Visto Canadense: Entenda o processo para tirar o seu através da Egali
Documentações e visto
Canadá

Visto Canadense: Entenda o processo para tirar o seu através da Egali

Atualizado em 14 de dezembro de 2023

Ir para o Canadá é o sonho de muitos brasileiros. Visitar as montanhas de neve, as paisagens incríveis e conviver com diferentes culturas é apenas uma parte da experiência de quem escolhe o país como opção para fazer um curso de inglês. Para ajudar a organizar sua viagem e entender melhor como funciona o processo para tirar o visto canadense, preparamos um post especial para você!

Quer receber um orçamento grátis? Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Precisa de visto para entrar no Canadá? 

Sim! Brasileiros precisam de visto para entrar no Canadá. Tanto para intercâmbios de longa duração como para cursos rápidos e até para turismo.

Mesmo que você tenha um visto americano válido ou passaporte europeu, é necessário aplicar para o visto canadense. O tipo de visto, nesse caso, é um pouco diferente. Confira a seguir os tipos de visto para o Canadá.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio!

visto canadense - toronto
Foto de James Wheeler

Quais são os tipos de Visto Canadense?

O governo do Canadá oferece três opções de vistos para quem está planejando ir para o destino através de intercâmbio. A Egali oferece opção de auxílio para todos eles:

Visto canadense de turista

Esse é o visto mais comum. Você pode passar até 6 meses no Canadá com esse tipo de visto. Ele permite que você estude durante esse período.

como fazer visto canadense

Photo by Amy Hirschi on Unsplash

Quanto tempo posso ficar no canada com visto canadense de turismo?

Você pode ficar no Canadá com o visto de turista pelo período de 6 meses. É necessário solicitar um visto de estudante para cursos de maior duração. 

Fale com um de nossos especialistas!

Visto de estudante

O visto de estudante é aquele exigido para quem irá ficar por mais de 6 meses no país, e pode ser aplicado também para quem irá ficar menos tempo, podendo optar pelo visto de turista ou de estudante. O visto de estudante pode vir com a categoria S-1 ou SW-1. Essa última, permite que o estudante também trabalhe, além de estudar. 

O visto de estudante normalmente vem classificado como categoria SW-1, chamado de “Student Worker”. Ele é emitido para aqueles que irão realizar um programa de estudo que inclui um período de trabalho.

como tirar visto canadense

Photo by Amy Hirschi on Unsplash

eTA

Essa é a autorização eletrônica. É o mais simples e rápido de solicitar! Ele é exatamente igual ao visto de turista, permitindo a permanência por até 6 meses no país. A única diferença é que a primeira entrada no Canadá precisa ser através por via aérea. Pode solicitar o eTA quem tem visto americano válido, teve um visto canadense nos últimos 10 anos ou possui passaporte de determinados países.

Você pode conferir mais informações sobre o eTA clicando aqui.

O que é o eTA? 

O eTA é uma autorização eletrônica para entrar no Canadá. 

Quem pode solicitar o eTA? 

Todos os brasileiros que possuem um visto americano válido podem solicitar o eTA. Se você tem passaporte europeu, é possível que você também tenha direito ao eTA, dependendo da nacionalidade.

Converse com um de nossos especialistas e saiba mais detalhes sobre o seu perfil e possibilidade de aplicar o eTA!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Como aplicar o eTA?

O eTA deve ser aplicado através do site oficial do governo canadense. Você pode acessar clicando aqui. Não recomendamos a aplicação por conta própria. Isso porque, se você colocar qualquer informação de forma incorreta -como número do passaporte, do visto americano ou qualquer informação fora do padrão-, seu visto eTA poderá ser negado.

A Egali possui um setor próprio de aplicação de vistos, sem despachante, e você pode contratar a aplicação do eTA junto com o intercâmbio. 

visto canadense - 03

Qual o visto canadense ideal para mim?

Fique tranquilo! A Egali irá te ajudar a definir o tipo de visto que se enquadra nos seus planos de viagem para o Canadá. Mas se você ficou com alguma dúvida em relação às modalidades de vistos, você pode conferir aqui nosso post que trabalha essa temática com ainda mais detalhes.

Marque uma conversa com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Quais são os passos para aplicação do visto canadense?

Para que você entenda um pouco mais do processo, preparamos um passo a passo abaixo que explica com é a aplicação dos vistos de turista e estudante. A partir do momento que você contrata o serviço de auxílio de visto conosco, é assim que acontece:

Passo 1: Análise do perfil – visto canadense

Photo by Amy Hirschi on Unsplash

Antes de iniciarmos todo o processo do visto canadense, faremos uma análise sobre o seu perfil. Iremos preparar algumas perguntas que nos ajudarão a avaliar se existe um risco muito alto de negativa. Claro que essa é apenas uma estimativa. O resultado é definido pelo consulado.

Passo 2: Envio da documentação – visto canadense

Essa é a parte mais importante para o pedido do seu visto! O consulado exige uma série de documentos para poder avaliar se você está apto para visitar o país ou não, de acordo com as exigências deles. Você precisa ficar atento à sua Área do Aluno (portal que a Egali possui para se comunicar com os seus alunos) e ao que seu consultor está solicitando para você. Os documentos podem ser seus ou do seu patrocinador*

visto canadense
Imagem da área do aluno Egali

É essencial demonstrar que você tem condições financeiras para visitar o Canadá. Por isso, é solicitado um extrato bancário dos últimos 4 meses (que pode ser de conta corrente, poupança ou qualquer aplicação de resgate automático) com um valor mínimo de CAD 4000 para cursos de até 8 semanas, e CAD 1000 por cada mês a mais de permanência no país. Essa quantia precisa estar disponível como saldo final no extrato.

Exemplo: Se você vai fazer um curso de 4 semanas, a comprovação deve ser de 4000 dólares canadenses. Caso o seu curso seja de 12 semanas, sua comprovação deverá ser de 5000 dólares canadenses.

Atenção: Este não é um valor definido pelo consulado, mas uma estimativa. Limite de cartão de crédito não é aceito.

Para os alunos que irão realizar o programa de Curso + Trabalho, o valor mínimo exigido anual pelo consulado canadense é de $20,635.

Além dos extratos, também é solicitado o Imposto de Renda, os comprovantes de recebimentos mensais que comprovem que você tem um trabalho aqui no Brasil, comprovantes dos seus estudos, foto e certidão de nascimento em caso de você ser menor de idade. Tudo vai ser organizado e solicitado pelo seu consultor de acordo com o seu perfil. Além disso, o seu consultor também poderá solicitar documentos adicionais além desses de acordo com o seu perfil.

Passo 3: Pedido do visto canadense

Depois que reunirmos todos os documentos necessários, nós iremos organizar e enviar para o consulado. Pode ser que seja feita a solicitação de mais documentos, mas você pode ficar tranquilo pois sempre será avisado pelos nossos consultores!

visto canadense
Foto de Oleksandr Pidvalnyi via pexels

Passo 4: Solicitações adicionais para o seu visto canadense

Quando toda documentação estiver com o consulado, será a hora de você fazer o cadastro das suas digitais. Para isso, será necessário que você vá até um dos pontos indicados pelo governo canadense preferencialmente no prazo de até duas semanas.

Eles possuem postos de coleta biométrica em

  • Brasília,
  • Porto Alegre,
  • Recife,
  • Rio de Janeiro e
  • São Paulo.

IMPORTE: o custo de deslocamento até uma dessas cidades é de responsabilidade do intercambista.

Imagem de Rachmaninoff por Wikimedia

Em caso de visto de estudante, além de dados biométricos, também é necessário fazer exames médicos. O consulado possui uma lista de médicos conveniados em algumas cidades do Brasil. O custo é de aproximadamente 600 reais e você pode ver a lista dos médicos clicando aqui.

Esses processos não dão a garantia de que o visto vai ser aprovado.

*Os valores podem ser alterados sem aviso prévio.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Passo 5: Análise do pedido e resultado – visto canadense

Com toda documentação e solicitações adicionais recebidas, o consulado irá fazer a análise do seu visto. Os prazos de análise da documentação, que começam a contar a partir da coleta de biometria, são atualizados semanalmente pelo próprio consulado através desse link.

Essa é apenas uma estimativa, podendo levar menos ou mais. O consulado pode demorar o tempo que achar necessário para tomar uma decisão sobre a sua aplicação. A Egali irá comunicar o resultado e passar todas as instruções.

visto canadense
Foto de Andre Furtado: via Pexels

Em caso de visto aprovado, você precisa enviar o seu passaporte original para que o visto seja impresso nele! Em cerca de 10 dias depois da chegada do seu passaporte no consulado, você receberá o documento de volta na sua casa.

E aí pronto, é só arrumar as malas e curtir o seu intercâmbio!

Fale com um de nossos especialistas!

Você ficou com alguma dúvida sobre o visto canadense?

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Saiba mais sobre o Canadá em nossos conteúdos exclusivos

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório