Como validar o diploma brasileiro na Irlanda: estude na sua área no exterior!
Dicas
Irlanda

Como validar o diploma brasileiro na Irlanda

Atualizado em 25 de março de 2023

Aqui no blog, já falamos como validar seu diploma brasileiro na Austrália, e assim como na terra dos cangurus, a Irlanda também é um dos destinos mais queridos pelos intercambistas. O fato de se poder trabalhar e estudar por lá, com certeza, é um dos maiores atrativos do país.

Mas e se depois de seu período de intercâmbio der aquela vontade de trabalhar na Irlanda na sua área de atuação, como você pode fazer isso? Foi pensando nisso que agora vamos explicar como funciona a validação do diploma brasileiro na Irlanda.

Como validar o diploma brasileiro na Irlanda

Reunimos nesse post os principais passos que você precisa para saber como validar o diploma brasileiro na Irlanda. Confira as informações e descubra os documentos necessários para conseguir a validação.

Qualificações listadas no QQI

O reconhecimento do diploma brasileiro na Irlanda para a maioria dos cursos é simples. No site do QQI (Quality and Qualifications Ireland), você pode encontrar uma lista com várias qualificações e tipos de diplomas que o país reconhece.

Se você possuir alguma das qualificações listadas no site, você pode fazer o download da declaração de comparabilidade e imprimir. O seu diploma também deve possuir uma tradução, e caso alguma empresa ou instituição solicite seu diploma, o diploma oficial deve ser apresentado com a tradução e a declaração de comparabilidade da sua qualificação.

como validar o diploma na Irlanda
Foto de RUT MIIT na Unsplash

Qualificações não listadas no QQI

Caso sua qualificação não esteja na lista do site do QQI, você vai precisar dos seguintes documentos para fazer o reconhecimento:

  • Cópia do diploma original;
  • Tradução juramentada para o inglês do diploma original (A tradução juramenta na Irlanda custa em torno de 20 euros por cada lado do documento.);
  • Cópia do histórico escolar com as matérias cursadas e notas;
  • Tradução juramentada do histórico escolar com as matérias cursadas e notas;
  • Documento que comprove mudança de nome, caso necessário.
  • Cópia de documentos de graduação, em caso de pós-graduação, por exemplo.

Com esses documentos em mãos, você deve imprimir e preencher o formulário de inscrição disponível aqui. Esse formulário deve ser enviado juntamente com os documentos solicitados para o e-mail: qualadvice@qqi.ie. Coloque no assunto do e-mail “seu nome + Qualification Recognition Advice”.

O tempo médio para análise é de 12 semanas. Você vai receber um e-mail com detalhes do reconhecimento do seu diploma. Se você tiver dúvidas, acesse esse link.

E se você possui diploma para exercer uma profissão regulamentada na Irlanda, como em direito, enfermagem, medicina, farmácia, odontologia, magistério, contabilidade, etc., você precisa se inscrever no órgão específico da sua profissão. Para consultar a lista das profissões regulamentadas e seus respectivos responsáveis, clique aqui.

Como validar o diploma brasileiro na Irlanda
Foto de Lewis Keegan na Unsplash

Viu? Validar o diploma brasileiro na Irlanda não é tão difícil! Já se imaginou trabalhando na sua área no país dos seus sonhos? 😀

Ainda com dúvida sobre como validar o diploma brasileiro na Irlanda?

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

 

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório