Planejar um intercâmbio - como fazer do zero em 7 passos - Egali Intercâmbio
Dicas

Planejar um intercâmbio – como fazer do zero em 7 passos

Atualizado em 28 de junho de 2022

Você tem aquela vontade de fazer um intercâmbio, mas não sabe nem por onde vai começar? Então, no post de hoje você vai aprender a como planejar um intercâmbio em 7 passos!

E, uma coisa é certa, você vai precisar fazer um certo investimento neste sonho. Se esse é o seu problema, não deixe de ver esse post! (vai lá, a gente te espera)

Depois de saber como fazer o seu planejamento financeiro para fazer um intercâmbio, vamos te ajudar a como fazer o planejamento para o restante da sua viagem.

Confira a seguir – como planejar um intercâmbio em 7 passos 

1. Defina o objetivo do seu intercâmbio

planejar um intercâmbio
Photo by Austin Distel on Unsplash

Quando você pensa em morar por um tempo em outro país, o que passa na sua cabeça? Você quer aprender/aperfeiçoar um idioma, quer fazer um curso de especialização, quer conhecer novas culturas, turbinar o currículo trabalhar fora do país?

As opções são inúmeras e por isso planejar um intercâmbio se torna tão importante! Por fim, é bem importante decidir o que você quer fazer fora do país para escolher quanto tempo você vai ficar, qual será o destino e quanto você gastará por lá.

2. Decida quanto tempo você quer ficar fora

planejar um intercâmbio
Photo by Estée Janssens on Unsplash

Escolheu o objetivo? Show! Agora chegou a vez de escolher quanto tempo você vai querer ficar fora do país (não vale falar que é pra sempre, hein!😂).  Esse tempo também vai depender de quanto ($$) você pode desembolsar para essa aventura.

Aqui vão algumas das nossas opções de intercâmbio e seus tempos de duração:

Curso de idiomas – a partir de 2 semanas

Idioma para negócios – a partir de 2 semanas

Cursos especiais – a partir de 1 semana

Curso + trabalho – a partir de 14 semanas

Programa de férias para adolescentes – 2 a 3 semanas

 

3. Escolha o destino perfeito!

planejar um intercâmbio
Photo by Timo Wielink on Unsplash

Agora que você já tem um objetivo e decidiu quanto tempo ficará fora do país, é o momento de escolher o seu destino! E para isso, você precisa fazer os seguintes questionamentos:

• Esse destino possui atividades/passeios que combinam com você?

planejar um intercâmbio
Photo by Timo Wielink on Unsplash

Se você não curte ir à praia, talvez a Austrália não seja o melhor país para você, ou se você é um admirador das artes e dos museus, uma cidade mais histórica talvez seja o destino ideal.

 

• Qual é o destino que melhor cabe no meu orçamento?

planejar um intercâmbio
Photo by Christine Roy on Unsplash

Planejar um intercâmbio com um orçamento mais apertado, ir à uma cidade com o custo de vida mais alto talvez não valha a pena. Então, que tal procurar outra opção de cidade?

• Vou me importar de passar frio? Vou querer ir para um lugar que tenha praia? Vou me incomodar com o clima chuvoso de alguns países?

planejar um intercâmbio
Photo by Rodolfo Sanches Carvalho on Unsplash

Se você não suporta chuva, talvez capitais como Londres e Dublin não sejam as ideais para você, porém, as cidades australianas serão perfeitas!

 

• Eu sou uma pessoa mais cosmopolita ou mais roots?

planejar um intercâmbio
Photo by Elizeu Dias on Unsplash

Se você prefere o agito da cidade e não liga tanta para natureza, talvez seja uma boa ideia pensar em cidades como Nova York, Londres e Toronto para ser o seu destino de intercâmbio. Agora, caso você queira muito fazer alguns passeios para contemplar paisagens naturais, cidades como Sydney, Queenstown e Vancouver são uma ótima pedida.

• Quero trabalhar durante o intercâmbio?

planejar um intercâmbio
Photo by Damir Yakupov on Unsplash

Essa pergunta já vai filtrar bastante as suas opções. Aqui na Egali, temos opções de cursos + trabalho em 4 países: AustráliaCanadá, Irlanda e Nova Zelândia (clique em cada um deles para saber mais 😉).

 

4. Entre em contato com a Egali

planejar um intercâmbio
Photo by Stanley Dai on Unsplash

Agora que você já estabeleceu seus objetivos, a duração e o destino da sua viagem, é hora de você conversar com especialistas em intercâmbio. Mesmo já tendo uma ideia de quanto você vai gastar, conversando com os nossos consultores, você vai poder escolher o pacote que mais se encaixa com o seu perfil e com o seu bolso.

Sem contar que os consultores da Egali são preparados para tornar o seu intercâmbio ainda mais incrível. Temos uma equipe de suporte ao aluno que irá te ajudar desde o momento do fechamento do pacote até o final do intercâmbio. Além disso, possuímos estruturas de apoio aos nossos alunos no exterior, como a Base Egali e a Egali House.

5. Faça o seu visto (se precisar)

planejar um intercâmbio
Photo by ConvertKit on Unsplash

Dependendo do destino e do tipo de curso que você quer fazer, ter o visto do país será um dos pré-requisitos para fazer o intercâmbio por lá. Mas não se preocupe, a partir do momento em que você fecha um intercâmbio com a Egali, você também pode solicitar o serviço de auxílio de visto.

Ter uma ajuda nesse momento é muito importante, afinal são muito documentos e você precisará de pessoas que entendam do assunto para que tudo dê certo!

 

 

6. Compre a sua passagem

planejar um intercâmbio
Photo by Nicole Geri on Unsplash

Com certeza, esse é um passo muito importante! Por isso, é preciso ser muito atento na hora de comprar sua passagem, pesquisando os melhores preços e vendo todos os descontos possíveis (afinal, quanto menos você economizar, mais sobra para a sua viagem, não é mesmo?).

E aqui na Egali, nós também contamos com esse auxílio na hora da compra das passagens. E o melhor de tudo é que se você fizer a compra de passagens e a solicitação de visto com a gente, caso haja atraso do visto, a Egali paga sua remarcação de voo, é a Garantia Egali cuidando bem dos nossos intercambistas!

 

7. Compre a moeda do seu intercâmbio

planejar um intercâmbio
Photo by Jason Leung on Unsplash

E é claro, que você não poderia ir para o seu intercâmbio sem comprar a moeda do seu destino. E na hora de fazer isso, leve essas duas coisas em consideração:

Segurança: avalie se a casa de câmbio é confiável e se existem maneiras para você não levar tanto dinheiro em espécie, evitando perda ou roubos.

Preço: faça pesquisas de quanto está o câmbio da moeda que você precisa comprar. Afinal, esses valores podem variar de um dia para o outro.

E quando você for levar o dinheiro para a sua viagem, não deixe de falar com o seu consultor da Egali sobre o E-Câmbio (disponível para a Austrália e a Irlanda) e o cartão de viagem. São formas práticas e mais seguras de carregar aquele dinheirinho (que sabemos que foi suado!) para curtir o seu intercâmbio.

Pronto! Depois saber como planejar um intercâmbio em 7 passos, é só partir para o destino dos seu sonhos e aproveitar ao máximo a sua vida de intercambista!

E se você leu o post e está morrendo de vontade de entrar em contato com a Egali para planejar um intercâmbio, entre em contato com a gente clicando no balão abaixo!

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)

Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório