Intercâmbio de trabalho e estudo no exterior: saiba tudo sobre o assunto!
Dicas

Saiba tudo sobre o intercâmbio de trabalho e estudo no exterior

Atualizado em 19 de julho de 2019

Uma das principais dúvidas que os futuros intercambistas têm é em relação ao tipo de pacote de viagem que irão escolher. No post de hoje vamos explicar tudo sobre o intercâmbio de trabalho e estudo no exterior.

Aqui, você saberá os motivos para escolher esse tipo de pacote, como trabalhar durante o intercâmbio, para qual perfil esse tipo de programa é direcionado, quais países dão a permissão de trabalho, os tipos de curso, os tipos de trabalho, a média salarial e, finalmente, quanto custa ter essa experiência.

Então, prepare-se para saber tudo sobre estudo e trabalho no exterior a seguir!

 

Por que fazer um intercâmbio de trabalho e estudo no exterior?

Nosso primeiro tópico não poderia ser outro. Algumas pessoas não sabem da possibilidade de trabalhar enquanto estudam no exterior, e é muito comum elas se perguntarem “por que eu vou pagar para trabalhar?”.

Na verdade, você não está pagando para trabalhar e sim adquirindo a permissão de exercer um trabalho enquanto está morando no destino do intercâmbio. Com o preço do pacote você estará comprando um curso que irá estudar no exterior, a acomodação pelo período determinado na hora da compra, seguro viagem (que é muito importante em caso de imprevistos), transfer, etc.

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior - por que estudar e trabalhar

É importante levar em conta que no intercâmbio você também terá gastos cotidianos (como alimentação e transporte público), e gastos mensais (como luz, água, internet, etc). Quando você faz um intercâmbio de trabalho e estudo, tem a possibilidade de bancar essas despesas com o salário que vai ganhar no destino. Então, isso pode ser uma boa solução para quem quer ficar por um tempo maior viajando, mas não teria como investir em um período mais longo sem trabalhar no exterior.

Sem contar que essa experiência vai muito além da grana para o seu sustento. Você vai treinar muito o seu inglês, pois você falará a língua o tempo todo. E esse é o caminho mais rápido para obter a fluência no idioma. O seu currículo na volta para o Brasil vai te agradecer!

Você ainda tem dúvidas do quanto trabalhar durante o intercâmbio pode ser positivo para você? Então, leia sobre o assunto com mais profundidade neste post.

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior - por que estudar e trabalhar

 

Como fazer um intercâmbio de trabalho e estudo no exterior?

Agora que você já sabe os motivos para estudar inglês e trabalhar no exterior, vamos explicar abaixo como você pode fazer isso.

 

Quanto tempo duram os programas de estudo e trabalho no exterior?

Isso vai depender do destino que você escolher. Já dando um spoiler do tópico de destinos disponíveis, a Austrália e a Nova Zelândia dão a permissão de trabalho para intercambistas que vão ficar nesses países a partir de 14 semanas, enquanto, na Irlanda, o tempo de estadia deve ser de pelo menos 25 semanas.

Mas não pense que você pode ficar o resto da vida trabalhando em outro país… Essa permissão só é dada para estudantes, então, você deve comprovar que está fazendo um curso (seja de idioma, acadêmico ou profissional) durante todo o período em que você permanecer no país.

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior - quanto tempo dura

 

Por quantas horas vou trabalhar durante o intercâmbio?

A regra é clara: o estudante pode trabalhar apenas meio período por dia, contabilizando 20 horas semanais. Você até pode tentar fazer uma hora extra, mas que fique claro que isso é ilegal e se a imigração do país ficar sabendo, as consequências podem ser nada agradáveis.

 

Já vou sair do Brasil com emprego garantido?

Não, você não vai para o intercâmbio com um emprego garantido. Como dissemos anteriormente, o intercâmbio de estudo e trabalho garante a permissão de trabalho.

Com a permissão de trabalho em mãos, você pode sair para procurar o seu emprego.

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior - emprego garantido

 

Como conseguir um emprego no exterior?

Primeira coisa: você vai ter que ser persistente. A procura de emprego no exterior, funciona da mesma forma que no Brasil: não cai do céu.

Então, não tenha vergonha fazer contatos, bater de porta em porta entregando o currículo ou pedir para aquele conhecido dar a sua indicação para um trabalho.

Neste post você vai ver dicas infalíveis para procurar um trabalho e se dar bem na entrevista de emprego em terras estrangeiras.

 

Eu vou precisar de visto para trabalhar e estudar no exterior?

Sabe essa permissão de trabalho que a gente tanto tá falando nesse post? Então, ela não é nada mais nada menos o que o visto de estudante que determinados países concedem aos intercambistas.

Então, sim, você vai precisar do visto. Cada país possui sua própria legislação, portanto, o processo de aplicação dos vistos é diferente. Clique no país escolhido para ser direcionado a um post que vai explicar cada processo:

Irlanda

Austrália

Nova Zelândia

Canadá

 

Perfil do intercambista que busca estudar e trabalhar no exterior

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior - perfil

Sendo sincero, é meio difícil definir um perfil para esse tipo de intercâmbio. Porque pode ser que você não se encaixe no perfil que a gente vai colocar aqui, mas esteja atrás de uma grande experiência. Então, se esse for o seu caso, não se preocupe, você pode fazer esse programa sim!

Mas, para dar uma “cara” para o intercambista que estuda e trabalha, o perfil seria o de uma pessoa que não tem medo do novo. E que principalmente não ache que trabalhar de garçom, cleaner ou fazendo serviços gerais é uma vergonha.

Isso porque 1) não é uma vergonha e 2) possivelmente são esses os empregos que você terá no exterior. A realidade é que você não vai ter um emprego na área profissional que você tem no Brasil (caso você seja médico, advogado, jornalista, publicitário, etc.), você vai ter um emprego estilo “trabalho de verão” dos filmes adolescentes que a gente vê na Netflix (só que nem sempre vai ser verão).

 

Em quais países os brasileiros podem trabalhar legalmente?

Você já teve um spoiler lá em cima sobre em quais países você pode fazer o intercâmbio de estudo e trabalho remunerado no exterior. Mas não é só na Irlanda, na Austrália e na Nova Zelândia que você pode trabalhar, você também pode fazer isso no Canadá (apesar de existirem alguns pré-requisitos que deixam o caminho mais longo).

A seguir vamos falar um pouco sobre cada um desses destinos. Assim, você poderá decidir qual deles é mais a sua cara.

 

Estudar e trabalhar na Irlanda

Uma boa razão para fazer um intercâmbio de estudo e trabalho na Irlanda é que o custo de vida no país é menor do que outros lugares na Europa. O que é ótimo!

Outro ponto que pode chamar a sua atenção é a facilidade de viajar para outros países europeus. E isso acontece não só por causa da pouca distância entre eles, mas também por conta das companhias aéreas low costs disponíveis.

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior - dublin

E se você acha que se acostumaria fácil com um clima frio e mais chuvoso, a Irlanda é o lugar ideal para você. É importante destacar essa questão do clima, pois nem todo mundo vai se dar bem em um país onde os dias ensolarados não são tão comuns quanto no Brasil.

Mas se por um lado as temperaturas são meio “frias”, por outro, a recepção do povo irlandês será bem calorosa, eles amam brasileiros! E olha que essa relação de amor é recíproca, como você pode ver aqui neste post.

Para saber mais sobre estudar e trabalhar na Irlanda, não deixe de ler este post.

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior - galway

 

Estudar e trabalhar na Austrália

Fazer um intercâmbio de estudo e trabalho na Austrália fará com que você mude o seu jeito de ver a vida. Isso porque o life style dos australianos é super leve e de boas e, com certeza, você será influenciado por isso (nem que seja um pouco). Além de encontrar muitas paisagens naturais diversificadas (desde praias até um deserto) e uma qualidade de vida excelente.

Diferente da Irlanda, o clima da Austrália é bem parecido com o do Brasil. Por isso, se você curte um clima mais tropical, ensolarado e quente, o país é o seu lugar!

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior - sydney

Como a Austrália possui uma área territorial grande, você vai poder fazer viagens para diversas cidades australianas. E você pode aproveitar a localização do país e visitar o Sudeste Asiático ou a Nova Zelândia!

As opções de cidade são variadas e correspondem aos mais diversos perfis. A mais conhecida de todas é Sydney, mas você pode aproveitar as praias de Gold Coast, os dias ensolarados de Brisbane, visitar a Grande Barreira de Corais em Cairns, curtir a vida cool de Melbourne ou explorar uma das capitais mais isoladas do mundo, Perth.

Lendo essa breve descrição do país, você já deve ter entendido os motivos para os brasileiros amarem a Austrália. Mas se você quer saber mais, leia esse post.

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior - brisbane

 

Estudar e trabalhar na Nova Zelândia

Algumas pessoas acham que a Nova Zelândia e a Austrália são basicamente a mesma coisa. Porém, na realidade elas são diferentes em vários aspectos. Neste post, nós explicamos eles com mais profundidade.

A questão é que fazer seu intercâmbio de estudo e trabalho na Nova Zelândia significa morar em um país muito novo, com paisagens que possuem poucas interferências feitas pelo homem. Então, se você é do tipo que ama paisagens naturais, esse país é o lugar ideal para o seu intercâmbio.

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior - auckland

 

Outra coisa legal que a Nova Zelândia proporciona é todo o contato com cultura Maori, que é muito interessante. Além disso, você poderá aproveitar para praticar alguns esportes radicais em Queenstown, curtir a noite da capital Wellington ou experimentar a vida mais agitada de Auckland.

Saiba mais sobre estudar e trabalhar na Nova Zelândia neste post.

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior - nova zelândia

 

Estudar e trabalhar no Canadá

Antes de falarmos do Canadá, é importante explicar que estudar e trabalhar no país não é tão simples quanto nos outros destinos que citamos aqui. O processo é mais burocrático, você não pode fazer apenas um curso de idiomas, é preciso fazer um curso mais específico e isso faz com que o nível de inglês mais avançado seja um pré-requisito. Para saber todos os detalhes desse programa, leia esse post.

O Canadá é um país com uma qualidade de vida muito alta e que possui uma multiculturalidade enorme. Toronto e Vancouver são as principais cidades escolhidas pelos intercambistas.

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior - toronto

 

Durante o inverno, você poderá aproveitar as montanhas de neve para esquiar e os lagos congelados para patinar no gelo. Já no verão, você vai poder aproveitar o melhor da natureza do país.

Quando se trata do assunto viajar, as opções de destinos são grandes. Você pode conhecer o French Canada, explorar o interior do país e até visitar algumas cidades dos Estados Unidos.

Neste post, você poderá conhecer os principais motivos para fazer o seu intercâmbio no Canadá.

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior - vancouver

 

Qual é o melhor país para estudar e trabalhar?

A resposta para essa pergunta é muito pessoal. Vai depender do que você procura para o seu intercâmbio e em qual país você acha que vai se adaptar melhor.

Mas uma coisa podemos garantir: seja na Austrália, Irlanda, Nova Zelândia ou Canadá, será uma experiência incrível!

 

Tipos de curso disponíveis no intercâmbio de trabalho e estudo no exterior

Para fazer um intercâmbio de estudo e trabalho no exterior você terá que escolher um tipo de curso. As opções vão desde o general english (curso de idioma) até cursos voltados para áreas de trabalho específicas.

Caso você possua apenas o nível básico ou zero de inglês, não precisa se preocupar. Ao optar pelo curso de general english, você será colocado em uma turma que corresponda aos seus conhecimentos.

Para saber mais sobre os cursos que você poderá fazer em casa um dos países, acesse os seguintes links:

Irlanda

Austrália

Nova Zelândia

Canadá

 

Tipos de trabalho disponíveis no intercâmbio de trabalho e estudo no exterior

Lembra quando falamos lá em cima que os empregos no intercâmbio de trabalho e estudo são tipo os “trabalhos de verão” de filme adolescente da Netflix? Então, essa é a realidade mesmo.

Os empregos mais comuns que você vai encontrar são os de garçom, auxiliar de cozinha, cleaner, babá e serviços gerais. É claro que isso não é uma regra, por exemplo, se você fizer um curso com foco em carreira é provável que você faça um estágio (que pode ser remunerado ou não).

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior - tipos de empregos

No entanto, é importante ter em mente que nenhum trabalho é mais ou menos digno. Trabalhar no exterior vai abrir muitas portas para você, tanto na questão do idioma quanto pelas experiências.

Neste post, você vai poder entender alguns fatores importantes para conseguir um emprego na Austrália (mas que vale para os outros países também). E aqui você poderá saber mais sobre os trabalhos no Canadá.

 

Média salarial dos trabalhos no intercâmbio de trabalho e estudo

Como já mencionamos, no intercâmbio de trabalho e estudo é possível trabalhar 20 horas por mês. O salário dos países citados aqui é por hora trabalhada, podendo variar conforme a região. 

Veja abaixo a média salarial dos países em que você pode fazer seu curso de estudo e trabalho:

Austrália: 18.29 dólares australianos por hora

Canada: 12,63 dólares canadenses por hora

Irlanda: 9,80 euros por hora

Nova Zelândia: 17,70 dólares neozelandeses por hora

 

Quanto custa fazer um intercâmbio de trabalho e estudo no exterior?

Essa é a pergunta que não quer calar. Os preços variam de acordo com o destino e o tempo que você vai ficar.

Neste post você pode ter uma ideia de quanto esse pacote custa para a Irlanda, Austrália e Nova Zelândia, e aqui para o Canadá.

Uma informação bacana de saber é que trabalhar no intercâmbio abre a possibilidade de arrecadar o dinheiro que você investiu na compra do pacote. Além de é claro dar a oportunidade viajar e se sustentar durante o tempo que você vai ficar fora.

intercâmbio de trabalho e estudo no exterior - quanto custa

 

Agora que você já sabe todos os detalhes de como estudar e trabalhar no exterior, chegou a hora de conversar com os nossos consultores. Lembrando que essa com certeza, é uma das experiências mais completas que você terá fora do Brasil.

Você com certeza viverá muitas aventuras!

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)
Olá! Posso Ajudar?