Coronavírus em Malta: reaberturas de fronteiras e adaptação ao Novo Normal
Covid-19
Malta

Coronavírus em Malta: reaberturas de fronteiras e adaptação ao Novo Normal

Atualizado em 18 de junho de 2021

Você já pode ver por aqui a situação de alguns países da Europa, do Canadá, da Austrália e da Nova Zelândia em relação ao Coronavírus. No momento, vários lugares estão flexibilizando as medidas restritivas e estabelecendo novas regras de segurança para seus cidadãos e visitantes. É o Novo Normal tomando forma.

E um dos países que se inclui nessa retomada à rotina é Malta. O pequeno arquipélago, localizado no meio do Meditarrâneo, tomou fortes medidas restritivas para o combate da contaminação do COVID-19 desde março/20. Veja seguir como está a atual situação do país.

 

Nível de alerta contra o Coronavírus

Malta teve seu primeiro caso de COVID-19 no começo de março/20. A partir disso, a quarentena foi decretada para todos no país. O lockdown foi obrigatório para pessoas com mais de 65 anos e/ou com doenças crônicas. A ação rápida de Malta contra o Coronavírus foi elogiada pela OMS, em maio/20 a taxa reprodutiva do vírus ficou abaixo de 0 e, assim, foi anunciada a flexibilização de algumas medidas.

No momento, as restrições estão mais relaxadas, os empregadores e trabalhadores voltaram a trabalhar. A adaptação das práticas de trabalho de acordo com as medidas de segurança contra o vírus está sendo essencial na atual situação. As autoridades de saúde pública de Malta estão ajudando nesse processo.

 

Reabertura de Fronteiras

Neste momento, O Brasil está na ‘red list’ de países com relação a viagens para Malta. Com isso, é permitida a entrada, mas os viajantes que fazem parte de países dessa ‘red list’ devem ter passado pelo menos os 14 dias anteriores em um dos países do corredor seguro antes de chegar a Malta. A lista de países está disponível aqui para consulta, e são as chamadas green e amber lists.

Também é necessário que além da quarentena, esses viajantes realizem um teste PCR até 72 horas antes da chegada em Malta. 

 

Reaberturas de escolas de idiomas

Assim como o restante dos serviços, as escolas de idiomas também voltaram a reabrir em Malta. A segurança dos alunos é a prioridade nessa retomada às aulas.

Ao entrar na escola, o aluno tem a temperatura verificada e há vários avisos sobre a importâncias do distanciamento social e higiene. As salas de aulas estão com a capacidade reduzida e os espaços entre os alunos estão sendo sinalizados para que ocorra o distanciamento social.

Além disso, o uso de elevadores está restrito apenas aos alunos que têm deficiências ou problemas de saúde, o restante está sendo orientado a usar as escadas. Os aparelhos de ar-condicionado estão tendo seus filtros limpos semanalmente e estão com proteções antibacteriana e antiviral (lembrando, que no verão, o uso deles é indispensável). Áreas como maçanetas, interruptores, teclados, que são zonas de alto contato, estão sendo esterilizadas regularmente.

O uso de áreas de comuns como bibliotecas, refeitórios, salas de informática e salas de estudo, por enquanto, não é permitido. Os alunos são orientados a levarem seu próprio material de estudo como livros, celulares e notebooks e são orientados a não compartilharem esses materiais. O uso de máscara é indispensável tanto na sala de aula, quanto nas áreas comuns.

Apesar dessas novas mudanças de readaptação ao Novo Normal, os professores das escolas receberam treinamentos para que essa volta às aulas fosse feita da melhor maneira para os alunos. As aulas continuam tendo interações divertidas que ajudam no aprendizado do idioma, mas com todo o cuidado necessário para segurança da saúde de todos.

 

Cuidados que devem ser tomados

De acordo com o Ministério da Saúde de Malta, as ações que todos os cidadãos e visitantes do país devem tomar como medidas de segurança contra o Coronavírus são:

  • EVITAR lugares lotados e manter uma distância de 2 metros de outras pessoas;
  • LAVAR as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos e, se não for possível, usar álcool em gel;
  • Cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel ou a parte interna do cotovelo flexionado ao tossir ou espirrar;
  • NÃO espirrar ou tossir nas mãos, pois isso pode contaminar objetos ou pessoas que você tocar;
  • Descartar lenços usados ​​imediatamente em caixotes forrados e fechados. NÃO deixar lenços usados soltos no lixo;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca antes de lavar as mãos;
  • Manter uma distância mínima de dois metros ao falar com alguém que está doente;
  • Evitar apertos de mão;
  • Se a pessoa estiver doente (com qualquer doença), deve FICAR EM CASA, mesmo que os sintomas sejam leves;
  • Se a pessoa estiver em quarentena, deve respeitar a ordem do isolamento e os conselhos das autoridades de saúde pública;
  • Usar máscaras faciais/viseiras quando for a pontos de venda, viajar em balsas ou utilizar o transporte público;
  • Seguir as orientações das autoridades de saúde. Manter-se atualizado, consultando fontes confiáveis ​​de informação. Evitar espalhar desinformação e notícias falsas.

 

O que deve ser feito em caso de sintomas

Caso a pessoa tenha sintomas como dores no corpo, febre e tosse seca, deve ficar em casa e ligar para a linha de ajuda de Saúde Pública de Malta, no número 111. Em caso de sintomas graves como falta de ar, a pessoa deve ligar para o 112 imediatamente.

Se os seus sintomas piorarem, a Atenção Primária, no telefone 21222444, deve ser acionada. No caso de positivação para o vírus responsável pela COVID-19 em testes realizados, a pessoa será contatada e instruída pela Saúde Pública.

 

Pouco a pouco, o mundo vai retomando à rotina e se adaptando ao Novo Normal. Por aqui, vamos ficar observando quando o Brasil entrará na lista de países liberados nas fronteiras de Malta.

Para mais informações sobre intercâmbio em Malta, não deixe de entrar em contato com os nossos consultores. Eles poderão dar toda a orientação que você precisa.

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório