Tudo sobre os cursos preparatórios para exames de proficiência
Dicas

Tudo sobre os cursos preparatórios para exames de proficiência

Atualizado em 05 de setembro de 2023

Com as novas tendências do mercado de trabalho, ter o inglês avançado tem cada vez mais deixado de ser um diferencial e se tornado um pré-requisito, afinal, muitas empresas estão expandindo para fora do Brasil. Além disso, as pessoas também tem pensado muito mais em se aventurar e viver no exterior, seja para estudar em uma universidade ou para entrar no mercado de trabalho internacional.

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Para que você possa fazer isso, é preciso ter um certificado do seu nível de inglês, para que as instituições possam saber se você sabe se comunicar nesse idioma. E é aí que entram os testes de proficiência em língua inglesa, que serão sua porta de entrada para o mundo acadêmico ou para o mercado de trabalho internacional.

Claro, que fazer um teste de proficiência exige muita preparação e estudos, além de treinamentos das habilidades linguísticas em inglês (reading, listening, writing e speaking), por isso o ideal é que você faça um curso preparatório para o exame que você deseja fazer. E nada melhor do que fazer esse tipo de curso em um país onde a língua materna é o inglês, a sua preparação com certeza será muito mais rica, pois você estará em contato com o idioma o tempo todo.

A seguir, confira mais informações sobre cada exame de proficiência em inglês e seus respectivos cursos.

Foto de Van Tay Media na Unsplash

IELTS

cursos exames de proficiencia ingles - IELTS

O International English Language Testing System, também conhecido como IELTS, é um exame de proficiência que possui notas de 1 a 9. Ele é requisitado em países da Europa, na Austrália e no Canadá.

O IELTS possui duas modalidades: o IELTS Academic e o IELTS General Training, ou seja, você pode tanto aplicar o exame para entrar no mundo acadêmico internacional, quando para o mercado de trabalho do exterior.

Motivos para fazer o curso com foco em IELTS

A duas modalidades do IELTS fazem uma avaliação das quatro habilidades linguísticas em inglês: ouvir, ler, escrever e falar. Ao fazer o curso preparatório para o exame, você irá desenvolver essas habilidades e irá se preparar para o exame através de aplicações de provas desenvolvidas nos moldes do teste oficial.

Esse curso é ideal para estudantes que precisam comprovar sua fluência no idioma e atingir um nível específico no IELTS para entrar na universidade ou conseguir aquela tão desejada vaga de emprego.

 

Como o curso vai ajudar nas etapas do Exame

A prova do IELTS (independente da modalidade) possui a duração de 3 horas para ser executada. Ela é composta por 4 partes: reading, listening, speaking e wrinting. Ao fazer o curso preparatório, o aluno também poderá entender, de forma prática, como essas etapas são aplicadas no teste, quais tipos de questões irá precisar responder e como são os critérios de avaliação.

TOEFL

cursos exames de proficiencia ingles - TOEFL

O TOEFL é um dos exames de proficiência mais conhecidos do mundo. Apesar de ser aceito por algumas universidades europeias, ele é mais solicitado por instituições de ensino dos Estados Unidos e do Canadá.

Esse exame será sua porta de entrada para uma carreira acadêmica no exterior. Mais de 100 mil universidades pelo mundo aceitam a pontuação do TOEFL. Então, se o seu sonho é fazer uma graduação, mestrado ou doutorado fora, o curso preparatório para o TOEFL será muito útil nesse processo.

 

Motivos para fazer o curso com foco em TOEFL

O curso é ideal para aprimorar o inglês de quem pretende fazer o TOEFL. Nele, você irá desenvolver todos os conhecimentos necessários para tirar uma boa nota no exame, além de fazer avaliações nos moldes da prova.

A Egali oferece ótimos cursos que preparam o intercambista para esse teste. São diversos destinos para escolher, com os as melhores escolas e professores.

Como o curso vai ajudar nas etapas do Exame

Assim como o IELTS, a prova do TOEFL é composta pelas etapas de reading, listening, speaking e writing. A duração total do exame é de quatro horas e meia, com direito a um intervalo de 10 minutos.

Fazendo o curso, você irá saber como administrar o seu tempo em casa etapa e treinar de acordo com o jeito que cada habilidade linguística é abordada na avaliação. O objetivo é que você chegue ao exame muito bem preparado.

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Cambridge (FCE, CAE e CPE)

cursos exames de proficiencia ingles - Cambridge

Com reconhecimento mundial, o Cambridge é um exame que tem como objetivo colocar o candidato em contato com situações da vida real, de forma que ele possa se comunicar em inglês de forma eficaz.

Existem vários certificados do Cambridge Preparation, desde o nível de inglês mais básico até o mais avançado. Caso você queira utilizar esse certificado para se candidatar a universidades ou para uma vaga de emprego no exterior o ideal é fazer os exames para as categorias FCE, CAE e CPE.

FCE (B2 First ou First Certificate in English): categoria indicada para os candidatos que possuem inglês intermediário-avançado. O estudante possui conhecimento para se comunicar com confiança em contextos mais exigentes.

CAE (C1 Advanced ou Certificate of Advanced English): indicada para estudantes que possuem inglês avançado, demonstrando que tem competências linguísticas procuradas por empresas e universidades.

CPE (C2 Proficiency): exame para o aluno que tem domínio excepcional do inglês, sendo capaz de se comunicar como nativo.

 

Motivos para fazer o curso com foco em Cambridge

No curso, você terá professores qualificados que irão ensinar estratégias para que o aluno atinja os melhores resultados no teste de proficiência. Essas três modalidades do Cambridge (FCE, CAE e CPE) são reconhecidos por universidades, empregadores e autoridades nacionais de educação em centenas de países, o exame serve como prova de que você atinge ao nível exigido de conhecimento no idioma inglês.

Como o curso vai ajudar nas etapas do Exame

A duração do exame vai depender de qual categoria de teste você irá fazer. O tempo de prova pode variar de 3 a 4 horas. As etapas são as mesmas dos outros exames: reading, listening, speaking e writing. A diferença é que dependendo da categoria do seu exame, o tempo disponível para cada fase pode variar.

O curso preparatório para o Cambridge prepara o aluno para esses quatro módulos do exame através da aplicação de provas e questões desenvolvidas nos moldes do exame oficial, para treinamento.

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

TOEIC

cursos exames de proficiencia ingles - TOEIC

O TOEIC é um exame elaborado pela mesma instituição responsável pelo TOEFL, o grande diferencial dessa prova é que a sua certificação é utilizada para o mercado de trabalho internacional.

Se você tem nível intermediário/avançado de inglês e deseja ter uma carreira no exterior, ter o TOEIC no currículo será um grande diferencial. Isso porque ele dá uma certificação profissional, ou seja, ele é a prova que você está apto para trabalhar numa empresa internacional.

Motivos para fazer o curso com foco em TOEIC

No curso preparatório para o TOEIC, você estudará uma ampla variedade de estruturas gramaticais e vocabulário, realizará tarefas escritas e fará apresentações orais. Os professores são altamente experientes e irão ensinar habilidades e estratégias para realizar o exame.

No final do curso, você terá os conhecimentos necessários para fazer o TOEIC e para se comunicar com precisão em um ambiente profissional ou empresarial.

Como o curso vai ajudar nas etapas do Exame

A prova TOEIC é dividida em duas partes. A primeira tem a duração de 2 horas e a segunda tem a duração de uma hora e 20 minutos. Totalizando assim, 3 horas e 20 minutos de prova.

O curso tem a preparação 100% centrada no exame com intenso treinamento das habilidades em gramática, vocabulário, leitura, escrita, compreensão auditiva e fala necessárias para o teste escolhido. O foco total direcionado ao exame, fornece uma rota rápida para alcançar boas notas no TOEIC.

Comprovação de proficiência para trabalhar em Dubai

Diferente de alguns destinos que oferecemos, para realizar o intercâmbio de Curso + Trabalho em Dubai, solicitamos que o teste de proficiência seja realizado diretamente na escola de destino. Nesse caso, não é necessária a comprovação através de outro meio, sendo o único requisito alcançar a pontuação a partir do módulo pré-intermediário. O processo é operado todo pela escola parceira, que dará seguimento no encaminhamento da documentação para autorização de trabalho no local.

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Informações sobre os testes de proficiência

  IELTS TOEFL Cambridge TOEIC
Motivos para fazer o teste Porta de entrada para o mundo acadêmico ou mercado de trabalho internacional. Porta de entrada para o mundo acadêmico internacional. Fazer o exame nas categorias FCE, CAE e CPE é uma boa oportunidade de entrada para o mundo acadêmico ou mercado de trabalho internacional. Porta de entrada para o mercado de trabalho internacional.
Local do Exame Instituições habilitadas Instituições habilitadas Instituições habilitadas Instituições habilitadas
Duração da Exame 3 horas 4 horas e 30 minutos De 3 a 4 horas (depende da categoria de exame) 3 horas e 20 minutos
Resultados do Exame Em 13 dias Em 10 dias De 10 a 40 dias De 7 a 15 dias
Validade da certificação 2 anos 2 anos Vitalícia 2 anos
É válido para Universidades? Sim Sim Sim Não
É válido para trabalho? Sim Não Sim Sim
Preço do Exame 200 – 300 dólares 200 – 300 dólares 150 – 250 dólares 150 – 200 dólares
Cursos da Egali Preparatório IELTS Preparatório TOEFL Preparatório Cambridge Preparatório TOEIC

 

Como falamos na introdução desse post, uma preparação para um exame de proficiência no exterior, com certeza será muito positiva para o seu resultado na avaliação. Além do aprendizado focado na prova, você também terá toda a experiência de ser um intercambista.

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Caso você tenha interesse ou tenha ficado com alguma dúvida sobre os testes de proficiência e seus cursos, entre em contato com os nossos consultores por aqui.

Você também pode se interessar…

Como escolher os melhores tipos de cursos de intercâmbio?

Quanto custa um intercâmbio em 2023? Descubra os preços neste post

Você ficou com alguma dúvida?

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório