Como validar o diploma brasileiro no Canadá - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio
Canadá

Como validar o diploma brasileiro no Canadá

Atualizado em 24 de fevereiro de 2023

Depois de saber como validar o diploma brasileiro na Austrália e na Irlanda, agora chegou a vez de entendermos como validar o diploma brasileiro no Canadá!

É importante lembrar que cada província do Canadá possui suas regras de trabalho, e que isso faz com que os imigrantes, na maioria das vezes, tenham que passar por vários testes e papeladas antes de conseguirem trabalhar em suas áreas de atuação. O post de hoje vai esclarecer um pouquinho disso tudo. Vamos conferir!

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Como validar o diploma brasileiro no Canadá?

Para validar o diploma brasileiro no Canadá o primeiro passo é providenciar uma credencial de avaliação educacional (ECA) e, depois disso, enviar toda a documentação solicitada. Confira o passo a passo!

O que é a ECA e como solicitar?

A ECA (Educational Credential Assessment) é uma credencial de avaliação educacional exigida pelo Governo Canadense para verificar se o grau, diploma ou certificado estrangeiro é válido e igual a um canadense.

Todas as pessoas que quiserem participar do Programa Federal de Trabalhadores Qualificados (FSWP) ou quiserem continuar seus estudos em alguma universidade canadense precisam obter o ECA.  Você precisará enviar a ECA para todos os níveis de educação que você quer que o país considere.

É importante lembrar que uma ECA pode adiantar como seus aprendizados se equivalem aos do Canadá, e também pode ajudar quando você está procurando um emprego. Porém, essa avaliação não garante que você comece um trabalho em sua área de atuação ou em um determinado nível.

Se você quiser saber quais são as perspectivas do mercado de trabalho para a sua ocupação na região em que você pretende se estabelecer, visite o Job Bank. Caso você queira trabalhar em uma profissão regulamentada, você ainda deve obter sua licença na província ou território que você vai morar.

Cada província possui uma autoridade reguladora que decidirá se você pode ser licenciado em uma profissão. Ela avaliará fatores como sua educação, experiência, competências, habilidades de linguagem e outras categorias dependendo de sua área. Saber esses pontos é o primeiro passo para validar o diploma brasileiro no Canadá.

validar o diploma brasileiro no Canadá

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Quis organizações emitem a ECA aceita pelo Canadá?

Para ter uma ECA aceita pelo Canadá, é preciso pedir a emissão para uma das organizações designadas pela Cidadania e Imigração do Canadá (CIC). Você poderá escolher entre 7 opções de organizações conforme suas necessidades:

Comparative Education Service – University of Toronto School of Continuing Studies

International Credential Assessment Service of Canada

• World Education Services (WES)

• International Qualifications Assessment Service

International Credential Evaluation Service

Medical Council of Canada (para médicos)

• Pharmacy Examining Board of Canada (para farmacêuticos)

validar o diploma brasileiro no Canadá

 

Qual o jeito mais fácil de fazer o processo da ECA?

A organização mais utilizada pelos brasileiros é a World Education Services (WES), por ser mais rápida (por isso, vamos exemplificar o processo da ECA através dela). Duas dicas que damos sobre o processo para conseguir a ECA, é que você deve comprar o processo de validação específico para o FSWP (Programa Federal de Trabalhadores Qualificados) e que o valor cobrado é para um processo único, independente de quantos diplomas você mande.

Passo a passo para iniciar a validação do seu diploma brasileiro no Canadá

a) Documentos que você deve enviar:

• Tradução Juramentada

Para validar o diploma brasileiro no Canadá, antes de mais nada, tenha em mãos os originais (ou cópia autenticada) do diploma e do histórico acadêmico e mande fazer a tradução juramentada.

Observação: Mande a cópia autenticada da tradução juramentada. Não é necessário mandar a tradução original, fique com ela para usar no futuro.

• Cópias do Certificado e Diploma

Além da tradução juramentada, você deve mandar cópia autenticada do seu(s) diploma(s) e seu(s) histórico(s) acadêmico(s). (Não mande o original)

• Formulário de aplicação

A WES fornece, é aquele documento que você viu no final da compra do serviço deles.

b) Documentos que a instituição em que você estudou deve enviar:

Eles exigem que a instituição de ensino mande um envelope selado, assinado e carimbado contendo o diploma, o histórico acadêmico e, se possível, uma descrição de cada disciplina do curso (porém na maioria das vezes, demora muito para a universidade fazer isso, por isso, não é obrigatório).

Quando você adquire o serviço da WES, eles te dão um formulário em que metade dever ser preenchido por você e a outra metade pela universidade. Então, quando você for à universidade solicitar os documentos, leve esse formulário com você para que eles coloquem no envelope junto com o restante.

Observações: Não é preciso ser uma segunda via dos documentos, pode ser uma copia normal de cada um com um carimbo da instituição dizendo que reconhecem como cópia do original.

Pegue o envelope com eles já endereçado (forneça o endereço do WES e peça para eles colocarem o deles como remetente) e poste no correio.

Após o envio pelo correio, a promessa do WES é que seu retorno venha em 10 dias úteis (duas semanas) a partir da data de chegada dos documentos.

Lembrando que se você é formado em medicina ou farmácia existem órgãos especializados para isso: o Medical Council of Canada e o Pharmacy Examining Board of Canada. Além disso, todos os órgãos citados acima fazem um bom trabalho, então não têm problema optar por algum deles ao invés do WES. 🙂

egali-intercambio-como-validar-o-diploma-brasileiro-no-canada-03

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Como trabalhar na área no Canadá?

Depois de conseguir a ECA e validar o diploma brasileiro no Canadá, o processo de conseguir um trabalho na sua área de atuação fica mais fácil. No Canadá existem as profissões regulamentadas e as não regulamentadas. Essa regulamentação varia de província para província. Por isso, é preciso consultar o Job Bank para saber se sua profissão exige regulamentação na área em que você pretende morar.

Profissões regulamentadas no Canadá

Uma profissão regulamentada (por exemplo, arquiteto, engenheiro ou encanador) é controlada por lei provincial e territorial (e às vezes federal) e governada por um órgão regulador ou uma autoridade de aprendizagem. Essas profissões são regulamentadas para proteger a saúde pública e segurança, e para certificar-se que os profissionais dessas áreas são qualificados. Cerca de 20% dos empregos no Canadá são regulamentados.

Um órgão regulador normalmente avalia o reconhecimento de credenciais. Verifique com o órgão regulador ou outra organização para sua ocupação para descobrir se você precisa de uma avaliação. É importante lembrar que cada ocupação regulamentada tem seus próprios requisitos para obter uma licença ou certificado. Dente esses requisito geralmente incluem:

• Uma avaliação de sua formação e habilidades contra os padrões da profissão, comparando suas transcrições acadêmicas originais e outros documentos relacionados, como descrições de cursos universitários, com o treinamento fornecido por faculdades e universidades canadenses;

• Exames escritos, entrevista ou ambos;

• Uma avaliação das suas competências linguísticas e de comunicação;

• Um período especificado de experiência de trabalho supervisionado.

Se você quer trabalhar como trade, funções como carpinteiro, eletricista, encanador… Visite o site Red Seal para obter mais detalhes sobre o treinamento, habilidades e experiência que você precisa para atender. Como trade, você ainda pode ser elegível para imigrar através do Federal Skilled Trades Program.

validar o diploma brasileiro no Canadá

Profissões não regulamentadas no Canadá

Alguns empregadores exigem que os candidatos a emprego sejam registrados ou certificados pela associação profissional relevante. A avaliação e o reconhecimento de credenciais ajudarão os empregadores canadenses a entender suas qualificações, por isso a ECA é essencial na hora de procurar um emprego na sua área.

Os requisitos de trabalho podem variar muito entre os empregadores. Esteja preparado para provar que você tem a educação ou experiência para fazer o trabalho. Você pode ter que:

• demonstrar um certo nível de habilidades e competências;

• ter um nível específico de educação;

• possuir características pessoais adequadas ao trabalho.

validar o diploma brasileiro no Canadá

Como você pode perceber o processo para validar o diploma brasileiro no Canadá é um pouco mais trabalhoso do que na Austrália e na Irlanda. Porém, imagina que sonho trabalhar na sua área de atuação por lá!

Se você quiser se aprofundar mais sobre o assunto, basta entrar no site do Governo do Canadá, que tem todas as informações que você precisará saber antes de se mudar mesmo para lá. 🙂

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Você ficou com alguma dúvida?

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório