Visto Canadense: Entenda o processo para tirar o seu através da Egali
Documentações e visto
Canadá

Visto Canadense: Entenda o processo para tirar o seu através da Egali

Atualizado em 26 de maio de 2021

Ir para o Canadá é o sonho de muitos brasileiros. Visitar as montanhas de neve, as paisagens incríveis e conviver com diferentes culturas é apenas uma parte da experiência de quem escolhe o país como opção para fazer um curso de inglês.

Para ajudar a organizar sua viagem e entender melhor como funciona o processo para tirar o visto canadense, preparamos um post especial para você!

O governo do Canadá oferece três opções de vistos para quem está planejando ir para o destino através de intercâmbio. A Egali oferece opção de auxílio para todos eles:

visto canadense - 01

Visto de turista: é o mais comum. Você pode passar até 6 meses no Canadá com esse tipo de visto. Ele permite que você estude durante esse período.

 

visto canadense - 02

Visto de estudante: exigido para quem irá ficar por mais de 6 meses no país.

 

visto canadense - 03

eTA: autorização eletrônica. É o mais simples e rápido de solicitar! Ele é exatamente igual ao visto de turista, permitindo a permanência por até 6 meses no país. A única diferença é que a primeira entrada no Canadá precisa ser através do aeroporto. Pode solicitar o eTA quem tem visto americano válido, teve um visto canadense nos últimos 10 anos ou possui passaporte de determinados países. Você pode conferir clicando aqui.

 

E como eu sei qual o tipo de visto ideal para mim?

Fique tranquilo! A Egali irá te ajudar a definir o tipo de visto que se enquadra nos seus planos de viagem para o Canadá.

Para que você entenda um pouco mais do processo, preparamos um passo a passo que explica com é a aplicação dos vistos de turista e estudante. A partir do momento que você contrata o serviço de auxílio de visto conosco, é assim que acontece:

 

Passo 1: ANÁLISE DO PERFIL

Photo by Amy Hirschi on Unsplash

Antes de iniciarmos todo o processo do visto canadense, faremos uma análise sobre o seu perfil. Iremos preparar algumas perguntas que nos ajudarão a avaliar se existe um risco muito alto de negativa. Claro que essa é apenas uma estimativa. O resultado é definido pelo consulado.

 

Passo 2: ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO

Essa é a parte mais importante para o pedido do seu visto! O consulado exige uma série de documentos para poder avaliar se você está apto para visitar o país ou não, de acordo com as exigências deles. Você precisa ficar atento à sua Área do Aluno (portal que a Egali possui para se comunicar com os seus alunos) e ao que seu consultor está solicitando para você. Os documentos podem ser seus ou do seu patrocinador*

É essencial demonstrar que você tem condições financeiras para visitar o Canadá. Por isso, é solicitado um extrato bancário, (que pode ser de conta corrente, poupança ou qualquer aplicação de resgate automático), com um valor mínimo de CAD 2000 (aproximadamente R$ 7.000) por mês de permanência no país. Essa quantia precisa estar disponível como saldo final no extrato.

Este não é um valor definido pelo consulado, mas uma estimativa. Limite de cartão não é aceito.

Além dos extratos, também é solicitado o Imposto de Renda, os comprovantes de recebimentos mensais que comprovem que você tem um trabalho aqui no Brasil, comprovantes dos seus estudos, foto e certidão de nascimento em caso de você ser menor de idade. Tudo vai ser organizado e solicitado pelo seu consultor de acordo com o seu perfil.

*patrocinador: a pessoa que irá pagar pela sua viagem. Nós sempre recomendamos que seja seu pai ou sua mãe, pela proximidade. Se você disse que alguém vai pagar pela viagem, todos os documentos financeiros (extratos, imposto de renda, comprovantes de recebimentos) devem ser dessa pessoa.

 

Passo 3: PEDIDO DO VISTO

Por que o passaporte é o primeiro passo para o seu intercâmbio? - capa
Photo by Spencer Davis on Unsplash

Depois que reunirmos todos os documentos necessários, nós iremos organizar e enviar para o consulado. Pode ser que seja feita a solicitação de mais documentos, mas você pode ficar tranquilo pois sempre será avisado pelos nossos consultores!

 

PASSO 4: Solicitações adicionais

Imagem de Rachmaninoff por Wikimedia

Quando toda documentação estiver com o consulado, será a hora de você fazer o cadastro das suas digitais. Para isso, será necessário que você vá até um dos pontos indicados pelo governo canadense preferencialmente no prazo de até duas semanas. Eles possuem postos de coleta biométrica em Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo (o custo de deslocamento até uma dessas cidades é de sua responsabilidade).

Em caso de visto de estudante, além de dados biométricos, também é necessário fazer exames médicos. O consulado possui uma lista de médicos conveniados em algumas cidades do Brasil. O custo é de aproximadamente 600 reais e você pode ver a lista dos médicos clicando aqui.

Esses processos não dão a garantia de que o visto vai ser aprovado.

*Os valores podem ser alterados sem aviso prévio.

 

PASSO 5: ANÁLISE DO PEDIDO E RESULTADO

visto canadense - 08

Com toda documentação e solicitações adicionais recebidas, o consulado irá fazer a análise do seu visto. Esta análise tem demorado em média 30 dias para visto de turista e 60 dias para visto de estudante. Essa é apenas uma estimativa. O consulado pode demorar o tempo que achar necessário para tomar uma decisão sobre a sua aplicação. A Egali irá comunicar o resultado e passar todas as instruções.

 

Em caso de visto aprovado, você precisa enviar o seu passaporte original para que o visto seja impresso nele! Em cerca de 10 dias depois da chegada do seu passaporte no consulado, você receberá o documento de volta na sua casa.

E aí pronto, é só arrumar as malas e curtir o seu intercâmbio!

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)

Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório