5 fatos interessantes sobre o Halloween ao redor do mundo - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

5 fatos interessantes sobre o Halloween ao redor do mundo

Atualizado em 15 de setembro de 2022

Você já deve ter escutado, seja em filme ou na sua rua mesmo: “Gostosuras ou travessuras?” Você sabia que esse evento vai muito além das fantasias de bruxas e fantasmas? Está pronto para descobrir fatos interessantes sobre o Halloween?

O Halloween é uma data cheia de histórias e costumes que mudam e se mesclam em cada parte do mundo. Você já deve ter escutado muito durante a época de festas de Halloween.

E, em comemoração ao dia 31 de outubro, hoje trazemos algumas curiosidades para você aproveitar ainda mais essas assombrações maravilhosas pelo mundo afora!

 

5 fatos interessantes sobre o Halloween ao redor do mundo

Origem Halloween – Europa Central

O nome Halloween tem origem no Reino Unido e é derivado de “All Hallow’s Eve”. Hallow é um termo antigo para santo e eve significa véspera, o termo, até o século 16, fazia alusão à noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em primeiro de novembro.

Historiadores apontam o antigo festival celta de Samhain como a origem do Halloween. O festival era uma homenagem ao “Rei dos mortos”, entre as comemorações estavam as fogueiras e a celebração da época da colheita.

Impressionante como só o nome dessa festa já é carregado de significados, né?!

fatos interessantes sobre o Halloween
Photo by Ross Sneddon on Unsplash

 

Bruxas – Europa Central

A civilização celta acreditava em duas grandes divindades: A Deusa-Mãe e o Deus Cornífero.

Eles acreditavam que esses deuses eram responsáveis por garantir a prosperidade da descendência, da agricultura, do gado e do sucesso nas guerras. A arte da agricultura, da cura com ervas e da caça era ensinada pela religião Celta.

Um dos fatos interessantes sobre o Halloween mais macabros. Eram realizadas festas ritualísticas em homenagem a essas divindades, além de iniciarem as pessoas nos preceitos da arte mágica. Eles acreditavam na comunicação com os espíritos e na previsão do futuro.

Com a idade média, essa arte foi considerada bruxaria pela igreja católica, tentava combater os praticantes dos costumes celtas.

A partir daí muitas histórias de seres que possuem poderes não conhecidos ou são capazes de feitos inacessíveis a pessoas comuns foram criadas. Assim é possível ver que ideia de bruxa má foi construída através de histórias passadas de geração a geração em muitas culturas por aí.

 

Jack O’Lantern – Irlanda

No Halloween é costume em vários países colocar abóboras com velas acesas na frente de casa. Mas você sabe por quê?

Essas abóboras são chamadas de Jack o’Lantern. A lenda surgiu na Irlanda e conta a história de um cara chamado Jack.

Jack era um alcoólatra que malandramente enganou o Diabo, fazendo com que sua alma não pudesse entrar no inferno. Porém, quando morreu, Jack não podia entrar no céu, por conta da sua vida cheia de pecados.

Sendo assim, ele foi condenado a vagar pela noite com apenas um carvão queimando para iluminar seu caminho. Jack colocou seu carvão dentro de uma abóbora esculpida, virando Jack o’Lantern. Assim, o costume de esculpir abóboras se espalhou pela Irlanda e pela Escócia e mais tarde chegou aos Estados Unidos.

Hoje, o símbolo da abóbora é mundialmente conhecido e é um dos principais elementos que caracterizam o Halloween, além de ser um dos fatos interessantes sobre o Halloween mais curiosos que existem.

Vai dizer que você já não teve vontade de fazer um Jack nessa época do ano?!

fatos interessantes sobre o halloween
Image by SzaboJanos from Pixabay

 

Gato Preto – Europa Medieval

Não é de hoje que consideram o gato preto sinal de mau agouro.

A superstição surgiu na Idade Média, quando acreditavam que por ter hábitos noturnos, os gatos tinham algum tipo de pacto com o demônio. Se o gato fosse preto, além de vir das trevas, eram considerados bruxas disfarçadas (loucura, né?!).

A partir da difusão dessas ideias, e na tentativa da Igreja em combater o paganismo, surgiu uma perseguição aos gatos na Idade Média. Fato irônico se formos considerar que no Egito Antigo os gatos eram reverenciados como divindades. Pobres gatíneos, ainda bem que a Idade Média já passou!

fatos interessantes sobre o halloween
Image by Huda Nur from Pixabay

 

Caveiras Mexicanas

O México possui um dos costumes mais famosos e encantadores relacionados ao Halloween.

No dia primeiro de novembro acontece o dia dos santos inocentes (que homenageia crianças que morreram antes de serem batizadas) e no dia 2 de novembro ocorre o Dia dos Mortos, ou Día de Los Muertos.

Nessas duas datas, os mexicanos acreditam que almas dos falecidos retornam para visitar seus familiares.

Mas você se engana, se acha que essas comemorações são tristes. Pelo contrário!!!

As pessoas oferecem a comidas e bebidas favoritas dos mortos e enfeitam os túmulos com flores coloridas. As caveiras mexicanas também entram como adereços decorativos, elas simbolizam a vida e são usadas para lembrar e homenagear as pessoas falecidas.

O costume da caveira surgiu com os povos pré-colombianos (Maias, Incas e Astecas) que guardavam o crânio de seus ancestrais e o consideravam uma lembrança boa da pessoa falecida. Para eles, a cabeça era a parte mais importante do corpo, pois guardava as memórias.

Com tanta cor e cultura, dá vontade de pegar o primeiro voo e festejar com os mexicanos essa data, não é mesmo?!

fatos interessantes sobre o halloween
Photo by Eduardo Dorantes on Unsplash

Já deu pra perceber que o Halloween é uma festividade muito rica em cultura e história dos mais diversos povos do mundo. Essa data só nos mostra o quanto vale a pena conhecer essas diferentes tradições e nos coloca em contato com o mundo inteiro.

Gostou dos fatos interessantes sobre o Halloween que apresentamos?

Já tem seu intercâmbio marcado? Ainda não? Então conte com a Egali para começar o planejamento do seu programa para a Irlanda ou para a Europa Central clicando no botão abaixo – essa conversa não tem custo nenhum!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

 

Leia também:

Como o Halloween é comemorado ao redor do mundo

Vancouver | Halloween e as fazendas de abóboras

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório