O que não fazer no intercâmbio: saiba aqui como não cometer uma gafe no exterior.
Tudo sobre intercâmbio

O que não fazer no intercâmbio

Atualizado em 13 de dezembro de 2022

Como você já deve desconfiar, o mundo é um lugar muito grande e repleto de pessoas. Por isso, é bem normal que alguns costumes que sejam comuns para você, não habituais em outras partes do mundo. Então, decidimos fazer esse post com dicas sobre o que não fazer no intercâmbio. Cabe lembrar que o post reitera situações corriqueiras de cada cultura de alguns dos destinos que trabalhamos, com dicas ao que os intercambistas devem especificamente se atentar e não com a generalização desses destinos.

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

E se você se interessa por esse tipo de assunto, você pode ler o post 6 hábitos que deveríamos aprender com os estrangeiros e 8 hábitos que os estrangeiros deveriam aprender com a gente (por que os brasileiros são maravilhosos, não é mesmo?).

França – o que não fazer no intercâmbio

Uma dica que vale principalmente se você está pisando em território francês, é não interpretar como pessoal a rigidez cultural ou a forma diferente de reagir frente a determinadas situações.

Os franceses, por exemplo, não costumam abraçar com a mesma frequência com que fazemos no Brasil. Nesse sentido, é importante que durante o seu intercâmbio você vá entendendo como os nativos se comportam, mas a dica é: praticar o clássico (dar os dois beijinhos como forma de cumprimento ou oferecer a mão em ambientes mais formais)!

O que não fazer no intercâmbio
Photo by JOHN TOWNER on Unsplash

Nova Zelândia – o que não fazer no intercâmbio

Já na Nova Zelândia, uma simples buzinadinha no trânsito pode dar muita dor de cabeça, já que esse ato significa um insulto à pessoa.

O que não fazer no intercâmbio
Photo by Ömer Faruk Bekdemir on Unsplash

Reino Unido – o que não fazer no intercâmbio

Pode parecer dúbio, mas existe uma lei que proíbe que pessoas alcoolizadas fiquem dentro de um bar. Ao nosso olhar, tende a não fazer muito sentido, mas se isso acontecer, você pode ser convidado a se retirar do local.

Taxistas e motoristas de aplicativo também podem se negar a realizar o serviço caso você tenha consumido muito álcool. Por isso indicamos que você evite ultrapassar o seu limite de drinks e evitar complicações. No final, todo mundo sai ganhando!

O que não fazer no intercâmbio
Photo by Fábio Mauro on Unsplash

Irlanda – o que não fazer no intercâmbio

Jamais confunda a República da Irlanda com a Irlanda do Norte (país que faz parte do Reino Unido, ao lado da Escócia, País de Gales e Escócia). Em termos culturais, são países completamente diferentes, ainda que estejam separadas por limites fronteiriços.

Então, se você estiver conversando com um nativo, certamente, colocar os dois países em comparação ou confundi-los, é algo que você NÃO deve fazer no sue intercambio na Irlanda. É interessante pesquisar sobre a história de ambos os países antes de realizar o intercâmbio, assim, ligar os pontos fica mais fácil e por consequência, a maneira de se referir ao país se dará organicamente.

O que não fazer no intercâmbio
Photo by Saad Chaudhry on Unsplash

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Alemanha – o que não fazer no intercâmbio

Enquanto você estiver no seu intercâmbio na Alemanha, algo imprescindível a ser lembrado, é que os alemães não descartam o papel higiênico da mesma forma como fazemos aqui no Brasil.

De modo algum, descarte papel higiênico utilizado através do cesto, pois diferente daqui, na Alemanha, o correto é depositar o papel higiênico no vaso sanitário depois de utilizado. O uso da lixeira é indicado apenas para o descarte de absorventes, lenços umedecidos e fio dental, e nunca para papel usado!

O que não fazer no intercâmbio
Photo by Claudio Schwarz on Unsplash

Chile – o que não fazer no intercâmbio

Uma dica importante para o tópico – o que não fazer no intercâmbio no Chile – seguramente, seria a de não relativizar o clima e as temperaturas. Apesar da proximidade territorial do Brasil, são climas completamente distintos.

Independentemente da estação, para brasileiros tende a ser um pouco gelado, nesse caso, é imprescindível que na hora de fazer as malas e antes de sair da hospedagem no próprio país, os agasalhos e casacos apropriados acompanhem você.

O que não fazer no intercâmbio
Photo by Thomas Griggs on Unsplash

Estados Unidos – o que não fazer no intercâmbio

Ao contrário do Japão, nos Estados Unidos, você não deve se esquecer de deixar gorjetas.

O que não fazer no intercâmbio
Photo by Ferdinand Stöhr on Unsplash

Itália – o que não fazer no intercâmbio

Não peça cappuccino após o meio dia (ele é considerado uma bebida apenas para o café da manhã. Uma pena…).

O que não fazer no intercâmbio
Photo by Mathew Schwartz on Unsplash

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas!

Agora que você já sabe o que não fazer no exterior, é só se preparar para a sua viagem e curtir o seu destino! 

E caso você queira que a sua viagem seja um intercâmbio, entre em contato com os nossos consultores por aqui.

Você também pode se interessar…

Curiosidades sobre o Reino Unido que você vai gostar de saber

Intercâmbio na Itália – 7 motivos para fazer agora!

Quanto custa um intercâmbio na Irlanda?

Você ficou com alguma dúvida?

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

 

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório