Você tem aquela vontade de fazer um intercâmbio, mas não sabe nem por onde vai começar? Então, no post de hoje você vai aprender a como planejar um intercâmbio em 7 passos!
E, uma coisa é certa, você vai precisar fazer um certo investimento neste sonho. Se esse é o seu problema, não deixe de ver esse post! (vai lá, a gente te espera)
Depois de saber como fazer o seu planejamento financeiro para fazer um intercâmbio, vamos te ajudar a como fazer o planejamento para o restante da sua viagem.
Quando você pensa em morar por um tempo em outro país, o que passa na sua cabeça? Você quer aprender/aperfeiçoar um idioma, quer fazer um curso de especialização, quer conhecer novas culturas, turbinar o currículo trabalhar fora do país?
As opções são inúmeras e por isso planejar um intercâmbio se torna tão importante! Por fim, é bem importante decidir o que você quer fazer fora do país para escolher quanto tempo você vai ficar, qual será o destino e quanto você gastará por lá.
Escolheu o objetivo? Show! Agora chegou a vez de escolher quanto tempo você vai querer ficar fora do país (não vale falar que é pra sempre, hein!😂). Esse tempo também vai depender de quanto ($$) você pode desembolsar para essa aventura.
Aqui vão algumas das nossas opções de intercâmbio e seus tempos de duração:
• Curso de idiomas – a partir de 2 semanas
• Idioma para negócios – a partir de 2 semanas
• Cursos especiais – a partir de 1 semana
• Curso + trabalho – a partir de 14 semanas
• Programa de férias para adolescentes – 2 a 3 semanas
Agora que você já tem um objetivo e decidiu quanto tempo ficará fora do país, é o momento de escolher o seu destino! E para isso, você precisa fazer os seguintes questionamentos:
Se você não curte ir à praia, talvez a Austrália não seja o melhor país para você, ou se você é um admirador das artes e dos museus, uma cidade mais histórica talvez seja o destino ideal.
Planejar um intercâmbio com um orçamento mais apertado, ir à uma cidade com o custo de vida mais alto talvez não valha a pena. Então, que tal procurar outra opção de cidade?
Se você não suporta chuva, talvez capitais como Londres e Dublin não sejam as ideais para você, porém, as cidades australianas serão perfeitas!
Se você prefere o agito da cidade e não liga tanta para natureza, talvez seja uma boa ideia pensar em cidades como Nova York, Londres e Toronto para ser o seu destino de intercâmbio. Agora, caso você queira muito fazer alguns passeios para contemplar paisagens naturais, cidades como Sydney, Queenstown e Vancouver são uma ótima pedida.
Essa pergunta já vai filtrar bastante as suas opções. Aqui na Egali, temos opções de cursos + trabalho em 4 países: Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia (clique em cada um deles para saber mais 😉).
Agora que você já estabeleceu seus objetivos, a duração e o destino da sua viagem, é hora de você conversar com especialistas em intercâmbio. Mesmo já tendo uma ideia de quanto você vai gastar, conversando com os nossos consultores, você vai poder escolher o pacote que mais se encaixa com o seu perfil e com o seu bolso.
Sem contar que os consultores da Egali são preparados para tornar o seu intercâmbio ainda mais incrível. Temos uma equipe de suporte ao aluno que irá te ajudar desde o momento do fechamento do pacote até o final do intercâmbio. Além disso, possuímos estruturas de apoio aos nossos alunos no exterior, como a Base Egali e a Egali House.
Dependendo do destino e do tipo de curso que você quer fazer, ter o visto do país será um dos pré-requisitos para fazer o intercâmbio por lá. Mas não se preocupe, a partir do momento em que você fecha um intercâmbio com a Egali, você também pode solicitar o serviço de auxílio de visto.
Ter uma ajuda nesse momento é muito importante, afinal são muito documentos e você precisará de pessoas que entendam do assunto para que tudo dê certo!
Com certeza, esse é um passo muito importante! Por isso, é preciso ser muito atento na hora de comprar sua passagem, pesquisando os melhores preços e vendo todos os descontos possíveis (afinal, quanto menos você economizar, mais sobra para a sua viagem, não é mesmo?).
E aqui na Egali, nós também contamos com esse auxílio na hora da compra das passagens. E o melhor de tudo é que se você fizer a compra de passagens e a solicitação de visto com a gente, caso haja atraso do visto, a Egali paga sua remarcação de voo, é a Garantia Egali cuidando bem dos nossos intercambistas!
E é claro, que você não poderia ir para o seu intercâmbio sem comprar a moeda do seu destino. E na hora de fazer isso, leve essas duas coisas em consideração:
• Segurança: avalie se a casa de câmbio é confiável e se existem maneiras para você não levar tanto dinheiro em espécie, evitando perda ou roubos.
• Preço: faça pesquisas de quanto está o câmbio da moeda que você precisa comprar. Afinal, esses valores podem variar de um dia para o outro.
E quando você for levar o dinheiro para a sua viagem, não deixe de falar com o seu consultor da Egali sobre o E-Câmbio (disponível para a Austrália e a Irlanda) e o cartão de viagem. São formas práticas e mais seguras de carregar aquele dinheirinho (que sabemos que foi suado!) para curtir o seu intercâmbio.
Pronto! Depois saber como planejar um intercâmbio em 7 passos, é só partir para o destino dos seu sonhos e aproveitar ao máximo a sua vida de intercambista!
E se você leu o post e está morrendo de vontade de entrar em contato com a Egali para planejar um intercâmbio, entre em contato com a gente clicando no balão abaixo!