Como tirar passaporte: Passo a passo completo - Egali Intercâmbio
Documentações e visto

Como tirar passaporte: Passo a passo completo

Atualizado em 25 de março de 2024

Todo mundo quando viaja pela primeira vez passa por períodos de dúvidas antes do embarque, e uma dúvida bem comum é sobre como tirar passaporte.

Se você está planejando uma viagem internacional esse vai ser o primeiro documento que precisará providenciar e, por isso, vamos mostrar aqui o quanto, na verdade, a emissão dele pode ser fácil se você seguir o passo a passo completo que preparamos. Confira:

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Onde tirar passaporte

Se você tem muitas dúvidas sobre como tirar passaporte provavelmente a primeira delas é onde é possível emitir o documento.

A emissão é feita pela Polícia Federal que disponibiliza postos de expedição de passaporte. Porém, antes disso você deverá fazer a solicitação e pagar a GRU, assim você deverá comparecer pessoalmente no posto mais próximo, que faça esse serviço, para levar os seus documentos, tirar a foto, fazer a biometria e posteriormente para retirar o passaporte.

Photo by Marcelo Camargo/Agência Brasil on Wikimedia

Já a solicitação e o agendamento para marcar o seu horário para comparecer ao posto é todo feito de forma online. Veja o passo a passo completo:

Como tirar passaporte

Você pode estar se perguntando: onde posso tirar meu passaporte? A resposta é bem simples, na Polícia Federal. Aqui vai o passo a passo completo para isso!

1) Reúna os documentos para tirar o passaporte

como tirar passaporte
Photo by Tetiana SHYSHKINA on Unsplash

Para tirar o passaporte é necessário reunir alguns documentos importantes, que deverão ser levados por você até o posto da Polícia Federal, no dia agendado para solicitar o seu passaporte. Confira abaixo quais são esses documentos:

  • Documento de Identificação: Que pode ser a carteira de identidade; Carteira funcional expedida por órgão público; Passaporte brasileiro anterior; Carteira nacional de habilitação (acompanhada de outro documento original que comprove local de nascimento); ou carteira de trabalho e previdência social-CTPS;
  • CPF (necessário apenas caso não conste esse número no documento apresentado para identificação);
  • Certidão de Casamento (Necessária apenas se você tiver alterado seu nome);
  • Certificado de Naturalização (Se você for naturalizado);
  • Além disso, é necessário que você tenha certeza que está em situação regular com a justiça eleitoral e serviço militar. Também aconselhamos que você leve o título de eleitor, comprovante de votação ou de serviço militar, apenas para caso apareça alguma divergência na hora que for feita a checagem;

Se você  já possui um passaporte e quer apenas fazer a renovação veja aqui o passo a passo para renovar o seu, e quais documentos você deverá levar, no seu caso. Como tirar passaporte nunca ficou tão simples depois desse post.

2) Preencha o formulário de solicitação através do site da Polícia Federal

Nesse link é possível acessar o formulário para solicitar o seu passaporte. Você deverá preencher as abas com os seus dados pessoais, documentos, dados complementares e, ao final, deverá revisar os dados informados.

Com isso você terá acesso ao protocolo gerado e ao boleto do Guia de Recolhimento da União (GRU).

como tirar passaporte

3) Pague a taxa GRU – Guia de Recolhimento da União – gerada logo após o preenchimento do formulário

Logo após o preenchimento do formulário de solicitação você poderá gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU), para pagamento. Apenas depois que o boleto for pago e compensado será possível agendar o dia e horário que você deverá comparecer ao posto da Polícia Federal.

4) Agende uma data para comparecer ao posto do DPF

Depois de ser confirmado o pagamento da taxa GRU você deverá agendar o dia em que irá comparecer ao posto da Polícia Federal. Para isso, basta estar nesse link na aba de “agendamento do atendimento” e clicar em “agendar”.

como tirar passaporte

Você ainda não tem um intercâmbio planejado conosco? Clique aqui e veja todas as vantagens de visitar nossas lojas e começar a planejar o seu intercâmbio.

5) Compareça no posto da Polícia, conforme o dia agendado

Você deve comparecer ao posto da Polícia conforme o agendamento, trate de garantir que você esteja pelo menos 15 minutos antes no local. Não esqueça de levar:

  • a documentação exigida;
  • a GRU paga; e
  • o protocolo da solicitação. 

5) Retire o passaporte

Você pode acompanhar o andamento do seu passaporte através desse link. Quando for confirmado que o documento ficou pronto você deverá comparecer ao posto do DPF novamente, para fazer a retirada.

Não esqueça de levar um documento de identidade e o recibo entregue no dia da solicitação.

Qual o valor para tirar o passaporte

como tirar passaporte
Senado Federal, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

O valor para tirar o passaporte costuma ser de R$ 257,25 e o pagamento do boleto pode ser feito em qualquer banco ou agência lotérica. Lembrando que o boleto é gerado após o preenchimento do formulário no site da Polícia Federal, e que o agendamento da data para comparecer ao posto do DPF só é realizado após a confirmação do pagamento.

Clique aqui e receba o contato da nossa equipe comercial para começar o planejamento do seu intercâmbio

Quanto tempo leva para ficar pronto o passaporte? 

O passaporte leva em média de 6 a 10 dias para ficar pronto. Você deve retirá-lo no mesmo posto onde fez o agendamento e atendimento.

como tirar passaporte
Photo by ConvertKit on Unsplash

Após solicitar o passaporte, o que fazer?

Agora que você já sabe todo o passo a passo de como tirar passaporte, que tal começar a planejar um intercâmbio? 🙂 Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio sem custo ou compromisso e tire todas as suas dúvidas!

Saiba mais!

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório