Qual a diferença entre Intercâmbio e Turismo? - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Qual a diferença entre Intercâmbio e Turismo?

Atualizado em 05 de janeiro de 2023

Hoje em dia, em nosso cenário de pós-pandemia, muito se tem falado sobre viagens. Elas estão cada vez mais acessíveis e mais desejadas do que nunca. A geração atual tem deixado de acumular bens materiais para acumular carimbos no passaporte e experiências incríveis. Com essa onda de exploradores do mundo, surgem algumas dúvidas. Afinal, qual a diferença entre fazer intercâmbio e turismo? Será queé a mesma coisa?

Já podemos adiantar que não. São duas coisas bem distintas. Ambas envolvem o ato de viajar, mas o objetivo delas é diferente. É o que vamos mostrar neste post.

Diferença entre Intercâmbio e Turismo

Intercâmbio

Em educação, intercâmbio refere-se a estudantes que passam um período que varia de seis meses a um ano estudando e/ou trabalhando em outro país. Não existe uma data limite, intercâmbios podem ser feitos a partir de duas semanas.

A partir da década de 90, o termo se popularizou e mais pessoas passaram a ter interesse em saber como é fazer intercâmbio. O dicionário define intercâmbio como troca e relações entre nações. A troca é um processo comum que serve de base para as relações de qualquer sociedade.

intercâmbio e turismo
Photo by Naassom Azevedo on Unsplash

O intercâmbio é sim um processo de troca, mas vai muito além disso. É uma fonte de oportunidades, contatos e aprendizado, não só do inglês, como também da vida.

Realizar um intercâmbio é abrir-se para novas vivências, novas culturas e interação com pessoas de lugares diferentes, o que o torna uma experiência inigualável.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Turismo

Turismo é o conjunto de atividades que envolvem o deslocamento de pessoas de um lugar para outro, seja ele doméstico ou internacional.

Ele está ligado a diversos segmentos, entre eles:

  • o turismo de consumo (onde são organizadas excursões com o objetivo principal de fazer compras),
  • o turismo religioso (realizado para encontros em regiões com tradição religiosa),
  • turismo cultural,
  • turismo rural,
  • turismo ecológico,
  • entre outras categorias.
Photo by Luca Nicoletti on Unsplash

São consideradas turistas as pessoas que saem de seu país ou região para uma viagem de visita a outro país, estado ou região por um período não superior a 12 meses sem que a intenção principal seja desenvolver uma atividade remunerada.

O turismo tem grande importância na economia mundial, pois a chegada de turistas aumenta o consumo, a produção de bens e serviços e, principalmente, a necessidade de criação de novos empregos.

Ficou com alguma dúvida?

Agora que você entendeu a diferença entre intercâmbio e turismo, pode começar a planejar o seu programa de intercâmbio para um de nossos destinos. Para isso, basta clicar no link abaixo e conversar com um de nossos consultores especialistas em intercâmbio, eles irão auxiliar você com o planejamento e tirar suas dúvidas iniciais.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório