Sydney x Melbourne: em qual cidade fazer intercâmbio na Austrália? - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio
Austrália

Sydney x Melbourne: em qual cidade fazer intercâmbio na Austrália?

Atualizado em 04 de janeiro de 2024

Assim como Rio de Janeiro e São Paulo aqui no Brasil, as duas maiores cidades da Austrália também têm uma pequena rixa. Melbourne é mais urbana, focada mais na cultura, na moda e nas artes. Enquanto Sydney é mais relax, com suas maravilhosas praias que abrangem a autêntica população aussie da Austrália. Uma coisa é certa, as duas cidades são incríveis! Então, confira as diferenças entre as Sydney e Melbourne e escolha a sua preferida!

Fale com um de nossos especialistas!

Os nativos australianos

A população nativa da Austrália é conhecida pela sua simpatia e receptividade com estrangeiros, por isso tantos brasileiros se sentem bem acolhidos no país.

Como são as pessoas em Sydney?

Os sydneysiders (os nativos de Sydney), fazem o tipo aussie que estamos mais acostumados de imaginar. Eles têm o estilo mais relax, mais surfer, e amam ir à praia, surfar, ver partidas de esportes e conversar sobre o clima.

É bem comum que eles andem de camiseta até no inverno, até porque em Sydney não faz tanto frio. Os sydneysiders odeiam chuvas e maus motoristas, e têm muito interesse na previsão do tempo.

Photo by Arnaud Mesureur on Unsplash

Como são as pessoas em Melbourne?

Os melburnians (como os nativos de Melbourne são chamados), geralmente, são um tipo de galera mais arrumadinha. Por serem muito interessados em arte e moda, eles acabam caminhando para o lado hipster da força.

Eles amam cinema, ler, café, andar de bicicleta, coisas cults. E, provavelmente você vai encontrá-los trabalhando num bar, numa loja de roupas vintage, em livrarias ou com novas mídias.

Photo by Priscilla Du Preez on Unsplash

O clima na Austrália

Assim como no Brasil e em outros países com grande extensão territorial, o território australiano tem diferentes climas, com saudades bem quentes e secas e outras mais frias e úmidas.

Como é o clima em Sydney?

Sydney possui um clima no estilo mais mediterrâneo. O verão é quente e úmido, sendo janeiro o mês mais quente, em que as temperaturas variam entre 18ºC e 25ºC.

O outono e a primavera são bem amenos, quase se misturando com o inverno e com o verão. O mês mais frio em Sydney é julho, quando as temperaturas, raramente, ficam abaixo de 7ºC.

Photo by April Pethybridge on Unsplash

Como é o clima em Melbourne?

O clima de Melbourne é mais fresco que o de Sydney, com baixa umidade no verão. Na estação mais quente do ano, as temperaturas costumam ter uma média de 25ºC. E, os dias mais quentes, (quando os termômetros marcam 40ºC) geralmente, vêm acompanhados de chuvas e quedas na temperatura.

O frio começa a chegar a Melbourne no outono, quando as temperaturas ficam entre 9ºC e 17ºC. O inverno é a estação de mais chuvas na cidade, podendo marcar 7ºC nos dias mais frios.

Descubra o mundo: comece sua jornada de intercâmbio hoje mesmo!

Photo by Dmitry Osipenko on Unsplash

A cultura australiana

Engana-se quem pensa que a Austrália é apenas o país das praias. A cultura também é muito importante para os australianos, com destaque para o cinema e a literatura.

Programas culturais em Sydney

A UNESCO, em 2010, elegeu Sydney como Cidade do Filme, porém, além disso, a cidade se destaca por sua grande diversidade cultural. Mais de 70% da população é são filhos ou netos de imigrantes.

A cidade, ainda, recebe muitos festivais musicais, como o Stereosonic e o Future Music Festival. Devido à multiculturalidade de Sydney, as comidas típicas da cidade têm influências de várias nacionalidades, sendo o toque asiático é que o mais chama atenção.

Photo by Photoholgic on Unsplash

Programas culturais em Melbourne

Com uma vida cultural riquíssima, Melbourne já foi considerada Cidade da Literatura pela UNESCO em 2008. Além disso, a cidade recebe muitos festivais, entre eles o Melburne Cup Carnival, um evento que para o estado de Victoria.

A cultura gastronômica da cidade também é muito forte, havendo até um festival de comidas e vinhos, o Melbourne Food and Wine Festival. Isso mostra que a culinária local recebeu muitas influências italianas, tanto que um dos pratos típicos da cidade é massa!

Photo by Katie Jowett on Unsplash

Como funciona o transporte na Austrália?

Esse é um  fator importante para planejar durante a organização do seu intercâmbio. Pois utilizar o transporte público pode ser uma boa forma de economizar durante a sua estadia.

Não espere mais: solicite informações sobre intercâmbio agora!

Transporte em Sydney

Por ser maior que Melbourne, Sydney também possui mais carros, e isso causa muito engarrafamento na cidade. O transporte público é um pouco mais caro e funciona bem.

Photo by Nabeel Syed on Unsplash

Transporte em Melbourne

O transporte público em Melbourne é barato e muito eficiente. Além disso, os melburnians adoram fazer as tarefas do dia-a-dia andando de bicicleta (como todo o bom “alternativo”).

Photo by Mitchell Luo on Unsplash

Custo de vida morando na Austrália

Sabemos que esse pode ser um fator crucial para decidir entre uma cidade e outra. Por isso é importante organizar uma parte do seu dinheiro para despesas como aluguel, alimentação e transporte.

Como é o custo de vida em Sydney?

O salário em Sydney pode até ser maior que o de Melbourne, porém, a cidade se encontra em 3º lugar no ranking dos 5 Mercados Imobiliários Mais Caros (com população acima de 1 milhão de habitantes).

Mas, não se assuste! A qualidade de vida tanto em Sydney, quanto em Melbourne é muito alta. E o custo de vida nessas cidades sai bem mais em conta do que em outras cidades pelo mundo.

Seu destino, sua escolha: saiba mais sobre nossos programas de intercâmbio.

Photo by john elfes on Unsplash

Como é custo de vida em Melbourne?

A média salarial de Melbourne é menor que a de Sydney, porém o custo de vida também é menor. O aluguel em Melbourne, por exemplo, sai bem mais em conta.

No entanto, de acordo com o Australian Good Food and Travel Guide, o café e o pint de cerveja custam alguns centavos a mais do que em Sydney.

Photo by John Torcasio on Unsplash

Estudo e trabalho na Austrália

A Egali oferece a possibilidade de estudar e trabalhar no país. Clique aqui e conheça nosso programa de estudo e trabalho.

Trabalho durante o intercâmbio em Sydney

Assim como no resto da Austrália, os estudantes universitários, de escolas de idioma ou de cursos livres podem trabalhar até 20 horas por semana no período de aulas. Durante as férias, os alunos podem trabalhar em tempo ilimitado.

A Universidade de Sydney se encontra em na 45ª posição entre as melhores universidades do mundo. A cidade ainda conta com várias outras instituições de ensino, sendo um ótimo lugar para os estudantes.

Confira aqui nossas opções de intercâmbios para estudar em Sydney.

Receba ofertas exclusivas para seu intercâmbio

Photo by Craig Wang on Unsplash

Trabalho durante o intercâmbio em Melbourne

Melbourne é a maior cidade universitária da Austrália, com cerca de 270 mil estudantes (sendo que um terço deles é de outros países). A cidade possui 8 universidades, tendo uma grande variedade em opções de estudo.

A Universidade de Melbourne está 3 posições a frente da Universidade de Sydney no ranking global das melhores universidades. Além disso, os intercambistas que vão estudar em Melbourne também podem trabalhar 20 horas por semana.

Confira aqui nossas opções de intercâmbios para estudar em Melbourne.

Photo by Ben Leung on Unsplash

Turismo na Austrália

O que não faltam são opções turísticas no país. Há atrações para todos os gostos, desde as tradicionais praias, passando por montanhas e até desertos.

O que fazer em Sydney?

Sydney é sem dúvida a cidade mais famosa da Austrália por conta de seus pontos turísticos super conhecidos. As atrações mais populares do país se encontram em Sydney como o Opera House, a Ponte do Porto e as maravilhosas praias de areias brancas.

Se você quiser fugir um pouco do concreto da cidade, é só pegar as estradas para norte ou sul e desembocar em excelentes praias para surfe. Além disso, o complexo Blue Montain é bem próximo da cidade. Lá, é possível acampar, andar de caiaque, escalar ou praticar qualquer atividade ao ar livre que você possa imaginar.

Marque uma consulta personalizada para seu intercâmbio

Photo by Photoholgic on Unsplash

O que fazer em Melbourne?

As galerias, museus, centros culturais, teatros e exposições são o ponto forte de Melbourne. Os turistas também dizem que a vida noturna da cidade é bem animada.

Além disso, algumas das mais belas praias inexploradas da Austrália estão a poucas horas de distância de Melbourne. E, é possível chegar rapidamente à formação rochosa Doze Apóstolos, que corre acompanhando a rodovia oceânica.

Photo by Weyne Yew on Unsplash

Comece a planejar seu intercâmbio

Eaí, depois de todas essas informações, conseguiu escolher a sua preferida? Conta pra gente nos comentários para qual delas você gostaria de ir!

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

Fale com um de nossos especialistas!

Saiba mais:

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório