Como o Halloween é comemorado ao redor do mundo? - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Como o Halloween é comemorado ao redor do mundo?

Atualizado em 21 de novembro de 2022

Cada vez é mais normal o Brasil comemorar o Halloween, mas você sabe o que essa data significa? Vamos explicar! O Halloween é uma comemoração anual que acontece em países do mundo todo no dia 31 de outubro. O nome “Halloween” é a junção de “All Hallows’ Eve”, que significa justamente “véspera do dia de todos os santos”.

Cada país comemora essa data de uma maneira diferente, conforme suas crenças e tradições. Por isso, se você vai passar o Halloween fora do Brasil, aproveite para conhecer antes como é celebrado em alguns países do mundo.

Irlanda

Foi lá que tudo começou! Na Irlanda, os moradores seguem as tradições dos tempos dos Celtas e acendem fogueiras em áreas rurais, enquanto as crianças se fantasiam e batem de porta em porta aos pedidos de “doces ou travessuras”, um jogo disseminado também nos Estados Unidos.

Outra coisa bem irlandesa é o Barmbrack, um tipo de pão de Halloween similar a um panetone. A diferença é que o Halloween Brack tem objetos dentro para brincar de adivinhar o futuro. Se achar um anel no seu pedaço, por exemplo, significa que você se casará em breve.

Barm-Brack-Traditional-Irish-Halloween-Bread-6

Em Trim, uma procissão de tochas marca a noite do dia 31 (site: meath ie/tourism). Jogos, desfiles e concursos de fantasias estão na programação pelo país.

halloween-irlanda

Mais informações em: discoverireland.com

 

Estados Unidos

Além do trick or treating, os americanos costumam decorar bem as casas para a ocasião. Uma decoração comum são as jack o’lanterns, lanternas de abóboras esculpidas e entalhadas para parecerem caras assustadoras.

halloween- estados-unidos

Uma brincadeira de Halloween popular nos EUA é bobbing for apples, onde algumas maçãs são colocadas num balde ou panela grande de água, e as crianças precisam pegar a fruta com a boca, sem usar as mãos.

No Magic Kingdom, parque da Disney em Orlando, Mickey comanda as comemorações. Durante a Mickey’s Not-So-Scary Halloween Party (Festa de Halloween Não-Tão-Assustadora do Mickey), até 1º de novembro, os visitantes são incentivados a usar fantasias e brincar de trick or treat pelo parque. Há, ainda, um desfile de personagens da Disney caracterizados.

halloween- estados-unidos-01

 

Reino Unido

Um dos símbolos de Londres, a roda-gigante London Eye se transforma em uma gruta assustadora, com floresta fantasmagórica e pântano borbulhante, até 1º de novembro. Lendas sinistras das torres e pontes à margem do Tâmisa serão narradas aos turistas.

halloween-inglaterra

Mais informações em: visitbritain.com

Um tour por vielas escuras e pelos subterrâneos de Edimburgo, capital da Escócia, é um dos passeios mais assustadores que você pode fazer no Halloween. Os tours precisam ser agendados e são conduzidos a pé pela agência Black Hart.

 

Áustria

Neste país, o costume é alimentar quem já foi dessa para melhor. Eles deixam pães, água e uma lanterna numa mesa antes de irem dormir na noite de Halloween. Isso ajuda a garantir que as almas que voltam para a Terra nesta noite estejam cuidadas.

halloween-austria

 

Bélgica

Na Bélgica, as velas são acesas no Halloween para homenagear a memória de amigos e parentes falecidos. Eles também ficam ressabiados com black cats (gatos pretos) nesse dia, porque acreditam que seja má sorte um desses entrar em casa ou passar na sua frente.

black-cat-on-pumpkin-halloween-belgica

 

Alemanha

Os alemães comemoram o Halloween como o dia de todos os santos. A festa se estende de 31 de outubro a 8 de novembro. As pessoas rezam na igreja por aqueles que já morreram e visitam os túmulos de entes queridos. Uma tradição mais incomum é que eles escondem as facas para se proteger dos espíritos que voltam nessa época.

Photo by Daniel Schmidt on Unsplash

 

 

Brasil

A porta de entrada no País foram as escolas de idiomas, que importaram as lendas, as brincadeiras e as fantasias. A festa foi bem aceita e já é fácil encontrar roupas e decoração típicas para o mês de outubro.

halloween-brasil

A proximidade com o início de novembro, quando diversos países homenageiam os mortos, faz com que em muitos lugares o Halloween se misture a outras tradições.

 

Outros países

Na Espanha e em muitos países latinos, o Dia de Todos os Santos é celebrado no dia 1º de novembro e o Dia de Finados no dia seguinte. Em países como México e Peru, a data é festiva e celebrada com trajes e rituais locais.

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório