Intercâmbio na Austrália: tudo que você precisa saber! Conheça o destiono ideal!
Estude e Trabalhe no Exterior
Austrália

Intercâmbio na Austrália: tudo o que você precisa saber!

Atualizado em 23 de outubro de 2023

Se você está buscando um destino de intercâmbio incrível, onde você possa conhecer pessoas de diversas culturas, lugares de todos os tipos, com possibilidade de trabalhar e, ainda mais, possibilidade de imigrar para o país, está no post certo! Nesse post, vamos mostrar algumas informações que vão convencer você que fazer intercâmbio na Austrália é a experiência que você busca! 

Austrália impressiona em muitos aspectos. Além de suas belezas naturais, o país possui uma educação forte, com as cidades de SidneyMelbourne entre as 10 cidades melhores para estudantes no mundo, segundo o ranking da Quacquarelli Symonds. Esse fato aliado a seus aspectos culturais e ao seu agradável clima, que lembra muito o do Brasil, faz com que muitos brasileiros escolham o país para viver.

Você ainda terá a oportunidade de imigrar para o país caso aplique o Skilled Visa ou seja patrocinado por uma empresa, via Sponsored Visa. A seguir vamos mostrar algumas razões para considerar a Austrália como o seu destino ideal!

Quer receber um orçamento grátis? Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Intercâmbio na Austrália
Photo by Victor on Unsplash

Como são os nativos australianos?

Os “aussies” – nativos australianos – são amáveis e simpáticos com os estrangeiros, recebendo todo mundo com educação. Além disso, de acordo com o Censo Australiano de 2021, 27,6% dos australianos ou nasceram em outro país ou são filho de pessoas que nasceram eu outros países, é quase metade da população.

Não tem nada pior do que viajar para um país e não ser bem recebido, não é mesmo? Mas, fique tranquilo despreocupado porque na Austrália isso não vai acontecer! Com isso, o número de idiomas falados no país é grande! São mais de 260 idiomas, sendo os mais comuns o inglês, o mandarim, o italiano, o árabe, o cantonês e o grego.

Lá, as pessoas são livres para serem elas mesmas, sem repressão, independente da sexualidade, raça, religião e nacionalidade. Os australianos conhecem a diversidade cultural e social do mundo muito bem!

Fale com nossos especialistas agora mesmo

Intercâmbio na Austrália
Photo by Alvin Balemesa on Unsplash

Intercâmbio na Austrália e suas belezas naturais

De acordo com a Conservation International, uma organização sem fins lucrativos, 70% da flora e da fauna do planeta existem em apenas 17 países. Esses países ocupam cerca de 10% da superfície da Terra, e a Austrália faz parte deles!

Ela é um dos dois países desenvolvidos que possuem uma mega-biodiversidade alta, o outro é a China. O país possui entre 600 mil e 700 mil tipos diferentes de plantas e animais. São mais de 378 espécies de mamíferos, 828 espécies de pássaros, 300 tipos de lagartos diferentes, 140 espécies de cobras e por aí vai.

Sem contar que a Austrália ocupa o primeiro lugar em espécies endêmicas – espécies que existem em uma área específica, com animais como o canguru, o dingo e coala, além dos vários tipos de plantas. Por ter uma grande diversidade de vida selvagem, o país se preocupa em conservar a natureza. Existem reservas naturais e de preservação em quase todas as partes da Austrália.

Fonte: https://www.conservation.org/brasil/conservacao-internacional-brasil

Intercâmbio na Austrália
Photo by David Clode on Unsplash

Como é o clima australiano?

O clima australiano apresenta variações dependendo da cidade e região, como todo país de grande extensão. Por exemplo, você pode encontrar cidades com a temperatura ultrapassando os 31ºC, enquanto em outras regiões pode cair neve.

Esse é o caso cidades como Victoria, Camberra, Nova Gales do Sul, Melbourne e Hobart. Então, se você é uma pessoa que não curte tanto o calor, essas regiões serão perfeitas para você. O inverno nelas se assemelha bastante ao da região sul do Brasil. 

Caso você queira curtir o clima de verão em grande parte do ano, vá para cidades como:

Lá, os dias de praia quase nunca param!

É necessário ter visto para conhecer a Austrália?

Sim. O processo é bem burocrático, por isso, é importante que você leia com atenção sobre os procedimentos e acompanhe o andamento do processo. Ter o visto negado pode estragar um planejamento de muito tempo.

A equipe do Suporte ao Aluno da Egali faz todo esse processo de visto sem despachante e sem complicações para os alunos. No ano de 2022, atingimos mais de 99,8% de aprovação para vistos na Oceania!

Visto de estudante

O visto de estudante para a Austrália pode ser solicitado por aqueles que desejam estudar por mais de 14 semanas no país, para fazer um programa de intercâmbio de curso de línguas ou até mesmo cursos profissionalizantes.

A validade do visto australiano para Austrália de estudante depende do tempo de duração do curso. Se você fizer um curso de 14 semanas, por exemplo, o seu visto vai durar as 14 semanas mais 4 semanas de férias.

A validade dos vistos são dadas pelos oficiais de imigração ou oficiais consulares, por isso, podem variar. Elas constam na carta de visto. Se você optar por um curso de mais de 40 semanas de aula, você terá direito a 8 semanas de férias, mas lembrando que nesse período você deve ter aulas mesmo.

Visto de turista

O visto australiano de turista pode ser solicitado por aqueles que querem fazer um curso de curta duração (no máximo 12 semanas), desejam fazer viagem para turismo ou para outras atividades recreativas, tais como:

  • férias,
  • passeios turísticos,
  • razões sociais,
  • visitar familiares e/ou amigos,
  • assim como para outros fins a curto prazo, não incluindo negócios.

Esse visto possui validade de 1 ano e permite a permanência de até 3 meses no país.

intercâmbio na austrália
Foto de Nico Smit na Unsplash

Como imigrar para a Austrália em 2024?

O processo de imigração para a Terra dos Cangurus pode ser muito detalhado e complexo de ser feito dependendo do caminho que você quer seguir. Se você busca uma oportunidade duradoura após o seu intercâmbio na Austrália, destacamos a importância das áreas regionais, onde as portas se abrem de maneira mais acolhedora e prática, dependendo do caminho que você quer.

Basicamente, existem dois tipos mais comuns de vistos para imigrar para a Austrália:

  • Skilled Visa e Sponsored Visa.

Deixaremos um link abaixo onde discutimos a fundo as vantagens dos vistos, revelando como essas opções podem ser a chave para o seu futuro na Austrália. No post, você ainda poderá conhecer informações abrangentes sobre essas áreas regionais e processos específicos, não deixe de conferir nosso post completo sobre o tema.

Clique aqui para conferir nosso post completo sobre as áreas regionais australianas

Intercâmbio na Austrália e sua qualidade de vida

Segundo a consultoria da Mercer, baseada no desempenho de 450 cidades, a Austrália possui duas cidades no top 20 de melhor qualidade de vida do mundo. Sydney e Melbourne ocupam respectivamente a 11ª e a 17ª posições no ranking que leva em consideração fatores como ambientes político, social, econômico e sociocultural, serviços de saúde, educação, transporte público, recreação, bens de consumo, moradia e meio ambiente.

Isso pode ser percebido no instante em que você chega ao país, com suas ruas, avenidas, parques, edifícios, hospitais de excelente qualidade. Existem parques de sobra, bem preservados, para que todos desfrutem de um momento de ócio.

Há ciclovias que servem para preservar o meio ambiente e o transporte público é de boa qualidade para que dificilmente você tenha que usar um carro. Sem contar que a educação australiana é excelente! Escolas, universidades e cursos de inglês de ótima qualidade de ensino.

Converse agora com um de nossos consultores!

Intercâmbio na Austrália

Photo by Timon Studler on Unsplash

Como é a segurança na Austrália?

De acordo com o Índice Global da Paz, a Austrália está na 22ª posição de país mais seguro do mundo. Esse índice leva em consideração todos os tipos de ameaças que os habitantes locais podem sofrer. Isso inclui assaltos, crimes, mortes por acidentes de trânsito, ataques terroristas e guerras.

Além disso, Melbourne e Sydney foram eleitas respectivamente a 5ª e a 7ª cidades mais seguras do mundo de acordo com a The Economist. Esse ranking foi feito com 60 cidades, levando em consideração a segurança digital, segurança de saúde, segurança de infraestrutura e segurança pessoal.

Esses dados mostram que a segurança da Austrália é muito eficiente. É possível caminhar tranquilamente pelas ruas, usar celulares e câmeras em público sem correr riscos. Quando, eventualmente, acontece algum tipo de furto ou roubo, a polícia realmente entra em ação e dá todo o suporte à vítima. Segundo dados do governo australiano, 72,4% da população do país está satisfeita com os serviços policiais, e 86,6% acredita que a polícia trabalha com profissionalismo.

Intercâmbio na Austrália
Photo by Tom Rumble on Unsplash

Quais atrações aproveitar durante o intercâmbio na Austrália?

Certamente, a Austrália oferece muito mais atrações para você aproveitar durante o seu intercâmbio do que praias e cangurus. Lá, você poderá encontrar montanhas impressionantes, fazer road trips épicas, visitar parque nacionais enormes, mergulhar em lindas cachoeiras…

Mas, além disso, as cidades australianas são repletas de atrações! Alguns dos eventos mais importantes do mundo  acontecem no país, como o Vivid Sydney – Sydney, a primeira eliminatória do World Surf League Championship – Gold Coast, o Formula 1 Australia Grand Prix e o Australia Opening Tennis – Melbourne.

Intercâmbio na Austrália
Photo by Demba JooB on Unsplash

Eventos e artistas que passaram pelo país

Em 2018, Gold Coast foi responsável por sediar os Commonwealth Games, sem contar Sydney e Melbourne que tem uma agenda cultural bem cheia! Cidades menores como Brisbane, Cairns e Perth também possuem eventos marcados para o ano todo como festivais de música, cultura e gastronomia.

A Austrália também recebe muitos shows. Artistas como Ed Sheeran, Bruno Mars, James Blunt, Lana Del Rey, The Killers, Imagine Dragons, Harry Styles, P!ink, Katy Perry, Mariah Carey, Taylor Swift e Sam Smith fizeram turnês no país nos últimos anos.

Você já deve ter percebido que programação do que fazer é o que não vai faltar para você na Austrália!

Faça um intercâmbio na Austrália agora mesmo!

Conseguimos convencer você de que fazer um intercâmbio na Austrália pode ser a melhor experiência da sua vida? O país é mesmo encantador, está no topo de vários rankings mundiais, além de ter um povo super receptivo que te receberá de braços abertos.

Visite uma de nossas lojas e garanta já a sua consultoria gratuita para o programa dos seus sonhos!

E se você quer falar com um de nossos consultores para saber mais sobre fazer um intercâmbio para a Austrália, entre em contato conosco clicando no botão abaixo:

Marque uma conversa com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Saiba mais sobre o intercâmbio na Austrália

Confira nosso vídeo!

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório