Como validar o diploma brasileiro na Nova Zelândia - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio
Nova Zelândia

Como validar o diploma brasileiro na Nova Zelândia

Atualizado em 10 de abril de 2017

A Nova Zelândia é um país que está sempre de portas abertas para profissionais estrangeiros que podem contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. É importante que esses profissionais tenham inglês fluente e formação e experiência profissional caso desejem imigrar para o país.

Outro passo importante é que a profissão esteja regularizada e que esse processo comece o quanto antes.  Assim, caso você receba uma oferta de trabalho, você não irá perdê-la.

Confira a seguir algumas maneiras de validar o diploma brasileiro na Nova Zelândia, para que você possa trabalhar ou seguir seus estudos por lá, já imaginou?

 

Como validar o diploma brasileiro na Nova Zelândia

 

O primeiro passo que você deve fazer caso queira trabalhar na sua área por lá é avaliar o mercado para saber se você encontrará vagas de emprego (dê uma olhada nos sites em que você poderá ver isso no nosso check list).

Caso você queira fazer uma graduação ou uma pós-graduação na Nova Zelândia, o ideal é você procurar a instituição de ensino em que você quer estudar e ver quais são as suas exigências para a validação de diploma.

 

1. Conselhos de profissões

Se você deseja trabalhar na área em que é formado na Nova Zelândia, o próximo passo depois de avaliar o mercado é a validação ou reconhecimento do seu diploma.

Para muitas profissões como as das áreas da saúde, educação e arquitetura, você vai precisar ser registrado no conselho da profissão. Assim, você poderá exercer legalmente o trabalho da sua área.

Porém, é preciso estar ciente que cada conselho possui suas exigências. Em alguns, eles poderão pedir que você estude mais algumas disciplinas ou faça uma prova para equiparar seus estudos com os da Nova Zelândia. E em outros a comprovação de experiência num emprego internacional similar e a proficiência em inglês são suficientes.

E falando em proficiência em inglês, é muito importante ter em mente que ela é essencial. Sem uma nota boa no IELTS, você não conseguirá trabalhar na sua área na Nova Zelândia.

Confira a seguir alguns dos conselhos profissionais da Nova Zelândia:

Architects Education & Registration Board Dental Technicians BoardDental Council of New ZealandElectrical Workers Registration BoardEngineers Registration BoardImmigration Advisers Licensing AuthorityMedical Council of New ZealandNursing Council of New ZealandNew Zealand Law SocietyPharmaceutical Society of New ZealandPhysiotherapists Board Plumbers, Gasfitters and Drainlayers BoardReal Estate Agents Licensing BoardRegistration Boards SecretariatNew Zealand Institute of Surveyors •Teachers Registration BoardVeterinary Council of New Zealand

egali-intercambio-como-validar-o-diploma-brasileiro-na-nova-zelandia-01

 

2. International Qualifications Assessment (IQA)

A International Qualifications Assessment (IQA) é uma avaliação completa das qualificações que você ganhou fora da Nova Zelândia. Ela avalia em qual nível de sua qualificação internacional se alinha ao quadro de qualificações da Nova Zelândia (NZQF). Você receberá um relatório que você pode usar para fins de imigração, para emprego na Nova Zelândia, estudo e outras razões.

• Quando devo fazer a IQA?

– Se você quiser se candidatar ao Skilled Migrant Visa (visto para residir na Nova Zelândia por conta das habilidades de trabalho que você possuir) após ter recebido o “convite para candidatar-se”;

– Quando se candidatar a um emprego no qual o empregador da Nova Zelândia pode não estar familiarizado com a sua qualificação;

– Quando se candidatar a um registro profissional ou industrial na Nova Zelândia (parte do processo de registro mais amplo);

– Quando se candidatam a fazer mais estudos através de uma instituição de educação da Nova Zelândia (lembrando que o IQA nem sempre é uma exigência dependendo da instituição);

egali-intercambio-como-validar-o-diploma-brasileiro-na-nova-zelandia-02

• Como funciona a IQA?

Se suas qualificações forem reconhecidas pela NZQA (New Zealand Qualifications Authority), elas serão comparadas a um nível no NZQF. Esses níveis vão de 1 a 10, sendo o 10 o nível mais alto de qualificação.

Essa comparação aos níveis do NZQF é uma maneira de traduzir sua qualificação para empregadores da Nova Zelândia, provedores de educação e/ou imigração neozelandesa.

• Níveis de qualificação da NZQF

Os níveis do NZQF são baseados em quão complexa é a aprendizagem. Os níveis de 1 a 3 abrangem a NCEA (National Certificate of Educacional Achievement), que seriam a escola secundária na Nova Zelândia.

Após a escola secundária (depois que o aluno completa o ensino médio), os níveis variam entre as qualificações de escolas politécnicas,universidades,  estabelecimentos de treinamentos confidenciais, organizações da formação da indústria, entre outros.

Confira a seguir a tabela com os níveis da NZQF:

egali-intercambio-como-validar-o-diploma-brasileiro-na-nova-zelandia-03

• Quais documentos preciso enviar?

Algumas pessoas optam por fazer o IQA com a ajuda de um consultor de imigração licenciado para garantir que a aplicação seja feita corretamente pela primeira vez. Porém, se você deseja fazer esse processo sozinho, aqui vai a lista de documentos que você precisará enviar:

– Uma cópia CERTIFICADA da página de bio-dados do seu passaporte (a página que tem a sua foto, seu nome completo e data de nascimento);

– O seu diploma ou certificado de formação ORIGINAL (aquele que você recebeu quando você se formou)

– O ORIGINAL do registro completo de seus estudos (que foi emitido a você com o seu diploma ou certificado)

– Todos esses documentos devem possuir uma TRADUÇÃO JURAMENTADA.

Uma dica que nós damos, é que você aplique o IQA quando já estiver na Nova Zelândia, como por exemplo, num intercâmbio. Isso porque as chances dos documentos originais serem extraviados no correio são menores.

Porém, caso você só tenha como enviar os documentos por correio, e o extravio aconteça, o NZQA se responsabiliza pela perda e você terá ajuda financeira para tirar segunda via dos documentos.

Depois que você tiver todos esses documentos, preencha o formulário on-line disponível aqui. Você receberá mais informações, como o endereço para onde os documentos devem ser enviados, após o preenchimento e o pagamento do formulário.

egali-intercambio-como-validar-o-diploma-brasileiro-na-nova-zelandia-04

• Quanto custa?

A taxa da aplicação da IQA é de 746 dólares neozelandeses. Se você preferir que sua aplicação seja mais rápida, uma taxa de 404 dólares neozelandeses será cobrada a mais. O pagamento é feito no último passo da aplicação do formulário on-line.

Saiba mais sobre as taxas da IQA aqui.

• Quanto tempo leva?

O tempo vai depender se você enviar todos os documentos corretos e necessários. Se todos os seus documentos estiverem corretos, aplicação padrão leva em torno de 35 dias úteis e a aplicação rápida em torno de 20 dias úteis.

Evite atrasos, confira se você tem todos os documentos necessários prontos quando iniciar a aplicação da IQA.

Para saber mais sobre a IQA clique aqui.

egali-intercambio-como-validar-o-diploma-brasileiro-na-nova-zelandia-05

 

3. Check list

Confira abaixo o check list de coisas que você precisa fazer para validar seu diploma brasileiro na Nova Zelândia:

• Proficiência em inglês

Sem falar inglês fluentemente (e se comprovação da sua proficiência na língua), você não vai conseguir validar seu diploma ou conseguir um trabalho na sua área. O teste aceito na Nova Zelândia é o IELTS (Internacional English Language Testing System).

• Avaliar o mercado de trabalho

O mercado está procurando por profissionais da sua área? Existem vagas disponíveis para profissionais com a sua qualificação e experiência? Dê uma olhada em websites como www.careers.govt.nz, www.trademe.com.nz/jobs, www.seekme.co.nz para ter uma ideia de como anda sua profissão.

• Se informar se sua profissão precisa de registro ou alguma validação especial (como a IQA)

Procurar o conselho de sua profissão e se informar do passo a passo para seu registro se necessário (esses requerimentos mudam constantemente).

• Preparação

Tire cópia e faça a tradução juramentada de todos os seus diplomas e registros brasileiros. Não se esqueça também de tirar cópia e mandar traduzir a grade de disciplinadas do seu curso.

• Peça ajuda

Procure um agente de imigração oficial para te ajudar na sua solicitação de vistos se você tiver alguma dúvida.

egali-intercambio-como-validar-o-diploma-brasileiro-na-nova-zelandia-06

 

Eaí, pronto para ir trabalhar na sua área na Nova Zelândia? Com certeza, todo esse trabalho para validar seu diploma vai valer a pena! 😉

 

Fonte: Revista MBA e New Zealand Qualifications Authority.

  • egali
    Por egali