Como escolher os melhores tipos de cursos de intercâmbio? - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Como escolher os melhores tipos de cursos de intercâmbio?

Atualizado em 03 de março de 2023

A escolha do curso é uma das decisões mais importantes de um intercâmbio. O que muita gente não sabe é que fazer um intercâmbio não significa necessariamente fazer um curso de idioma. Há diversas opções de cursos de intercâmbio que você pode fazer, como os cursos com foco na carreira, por exemplo.

Para a sua escolha ser certeira e você aproveitar ao máximo o seu intercâmbio, é preciso entender qual a sua necessidade e qual é o seu perfil, para então tomar a decisão. Para ajudar na sua escolha, fizemos esse post com os tipos de cursos no exterior e o perfil do estudante para cada um deles. Vamos conferir?

Afinal, quais são os melhores tipos de cursos de intercâmbio?

Sabemos que cada indivíduo é único, por isso, separamos os principais tipos de cursos de intercâmbio e seus respectivos perfis onde mais se encaixam. Vamos conferir!

Cursos de Línguas

O curso de línguas é perfeito para quem quer aprender ou desenvolver um idioma aproveitando o destino. Aprender um novo idioma ainda é o maior desejo dos intercambistas.

Os cursos no Brasil, normalmente, se encaixam eu um padrão de 3 horas por dia e 1 dia por semana, já o intercâmbio são aulas todos os dias, com mínimo de 15 lessons e com professores que falam somente a língua local que irão auxiliar você no desenvolvimento! Muitas pessoas têm deixado de fazer cursos de línguas no Brasil para aventurar-se em um novo país.

A imersão na cultura e no dia a dia contribuem muito para o avanço do aprendizado. Entre as opções de cursos de línguas, você pode optar por cursos de inglês, espanhol, alemão, italiano e francês.

cursos de intercâmbio
Photo by Brooke Cagle on Unsplash

Perfil do intercambista de Curso de Línguas

  • Alunos a partir de 15 anos que queiram aprimorar ou começar o idioma;
  • Disponibilidade para curta duração – a partir de 2 semanas;
  • Aprendizado do idioma no exterior proporcionando um desenvolvimento maior do que no Brasil. 

General Language

Nesse programa de intercâmbio, não importa o nível de conhecimento na língua – isso vale para todas as línguas – os cursos de intercâmbio oferecidos são do mais básico até o mais vançado.

As habilidades trabalhadas são:

  • Fala;
  • Escrita;
  • Audição; e
  • Leitura.

Normalmente, existe um teste de nivelamento que indicará para a escola qual nível que você está da língua, assim auxiliando a instituição a alocar você na turma mais adequada.

Indicado para quem busca potencializar a língua ou até mesmo ter um primeiro contato. A modalidade do curso é flexível o que possibilita a exploração do idioma no exterior com aulas dinâmicas.

Business English/Spanish

Apesar de ser um curso de línguas, é voltado para vocabulário e formas nas quais o idioma se apresenta em um ambiente empresarial. Essa modalidade pode se apresentar de uma forma mais prática em alguns cursos, com simulações e palestras.

Ideal para estudantes que querem aprimorar o inglês ou o espanhol para a linguagem de negócios. O formato dos cursos pode variar conforme a escola e o idioma, mas, normalmente, o curso inicia todas as segundas-feiras e inclui 20 lições de General English/Spanish com 5 ou 10 lições do módulo de Business.

cursos de intercâmbio
Imagem de Werner Heiber por Pixabay

Não fique com dúvidas! Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Preparatório Cambrigde

O curso pode ser voltado aos mais diversos exames de reconhecimento da língua inglesa, sendo os mais comuns o FCE (First Cambridge English) e o CAE (Cambridge English Advanced). As aulas são práticas e voltadas para o formato e as exigências de cada exame.

O preparatório Cambridge é indicado para estudantes que querem um reconhecimento documentado e de uso global do seu nível de inglês. As aulas tem datas específicas de início e o estudante deve ter conhecimento intermediário da língua inglesa. As aulas vão entre 15 a 30 horas por semana e a idade mínima é 18 anos.

cursos de intercâmbio
Imagem de StockSnap por Pixabay

Preparatório IELTS

O preparatório IELTS (International English Language Testing System) prepara o aluno para o exame mais popular entre as universidades ao redor do mundo. Voltado para as quatro competências avaliadas, o aluno pode praticar suas habilidades voltadas para o modelo do exame.

O Preparatório IELTS é ideal para estudantes que querem algum progresso acadêmico ou que precisam atingir certo nível do teste.

Ficou com alguma dúvida sobre os cursos de Línguas?

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Cursos Especiais

Os cursos especiais são ótimas opções para quem deseja combinar aulas de idiomas com aulas de algum curso específico como Arte, Design, Moda, Comunicação ou Inglês para sua área de trabalho. Alguns com requisitos mais altos de inglês como o Intermediário Avançado e outros com o requisito básico da língua inglesa.

curso para intercâmbio
Photo by li shanting on Unsplash

Perfil do intercambista para cursos Especiais

  • Alunos que tem como objetivo aprender e praticar a língua voltada à sua área profissional ou área de interesse
  • Jovens profissionais que desenham ampliar seu networking e conhecer a dinâmica de sua área de atuação no exterior

Você pode conferir todas nossas opções de cursos especiais clicando nesse link. Além disso, deixaremos alguns aqui para você poder conhecer um pouquinho de cada:

  • Idioma + Arquitetura: Aprende-se desde a arquitetura de Londres, desenho e fotografia e, ao término do curso, é feita uma apresentação final do trabalho desenvolvido ao longo do curso. É fundamental levar a própria câmera fotográfica.
  • Idioma + Artes: O objetivo do curso é dar uma breve introdução ao mundo da arte, a fim de desenvolver a confiança do aluno através de pesquisas e criação de 3 projetos (desenho, pintura e 3D).
  • Idioma + Business: O aluno desenvolverá junto do idioma – apresentações e negociações focadas em gestão, marketing, finanças e recursos humanos e estudo de ‘cases’ reais. Opção da prova BULATS – reconhecida mundialmente no mundo dos negócios.
  • Inglês + Marketing e Comunicação: Esse curso ensina os métodos e técnicas de propaganda, merchandising e comunicação estudados dentro de um ambiente de negócios. É oferecida uma visita a uma agência de publicidade e propaganda em Londres.
  • Inglês + Design Gráfico: O curso é uma introdução ao design gráfico, ilustração e tipografia do Reino Unido. Além da teoria, os alunos terão aulas práticas que podem incluir e a oportunidade de ir a museus, galerias e exibições para explorar e buscar novas ideias.
  • Idioma + Moda: O curso tem como objetivo apresentar ao aluno a profissão de um Stylist e as oportunidades que essa área oferece. O curso contém aulas práticas e teóricas que compreenderão os seguintes assuntos: o papel do estilista; tribos e tendências; coleções de designers e o trabalho do stylist em revistas.
  • Inglês + Fotografia/Filme: Durante o curso os alunos terão a oportunidade de ver o trabalho de artistas e diretores contemporâneos com vídeos experimentais. Ao longo do curso, os alunos aprenderão sobre edição de vídeos e de animação.
  • Idioma + Gastronomia: Proporciona o descobrimento de receitas e sabores baseados na culinária e ingredientes locais e típicos, enquanto o aluno pratica a língua em ambiente amigável e em conversas espontâneas.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Cursos com foco em profissões

Os cursos com foco em profissões são cursos de intercâmbio e oferecidos em diversos destinos como DubaiCanadá e Inglaterra. São perfeitos para quem quer dar um upgrade no seu currículo para a área de atuação. Cursos completos com diversos insights de professores focados na área que você escolheu.

Você pode conferir o nosso conteúdo completo sobre esses cursos de intercâmbio clicando no botão abaixo:

Motivos para fazer um curso de inglês com foco em profissões

Cada curso tem suas grades, por exemplo: No curso de Legal English é aprendido sobre o direito civil, comunitário e penal. Além disso, irá preparar você para o TOLES (exame de inglês jurídico internacional)! 

Perfil do intercambista para cursos com foco em profissões

  • Alunos que tem como objetivo desenvolver o inglês empresarial na área em que escolher;
  • Quem busca fazer network internacional;
  • Procura novas oportunidades;
  • Tem o sonho de fazer uma carreira de sucesso.
cursos de intercâmbio
Photo by Christina @ wocintechchat.com on Unsplash

Cursos para Adolescentes

Os cursos para Adolescentes são programas de estudo e lazer no exterior para menores de idade. Durante as férias escolares do Brasil, os alunos têm a chance de viver uma experiência incrível no intercâmbio.

cursos de intercâmbio

Perfil do intercâmbista de Cursos para adolescentes

  • Estudantes entre 13 a 17 anos de idade que desejam aprender ou aprimorar um segundo idioma;
  • Jovens que desde cedo buscam diferenciar-se;
  • Jovens e adolescentes que querem adquirir experiências para a vida toda.

 

Summer Schools Canadá

O programa de grupos teen – Summer Schools – em Toronto é uma ótima oportunidade para estudar na University of Toronto e ter acompanhamento durante todo o intercâmbio. Toronto é uma das cidades mais multiculturais do mundo e agrada a todos os gostos.

Para conferir o conteúdo completo sobre o programa de Summer Schools no Canadá, basta clicar no link abaixo e conferir todos os detalhes desse programa incrível:

Confira TUDO sobre o programa de summer schools no Canadá!

cursos de intercâmbio
Logo Summer Schools Canadá

Summer Schools Reino Unido

O programa de grupos teen – Summer Schools – no Reino Unido é uma excelente oportunidade de estudar na renomada University of Kent em Canterbury, na Inglaterra. A cidade de Canterbury oferece uma excelente combinação de conforto e segurança e com fácil acesso a todas as atrações de Londres.

Além de Canterburry, o programa oferece as cidades de:

Os alunos contam com um group Leader Egali acompanhando o grupo durante todo o intercâmbio! Para conferir o conteúdo completo sobre o programa de Summer Schools no Reino Unido, basta clicar no link abaixo e conferir todos os detalhes desse programa incrível:

Conheça tudo sobre o programa de Summer Schools no Reino Unido

cursos de intercâmbio
Logo do summer schools reino unido

Entendi os melhores cursos de intercâmbio, e agora?

Você pode entrar em contato com um de nossos consultores especialistas para começar a planejar seu intercâmbio conosco e se você ficou com alguma dúvida, não hesite em nos chamar clicando no link abaixo e cadastrando seus dados. Assim nossa equipe de especialistas irá entrar em contato com você para conversar sobre os cursos de intercâmbio, lembrando que essa conversa não tem custo!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Veja também…

Planejar um intercâmbio – como fazer do zero em 7 passos

Quanto custa um intercâmbio em 2023? Descubra os preços neste post

15 motivos para escolher a Egali como agência de intercâmbio

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório