrevista para apresentar aos oficias.

Se ainda está com dúvidas sobre um intercâmbio na Irlanda, não deixe de conversar com um de nossos especialistas em intercâmbio entender melhor como fazer o visto de estudante para a Irlanda:

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Passo 3 – Documentação complementar

A documentação adicional que você precisará providenciar será o Seguro governamental e a IRP Letter:

Seguro governamental

É a apólice de seguro que é obrigatória e exigida pelo governo para todos os intercambistas de longa duração. Se você é intercambista Egali já irá sair do Brasil com o seguro governamental em mãos.

É importante salientar que mesmo com o seguro em mãos, como citamos acima, você deve atualizar o endereço desse documento com o da acomodação fixa depois de encontrá-la no passo 2. Para isso, os alunos Egali poderão atualizar esse endereço com o auxílio da nossa Base em Dublin!

O Seguro Governamental poderá ser usado como seu comprovante de residência mesmo após o visto.

IRP Letter

A IRP Letter é a carta que a escola emite e serve para provar que você está matriculado, de fato, nela. Para garantir que você está com ela em mãos, deve solicitar, assim que encontrar a sua acomodação fixa, na recepção da sua escola.

Ah, e se você é aluno Egali, a carta que disponibilizamos na sua área do aluno já bastará para essa comprovação, por isso, não deixe de se tornar aluno da maior agência da América Latina clicando no botão abaixo e conversando com um de nossos especialistas em intercâmbio:

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Passo 4 – Comprovação do valor exigido na imigração

Um dos pontos obrigatórios para tirar o visto de estudante na Irlanda é comprovar que você possui o valor mínimo exigido para a comprovação. Essa quantia é de €4.500. Antes mesmo da sua entrevista para o visto, você pode utilizar parte deste valor para gastos essenciais que são:

  • moradia,
  • alimentação e
  • transporte.

Em todos estes gastos é necessário ter o comprovante para levar junto a entrevista e apresentar aos oficias, caso necessário. Importante saber que a recomendação é ingressar na Irlanda com o valor total €4.500 e utilizar parte do valor apenas se necessário, para os gastos essenciais acima.

Para mais informações você pode conferir o link abaixo:

https://www.irishimmigration.ie/coming-to-study-in-ireland/what-are-my-study-options/a-fee-paying-private-primary-or-secondary-school/information-on-student-finances/

Existem 3 maneiras de comprovar esse valor, sendo elas:

1) Extrato de um cartão de viagem

Você pode imprimir o extrato de um cartão de viagem (VTM) ou do E-câmbio de, no máximo, 30 dias antes da data agendada para comparecer na entrevista. Em média, a entrevista ocorre em 40 dias após a sua chegada.

Vale lembrar que esse valor não poderá ser utilizado até que você tenha em mãos o extrato de 30 dias antes da sua entrevista de visto. Esse prazo de 30 dias de extrato é uma regra da imigração irlandesa, mas o oficial poderá solicitar atualização de extrato se ele achar necessário.

A comprovação em extrato de VTM/E-câmbio é a forma mais segura e indicada. De todos os alunos da Egali que já realizaram o visto de estudante irlandês utilizando essa forma de comprovação, o sucesso foi de 100%.

Saiba como fazer a compra do seu E-Câmbio aqui

2) Extrato de uma conta no Brasil

Você deve ter o valor equivalente ao valor exigido já convertidos em reais na sua conta brasileira. O titular deve ser a própria pessoa que está aplicando o visto e o cartão dessa conta deve estar ativado para saques internacionais. Não se esqueça de levar o cartão no momento da entrevista do visto, caso contrário, a imigração não aceitará essa forma de comprovação.

Você deve imprimir um extrato de, no máximo, 30 dias antes da sua entrevista de visto para comprovar o valor equivalente.

A imigração ainda pode solicitar um extrato mais antigo de um período qualquer ou um mais atualizado. Eles também não especificam se o extrato deve ser carimbado ou assinado pelo banco ou se pode ser apenas retirado da internet. Por via das dúvidas, recomendamos que você leve o seu extrato com carimbo ou assinatura do banco e, se necessário, imprimir um extrato da internet.  A informação oficial da imigração pode ser consultada aqui.

A imigração não divulgou se utilizam algum site de referência para fazer a conversão cambial, não sendo possível afirmar qual será o câmbio utilizado no dia.

3) Extrato de conta no exterior

Você pode optar por abrir uma conta no exterior por sua conta e risco, nesse caso, a Egali não conseguirá auxiliar você com quaisquer problemas, normalmente, as contas são feitas pelos bancos globais.

O processo é o mesmo do VTM, você deve imprimir um extrato de até 30 dias antes da data de comparecer na entrevista. Um dos fatores negativos dessa forma de comprovação é o suporte que os bancos darão para você. Além de ser em inglês, existem taxas para cada tipo de serviço no exterior e você pode acabar pagando taxas a mais por não saber lidar com esse estilo de suporte.

Contudo, você pode conferir nosso conteúdo completo sobre a comprovação financeira para o visto na Irlanda que é um passo delicado na hora de entender como fazer o visto de estudante para a Irlanda:

Como fazer a comprovação financeira para a Irlanda?

Passo 5 – Reunir todos os documentos adicionais

Agora que você já tem os detalhes do passo-a-passo para reunir os documentos e entender como fazer o visto de estudante para a Irlanda vamos recapitular e listar todos os documentos que você precisa:

  • Passaporte,
  • Comprovação financeira,
  • Seguro Governamental,
  • IRP Letter; e
  • Agendamento do visto impresso.

IMPORTANTE: Esses documentos devem estar impressos, você não poderá utilizar celular ou qualquer outro dispositivo na hora da entrevista.

Além dos documentos informados, você precisará também fazer o pagamento da taxa do visto de estudante na Irlanda, que tem um valor de 300 Euros. O lado bom de saber como fazer o visto de estudante para a Irlanda é que você estará preparado para todo o processo e que esse valor pode ser utilizado do valor comprovado na sua comprovação financeira para o visto na Irlanda. Os oficiais não aceitam em dinheiro e sim, somente cartão internacional, o nosso VTM é aceito.

Passo 6 – Comparecer à entrevista

Por mais óbvio que pareça, você deve comparecer à entrevista, com todos os documentos citados acima em mãos, no horário e local que você agendou.

como fazer o visto de estudante na irlanda
Imagem de Paolo Trabattoni por Pixabay

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Importante

  • Você receberá sua carteirinha com o visto Stamp 2 que indicará que você está regularizado no país por 8 meses. Não esqueça de checar o tempo de visto concedido, pois algumas vezes os oficiais da imigração acabam errando no preenchimento das datas.
  • Recomendamos levar EUR 500 extras para gastos emergencias, visto que conforme mencionamos acima, o valor do visto você poderá utilizar somente em gastos essenciais como moradia, alimentação e transporte.
  • Você receberá a comprovação do seu visto de estudante via correspondência até 10 dias após sua entrevista.
  • Todas as regras foram modificadas recentemente pela imigração irlandesa, sendo assim, qualquer alteração é de responsabilidade única da imigração, que é soberana nas suas decisões.
como fazer o visto de estudante na irlanda
Foto de Magdalena Smolnicka na Unsplash

Ficou com alguma dúvida sobre como fazer o visto de estudante para a Irlanda?

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre como fazer o visto de estudante para a Irlanda ou quer saber como começar o planejamento para o seu intercâmbio para a Irlanda fale com um de nossos especialistas para um consultoria gratuita para o seu programa de intercâmbio!

A Egali tem mais de 60 unidades espalhadas pela Brasil todo, só em 2022 embarcamos mais de 16 mil alunos, prestando todo o suporte necessário desde o momento do fechamento da compra, passando pela documentação, visto e outros detalhes antes de viajar até o pós-embarque com nossas bases nos locais de destino. Fale agora mesmo com um de nossos consultores clicando no botão abaixo:

Converse agora com um especialista em intercâmbio sem custo!

Veja também…

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório