Origem do Halloween: descubra aqui em qual país nasceu essa data!
Curiosidades

Descubra a origem do Halloween neste post!

Atualizado em 30 de dezembro de 2022

Dia 31 de outubro só pode significar uma coisa: mais um post de Halloween por aqui! E como nós já falamos sobre como a data é comemorada ao redor do mundo e também já contamos algumas curiosidades, então, hoje nós decidimos contar qual é a origem do Halloween.

Confira a seguir, você vai se surpreender!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio!

Onde e qual a origem do Halloween?

Não, não foi nos Estados Unidos! O Halloween surgiu na Irlanda a partir de um festival celta chamado Samhain. Esse festival comemorava o fim do verão, o começo do no novo celta e as colheitas.

Como o Samhain era uma comemoração pagã e muito popular não só na Irlanda, como também no Reino Unido, o pessoal da Igreja Católica começou a ficar de olho nele. Tanto que no século 8, o Papa Gregório III (ou IV, não se sabe ao certo quem foi) mudou a data do Dia de Todos os Santos (dia 13 de maio, em que era comemorado o festival romano dos mortos) para o dia 1º de novembro, a data do Samhain.

Assim, as tradições pagãs do Samhain e as tradições católicas do festival romano dos mortos se misturaram.

origem do halloween - samhain
Photo by John Masey Wright on Wikimedia Commons

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio!

Quem criou o Halloween e como ele era comemorado?

Ok, sabemos agora que o Samhain e o Dia de Todos os Santos eram comemorados no dia 1º de novembro e foram a origem do halloween. Mas como surgiu o nome Halloween e porque ele é comemorado no dia 31 de outubro?

Bom, tanto pagãos, quanto cristãos, acreditavam que na noite do dia 31 rolava uma conexão/encontro entre o mundo espiritual e material. A maioria das pessoas acreditava que esses espíritos iriam fazer algo ruim com elas e com as colheitas. Então, eles começaram a fazer alguns rituais nesse dia.

Photo by Kenny Eliason on Unsplash

Entre esses rituais estavam fazer fogueiras, pois elas serviriam de símbolo do rumo a ser seguido pelas almas dos mortos, as velas também tinham essa função. Os celtas jogavam moedas dentro de caldeirões, fazendo pedidos aos mortos.

O “Trick or Treat” também surgiu entre esses rituais. As pessoas batiam de porta em porta em busca de um pedaço de “bolo de alma” (um bolo recheado com groselha). Em troca do bolo, as pessoas rezavam para os espíritos da família de quem doava. Com o passar do tempo esse ritual foi substituído por crianças fantasiadas pedindo doces nas portas das casas.

Photo by Unseen Histories on Unsplash

Outra tradição comum para afastar os mortos era esculpir rostos em nabos, assim como é feito nas abóboras hoje em dia, com velas dentro. Antigamente os nabos eram usados pois eram mais abundantes na Irlanda, mas com a chegada nos Estados Unidos as pessoas começaram a utilizar as abóboras.

Além dos rituais para afastar os mortos, a comemoração no dia 31 também tinha alguns costumes de prever o futuro. Por exemplo, uma pessoa puxava uma couve ou um repolho do solo e dependendo do sabor e do formato do vegetal, eles poderiam fornecer pistas sobre a profissão e personalidade do futuro cônjuge da pessoa.

Já o nome Halloween surgiu da junção da palavra “Hallow”, que é um termo antigo para santo, e “eve”, que significa véspera. E assim a noite anterior ao Dia de Todos os Santos deu a origem do Halloween.

Photo by freestocks on Unsplash

 

Como o Halloween foi parar nos Estados Unidos?

Depois da chocante notícia de que o Halloween não nasceu nos Estados Unidos, você deve estar se perguntando como o Halloween foi parar na Terra do Tio Sam.

Em 1845, alguns países da Europa, mas principalmente a Irlanda, passaram por um período chamado de “Grande Fome”, que durou até 1849. A causa mais provável para a escassez de comida desse período foi uma infestação que atingiu uma larga escala das plantações de batata do continente.

A população da Irlanda dependia unicamente de batatas para sobreviver, então, essa infestação foi uma verdadeira tragédia para o país. Com isso, aconteceu uma emigração em massa dos irlandeses para os EUA.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio!

Photo by Ron Cogswell on Flickr

 

E não é à toa que a partir dessa época começaram a surgir as primeiras referências ao Halloween por lá. Assim as tradições do Halloween europeu se uniram aos rituais de colheita americanos.

O milho, por exemplo, entrou com tudo na simbologia do Halloween e a abóbora passou a ser entalhada para virar lanterna. Assim como, a antiga tradição do “trick or treat” virou uma brincadeira entre as crianças americanas.

Photo by Donna G on Unsplash

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio!

E não precisamos nem mencionar que depois que o Halloween se tornou uma tradição americana, ele ficou conhecido em todo mundo, né? Dá até uma vontade de fazer a mesma coisa por aqui!

Imagina você comemorando o Halloween em outro país no ano que vem! Caso você queira viver a experiência do verdadeiro Halloween nos EUA ou, até mesmo, na Irlanda, fale com um de nossos consultores por aqui.

Photo by Mark Duffel on Unsplash

Agora que você já saber a origem do Halloween, pode começar a planejar o seu intercâmbio para um desses destinos e curtir muito essa data!

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Veja também…

5 curiosidades sobre o halloween ao redor do mundo

Como o halloween é comemorado ao redor do mundo?

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório