Hábitos brasileiros que você NÃO deve manter no exterior - Egali Intercâmbio
Dicas

Hábitos brasileiros que você NÃO deve manter no exterior

Atualizado em 23 de março de 2023

O povo brasileiro costuma ser muito querido pela maioria dos estrangeiros, que admiram a nossa cultura, nosso jeito leve e alegre de levar a vida e as belezas naturais desse nosso amado Brasil. Porém, alguns hábitos brasileiros bem comuns no nosso país podem ser bem estranhos para outras pessoas ao redor do mundo, e, as vezes, podem ser até mesmo ofensivos.

Se você está planejando uma viagem para o exterior o ideal é estar preparado e saber quais atitudes não são bem-vindas em alguns destinos. Vem ler.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Hábitos brasileiros que você deve evitar ao redor do mundo

Quando estamos fazendo um intercâmbio é importante lembrar que estamos em um país e região diferente da que estamos acostumados. Isso quer dizer que a cultura e costumes serão diferentes. Entre os hábitos brasileiros que são mais conhecidos devemos evitar em alguns lugares coisas como:

  • Falar muito alto em público,
  • Usar roupas inadequadas em locais religiosos ou conservadores,
  • Não ser pontual,
  • Desrespeitas filas, e
  • Não dar gorjetas.

Estar atento às diferenças culturais e comportamentais evitará alguns constrangimentos e desrespeito as culturas locais. A seguir, vamos dividir por países alguns hábitos brasileiros que devem ser evitados levando em consideração sua cultura e costumes.:

Coisas que você não deve fazer na Índia

Ao visitar a Índia, é importante anotar alguns hábitos brasileiros que não são bem vistos e algumas práticas culturais comuns no Brasil podem ser consideradas desrespeitosas ou ofensivas.

Usar a mão esquerda para cumprimentar alguém

Aviso aos canhotos: nada de cumprimentar os indianos com um caloroso aperto de mãos. Ou melhor: se for fazer isso, utilize sempre a mão direita.

Isso porque, em muitos lugares da Índia (muitos mesmo, incluindo hotéis de boa qualidade) não há papel higiênico. Então o jeitinho que os indianos encontraram para se limpar é usando a canhota mesmo… Por isso não pega bem estender a mão esquerda para alguém.

hábitos brasileiros na índia
Foto de Elle na Unsplash

E é bom se acostumar, que na Índia ninguém usa muito talher para comer. A galera ataca a comida com a mão. Mas calma, pelos menos é com a mão direita!

Tocar em objetos sagrados ou pessoas sem permissão

A Índia possui uma cultura religiosa muito forte, brasileiros costumam “ver com a mão”, ou seja, tocar para apreciar algo e entender do que é feito. Uma dica: não faça isso.

hábitos brasileiros
Foto de Unfold Memory na Unsplash

Além das que citamos acima vale apontar outras práticas no país:

  • Usar roupas muito reveladoras ou curtas,
  • comer carne de vaca em locais religiosos,
  • não respeitar o sistema de castas, e
  • não lavar as mãos antes das refeições.

Hábitos para não ser mantidos na França

Ao realizar um intercâmbio na França, você deve se atentar a alguns hábitos brasileiros como falar alto e ser centro de uma baderna. Além disso, se você não cumprimentar uma pessoa com um beijo no rosto é sinal de desrespeito e os franceses não gostarão muito. 

Servir bebida alcoólica a si mesma se você for mulher

Machismo?! As mulheres que são chegadas a um vinho, ou a qualquer outra bebida alcoólica, precisam segurar a onda na França quando tiverem vontade de se servir. Mesmo em encontros informais, em bares ou restaurantes, é considerada uma tremenda falta de educação pelos franceses a mulher abastecer o próprio copo de bebida.

Tá certo que costume é costume, mas não deixa de ser uma contradição isso ainda rolar no país da intelectual Simone de Beauvoir.

hábitos brasileiros na frança
Foto de Louis Hansel na Unsplash

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Que a França tem fama pela sua gatronomia já sabemos, o incrível é que essa fama está muito atrelada ao que estamos trazendo nesse post. Você sabia que comer pão com refeições como acompanhamento é quase um crime social na França?

O que não fazer no Iraque

Sabia que você não deve falar sobre religião ou política sem cautela no Iraque? Isso é considerado um ofensa as religiões e ao governo. Confira alguns hábitos brasileiros que devem ser evitados no Iraque.

Mostrar a sola do sapato para as pessoas

Sim, deixar à mostra a sola do seu sapato enquanto conversa com alguém é uma grande falta de educação entre os iraquianos.

hábitos brasileiros mostrara a sola do sapato no iraque
Foto de Igor Sergeyev na Unsplash

Se você for curtir as próximas férias por lá, nada de sentar com as pernas cruzadas naquele estilo despojado, com uma delas aberta, deixando a sola do sapato à mostra. O costume local pede que você mantenha as pernas unidas. 

Além disso, existem outras manias brasileiras que podemos evitar e tomar cuidado quando estivermos no Iraque, como:

  • beber em público ou em locais religiosos,
  • demonstrar afeto em público, e
  • fotografar pessoas sem permissão.

Lembre-se de tomar cuidado ao visitar países que você não conhece.

O que o Brasileiro não deve praticar na Alemanha

A Alemanha é um dos países mais desenvolvidos do mundo, o governo e a sociedade seguem a risca diversas leis e respeitam uns aos outros por lá. É um país incrível para os intercambistas que querem estudar Alemão, porém você deve ficar atento à hábitos brasileiros como:

Pontualidade

A pontualidade é altamente valorizada na cultura alemã e é vista como um sinal de respeito e consideração pelos outros. Na Alemanha, as pessoas geralmente chegam a compromissos com 5 a 10 minutos de antecedência e esperam que os outros também cheguem na hora marcada.

Ser atrasado para uma reunião ou compromisso é considerado rude e pode ser interpretado como uma falta de respeito pelo tempo e pela agenda dos outros.

hábitos brasileiros na alemanha - pontualidade
Foto de Maddi Bazzocco na Unsplash

Além disso, na Alemanha, a pontualidade não é apenas aplicada a reuniões e compromissos pessoais, mas também no âmbito profissional. Atrasos para o trabalho ou para reuniões de negócios podem ser mal vistos e prejudicar a imagem do profissional.

Por que aprender alemão na Alemanha?

É importante estar ciente dessas expectativas culturais e se esforçar para ser pontual em todas as situações na Alemanha, a fim de demonstrar respeito pela cultura local e construir relações de confiança com os outros.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Hábitos brasileiros que você deve esquecer na Bélgica

Os brasileiros são, em geral, pessoas super extrovertidas e sociáveis, que costumam ficar bem empolgados em muitas conversas, pois amam um bate papo descontraído. Porém, quando você for à Bélgica talvez seja necessário controlar um pouco esse entusiasmo.

Ficar tocando em alguém durante uma conversa

hábitos brasileiros de tocar em outras pessoas
Foto de youssef naddam na Unsplash

Aqueles hábitos brasileiros na hora de cumprimentar alguém como dizer “Como é que você tá, rapaz!”, seguido de um tapão nas costas, simplesmente não têm a ver com o estilo dos belgas. É um gesto incompreensível, porque não faz parte do costume do povo de lá.

E sabe aquele colega de escola que insiste em pegar no seu braço enquanto conta uma história superchata? Fazer isso na terra dos melhores chocolates do mundo é pior ainda. Os belgas não gostam de ser tocados ou apalpados enquanto conversam.

Habitos que devemos evitar no Canadá

No Canadá, é proibido beber álcool em locais públicos, como ruas, parques e praias. A lei canadense estipula que o consumo de álcool é permitido apenas em áreas designadas, como bares, restaurantes e áreas privadas. Beber na rua é considerado uma violação da lei e pode resultar em uma multa ou até mesmo ser preso. Temos certeza que ser preso não está na lista de a fazeres no Canadá, não é mesmo?

hábitos brasileiros
Foto de Kelsey Chance na Unsplash

Além disso, o respeito pela proibição de beber na rua no Canadá não se limita apenas à questão legal, mas também é uma questão cultural. Os canadenses valorizam a ordem e o respeito pelos espaços públicos, e beber na rua é visto como uma falta de consideração pelo bem-estar da comunidade.

Conheça mais sobre o Canadá em nossos posts exclusivos:

O que não fazer na China

O continente asiático é totalmente diferente de nós, lá eles prezam por honra, esforço e meritocracia. Assim é comum ver hábitos totalmente diferentes do Brasil, como o cumprimento, o respeito com os professores e com autoridades. Aqui vai um hábito bem incomum que temos certeza que você nunca tinha pensado nisso:

Desfilar pelas ruas com um belo bronzeado no corpo

hábitos brasileiros
Foto de Anthony Tran na Unsplash

Exibir o bronzeado pode ser o máximo nas praias brasileiras, mas não é um costume dos chineses, pois envolve uma questão de status social. Lá, ter a pele menos bronzeada é um sinal de prosperidade, pois indica que você não tem de trabalhar exposto ao sol, como muitos camponeses pobres.

Hábito a ser evitado na Suécia

Suecos amam festas, porém tudo tem sua regra no país com um dos maiores IDHs do mundo. Confira abaixo um dos hábitos brasileiros mais comuns por aqui que devem ser cuidados na Suécia:

Chegar atrasado ou levar um amigo extra a uma festa

Se você for convidado para uma festa na Suécia, não pense em levar um amigo junto para se sentir mais à vontade.

Os suecos são bem formais e especificam no convite se você pode ou não levar alguém (simplesmente não haverá lugar na mesa para um penetra). E é bom também manter o relógio adiantado. Para qualquer compromisso recomenda-se chegar cinco minutos antes.

hábitos brasileiros
Foto de Danny Howe na Unsplash

Os suecos também são duros com vizinhos barulhentos. Certa vez um diplomata brasileiro convidou um vizinho para a sua festa só para evitar reclamações. Não é que o cara foi, curtiu a festa, voltou pra casa e… chamou a polícia!

O que não fazer em Londres

A cultura londrina valoriza a discrição, a educação e o respeito ao próximo. Além disso, a pontualidade é altamente valorizada e ser atrasado para um compromisso pode ser considerado um desrespeito.

Portanto, é importante estar atento aos hábitos e comportamentos da cultura londrina e fazer um esforço para se adaptar aos hábitos locais, a fim de ter uma experiência de intercâmbio incrível.

hábitos brasileiros
Foto de abi ismail na Unsplash

Ao realizar um intercâmbio em Londres, é importante estar ciente das diferenças culturais e comportamentais entre o Brasil e o Reino Unido. Alguns hábitos brasileiros podem ser considerados inadequados ou desrespeitosos em Londres, como, por exemplo, falar alto em locais públicos, furar filas, não respeitar a pontualidade, não remover os sapatos ao entrar em uma casa, e não dar gorjetas.

Basta escolher o seu destino

Agora que você já sabe quais hábitos brasileiros é melhor deixar de lado ao visitar algum país do exterior pode já se preparar e planejar o intercâmbio conosco! Se você ainda tem dúvidas sobre qual destino escolher ou até mesmo sobre documentação, a Egali auxiliar você desde o primeiro passo, avalia seu perfil e entender melhor seus objetivos conforme o que você mais gosta!

Entre em contato agora mesmo e tire todas as suas dúvidas clicando abaixo:

Fale com com um especialista em intercâmbio!

Se curtiu o conteúdo não deixe de conhecer com exclusividade também:

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório