Como é viver em Dublin? - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Como é viver em Dublin?

Atualizado em 21 de novembro de 2022

Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem antes de ir para a capital irlandesa. Afinal, como é morar em Dublin? A percepção de cada pessoa é única, mas podemos afirmar que muuuuitas pessoas AMAM morar na ilha esmeralda. Mas, por quê?

Algumas questões do dia a dia não devem ser deixadas de lado. Entender como é o transporte público, a vida cultural, os pubs (claro), as comidas típicas, as feiras e a vida noturna são fatores que ajudam a explicar porque Dublin é tão querida entre os intercambistas.

Vamos conferir?

 

Transporte público que funciona

As paradas de ônibus em Dublin possuem um display que informa em quantos minutos o ônibus irá chegar (e ele chega na hora!). Além de pontual, os ônibus são limpos e organizados. Não há superlotação. Se o ônibus atingir a capacidade máxima de passageiros, o motorista simplesmente não permite que mais nenhum passageiro entre.

egali-intercambio-blog-viver-dublin-04

Assim também acontece com o Luas e o Dart. O sistema de transporte público de Dublin permite que você chegue a praticamente todos os pontos da cidade. Além disso, é possível acompanhar os horários e as rotas por meio de aplicativos. Falamos disso nesse post sobre 8 aplicativos que vão facilitar sua vida em Dublin.

 

Vida cultural em Dublin

A arte teatral é uma parte muito importante da cultura irlandesa. Os teatros de Dublin são conhecidos mundialmente pela qualidade de suas atrações e também por promoverem novos artistas e escritores da ilha da Esmeralda. A influência literária da cidade é marcada por nomes como Samuel Backet e James Joyce.

egali-intercambio-blog-viver-dublin-03

Um dos maiores símbolos da cultura teatral de Dublin é o Abbey Theatre, localizado na região central da cidade, pertinho dos famosos pubs e do Temple Bar. Fundado em 1903 por W. B. Yeats e Lady Augusta Gregory, o Abbey Theatre proporciona entretenimento de qualidade e outras experiências que vão além das peças exibidas, fornecendo cursos e workshops aos interessados de plantão.

 

Pubs em Dublin

Se disserem que você vai encontrar um pub a cada esquina de Dublin, acredite. Lá é mais fácil encontrar um pub do que uma farmácia, por exemplo. Além disso, a qualquer momento do dia você pode encontrar um pub bacana para apreciar uma boa cerveja ou, se você não bebe, curtir a animação do lugar e provar algum prato local.

egali-intercambio-blog-viver-dublin-01

Há basicamente 3 diferenças entre o nosso bar do Brasil e o pub em Dublin:

1) Não existe o sistema de comandas ou de ir anotando e pagar tudo no final. Ao chegar num pub lá, cada pessoa compra a pint (copo de 500ml) da cerveja que quiser e, ao longo da noite, vai comprando quantas mais desejar. Lá o pessoal também não tem o costume de pedir uma cerveja para dividir com a galera.

2) Por mais que alguns pubs sirvam jantar, a cozinha geralmente fecha bem cedo (tipo 20h) e a não ser que seja um pub/restaurante, dificilmente alguém vai pedir um prato de batata frita ou qualquer outro aperitivo depois das 19h ou 20h. O costume é beber bastante e ir depois a algum MC Donalds, Burguer King, Centra ou qualquer outro lugar que fica aberto na madrugada para matar a fome.

3) Outro fato diferente em Dublin é que tudo lá fecha muito cedo. Nos finais de semana até o pub que é mais balada, fecha no máximo às 3h ou 4h da manhã.

 

The Irish Breakfast

Uma das questões mais comuns de quem está se preparando para o intercâmbio é com relação à alimentação, seu custo e as dificuldades em se adaptar aos sabores locais. Na Irlanda, uma das comidas mais tradicionais é o famoso irish breakfast, um café da manhã composto por:

egali-intercambio-blog-viver-dublin-02

• Salsichas fritas ou grelhadas
• Morcela preta e branca
• Ovos
• Bacon
• Feijão com molho de tomate
• Batata e cogumelos
• Torradas
• Chá de ervas

Para acompanhar, geralmente é servido um chá de ervas com torradas. Parece um pouco estranho, principalmente por causa do feijão, mas na verdade é muito gostoso e, pela Irlanda ser um país frio, até que a combinação é bem coerente.

 

Feiras em Dublin

Os mercados de rua de Dublin fazem parte da experiência do Temple Bar. O The Temple Bar Food Market fica localizado na Meeting House Square. Todo sábado, das 10h às 16h30, moradores de Dublin se aglomeram no mercado à procura de queijos, ostras frescas, carnes locais, vegetais orgânicos e chocolates artesanais. O The Temple Bar Food Market é o local recomendado para encontrar comidas artesanais irlandesas, seja como um presente ou para um belo piquenique no Phoenix Park ou no St. Stephen’s Green.

egali-intercambio-blog-viver-dublin-05

O The Temple Bar Book Market oferece uma ampla variedade de livros novos e usados na Temple Bar Square. Livros de todos os assuntos podem ser encontrados, mas será mais fácil encontrar uma boa variedade de livros sobre a Irlanda e assuntos irlandeses. O The Book Market acontece todo fim de semana, aos sábados e domingos, das 11h às 18h.

O The Designer Mat em Cow Lane é o local para procurar por roupas e joias artesanais, enfeites e moda dos anos 70 e 80. O The Designer Mat funciona todo sábado, das 10h às 17h, de março a dezembro.

 

Nightlife

Dublin conta com uma grande variedade de pubs, restaurantes, teatros, cinemas, locais de música ao vivo e sessões de músicas tradicionais irlandesas. Os nativos de Dublin adoram o seu “Craic” (gíria irlandesa para diversão).

egali-intercambio-blog-viver-dublin

Dublin é uma cidade muito jovem e isso transparece na vida noturna. A cidade é bem compacta e a vida noturna acaba se concentrando em certas áreas onde você irá encontrar mais opções.

Também é uma cidade muito divertida e relativamente segura para andar a pé de noite, comparada com outras grandes cidades europeias. Comece com alguns dos lugares mais famosos, como o Temple Bar, e depois descubra seus locais favoritos.

 

Em breve, teremos a segunda parte deste post. Fique atento!

Quer saber mais? Converse com nossos consultores 🙂

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório