Renovar passaporte: porque não esperar até o vencimento da data de validade
Documentações e visto

Por que não esperar a validade do passaporte acabar para fazer a renovação

Atualizado em 07 de fevereiro de 2019

Talvez, esse seja um questionamento que a maioria das pessoas tenha: qual é o momento certo de renovar o passaporte? A resposta para essa pergunta pode parecer simples como “quando expirar a data de validade”, mas, na verdade, você não deve esperar a validade do passaporte acabar para fazer a renovação

Isso acontece devido ao fato de vários países terem regras para a entrada de visitantes. Uma dessas regras é a de que o passaporte do viajante deve ter um prazo de vencimento mínimo para passar pela imigração.

Caso o seu passaporte não cumpra esse pré-requisito para o país que você vai visitar, é possível que você nem consiga comprar a passagem. Por isso, é sempre bom ficar atento e marcar a renovação do documento quando necessário. Afinal, ninguém quer ser impedido de viajar por causa de uma falta de atenção, né?

Então, no post de hoje vamos falar sobre as exigências com o prazo de validade em alguns países, mostrar como verificar a validade do passaporte, quando renovar o documento e como fazer esse processo.

Confira os tópicos a seguir!

 

Exigências com o prazo de validade do passaporte em diferentes países

Como falamos acima, vários países exigem um prazo de validade mínimo do passaporte para a entrada de visitantes.

 

Prazo de validade do passaporte para viajar para os Estados Unidos

O passaporte deve ser válido até o final da viagem, não é necessário prazo extra.

 

Prazo de validade do passaporte para viajar para a Europa

Os países que fazem parte da União Europeia exigem que o passaporte tenha um prazo de validade extra de três meses após o retorno do visitante ao Brasil.

 

Prazo de validade do passaporte para viajar para o Reino Unido

O documento precisa ter seis meses extras após o fim da viagem.

 

Prazo de validade do passaporte para viajar para o México

O México também exige que o passaporte do visitante tenha seis meses de validade extras a partir do momento em que ele deixa o país.

 

Prazo de validade do passaporte para viajar para a América do Sul

Os brasileiros que quiserem viajar pela América do Sul não precisam necessariamente ter um passaporte. É possível viajar apenas com o documento de identidade (não vale a carteira de motorista!) com uma foto recente e que tenha sido emitido nos últimos 10 anos.

 

Como verificar o prazo de validade do passaporte

renovar passaporte - 01

O prazo de validade do passaporte fica na folha onde estão seus dados e a foto oficial. Você verá que no final da página, aparece a data de validade embaixo da data de emissão, como mostra a imagem.

 

Quando renovar o passaporte

Como você pode ver acima, o maior prazo exigido entre os países é o de seis meses após o término da viagem. Então, se você tiver planos de fazer uma viagem para o exterior, seria interessante estar com a validade do seu passaporte dentro desse prazo.

Assim, caso você vá viajar para um país da União Europeia e queira visitar um país do Reino Unido, por exemplo, você poderá fazer isso tranquilamente.

 

Como renovar o passaporte

renovar passaporte - 02

Você pode solicitar o novo passaporte a qualquer momento, mesmo tendo em mãos um passaporte ainda válido.

Mas como assim um novo passaporte? Não era renovação? Sim, quando você pede a renovação do seu passaporte, você recebe um novo.

Então, os carimbos e vistos do seu passaporte atual não passam para o novo. Por isso, para a apresentação dos vistos que ainda são válidos (como no caso de você ter um visto válido para os Estados Unidos, por exemplo), você precisará carregar o passaporte novo e o antigo para a sua viagem.

Veja a seguir o passo a passo para renovar o passaporte:

 

1. Acesse o site da Polícia Federal

selecione a aba “Passaporte”.

 

2. Leia o item “Documentação Necessária”

Ele vai estar no menu. Leia atentamente e veja se você possui tudo que é solicitado.

 

3. Clique em “Requerer Passaporte”

E depois clique em “Emissão do passaporte”

 

4. Preencha o formulário

Depois que você fizer isso, clique em imprimir. Sua GRU (Guia de Recolhimento da União) será gerada.

 

5. Faça o pagamento da GRU

 

6. Agende o seu atendimento

Esse agendamento só pode ser feito após a confirmação do pagamento da GRU, que pode demorar de 24 a 27 horas.

 

7. Compareça ao posto escolhido no dia e horários marcados

 

Observação: é obrigatório que o requerente do passaporte compareça ao posto escolhido no dia agendado e, depois, no dia da retirada do passaporte. O procedimento envolve a conferência de imagem facial e de impressões digitais.

 

Agora que você já sabe quando, como e os motivos para renovar seu passaporte antes da data de vencimento, você já pode começar a preparar a sua viagem! Pense no seu destino e, se for necessário, peça a renovação do seu documento.

E se você tem vontade de fazer um intercâmbio e tem alguma dúvida sobre vistos, entre em contato com os nossos consultores por aqui. Eles irão tirar todas as suas dúvidas!

 

 

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)

Atendimento via WhatsApp
Atendimento via WhatsApp