Meu passaporte venceu e agora? Saiba aqui como renová-lo!
Dicas

Meu passaporte venceu e agora?

Atualizado em 28 de dezembro de 2022

Você já deve ter visto aqui no blog o texto “Por que não esperar a validade do passaporte acabar para fazer a renovação”. Resumindo, ele fala sobre o quanto é importante fazer a renovação do passaporte antes do seu prazo de vencimento. Então, meu passaporte venceu e agora? Alguns países exigem que o documento esteja válido até seis meses após o término da viagem e você deve ficar atento a isso!

Caso o seu passaporte já tenha vencido, não se preocupe! Neste post vamos contar para você o que fazer e como fazer a renovação. Confira a seguir!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Meu passaporte venceu e agora – como renovar?

É importante destacar que não existe uma “renovação” ou “prorrogação” do prazo de validade do passaporte, nem uma emissão de 2ª via. Quando a validade do passaporte acaba, você faz outro passaporte, com outro número e pagamento de taxa.

Então, você terá que repetir todo o processo de fazer um passaporte, assim como foi com o primeiro. Você deve solicitar a emissão do seu novo passaporte pelo link a seguir: 

Solicitação do passaporte

No dia em que você for receber o seu passaporte, é recomendado pela Polícia Federal que você leve o seu passaporte inválido para o seu cancelamento físico. Caso você tenha vistos no seu passaporte antigo, não se preocupe, pois só as primeiras páginas do documento serão canceladas.

Meu passaporte venceu e visto não – o que fazer?

É importante saber que os vistos dentro do prazo de validade ainda continuam valendo, mesmo com seu passaporte vencido. Porém, por motivos óbvios, você ainda deve renovar o seu passaporte, pois são processos totalmente diferentes e cada um possui a sua validade.

Por isso, caso o seu próximo destino de viagem seja um país que exija algum dos vistos do seu passaporte antigo, será preciso levar o documento com você e apresentá-lo junto com seu passaporte novo.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Quanto tempo leva para renovar meu passaporte?

A renovação do passaporte terá a mesma duração do processo de fazer o passaporte pela primeira vez. O documento geralmente fica pronto em 6 dias úteis, e é entregue manualmente, com a apresentação a apresentação da identidade ou outra identificação oficial e assinatura de um recibo.

Caso você não retire seu novo passaporte em até 90 dias, a Polícia Federal pode cancelá-lo.

meu passaporte venceu e agora
Photo by Agê Barros on Unsplash

Quando se renova o passaporte o número e série continua o mesmo?

O número e série não continuam os mesmos, como falamos no primeiro tópico, não existe uma segunda via ou renovação do passaporte que já venceu. Quando seu passaporte vence, você precisa fazer outro documento, com um número diferente e um novo prazo de validade.

Caso, você possua vistos que ainda não estão para vencer no seu passaporte antigo, eles continuam valendo. E você deverá levar o passaporte novo e o passaporte antigo com os vistos na sua viagem (caso necessite de visto).

Quanto tempo demora para vencer o passaporte?

O passaporte brasileiro agora tem o prazo de validade de 10 anos.

É possível renovar o passaporte antes do vencimento?

Sim! Em alguns casos é até melhor fazer a renovação antes do prazo de expiração do documento.

Conforme falamos neste post, renovar o passaporte antes do prazo de validade é muito comum principalmente pelo fato de alguns países exigirem que o passaporte tenha um prazo de vencimento mínimo para passar pela imigração.

Em alguns casos, quando o passaporte não cumpre esse pré-requisito, é possível que você nem consiga comprar a passagem. Por isso, é sempre bom estar atento a esse prazo e marcar a renovação do documento quando necessário.

Com todas essas dúvidas respondidas, o processo de renovação do seu passaporte, com certeza ficará mais fácil!

Ficou com alguma dúvida?

A Egali possui um setor especializado em suporte ao aluno intercambista. Isso faz com que o intercambista que possui um programa conosco receba todo o suporte necessário para realizar o seu intercâmbio da maneira mais segura e responsável.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

 

Veja também…

Como tirar o passaporte: passo a passo completo!

Destinos que você deve carimbar quando visitar!

Porque o primeiro passo para o intercâmbio é o passaporte?

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório