Como fazer o planejamento financeiro do seu intercâmbio? - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Como fazer o planejamento financeiro do seu intercâmbio?

Atualizado em 21 de dezembro de 2022

Muita gente sonha em fazer um intercâmbio, mas não sabe por onde começar. São muitas as decisões a tomar: escola, passagens aéreas, hospedagem, transporte, alimentação, seguro saúde e eventuais emergências. Além desses gastos mais comuns, é importante contabilizar as despesas com emissão de passaportes, vistos estudantis e outros documentos.

 

Dicas para fazer um planejamento financeiro para o seu Intercâmbio

 

Antecedência

O ideal é começar a organizar a viagem com pelo menos um ano de antecedência. Assim, você terá tempo para pesquisar e se ater a todos os detalhes que envolvem o custo de um intercâmbio. A regra é simples: quanto antes você decide fazer o intercâmbio, antes começa a guardar dinheiro. E quanto antes começa a guardar dinheiro, menores são as parcelas mensais.

Câmbio

Recomenda-se acompanhar diariamente o movimento do câmbio para comprar na cotação mais baixa.

Agência de intercâmbio brasileira

Outra dica importante é comprar o programa em uma agência nacional. Assim, caso o serviço vendido seja diferente do contratado, é possível ajuizar uma ação judicial no Brasil.

Apoio familiar

Realizar um programa de intercâmbio não envolve apenas acumular os recursos necessários, mas também adaptá-lo à realidade e às prioridades da família. Portanto, antes de tomar qualquer decisão, é importante conversar e ver se a sua família tem condições para esse investimento.

 

Como fazer o planejamento financeiro do seu intercâmbio

 

Confira aqui algumas dicas para você conseguir fazer o planejamento financeiro do seu intercâmbio de forma consciente.

egali-intercambio-planejamento-financeiro-01

1. Escolhendo seu destino

Antes de escolher o país onde vai estudar ou trabalhar é bom considerar o custo de vida, que varia muito de país para país e até de cidade para cidade. Se você souber o preço de uma refeição simples e uma passagem de ônibus ou metrô, é possível ter uma ideia de quanto terá de desembolsar.

O valor do câmbio entre o real e a moeda vigente do lugar também interfere no custo de vida de cada país. O fator distância também deve ser considerado, uma vez que o preço da passagem aérea é mais caro para lugares mais distantes.

Além disso, é preciso entender qual o seu objetivo durante o intercâmbio. Se você quiser estudar inglês, por exemplo, tem a opção de “fugir” dos destinos mais badalados e escolher um destino mais conta, como a África do Sul e Malta.

Se o seu objetivo for estudar e trabalhar, opte por países como Austrália, Irlanda, Estados Unidos, Nova Zelândia ou Canadá, que permitem ao estudante estrangeiro exercer alguma atividade remunerada. Além de enriquecer a experiência, um dinheiro a mais para ajudar a pagar as contas é sempre bem-vindo.

 

2. Datas e passagem aérea

Se possível, evite marcar sua viagem para um período que coincida com os meses de alta temporada, que são dezembro, janeiro, fevereiro, julho e agosto. Nessas épocas, os preços nas grandes cidades chegam a ficar 30% mais caros.

Por outro lado, se você viajar na baixa temporada, entre os meses de abril e maio ou setembro e outubro, o valor do bilhete aéreo estará mais em conta. Melhor ainda se você adquiri-lo com bastante antecedência.

 

3. Acomodação

Você ainda pode economizar dependendo do tipo de hospedagem que escolher. Ficar em casa de família costuma sair mais barato, além de, na maioria dos casos, incluir café da manhã e jantar.

Quem preferir ficar em residência estudantil vai pagar um pouco mais caro, mas economizará em transporte, já que o alojamento geralmente fica dentro do campus, e poderá comer no refeitório da escola.

Alugar um apartamento pode ser uma boa para quem vai permanecer no país por mais de seis meses e tem colegas para dividir as despesas. Já a hospedagem em hotéis, por ser mais cara, só é indicada se não existir outra opção viável.

 

4. Custo de vida

Além de todas as despesas que devem ser pagas antes do embarque, é preciso ficar atento ao dinheiro que será gasto durante a viagem.

Para administrar bem sua grana enquanto estuda ou trabalha, é bom estabelecer quanto você poderá gastar por dia. Além disso, deixe uma reserva para cobrir eventuais emergências.

Ao sair para passear, procure controlar os impulsos consumistas que costumam aflorar em quem vai para o exterior. Evite fazer compras nos primeiros dias, quando tudo é novidade. Após uma semana, o encanto passa e você evita gastar dinheiro com bobagens. Deixando para fazer as compras logo antes de voltar, você também terá uma ideia mais clara de quanto poderá gastar e já conhecerá as lojas que oferecem os melhores preços.

Em relação aos gastos cotidianos, abuse do transporte público, que geralmente é excelente nos países desenvolvidos. Os supermercados também costumam ter boas opções para você comprar refeições baratas e saudáveis.

Para falar com a família ou com os amigos, o e-mail é a melhor opção. Quando a saudade bater forte, compre um cartão telefônico internacional ou combine um horário para eles telefonarem para você na casa da família onde está hospedado.

 

Economizar durante o intercâmbio deve fazer parte do seu planejamento financeiro

 

Confira algumas dicas para você economizar durante o seu intercâmbio.

egali-intercambio-estados-unidos-transporte-07

Estabeleça uma quantia diária para gastar, assim fica mais fácil manter o controle.

Providencie sua carteira internacional de estudante, que dá descontos em visitas culturais e em outras atividades de lazer.

Veja dicas de passeios mais baratos em jornais distribuídos em estações de metrô.

Leve lanche ou faça as refeições nos estabelecimentos com preços mais baixos. Procure comer em restaurantes apenas em ocasiões especiais.

Adquira um passe de transporte para o mês todo, que inclua ônibus e metrô, ou aproveite as ciclovias e utilize a bicicleta.

Para ligar para casa, use um cartão telefônico internacional.

Só use o cartão de crédito internacional para emergências.

Ao vez de ir toda semana para a balada, organize festinhas com os amigos.

 

Para ajudar no seu planejamento financeiro, veja quanto custa um intercâmbio e exemplos de orçamentos para destinos como Canadá, Irlanda, Austrália, Inglaterra, Chile e mais!

 

Fonte: Guia do Estudante

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório