Para fazer intercâmbio precisa falar inglês? Descubra conosco! - Egali Intercâmbio
Curiosidades

Para fazer intercâmbio precisa falar inglês? Descubra conosco!

Atualizado em 03 de junho de 2023

Estamos mais do que acostumado a receber vários questionamentos sobre intercâmbio, e uma das questões mais recorrentes entre os intercambistas de primeira viajem é: “Para fazer intercâmbio precisa falar inglês?” 

Para responder esse dilema, resolvemos fazer esse post para explicar um pouco mais porque essa pergunta é tão frequente e qual é a resposta para ela!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio!

Precisa falar inglês para fazer intercâmbio de estudo?

Você não precisa saber o inglês previamente para fazer um intercâmbio. Os professores e a escola em que você vai estudar estão mais do que preparados e acostumados a receberem alunos que falam nada ou muito pouco o idioma deles.

para fazer intercâmbio precisa falar inglês

 Photo by Thomas Park on Unsplash

Escolha a escola e o curso certo

Antes de tudo, um dos principais objetivos do intercâmbio é justamente estudar um idioma, seja ele: inglês, espanhol, alemão, francês ou italiano, para que o aprendizado seja feito de forma rápida e definitiva.

Na hora da matrícula do intercâmbio, é importante que você seja sincero. Pense: “o quanto eu sei de inglês?”, a resposta para essa pergunta vai poder ajudar o seu consultor a indicar o melhor tipo de curso para você.

Teste de nivelamento

É muito comum que as pessoas fiquem com receio de fazer um intercâmbio sem ter algum conhecimento do inglês, e é justamente por isso que as escolas possuem testes de nivelamento (para saber o seu nível de inglês) e estruturas (salas de aulas específicas para pessoas de um mesmo nível de inglês) para que você possa aprender a dominar o idioma desde o básico.

para fazer intercâmbio precisa falar inglês
Photo by Jason Goodman on Unsplash

Tipos de curso e o quanto preciso saber de inglês para fazer cada um

Se o seu desejo é fazer um curso mais específico, que aborde outros assuntos além do aprendizado do idioma, como os cursos profissionalizantes e cursos especiais, é importante que você já tenha o domínio da língua. Caso você saiba apenas o básico do inglês, é interessante que você entre num curso de General English para que você possa evoluir e adquirir um bom nível de entendimento da língua (e quem sabe, no futuro, poder fazer um curso específico).

Sem dúvidas, muitas pessoas acham que para fazer intercâmbio precisa falar inglês e aprender a falar a língua durante o intercâmbio é uma experiência muito enriquecedora. Afinal, o idioma fará parte do seu dia-a-dia e, com isso, dominar a língua será muito mais fácil.

para fazer intercâmbio precisa falar inglês
Photo by Annie Spratt on Unsplash

Aproveite as acomodações coletivas

Acomodações coletivas podem ser muito positivas para o seu intercâmbio em muito sentidos. Além de conhecer muitos brasileiros, com quem você poderá fazer amizade, você ainda poderá ter contato com pessoas de várias partes do mundo e o inglês vai acabar virando a língua oficial da comunicação. E isso é muito legal, pois todos acabam aprendendo muito nesse processo.

Como praticar inglês tendo colegas brasileiros no exterior?

Saber se para fazer intercâmbio precisa falar inglês irá depender de você e as acomodações estão aqui para te ajudar. É bem possível que dependendo da sua acomodação, você tenha contato com pelo menos um brasileiro.

Por isso, a nossa dica é que você não caia na tentação de falar apenas português ou ter apenas amigos brasileiros, mesmo assim se você conseguir amizades brasileiras, combine com a pessoa de conversar em inglês, se ela sabe mais que você ela vai ajudar e ser ajudada, afinal, ensinar sempre é um ótimo jeito para aprender!

É claro, que a comunicação pode ser muito mais fácil nessa situação e saudade de casa pode até mesmo ficar menor, mas lembre-se: o intercâmbio serve para que você saia da sua zona de conforto. Então, aproveite para conhecer o máximo de pessoas diferentes e tente falar inglês com elas. Não tenha vergonha de errar, pois é errando que aprendemos! 😉

para fazer intercâmbio precisa falar inglês
Photo by Thought Catalog on Unsplash

Residência estudantil, hostel e casa de família

Se você for fazer um intercâmbio de longa duração, ficar inicialmente em uma residência estudantil ou em hostel é uma ótima chance de conseguir contatos que irão te ajudar a conseguir a sua acomodação para passar o restante do seu tempo no país. Isso acontece com a maioria dos nossos intercambistas, pois o contato com pessoas que estão a mais tempo no destino é bem mais fácil.

Uma opção que pode ser um grande desafio para quem não sabe inglês e quer resultados rápidos é a casa de família (Host Family). Morar em uma acomodação com muitos brasileiros é realmente mais cômodo, mas dependendo do ponto de vista a Host Family pode ser uma opção para quem quer fazer uma imersão total na cultura de um país.

Acomodações coletivas Egali

A Egali tem acomodações próprias em alguns destinos, essas acomodações foram feitas pensando no melhor custo-benefício e adaptação dos intercambistas. A StayWise By Egali e as acomodações By Egali recebe pessoas do Brasil e dos países em possuímos lojas (Argentina, Ecuador, Colômbia, México e Espanha). Você pode conferir todas nossas acomodações clicando aqui.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Para fazer intercâmbio precisa falar inglês – programa de curso e trabalho

Não. Apesar de ser o recomendado e até mesmo requisito para alguns países como o Canadá. Alguns países como a Irlanda e os Emirados Árabes não é obrigatório que você saiba falar inglês para para o programa. As escolas e os empregadores por lá estão preparados para receber pessoas que ainda não possuem o inglês muito desenvolvido.

Apesar disso, viver a cultura no exterior fará com que você descubra habilidades que talvez não tinha no passado. Uma delas pode ser a fala ou a adaptabilidade com o inglês!

Foto de Victor Clime na Unsplash

Saiba com quem contar no exterior

É importante que, no momento da matrícula no intercâmbio, você saiba se a agência tem condições de te dar um suporte no exterior caso você precise. Esse ponto é essencial para que você se sinta seguro em um país diferente, no qual você não terá o domínio do idioma.

Aqui na Egali, nós temos diversas bases espalhadas pelo mundo, que têm a função de atender nossos alunos. Nós também temos uma equipe de suporte ao aluno que dá orientações de pré-embarque e auxilia o intercambista durante sua estadia no exterior.

Sabendo que pode contar com a maior agência da américa latina no exterior, a sua experiência no intercâmbio ficará ainda melhor!

Para fazer intercâmbio precisa falar inglês?

Não! Conseguimos te convencer de que a resposta para a pergunta “para fazer intercâmbio precisa falar inglês?” é: definitivamente não precisa! Não tenha medo, confie na gente, essa vai experiência vai ser incrível! Você pode conferir nosso conteúdo em vídeo onde desmistificamos essa pergunta:

Você ficou com alguma dúvida?

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

Clique aqui para conversar com um de nossos especialistas!

Saiba mais

 

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório