Cuidados na hora de comprar a passagem aérea para o intercâmbio - Egali Intercâmbio
Dicas

Cuidados na hora de comprar a passagem aérea para o intercâmbio

Atualizado em 15 de julho de 2023

Saber comprar a passagem aérea para o intercâmbio de forma correta requer muita atenção e conhecimento de alguns detalhes como a data de início da acomodação, o período permitido no destino, validade do passaporte e visto, horários de check in e muito mais! Por isso, preparamos esse post com todas as informações para auxiliar você nesse processo. 

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio!

Quando comprar a passagem aérea?

Saber o momento certo de comprar a passagem aérea é fundamental. Por isso, vamos explicar as vantagens e desvantagens de comprar com antecedência. Veja a seguir, também, a recomendação em caso de aplicação de visto: o ideal é comprar a passagem antes de o visto ser aprovado ou aguardar? 

Garanta a passagem aérea para o intercâmbio com antecedência

Comprar a passagem com certa antecedência é fundamental para uma preparação de sucesso para o intercâmbio. Garantir a vaga no voo adequado, organizar a chegada e poder acompanhar os preços são algumas das vantagens de começar a olhar para esse item bem antes do embarque.

Você sabia que a Egali tem um setor especializado na parte de passagem aérea para o intercâmbio e conhece cada detalhe sobre os voos e companhias aéreas? Se você contratar esse serviço com a gente, não precisa se preocupar. Nossos especialistas ficarão atentos a todos esses itens e deixarão você ciente.

Ah, e se acontecer qualquer imprevisto como uma possível alteração ou cancelamento de voo, faremos toda a parte burocrática (e demorada!) de contatar a companhia aérea por você.

passagem aérea para o intercâmbio
Photo by Chris Liverani on Unsplash

Devo comprar a passagem aérea para o intercâmbio antes do visto? 

Uma pergunta muito frequente entre intercambistas que vão para destinos que exigem visto é se o ideal é comprar a passagem aérea para o intercâmbio com antecedência ou aguardar a emissão do visto.  

Se você estiver embarcando para Austrália, Canadá ou Nova Zelândia e comprar o curso do intercâmbio, o serviço de visto e a passagem aérea com a Egali, você estará coberto pela Garantia Egali caso o visto atrase

Lembre-se: a Garantia Egali não cobre casos de visto negado.

Se você não estiver dentro dos requisitos para solicitar a Garantia Egali em caso de visto atrasado ou tem medo de uma negativa, você deverá avaliar os riscos de comprar com antecedência e os riscos de deixar para a última hora.

Caso você opte por comprar a passagem mesmo antes da emissão do visto, tente evitar as tarifas promocionais que não permitem alteração de destino, remarcação da passagem ou cancelamento e reembolso. Verifique as multas e taxas de remarcação e cancelamento.

O risco de deixar para a última hora é você pagar um valor muito além do planejado, pois você não terá tempo de se organizar e acompanhar os melhores dias para compra. 

Vantagem de comprar a passagem antes de receber o visto:

A vantagem de comprar a passagem antes de receber a aprovação do visto é que, muito provavelmente, você encontrará tarifas muito mais em conta. Muitos intercambistas optam por correr o risco para garantir os melhores preços. 

Desvantagens de comprar a passagem antes do visto: 

A desvantagem de comprar a passagem antes do visto é que, em caso de visto negado ou atrasado, você pode perder o bilhete comprado anteriormente ou pagar altas taxas para cancelamento e remarcação, que são cobradas pela companhia aérea. 

Garantia Egali:

Como citamos anteriormente, a Garantia Egali está disponível para intercambistas que contratam curso, passagem e visto com a Egali para o Canadá, Austrália ou Nova Zelândia. Esses estudantes podem comprar a passagem com antecedência tendo a garantia de que, em caso de atraso do visto, a Egali irá pagar a diferença do valor para remarcar a passagem. 

Em resumo:

Comprar a passagem antes do visto = você vai pagar mais barato, porém terá multas de cancelamento caso o visto seja negado

Comprar a passagem depois de receber o visto = você vai pagar mais caro, porém não correrá o risco de pagar multa em caso de visto negado.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio!

Posso sair do Brasil apenas com passagem de ida?

Não, você pode arrumar problemas com a imigração. Se você é um intercambista deverá apresentar a sua passagem de retorno ao Brasil ou saída do destino junto com todas as outras documentações obrigatórias na hora da imigração. O oficial de imigração quer saber se você realmente estará indo fazer um programa de intercâmbio, seja ele qual for a duração, ou se você tem outras pretensões de ficar mais tempo no destino do que o permitido, considerando assim, uma estadia ilegal.

Portanto, não deixe de garantir a sua passagem de ida e volta antes mesmo do embarque, você evitará desentendimentos com a imigração.

O que devo cuidar na hora de comprar a passagem aérea?

Aqui vão alguns cuidados que você deve tomar enquanto estiver comprando ou pensando em comprar a sua passagem aérea:

Horário de Check-in na acomodação

Você deve estar atento ao horário de check-in da acomodação que você contratou para o intercâmbio. Existe uma janela de horários de entrada na acomodação. 

Data de entrada na acomodação:

Se você tem uma acomodação iniciando no dia 30, é totalmente inviável chegar no dia 29, por exemplo. Se você ficar em um hotel, dependendo da disponibilidade, até pode ser que você consiga pagar por uma noite extra. Mas as acomodações estudantis, que normalmente são as escolhidas para períodos de intercâmbio em função do bom custo-benefício, são quase sempre reservadas por semana. Ou seja, se o dia de entrada é um sábado, não tem como você chegar na sexta porque outro estudante estará ocupando o quarto. 

Esse é um ponto muito importante para ter atenção na hora da compra de passagem. Verifique o dia de chegada no destino e veja se está de acordo com o início da acomodação. 

Se você encontrar uma passagem com ótimo preço chegando um ou dois dias antes, será necessário contratar por conta própria um hotel ou hostel para o período. Avalie o valor que você irá gastar com essas reservas para ver se compensa no preço final. 

Horário de check in na acomodação:

A mesma regra de data de entrada é válida para o horário de chegada. Se o check in é a partir das 15h, não tem como você entrar na acomodação às 9h. Isso porque o check out do outro hospede acontece no mesmo dia. Mesmo em hotéis (até nos mais luxuosos) isso acontece. Não é possível entrar antes do contratado.

Já o limite de horário existe em função da equipe que realiza o check in. Se você ficar em uma acomodação que tenha recepção 24h, provavelmente não terá esse problema. Porém, grande parte das residências estudantis não possui essa amenidade. É necessário chegar dentro de uma janela de horário que tenha alguém disponível para acompanhar você no check in. 

Verifique em contrato o horário permitido antes de contratar a passagem. 

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio!

passagem aérea para o intercâmbio
Photo by Proxyclick Visitor Management System on Unsplash

Escalas e conexões 

passagem aérea para o intercâmbio
Photo by Matthew Smith on Unsplash

É muito comum que você compre um voo que passe por outro país antes de chegar no destino final. Isso acontece porque muitas cidades de intercâmbio não possuem ligação direta com o Brasil. Outro motivo bem plausível é porque em 99% dos casos é muito mais barato contratar um voo com escala ou conexão do que contratar um voo direto.

Não tem nenhum problema você passar por outro país antes, mas é importante ter atenção para alguns detalhes:

Visto

Alguns países exigem visto mesmo para escalas e conexões. Às vezes você pode achar que está fazendo uma super economia e acabar não podendo embarcar ou tendo um custo extra com visto. Alguns exemplos mais comuns são os Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. Se você for comprar a passagem por conta própria, sem auxílio da Egali, sempre verifique antes se o país de escala possui alguma exigência ou restrição para brasileiros. 

passagem aérea para o intercâmbio
Photo by mana5280 on Unsplash

Vacinas 

Alguns países solicitam, ainda, vacinas específicas – mesmo se você não for ficar no país. Vacina para a febre amarela ou contra a Covid-19 são as mais solicitadas. Ah, e falando em Covid, fique sempre atento se é necessário preencher algum formulário ou fazer algum teste antes de embarcar, mesmo que seja apenas uma escala no país.

passagem aérea para o intercâmbio
Photo by Towfiqu barbhuiya on Unsplash

Obrigatoriedade da passagem de retorno

Um dos momentos mais temidos pelos intercambistas é a imigração. Praticamente todos os países exigem que você tenha em mãos as passagens de ida e de volta. Sem ter o bilhete de retorno, as companhias aéreas não vão deixar você embarcar. 

Então, mesmo quando seus planos não incluem um retorno para o Brasil, você vai precisar comprar a passagem de volta para poder embarcar. Depois, se for necessário, você pode remarcar ou pedir o cancelamento. Para que isso seja possível, preste atenção nas regras de cancelamento e remarcação do bilhete contratado. 

passagem aérea para o intercâmbio

Photo by Morgane Perraud on Unsplash

Visto e passaporte para o destino

Outro ponto muito importante na hora de comprar a passagem aérea para o intercâmbio é verificar se seu passaporte e seu visto (quando necessário) estão dentro da validade para o embarque. Clicando aqui você pode verificar as exigências com relação à validade do passaporte para cada país. 

Após garantir a passagem aérea, o que devo fazer?

E agora? O que devo fazer depois de garantir a minha passagem aérea?

Envie a cópia da passagem para a Egali

Por último e muito importante, o envio das passagens deve ser enviado IMEDIATAMENTE após a compra. Basta acessar a Área do Aluno e enviar através da aba de “documentos”. Garanta que a cópia enviada possua o número do voo, o horário de saída do Brasil, horário de chegada no destino e a data de ida e de chegada.

O envio da sua passagem é uma parte do processo que vai possibilitar: 

  • Emissão do seguro:

Nossos fornecedores do seguro necessitam dos dados do seu voo para fazer a emissão, e qualquer divergência impossibilitará a emissão desse documento; 

  • Confirmação da acomodação:

Todos os check-ins das nossas acomodações são baseados nos dados de voo, assim conseguimos programar com antecedência sua chegada e a contratação do transfer; 

  • Matrícula:

As escolas solicitam com maior antecedência os dados da chegada para que possam confirmar a sua matrícula com a instituição. 

Fique atento à sua área do aluno para saber qual a data limite de envio. 

Não enviar a passagem dentro do prazo estipulado na área do aluno pode fazer com que sua documentação atrase, impossibilitando o embarque. 

Comprando a passagem com a Egali: 

O setor aéreo especializado da Egali é preparado para todo o tipo de questões que podem acontecer com sua passagem e acredite, acontece muito!

importância das passagens aéreas
Photo by Kaleidico on Unsplash

Nossa equipe cuidará de todos os detalhes para você. Naturalmente, se você não adquirir as passagens aéreas para o intercâmbio conosco, ficará de sua responsabilidade resolver os possíveis problemas que aparecerão até seu embarque, pois infelizmente, a Egali não tem acesso as passagens que foram emitidas por terceiros. Confira nosso vídeo!

Embarque para a realização do maior sonho da sua vida!

Tudo pronto para embarcar? Se você quiser contratar um intercâmbio e todos os serviços adicionais, conte com a MAIOR AGÊNCIA DE INTERCÂMBIO DA AMÉRICA LATINA! 

Converse com um especialista, tire todas as suas dúvidas e receba (sem nenhum custo!) um orçamento personalizado e uma análise de perfil!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio!

Confira tudo sobre os vistos para cada país em nossos conteúdos completos

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório