Intercâmbio de trabalho e estudo no exterior: saiba tudo sobre o assunto!
Estude e Trabalhe no Exterior

Saiba tudo sobre o intercâmbio de trabalho e estudo no exterior

Atualizado em 06 de janeiro de 2024

Uma das principais dúvidas que os futuros intercambistas têm é em relação ao tipo de pacote de viagem que irão escolher. No post de hoje vamos explicar tudo sobre o intercâmbio de trabalho e estudo no exterior.

Aqui, você saberá os motivos para escolher um intercâmbio para estudar e trabalhar, como trabalhar durante o intercâmbio, para qual perfil esse tipo de programa é direcionado, quais países dão a permissão de trabalho, os tipos de curso, os tipos de trabalho, a média salarial e, finalmente, quanto custa ter essa experiência.

Então, prepare-se para saber tudo sobre o intercâmbio de trabalho e estudo no exterior a seguir!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Por que fazer um intercâmbio de trabalho e estudo no exterior?

Nosso primeiro tópico não poderia ser outro. Algumas pessoas não sabem da possibilidade de trabalhar enquanto estudam no exterior, e é muito comum elas se perguntarem “por que eu vou pagar para trabalhar?”.

Na verdade, você não está pagando para trabalhar e sim adquirindo a permissão de exercer um trabalho enquanto faz o programa de intercâmbio de trabalho e estudo no exterior. Com o preço do pacote você estará comprando um curso que irá estudar no exterior, a acomodação pelo período determinado na hora da compra, seguro viagem (que é muito importante em caso de imprevistos), transfer, etc.

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior
Photo by Liam Martens on Unsplash

Gastos extras e importância da experiência de trabalho

É importante levar em conta que no intercâmbio para estudar e trabalhar você também terá gastos cotidianos (como alimentação e transporte público), e gastos mensais (como luz, água, internet, etc). Quando você faz um intercâmbio de trabalho e estudo no exterior, tem a possibilidade de bancar essas despesas com o salário que vai ganhar no destino. Então, isso pode ser uma boa solução para quem quer ficar por um tempo maior viajando, mas não teria como investir em um período mais longo sem trabalhar no exterior.

Sem contar que essa experiência vai muito além da grana para o seu sustento. Você vai treinar muito o seu inglês, pois você falará a língua o tempo todo. E esse é o caminho mais rápido para obter a fluência no idioma. O seu currículo na volta para o Brasil vai te agradecer!

Você ainda tem dúvidas do quanto trabalhar durante o intercâmbio pode ser positivo para você? Então, leia sobre o assunto com mais profundidade neste post.

Como fazer um intercâmbio de trabalho e estudo no exterior?

Agora que você já sabe os motivos para estudar inglês e trabalhar no exterior, vamos explicar abaixo como você pode fazer um intercâmbio para estudar e trabalhar.

Quanto tempo duram os programas de estudo e trabalho no exterior?

Isso vai depender do destino que você escolher. Já dando um spoiler do tópico de destinos disponíveis, a Austrália e a Nova Zelândia dão a permissão de trabalho para intercambistas que vão ficar nesses países a partir de 14 semanas, enquanto, na Irlanda, o tempo de estadia deve ser de pelo menos 25 semanas.

Mas não pense que você pode ficar o resto da vida trabalhando em outro país… Essa permissão só é dada para estudantes, então, você deve comprovar que está fazendo um curso (seja de idioma, acadêmico ou profissional) durante todo o período em que você permanecer no país.

Receba ofertas exclusivas para o seu intercâmbio

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior
Photo by Timothy Barlin on Unsplash

Por quantas horas vou trabalhar durante o intercâmbio?

A regra é clara: o estudante pode trabalhar apenas meio período por dia, contabilizando no mínimo 20 horas semanais. Você até pode tentar fazer uma hora extra, mas que fique claro que isso é ilegal e se a imigração do país ficar sabendo, as consequências podem ser nada agradáveis.

Já vou sair do Brasil com emprego garantido?

Não, você não vai para o intercâmbio para estudar e trabalhar com um emprego garantido. Como dissemos anteriormente, o intercâmbio de estudo e trabalho no exterior garante a permissão de trabalho.

Com a permissão de trabalho em mãos, você pode sair para procurar o seu emprego.

Seu destino, sua escolha: saiba mais sobre nossos programas de intercâmbio.

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior
Photo by Nathan Dumlao on Unsplash

Como conseguir um emprego no exterior?

Primeira coisa: você vai ter que ser persistente. A procura de emprego no exterior, funciona da mesma forma que no Brasil: não cai do céu.

Então, não tenha vergonha fazer contatos, bater de porta em porta entregando o currículo ou pedir para aquele conhecido dar a sua indicação para um trabalho.

Neste post você vai ver dicas infalíveis para procurar um trabalho e se dar bem na entrevista de emprego em terras estrangeiras.

Eu vou precisar de visto para trabalhar e estudar no exterior?

Sabe essa permissão de trabalho que a gente tanto tá falando nesse post? Então, ela não é nada mais nada menos o que o visto de estudante que determinados países concedem aos intercambistas.

Então, sim, você vai precisar do visto. Cada país possui sua própria legislação, portanto, o processo de aplicação dos vistos é diferente. 

Perfil do intercambista que busca estudar e trabalhar no exterior

Sendo sincero, é meio difícil definir um perfil de quem faz o intercâmbio para estudar e trabalhar. Porque pode ser que você não se encaixe no perfil que a gente vai colocar aqui, mas esteja atrás de uma grande experiência. Então, se esse for o seu caso, não se preocupe, você pode fazer esse programa sim!

Mas, para dar uma “cara” para o intercambista que estuda e trabalha, o perfil seria o de uma pessoa que não tem medo do novo. E que principalmente não ache que trabalhar de garçom, cleaner ou fazendo serviços gerais é uma vergonha.

Isso porque 1) não é uma vergonha e 2) possivelmente são esses os empregos que você terá no exterior. A realidade é que você não vai ter um emprego na área profissional que você tem no Brasil (caso você seja médico, advogado, jornalista, publicitário, etc.), você vai ter um emprego estilo “trabalho de verão” dos filmes adolescentes que a gente vê na Netflix (só que nem sempre vai ser verão).

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior

Photo by Lê Tân on Unsplash

Vale a pena fazer um intercâmbio para estudar e trabalhar

Essa resposta vai depender muito do seu objetivo. Se você quer fazer um intercâmbio apenas para aprender uma nova língua e conhecer um novo destino, sem passar muito tempo longe de casa, talvez um intercâmbio para estudar e trabalhar não valha a pena para você. Mas se sua ideia é ficar imerso em uma nova cultura, economizar e futuramente morar nesse novo país, o intercâmbio para estudar e trabalhar é perfeito para você.

Em quais países os brasileiros podem trabalhar legalmente?

Você já teve um spoiler lá em cima sobre em quais países você pode fazer o intercâmbio de estudo e trabalho no exterior. Mas não é só na Irlanda, na Austrália e na Nova Zelândia que você pode trabalhar, você também pode fazer isso no Canadá (apesar de existirem alguns pré-requisitos que deixam o caminho mais longo).

A seguir vamos falar um pouco sobre cada um desses destinos. Assim, você poderá decidir qual deles é mais a sua cara.

Estudar e trabalhar na Irlanda

Uma boa razão para fazer um intercâmbio de estudo e trabalho na Irlanda é que o custo de vida no país é menor do que outros lugares na Europa. O que é ótimo!

Outro ponto que pode chamar a sua atenção é a facilidade de viajar para outros países europeus. E isso acontece não só por causa da pouca distância entre eles, mas também por conta das companhias aéreas low costs disponíveis.

E se você acha que se acostumaria fácil com um clima frio e mais chuvoso, a Irlanda é o lugar ideal para você. É importante destacar essa questão do clima, pois nem todo mundo vai se dar bem em um país onde os dias ensolarados não são tão comuns quanto no Brasil.

Mas se por um lado as temperaturas são meio “frias”, por outro, a recepção do povo irlandês será bem calorosa, eles amam brasileiros! E olha que essa relação de amor é recíproca, como você pode ver aqui neste post.

Qualidade de ensino

A capital irlandesa, Dublin foi considerada uma das 50 melhores para estudantes, como resultado da consultoria Quacquarelli Symonds. Outro fator positivo é a universidade Trinity College Dublin, a mais importante e melhor do país e uma das 100 melhores do mundo.

Emprego e acomodação

O tempo para achar trabalho varia bastante na Irlanda, há pessoas que encontram emprego em uma semana e outras que levam até um mês. A base da Egali no país oferece ajuda para você encontrar as melhores vagas de acordo com o seu perfil. A Egali também conta com acomodações exclusivas no país que possuem excelente localização e custo-benefício.

Visto

Comparada a outros destinos, a Irlanda tem uma facilidade maior de imigração . Se você quiser saber mais sobre o visto para estudar e trabalhar na Irlanda, leia o nosso post com tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Saiba mais sobre o intercâmbio de estudo e trabalho na Irlanda

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior
Photo by Diogo Palhais on Unsplash

Estudar e trabalhar na Austrália

Fazer um intercâmbio de estudo e trabalho na Austrália fará com que você mude o seu jeito de ver a vida. Isso porque o life style dos australianos é super leve e de boas e, com certeza, você será influenciado por isso (nem que seja um pouco). Além de encontrar muitas paisagens naturais diversificadas (desde praias até um deserto) e uma qualidade de vida excelente.

Diferente da Irlanda, o clima da Austrália é bem parecido com o do Brasil. Por isso, se você curte um clima mais tropical, ensolarado e quente, o país é o seu lugar ideal de intercâmbio para estudar e trabalhar!

Saiba mais sobre o intercâmbio de estudo e trabalho na Austrália

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior
Photo by Blake Lisk on Unsplash

Como a Austrália possui uma área territorial grande, você vai poder fazer viagens para diversas cidades australianas. E você pode aproveitar a localização do país e visitar o Sudeste Asiático ou a Nova Zelândia!

As opções de cidade são variadas e correspondem aos mais diversos perfis. A mais conhecida de todas é Sydney, mas você pode aproveitar as praias de Gold Coast, os dias ensolarados de Brisbane, visitar a Grande Barreira de Corais em Cairns, curtir a vida cool de Melbourne ou explorar uma das capitais mais isoladas do mundo, Perth.

Lendo essa breve descrição do país, você já deve ter entendido os motivos para os brasileiros amarem a Austrália. Mas se você quer saber mais, leia esse post.

Qualidade de ensino

As cidades australianas de Melbourne e Sydney estão entre as 10 melhores cidades para estudantes no mundo segundo o ranking da Quacquarelli symonds. E a Universidade de Melbourne está entre as 20 melhores do mundo, de acordo com esse mesmo ranking.

Emprego e acomodação

Assim como na Irlanda, a Egali possui bases na Austrália que poderão ajudar você a elaborar um currículo e encontrar seu emprego no país. O tempo para encontrar trabalho no destino também varia de uma semana a até um mês. Viajando com a Egali você poderá ficar em uma acomodação exclusiva com ótimo custo-benefício e bem localizada.

Visto

Na Austrália você pode renovar o  visto e ficar até 5 anos no país. Nesse post explicamos tudo o que você precisa saber sobre como fazer o visto para estudo e trabalho na Austrália. Clique aqui para conferir.

Estudar e trabalhar na Nova Zelândia

Algumas pessoas acham que a Nova Zelândia e a Austrália são basicamente a mesma coisa. Porém, na realidade elas são diferentes em vários aspectos. Neste post, nós explicamos eles com mais profundidade.

A questão é que fazer seu intercâmbio de estudo e trabalho no exterior na Nova Zelândia significa morar em um país muito novo, com paisagens que possuem poucas interferências feitas pelo homem. Então, se você é do tipo que ama paisagens naturais, esse país é o lugar ideal para o seu intercâmbio.

Saiba mais sobre o intercâmbio de estudo e trabalho na Nova Zelândia

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior
Photo by M on Unsplash

Outra coisa legal que a Nova Zelândia proporciona é todo o contato com cultura Maori, que é muito interessante. Além disso, você poderá aproveitar para praticar alguns esportes radicais em Queenstown, curtir a noite da capital Wellington ou experimentar a vida mais agitada de Aucklcand.

Saiba mais sobre estudar e trabalhar na Nova Zelândia neste post.

Estudar e trabalhar no Canadá

Antes de falarmos do Canadá, é importante explicar que estudar e trabalhar no país não é tão simples quanto nos outros destinos que citamos aqui. O processo é mais burocrático, você não pode fazer apenas um curso de idiomas, é preciso fazer um curso mais específico e isso faz com que o nível de inglês mais avançado seja um pré-requisito.

O Canadá é um país com uma qualidade de vida muito alta e que possui uma multiculturalidade enorme. Toronto e Vancouver são as principais cidades escolhidas pelos intercambistas.

Saiba mais sobre o intercâmbio de estudo e trabalho no Canadá

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior
Photo by Rachael Annabelle on Unsplash

Durante o inverno, você poderá aproveitar as montanhas de neve para esquiar e os lagos congelados para patinar no gelo. Já no verão, você vai poder aproveitar o melhor da natureza do país.

Quando se trata do assunto viajar, as opções de destinos são grandes. Você pode conhecer o French Canada, explorar o interior do país e até visitar algumas cidades dos Estados Unidos.

Neste post, você poderá conhecer os principais motivos para fazer o seu intercâmbio no Canadá.

Estudar e trabalhar nos Emirados Arábes

Um destino que reúne tecnologia, segurança, multiculturalidade e luxo. Dubai é o mais novo destino da Egali, encontra-se no entorno do Golfo Pérsico e merece uma chance para ser explorado. O intercâmbio em Dubai lhe proporcionará oportunidades incríveis, além de uma experiência única e, nesse post, vamos te mostrar as razões de fazer um intercâmbio em Dubai.

A escola de idiomas que trabalhamos em Dubai, é responsável pela aplicação da carta de trabalho, depois que você chega no país e ficará pronta cerca de 6 semanas depois da aplicação.

Neste post, você poderá conhecer os principais motivos para fazer o seu intercâmbio em Dubai.

Saiba mais sobre o intercâmbio de estudo e trabalho em Dubai

intercâmbio de estudo e trabalho no exterior

Photo by Christoph Schulz on Unsplash

Qual é o melhor país para estudar e trabalhar?

A resposta para essa pergunta é muito pessoal. Vai depender do que você procura para o seu intercâmbio e em qual país você acha que vai se adaptar melhor.

Mas uma coisa podemos garantir: seja na Austrália, Irlanda, Nova ZelândiaCanadá ou Dubai, será uma experiência incrível!

Tipos de cursos disponíveis no intercâmbio de trabalho e estudo no exterior

Para fazer um intercâmbio de estudo e trabalho no exterior você terá que escolher um tipo de curso. As opções vão desde o general english (curso de idioma) até cursos voltados para áreas de trabalho específicas.

Caso você possua apenas o nível básico ou zero de inglês, não precisa se preocupar. Ao optar pelo curso de general english, você será colocado em uma turma que corresponda aos seus conhecimentos.

Para saber mais sobre os cursos que você poderá fazer em cada um dos países, acesse os seguintes links:

Tipos de trabalho disponíveis no intercâmbio de trabalho e estudo no exterior

Lembra quando falamos lá em cima que os empregos no intercâmbio de trabalho e estudo no exterior são tipo os “trabalhos de verão” de filme adolescente da Netflix? Então, essa é a realidade mesmo.

Os empregos mais comuns que você vai encontrar são os de garçom, auxiliar de cozinha, cleaner, babá e serviços gerais. É claro que isso não é uma regra, por exemplo, se você fizer um curso com foco em carreira é provável que você faça um estágio (que pode ser remunerado ou não).

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior
Photo by Yuanpei Hua on Unsplash

No entanto, é importante ter em mente que nenhum trabalho é mais ou menos digno. Trabalhar no exterior vai abrir muitas portas para você, tanto na questão do idioma quanto pelas experiências.

Neste post, você vai poder entender alguns fatores importantes para conseguir um emprego na Austrália (mas que vale para os outros países também). E aqui você poderá saber mais sobre os trabalhos no Canadá.

Não deixe essa oportunidade escapar! Fale com nossos especialistas e planeje seu intercâmbio perfeito

Média salarial dos trabalhos no intercâmbio de trabalho e estudo

Como já mencionamos, no intercâmbio de trabalho e estudo no exterior é possível trabalhar no mínimo 20 horas por mês. O salário dos países citados aqui é por hora trabalhada, podendo variar conforme a região. 

Veja abaixo a média salarial dos países em que você pode estudar e trabalhar:

  • Austrália: 23,23 dólares australianos por hora
  • Canada: 17,55 dólares canadenses por hora
  • Irlanda: 12,70 euros por hora
  • Nova Zelândia: 22,70 dólares neozelandeses por hora
  • Dubai: O salário médio em Dubai é de D $10.344.

Quanto custa fazer um intercâmbio de trabalho e estudo no exterior?

Essa é a pergunta que não quer calar. Os preços variam de acordo com o destino e o tempo que você vai ficar.

Neste post você pode ter uma ideia de quanto esse pacote custa para a Irlanda, Austrália e Nova Zelândia, e aqui para o Canadá.

Uma informação bacana de saber é que trabalhar no intercâmbio abre a possibilidade de arrecadar o dinheiro que você investiu na compra do pacote. Além de é claro dar a oportunidade viajar e se sustentar durante o tempo que você vai ficar fora.

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior
Photo by Priscilla Du Preez on Unsplash

Agora que você já sabe todos os detalhes de como funciona o intercâmbio de trabalho e estudo no exterior, chegou a hora de conversar com os nossos consultores. Lembrando que essa com certeza, é uma das experiências mais completas que você terá fora do Brasil.

Você com certeza viverá muitas aventuras!

Você ficou com alguma dúvida sobre o intercâmbio de trabalho e estudo no exterior?

Não guarde para você nenhuma dúvida ou questão que tenha ficado sobre o processo de intercâmbio e trabalho no exterior. Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

Converse agora com um de nossos epecialistas e comece a planejar o seu intercâmbio de estudo e trabalho!

Foto de Avi Richards na Unsplash

Você também pode se interessar…

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório