Pós-pandemia: saiba mais do mercado de trabalho do futuro
Covid-19

Pós-pandemia: saiba mais do mercado de trabalho do futuro

Atualizado em 31 de dezembro de 2020

Se você tem acompanhado nossos últimos posts já sabe que o intercâmbio mais do que se provou como um grande diferencial no currículo! Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre isso, aqui você pode ver os motivos pelos quais o intercâmbio será importante para a sua carreira, neste post você poderá saber mais sobre os cursos de inglês com foco em profissões e nesse aqui, você poderá entender os cursos preparatórios para testes de proficiência.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!

Mas, você deve estar se perguntando o porquê de estarmos tão focados nesse assunto. É muito simples: porque logo que passarmos por essa pandemia, as características do mercado de trabalho irão mudar (aliás, já estão mudando). E isso nos leva a questionamentos como quais são as aptidões que esse novo mercado procura? O que será considerado um diferencial de um candidato a vagas? Como conseguir essas aptidões?

São tantos questionamentos… Mas uma coisa é certa:  o intercâmbio vai ajudar muito no preparo para o mercado de trabalho do futuro. Confira a seguir quais são as características mais procuradas no profissional moderno e como ter uma experiência no exterior pode ser muito positivo para elas.

 

Capacidade de se reinventar

Mudanças sempre vão existir, não importa qual seja seu ambiente de trabalho e independente da área da sua vida. E a capacidade de se reinventar é uma característica que vai ser bastante procurada no mercado de trabalho.

Se você quer se destacar em um processo seletivo, mostre que você é maduro, tem persistência e conhece bem seus objetivos e o tipo de profissional que você é. Ser uma pessoa decidida e que consegue operar de forma flexível, será não só um diferencial na hora da entrevista de emprego, como também será um destaque em sua carreira.

E o intercâmbio ajuda muito a desenvolver essa característica. Ter uma experiência no exterior vai fazer com que você coloque todas essas qualidades práticas, principalmente em momentos de dificuldade e quando você sentir que está saindo da sua zona de conforto. Afinal, para estar sozinho e em um país diferente, é preciso se reinventar.

 

Criatividade

Além da capacidade de reinventar, o profissional do futuro também precisa ser criativo. Afinal, não existe jeito melhor de resolver uma situação do que buscando algo inovador e pensando “fora da caixa”.

O intercâmbio também vai ajudar nesse critério. Ao aprender um idioma que você não conhece, é normal que você não saiba as traduções de todas as palavras, sendo criativo e falando o significado da palavra que você não sabe, pode ser um ótimo caminho de conseguir o que deseja.

Outra situação em que você vai exercitar sua criatividade é na hora de buscar um emprego no exterior, caso você faça um intercâmbio de estudo e trabalho. Você terá que participar de entrevista e terá que conquistar o empregador, então nada como ser criativo, não é mesmo?

Além disso, conhecer uma nova cultura, novos costumes e, até mesmo, novas pessoas vão ser processos muito inspiradores. E a gente sabe que a inspiração é a base da criatividade! Com isso, você vai adquirir muitos conhecimentos prévios, que com certeza serão muito úteis na hora do brainstorming.

 

Responsabilidade

Essa característica é procurada no mercado de trabalho atual e será ainda mais requisitada no mercado de trabalho no futuro. O cumprimento de prazos, capacidade de assumir seus erros e entregar um trabalho de qualidade são atitudes essenciais para uma carreira de sucesso.

E durante a pandemia essa característica foi ainda mais requisitada devido à adaptação da jornada de trabalho para o home office. Quando a pessoa trabalha nesse tipo de configuração, ela precisa ter a habilidade de trabalhar sem supervisão, se manter organizada e ter um bom rendimento.

Ter uma experiência fora do país ajuda muito a construir ou aprimorar a responsabilidade. Lidar com o embarque, com documentos e dinheiro sozinho e num lugar diferente, faz que você encare tudo com muita seriedade.

 

Comunicabilidade

Uma boa comunicação é essencial tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional. Para ser um profissional do futuro, você terá que expressar suas ideias, ser aberto às ideias dos outros, ser receptivo a sugestões e até mesmo gerenciar conflitos.

Outro ponto que faz parte dessa característica é o fato de poder ser sincero em relação às suas vulnerabilidades. Falar que não está confortável com algum ponto abordado, apontar suas inseguranças perante uma tarefa, ter uma relação de sinceridade com seus superiores… Isso tudo terá muito mais importância no mercado de trabalho pós-pandemia.

O intercâmbio vai auxiliar muito nesse processo de comunicabilidade e abertura a ideias novas, você poderá fazer amizade com pessoas de vários lugares diferentes e vai ter uma troca de ideias muito produtiva. Nessa troca de ideias, você terá que pensar em meios de comunicar tudo o que você quer dizer, sem que haja um mal entendido e em outro idioma! Você terá que organizar seus pensamentos e encontrar palavras para traduzir a sua mensagem, parece difícil, mas esse é um ótimo treinamento para desenvolver a comunicabilidade. 😉

 

Pensamento crítico

O interessante das relações de trabalho é o fato de haver uma troca de aprendizados e conhecimentos entre os funcionários. E o pensamento crítico é algo muito importante para que essa troca seja feita de forma mais rica.

Todo mundo vai errar uma hora ou outra, mas o profissional que tem pensamento crítico e consegue enxergar soluções em meio ao “caos” com mais agilidade, com certeza terá um bom destaque em sua equipe. Por isso, é bom sempre se questionar sobre as tarefas feitas, se os processos realizados fazem sentido, buscando sempre a melhor qualidade ao exercer suas funções.

Entrar em contato com outras formas de pensar, vivenciar outras culturas e se desconstruir é o caminho para desenvolver essa habilidade.

 

Inteligência emocional

Todo mundo merece um ambiente de trabalho que seja saudável, e para que isso aconteça é preciso que as pessoas tenham inteligência emocional. Afinal de contas, ninguém quer trabalhar com alguém que seja explosivo ou inseguro demais.

Por isso, a inteligência emocional vai ser uma característica que dará um belo diferencial no seu currículo. Nos momentos de crise, se o funcionário for mais resiliente, certamente ele aprenderá facilmente com essas situações.

E até mesmo nessa característica, o intercâmbio pode ajudar. Quando você estiver no exterior, longe das pessoas que você ama, talvez você se sinta solitário e nada melhor do que aprender a lidar com os sentimentos tão intensos. Você com certeza voltará outra pessoa!

 

Eaí, o que você achou dessas características essenciais para os profissionais do futuro? Se você se identificou com alguma delas, vá em frente e comece a mandar seu currículo! (Inclusive, a Egali está com mais de 30 vagas abertas, confira aqui).

E se você acha que precisa melhorar em alguma habilidade, que tal começar a planejar seu intercâmbio? Nossos consultores estão esperando por você, clique aqui e fale com eles.

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório