Visto australiano: saiba como tirar o visto para Austrália sendo estudante
Documentações e visto
Austrália

Tudo sobre o visto para Austrália, para estudar e trabalhar no país

Atualizado em 06 de setembro de 2023

Se você já decidiu que o programa de intercâmbio ideal para você é o de estudar e trabalhar na Austrália, que tal saber mais sobre o próximo passo para o seu intercâmbio no país? Este será um passo muito importante para a permanência e permissão de trabalho por lá, e se trata do visto para Austrália.

Quer receber um orçamento grátis? Clique aqui para falar com um de nossos consultores!

Tudo sobre o visto para Austrália

Existem vários tipos de vistos australianos, mas para o seu intercâmbio de estudo e trabalho você irá fazer a aplicação do visto de estudante. Para aplicar para o visto para Austrália, você precisará comprovar o seu interesse e capacidade de estudar no país.

Você tem que estar com todos os documentos necessários e mostrar que está disposto a viajar para a Austrália em busca de um melhor ensino. Então, todo esse processo fica muito mais simples com a ajuda de uma agência especializada no assunto. E a boa notícia é que a Egali tem um setor especializado em vistos!

Pensando em te ajudar a saber mais sobre o visto para Austrália sendo estudante, vamos te mostrar todas as informações neste post.

O visto para Austrália é o passo mais importante?

Sim! Primeiro, vamos explicar melhor sobre o que é o visto. O visto é um documento emitido pelo governo de um determinado país, que dá a permissão da pessoa ir até a “porta de entrada” do país. As embaixadas e consulados do destino são responsáveis por emiti-lo no seu país de origem.

É importante ressaltar que uma pessoa será considerada um imigrante ilegal se entrar no país sem o documento ou não cumprir as condições de um visto específico. Ou seja, o visto garante que você pode dar o primeiro passo rumo ao seu intercâmbio: embarcar para o país de destino!

visto para austrália
Foto de Jamie Davies na Unsplash

Existem vários tipos de vistos, mas para um intercâmbio de estudo e trabalho na Austrália, você precisará do visto de estudante. A solicitação será necessária quando o intercambista desejar estudar por mais de 14 semanas. Em geral, o visto é válido por todo o período do curso e mais 4 semanas de férias. Também permite que o aluno trabalhe. 

Atualmente, a Austrália permite que você trabalhe até 24 horas semanais para intercâmbistas com o visto para Austrália de estudante.

Atenção: o processo de aplicação do visto para Austrália de estudante deve ser iniciado com, no máximo, 90 dias antes do embarque.

Quais são os documentos necessários para a aplicação do visto australiano de estudante?

A aplicação do visto é realizada por meio de uma plataforma online da imigração e, para isso, você terá que reunir alguns documentos. Abaixo, apresentamos uma breve explicação desse processo:

1) Passaporte

visto para Austrália
República Federativa do Brasil – http://www.pf.gov.br/

Assim como o visto, o passaporte também é um documento muito importante para o seu intercâmbio. Sem ele, é impossível fazer a aplicação do visto. Certifique-se que seu passaporte é válido por toda a duração do intercâmbio.

Caso você não tenha um passaporte, pode pegar mais informações neste post.

2) Carta de matrícula (COE)

Este documento é uma carta que as escolas da Austrália emitem como parte do seu processo de matrícula. Nele, você poderá conferir as condições e as datas do seu curso.

visto para Austrália
Foto de javier trueba na Unsplash

3) Formulário 956A

Basicamente é um documento que permite que uma agência de intercâmbio faça o processo de visto para o aluno.

intercâmbio em sydney
Foto de Scott Graham na Unsplash

4) Carta de intenções

Esta carta é outro documento importante para o seu intercâmbio. É através da carta de intenções que você deve convencer o oficial de que tem interesse verdadeiro em estudar e que não está usando o visto como uma forma de conseguir residência e trabalho lá. A carta é o ponto central da análise da sua solicitação e é partir dela que o oficial da imigração avaliará se seu visto será aprovado ou não.

Por isso, fique atento a este documento e pense bem no que vai escrever. Seu consultor aqui na Egali vai te ajudar com isso, fazendo sugestões e correções para que as chances de aprovação do seu visto sejam bem altas!

Já que cada aluno possui uma história de vida diferente, não recomendamos que você copie um modelo da carta da internet ou de outros conhecidos. Você deve escrevê-la da maneira mais pessoal, com muita sinceridade e sendo o mais específico possível. A imigração pede que a carta seja escrita em inglês e a Egali possui um setor especializado em traduções que irá ajudar você com isso. Saiba mais conversando com um de nossos consultores:

Saiba mais sobre as vantagens de fazer um intercâmbio conosco!

5) Outros documentos

Alguns documentos extras que serão necessários para comprovar certas questões como a sua escolaridade, trabalho, casamento, filhos, etc.

visto australiano
Imagem de xiSerge por Pixabay

Qual é a validade do visto australiano de estudante?

A validade do visto australiano para Austrália de estudante depende do tempo de duração do curso. Se você fizer um curso de 14 semanas, por exemplo, o seu visto vai durar as 14 semanas mais 4 semanas de férias.

Se você optar por um curso de 40 semanas de aula, você terá direito a 8 semanas de férias, mas lembrando que nesse período você deve ter aulas mesmo.

Para mais informações, você pode acessar a página da Embaixada da Austrália que fala sobre o visto de estudante.

visto para austrália
Imagem de xiSerge por Pixabay

Clique aqui para falar com um de nossos consultores!

Qual o tempo de resposta do visto para a Austrália?

Não existe um tempo máximo de espera determinado pela imigração australiana. O período de análise dos documentos varia para cada estudante. Alguns processos podem ser mais rápidos, outros mais lentos.

Como a documentação pode variar dependendo de cada perfil, não há um tempo fixo para o resultado das análises. Porém, aqui na Egali ficamos de olho nos dados da Imigração.

visto para austrália
Imagem de Pexels por Pixabay

Por que fazer um intercâmbio com uma agência facilita o procedimento

O processo de solicitação de um visto é supercomplexo. São dezenas de regras, leis, condições e documentos exigidos. A aplicação deve – obrigatoriamente – ser feita pelo sistema da imigração, que é todo em inglês.

Por isso, é recomendado que você tenha o auxílio e o suporte de um especialista, eles vão ser de grande ajuda principalmente quando você se perguntar “como preencher o formulário do visto para Austrália?”. Aqui na Egali, temos um setor especializado em vistos.

visto para austrália
Intercambista curtindo o centro de Cronulla

Nosso time lida com centenas de aplicações por mês e frequentemente participa de treinamentos propostos pela própria Embaixada da Austrália. Com mais de 95% de sucesso em aplicações desse tipo. Temos a experiência e a confiança necessárias para ajudar você!

Para que você entenda melhor: o procedimento é completamente online (todos os documentos devem ser digitalizados) e a nossa equipe se encarrega de administrar o processo, mantendo o intercambista informado. Assim, o estudante não precisa se preocupar em levar seus documentos e papéis até uma embaixada australiana e enfrentar um monte de burocracia.

Que tal fazer um intercâmbio para a Austrália?

Agora que você já sabe o processo de aplicação do visto para a Austrália pode começar a planejar o seu intercâmbio conosco e deixar que a maior agência de intercâmbio da América Latina agencie o seu sonho!

Receba um orçamento gratuito para o seu intercâmbio para a Austrália!

Se você quer mais informação, fale com um de nossos consultores aqui.

Você também pode se interessar…

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório