Áreas regionais na Austrália e a imigração para o país - Egali Intercâmbio
Documentações e visto
Austrália

Áreas regionais na Austrália e a imigração para o país

Atualizado em 11 de outubro de 2023

Quando se trata de decidir sobre um destino de intercâmbio, a Austrália frequentemente surge como uma escolha principal para estudantes e profissionais em busca de uma experiência internacional única. No entanto, diante de um país territorialmente grande, surgem questões fundamentais: qual cidade da Austrália fazer meu intercâmbio? o que são e o que define as áreas regionais na Austrália? E, mais importante ainda, será que escolher uma dessas áreas para investir tempo e dinheiro é uma decisão sábia?

Neste post, vamos explicar tudo sobre esse tópico. Entenda o que constituem as áreas regionais na Austrália e saiba se vale a pena considerar essa opção na hora de escolher o seu destino e programa de intercâmbio. Entenda as oportunidades educacionais e de imigração na Austrália disponíveis, bem como as vantagens e desvantagens que podem influenciar sua decisão ao embarcar nessa jornada de intercâmbio.

Se você está prestes a fazer as malas ou apenas começando a considerar suas opções, este guia completo fornecerá informações essenciais para ajudá-lo a tomar a melhor decisão para seu futuro acadêmico e profissional.

áreas regionais na austrália
Perth, na Austrália. Foto de Fadzai Saungweme na Unsplash

O que são as áreas regionais na Austrália?

As áreas regionais, ou oficialmente, Designated regional areas, são áreas com incentivo para o processo de migração para a Austrália. A grande maioria das cidades na Austrália com exceção das 3 maiores (Sydney, Brisbane e Melbourne) são designadas como regionais – é possível visualizar por postcode (CEP) quais áreas são de cada tipo. Certos códigos postais são direcionados como áreas regionais para fins de imigração na Austrália, incluindo vistos específicos. Essas categorias desempenham um papel crucial no contexto de políticas de oportunidades educacionais e imigração na Austrália.

Essas áreas são divididas em “Cities and Major Regional Centres“, que inclui cidades menores que Sydney, Brisbane e Melbourne, áreas rurais e regiões menos densamente povoadas em todo o país. Além disso, o governo australiano identifica “Regional Centres and Other Regional Areas“, priorizando essas regiões para o desenvolvimento socioeconômico. 

Tipos de áreas regionais na Austrália

Existem diferentes tipos de categorias de áreas. A categoria 1 é equivalente às cidades maiores que citamos acima (Sydney, Brisbane e Melbourne). Abaixo você poderá conferir as categorias, como o governo australiano chama cada uma delas e quais são as principais cidades das categorias:

  • Categoria 2:  Chamadas de “Cities and Major Regional Centres”, são as demais grandes cidades da Austrália: Perth, Adelaide, Gold Coast, Sunshine Coast, Canberra, entre outras. Elas têm prioridade no processo de vistos regionais, acesso a uma lista maior de profissões para processos de imigração e permitem a estudantes internacionais universitários um ano extra de visto em comparação as cidades não regionais (3 anos ao invés de 2, que é o padrão).
  • Categoria 3: Chamadas de “Regional Centres and Other Regional Areas”, são as demais áreas da Austrália. Uma cidade com excelentes instituições de categoria 3 é Cairns, no norte da Austrália. As cidades de categoria 3 têm acesso a 11.200 vagas exclusivas para o processo de migração e uma lista exclusiva, que ainda é mais ampla, de profissões. Além disso, tem prioridade em negociações com o governo para políticas exclusivas de migração e permitem a estudantes internacionais universitários dois anos extras de visto pós estudos em comparação às cidades não regionais (4 anos ao invés de 2).

Mas afinal, devo ir para uma área regional da Austrália?

Ainda nesse post, vamos falar um pouco mais sobre um tema que desperta muitas dúvidas para quem está pensando em fazer um intercâmbio na Austrália: devo ou não ir para uma área regional? Antes de ajudar a tomar a sua decisão, existem alguns pontos importantes para entender sobre o processo de imigração para a Austrália. Nosso objetivo com esse post é que você entenda, em linhas gerais, qual o futuro pode ter na Austrália e como funciona o processo.

Ainda assim, alguns pontos abaixo podem ajudar você, junto com o seu consultor Egali, a decidir o melhor destino para o seu intercâmbio.

Receba o contato da nossa equipe comercial para tirar suas dúvidas

Quais são as oportunidades de imigrar para Austrália?

Existem duas formas principais de buscar a imigração para a Austrália: O skilled visa e o sponsored visa.

PS: neste postblog não estamos considerando a possibilidade de se apaixonar por um/uma Aussie e imigrar através do casamento 😍.

Imigração para a Austrália via: Skilled visa

No skilled visa, o próprio governo australiano convidará o intercambista para um visto de trabalho e posterior residência permanente, sendo necessário uma aplicação por parte do interessado. A avaliação do governo é por meio de um sistema de pontuação no qual são pontuados:

  • idade,
  • nível de inglês,
  • carreira acadêmica e
  • profissional do intercambista.

IMPORTANTE: as duas maiores pontuações são para idade e nível de inglês.

Imigração para a Austrália via: Sponsored visa

No sponsored visa, a empresa australiana que você irá trabalhar faz o processo necessário para você ter a permissão de trabalho e possa exercer a função de trabalho nela. Este processo não é simples, pois exige um valor mínimo de remuneração, um processo de aprovação da empresa, ou seja, é preciso que seja uma empresa com histórico junto ao governo australiano e um processo de aprovação da vaga na qual a empresa irá lhe contratar, a Nomination.

Existem duas listas criadas pelo governo da Austrália para determinar as profissões que são foco de longo prazo – acessíveis, em sua maioria parte, pelo Skilled Visa e profissões que as empresas podem contratar através do sponsored visa. As duas listas podem ser usadas pelos dois vistos, dependerá muito do seu caso.

Após entender estes conceitos, vamos mostrar um pouco das vantagens e desvantagens de fazer um intercâmbio em uma área regional da Austrália e você já pode começar a entender a ideia em relação a decisão de ir ou não para uma área regional no seu intercâmbio.

Vantagens de estudar em uma área regional na Austrália

Existem algumas vantagens de estudar nas áreas regionais na Austrália que irão ao encontro do perfil específico do intercambista que busca seus objetivos no país. Conheça alguns deles:

5 pontos a mais

Estudando em uma área regional você ganha 5 pontos extras no processo de Skilled Visa, e tem acesso a uma lista maior de profissões dentro de diversas áreas com a lista (ROL – Regional Occupation List).

Esses pontos são extremamente importante na hora do cálculo para o seu Skilled Visa. Ao longo do post, iremos informar você como funciona o processo de pontos para a imigração na Austrália e como a área regional pode auxiliar na sua decisão.

Trabalho full-time x PR

Além disso, a principal vantagem é para o sponsored visa. Isto porque, fora de área regional, você receberá um visto de trabalho full-time, isso quer dizer que é possível que você não consiga aplicar pra o PR (residência permanente) após este período. Nas áreas regionais na Austrália, você poderá aplicar a residência permanente após este período de trabalho.

Acessibilidade e custo de vida mais baixo

O custo de vida de morar em uma área regional é completamente mais baixo do que morar em cidades maiores de categoria 1 (Sydney, Melbourne e Brisbane).

Da mesma forma que as acomodações são mais caras em Sydney do que Adelaide, Cairns ou Perth, o custo de alimentação e transporte público também será, esse custos geralmente são menores nas áreas regionais da Austrália tornando o seu intercâmbio mais acessível durante esse período.

Desvantagens de estudar em uma área regional na Austrália

Uma das desvantagens de estudar em uma área regional na Austrália é em relação ao emprego, principalmente se o nível de inglês não for pelo menos intermediário. Essa “regra” vale em qualquer local do mundo, grandes cidades têm maior opção, mais pessoas chegando e saindo.

Além disso, existem menos opções de curso, muitas vezes com preços mais altos do que em cidades maiores. As opções de entretenimento e lazer, bem como a conexão de voos, costuma ser muito pior em cidades menores.

Fontes:

https://immi.homeaffairs.gov.au/visas/working-in-australia/regional-migration/eligible-regional-areas

https://immi.homeaffairs.gov.au/visas/working-in-australia/skill-occupation-list/regional-postcodes

áreas regionais na austrália
Melbourne, Austrália. Foto de Dmitry Osipenko na Unsplash

O que você encontrará nas duas áreas?

Existem algumas coisas que você encontrará em comum em ambas regiões de categoria 1, 2 e 3. O grande diferencial entre as duas, é a quantidade e qualidade de alguns pontos específicos.

Para entender melhor, você pode comprar a cidade de São Paulo (como se fosse categoria 1) e uma cidade interiorana (categoria 2 e 3). Ambos terão transporte público, lugares para ir e atrações, porém a quantidade de locais, a frequência de ônibus pelo transporte público será diferente.

Compare as passagens das empresas áreas mais famosas da Austrália: Jetstar e Virgin. Verá que a maioria dos voos saem das cidades de categoria 1, isso valerá para todos os pontos turísticos e de acessibilidade.

Comunidade

Por mais que a ideia de ter uma comunidade mais unida possa vir de uma cidade menor, os bairros das cidades maiores proporcionarão a mesma ideia de comunidade. Isso porque existem bairros que são menos atrativos aos turistas o que resulta em menos movimentação durante o dia e noite.

Estilo de vida equilibrado

A Austrália é conhecida pelos Aussies que levam a vida tranquilamente e com muita descontração. Nas áreas mais movimentadas, de categoria 1 por exemplo, a cidade e todos os pontos turísticos são movimentados e agitados, o que pode dificultar a ideia de um passeio mais livre e em contato com a natureza. Então escolha bem quando for pensar nisso.

Nas áreas regionais, os passeios e pontos turísticos são apoiados no fato de que as cidades menores preservam e valorizam esse estilo de vida. O transporte público pode ser um diferencial entre a cidade grande e as áreas regionais na Austrália, os pontos são mais pertos e o volume é menor.

Clique aqui para começar a programar seu programa de intercâmbio para a Austrália

Áreas regionais na austrália
Adelaide, na Austrália. Foto de rawkkim na Unsplash

Lista de profissões para imigrar para Austrália

Antes de falar no sistema de pontos, é importante explicar que existe algumas lista de profissões para imigrar para Austrália e elas são classificadas por demanda:

  • Medium and Long-term Strategic Skills List (MLTSSL),
  • Short-term Skilled Occupation List (STSOL),
  • Regional Occupation List (ROL),
  • Regional Sponsored Migration Scheme (RSMS) ROL List.

As diferentes listas mostram como é necessário um conhecimento profundo para avaliar a melhor forma de imigração pra Austrália, mas, basicamente, quanto mais necessária é uma profissão no mercado de trabalho australiano, mais são as opções existentes de tipos de visto para a aplicação.

Além disso, uma profissão pode estar na mesma lista geral do país e também estar na lista regional (ROL), que é a lista de profissões específicas para as áreas regionais na Austrália.

Conheça a lista completa com das profissões disponíveis e listas de profissões para imigrar para Austrália

Clique aqui para ver a lista de profissões

Como funciona o sistema de pontos para imigrar pra Austrália?

A Austrália é um país que tem necessidade de profissionais para carreiras específicas e por este motivo, criou um sistema para incentivar a imigração de profissionais qualificados. Conheça mais sobre o sistema de pontos e a tão falada lista de profissões por demanda.

Quando a profissão tem menor demanda (STSOL ou ROL) normalmente é necessário um empregador que faça a aplicação, um sponsored visa, não sendo através do sistema de pontos do Skilled Visa.

No Skilled Visa é possível fazer a aplicação sem um empregador: a aplicação é direta entre aplicante e o governo australiano. Nestes casos, existe um sistema de pontos, para poder estabelecer um critério para emissão do visto.

IMPORTANTE: Pela experiência da Egali, entendemos que o mínimo de pontos para a possibilidade de concessão deste visto é de 65 pontos. Porém, é ideal entender que os casos são extremamente específicos, existem casos em que o estudante é aprovado em certas regiões da Austrália que necessitam de uma vaga específica com menos pontos e casos em que o estudante aplica com 70 pontos e não é chamado por não necessitarem da vaga, o que normalmente acontece em regiões mais povoadas como as de categoria 1.

A pontuação é de 65 por recomendação de diversas agências de imigração na Austrália.

Converse com nossa equipe especialista para saber mais!

Critérios para acumulação de pontos para as áreas regionais na Austrália

Existem 4 critérios para acumular pontos, que são detalhados abaixo:

Idade

A idade é o critério que mais tem pontuação no processo.

  • Pelo menos 25 anos, mas menos do que 33 anos: 30 pontos
  • 18 até 25 anos e de 33 a 40 anos: 25 pontos
  • 40 anos a 44 anos: 15 pontos
  • Acima de 45 anos: não é possível aplicar.

Na prática, a imigração para a Austrália após os 45 anos através dos vistos de skilled visa são improváveis caso você não atenda os seguintes requisitos:

  • se você foi indicado como acadêmico sênior por uma universidade na Austrália (transição de residência temporária e fluxos de entrada direta);
  • você foi nomeado como cientista, pesquisador ou especialista técnico no nível de habilidade um ou dois da ANZSCO por uma agência científica do governo australiano (transição de residência temporária e fluxos de entrada direta)

Nível de inglês

O nível de inglês é o segundo item com maior pontuação, dando até 20 pontos. O teste mais usado pela imigração australiana é o IELTS, sendo também possível realizar o Cambridge e o Pearson Test of English (PTE). Somente é possível realizar o teste em centros acreditados – as versões feitas em casa ou online não são aceitas.

Para ganhar 10 pontos é necessário atingir pelo menos 7 pontos no IELTS em cada uma das áreas do teste (Listening, Reading, Writing, Speaking). Caso você atinja 8 pontos em todas as áreas, é possível ganhar 20 pontos.

Resumindo: sem um bom nível de inglês é muito difícil um processo de skilled visa. Por este motivo, com exceção de quem já tem este nível em prova IELTS (8 pontos em todas as áreas), recomendamos iniciar o seu intercâmbio para a Austrália fazendo um curso de inglês.

Experiência Profissional

A sua experiência profissional pode ser fora ou dentro da Austrália, porém, caso a experiência seja na Austrália, é necessário menos tempo para uma maior pontuação – além de ser mais fácil de comprovar este tempo.

A seguir, você poderá conferir a pontuação para o trabalho na Austrália de acordo com esta tabela:

Tempo de trabalho Pontos
Menos de 1 ano 

0

Entre 1 ano e 3 anos 5
Entre 3 e 5 anos 10
Entre 5 e 8 anos 15
Mais de 8 anos 20

Qualificação Educacional

Quanto maior o seu nível educacional maior é a pontuação através da sua qualificação. Estudantes com doutorado recebem 20 pontos, quem finaliza uma graduação recebe 15 pontos e estudantes de Diplomas e Advanced Diplomas recebem 10 pontos. Além disso, é possível receber mais 5 pontos pelo período de estudo na Austrália, além dos pontos do diploma em si.

NAATI

A qualificação educacional ainda pode possibilitar 5 pontos extras no processo, desde que o aluno seja aprovado em uma prova para tradutor de língua, através do NAATI (National Accreditation Authority for Translators and Interpreters).

Áreas Regionais

Caso o intercambista tenha pelo menos um diploma em área regional, desde que tenha morado na área regional ao longo do curso (não é válido pra cursos online) recebe 5 pontos extras no processo.

áreas regionais na austrália
Foto de Nguyen Dang Hoang Nhu na Unsplash

Qual o melhor caminho para a pontuação para imigrar para a Austrália?

Pela experiência da Egali, a melhor combinação de pontuação é:

  • Idade: 25 ou 30 pontos
  • Inglês: 20 pontos
  • Qualificação profissional: 5 a 10 pontos
  • Qualificação Educacional: 10 ou 15 pontos
  • Área Regional: 5 pontos

Total: 65 a 80 pontos.

O processo de aplicação do Skilled Visa é muito mais complicado se você não possui o inglês com a pontuação máxima, ou seja, IELTS nota 8 em todos os requisitos ou uma média alta para atingir essa pontuação. Pense bem, se você possui o inglês que atinja uma pontuação máxima de 10 e uma idade entre 18 a 25 ou 33 a 40, irá pontuar 25 pontos. Você precisaria de, pelo menos, 25 pontos a mais que poderiam ser adquiridos das qualificações e área regional.

Basicamente, você precisaria ter a idade máxima permitida para a pontuação, mais de 3 anos de atuação na área escolhida, curso, moradia e realização do trabalho em área regional para alcançar o mínimo de pontuação considerada para a classificação.

Fonte: Migration (LIN 19/051: Specification of Occupations and Assessing Authorities) Instrument 2019 (legislation.gov.au)

Áreas regionais na Austrália

Qual teste realizar: IELTS, Cambridge ou o PTE?

Como citamos acima, é possível que você comprove o seu inglês na Austrália de diferentes formas, pelo:

  • IELTS
  • Cambridge
  • PTE.

A Egali não recomenda nenhum dos testes, isso vai da escolha do aluno. Algumas fontes e empresas imigratórias recomendam o PTE por diversos fatores, mas o principal, é que o IELTS é corrigido por humanos e o PTE é corrigido por robôs.

Nossa base Egali nos principais destinos da Austrália poderá auxiliar você indicando um agente de imigração para realizar a sua consultoria depois do seu programa de intercâmbio. Recomendamos que você faça o curso de inglês na Austrália para atingir o nível recomendado das provas acreditadas para o processo de visto, caso ainda não possua um intercâmbio planejado e esteja pensando em fazer, entre em contato conosco clicando abaixo:

E aí, devo ou não devo ir para uma das áreas regionais na Austrália?

  • Ideal para quem…

Já tem certeza que quer imigrar pra Austrália e não está em uma área de altíssima demanda no país, ou seja, está buscando um caminho um pouco mais fácil pro processo de imigração.

  • Não ideal para quem…

Tem dúvidas se efetivamente quer imigrar pra Austrália. Se você ainda está começando a se planejar a fazer o seu intercâmbio na Austrália e ainda não entende muito sobre a imigração no país ou está buscando um programa no exterior, o programa nas áreas regionais na Austrália não é para você.

A sugestão é que escolha o seu destino do intercâmbio pelos interesses próprios e não por uma área ser ou não regional. Isso porque, na renovação de visto, é possível se mudar para uma área regional sem dificuldades. Além disso, você terá mais opções de lazer, oportunidades de emprego, cursos e todas as vantagens das maiores cidades da Austrália.

É importante ressaltar que cada intercambista tem uma experiência profissional e acadêmica diferente, sendo necessário avaliar individualmente cada caso. Existem empresas especializadas no tema, que podem ser recomendadas pelas nossas bases na Austrália durante o seu intercâmbio.

Comece o planejamento e tire suas dúvidas sobre o intercâmbio na Austrália

A Egali é a maior agência de intercâmbio da América Latina, presente em 13 países fisicamente e possui o selo RA1000. Para saber mais detalhes do seu caso, agende um horário em um escritório da Egali e iniciar o planejamento do seu intercâmbio.

Receba o contato da nossa equipe comercial para saber mais

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório