O que fazer em Roma: 10 atrações que você não pode deixar de visitar em Roma - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio
Itália

O que fazer em Roma: 10 atrações que você não pode deixar de visitar em Roma

Atualizado em 27 de setembro de 2023

Já imaginou fazer o seu intercâmbio em Roma? Nada como curtir o estilo de vida italiano! E é claro que você vai querer aproveitar ao máximo a sua viagem, por isso, não deixe de visitar essas 10 atrações!

Quer receber um orçamento gratuito? Fale com um de nossos especialistas em intercâmbio!

1. Coliseu

Com certeza, o Coliseu é o monumento mais icônico de Roma, então, é como se fosse uma parada obrigatória durante a sua viagem! A construção da atração ocorrem no ano 72 d.C. pelo imperador Vespasiano.

Com capacidade para 55 mil pessoas, o Coliseu foi palco de combate entre gladiadores e batalhas com animais, que eram performances assistidas por até 73 mil pessoas.

o que fazer em roma
Photo by Clay Banks on Unsplash

 

2. Panteão

Localizado no centro da cidade, na praça Rotonda, o Panteão é considerado o templo de todos os deuses. Seu magnífico interior tem quase 44 metros de diâmetro, uma espécie de “olho” (por onde entram luz e ar), que chama muito a atenção dos visitantes.

Além disso, o Panteão também serve de túmulo de algumas personalidades italianas como o pintor Rafaello e o primeiro rei da Itália, Vittorio Emanuele II de Saboia. A visita à atração não costuma demorar muito, mas você pode evitar enfrentar uma multidão indo mais cedo por volta das 8h30.

o que fazer em roma
Photo by Evan Qu on Unsplash

 

3. Fórum Romano

Fazer um passeio ao Fórum Romano é uma verdadeira aula de história, afinal de contas era lá onde funcionavam a vida comercial e os tribunais do Império Romano.  A atração fica localizada entre o monte Capitólio e monte Palatino, e foi erguida no final do século VII a.C., tendo a Via Sacra como sua principal rua.

Nas ruínas do Fórum, você ainda poderá ver de perto vários templos e construções em homenagem aos deuses romanos e aos imperadores de Roma. Não deixe de visitar o Templo de Antonino e Faustina, o Templo de Vesta, a Basílica de Constantino e o Arco de Septimius Severo.

o que fazer em roma
Photo by Hyungman Jeon on Unsplash

4. Basílica de São Pedro

Com o título de maior templo da cristandade, a Basílica de São Pedro foi fundada em 324 pelo imperador Constantino e está localizada no Vaticano. A atração chama muita atenção pela sua fachada e por sua grandiosa cúpula, trabalhada por Michelangelo.  No seu interior, ela abriga riquezas como a Pietà, outra obra do Michelangelo, o Baldaquino, de Bernini, o túmulo do apóstolo Pedro e vários outros tesouros da arte.

O túmulo do papa João Paulo II é um dos pontos mais visitados da Basílica, além dos túmulos de vários outros papas. A cúpula de Michelangelo é parada obrigatória e também oferece uma das vistas mais bonitas de Roma.

o que fazer em roma
Photo by Millie Greaves on Unsplash

 

5. Piazza Navona

A Piazza Navona é um famoso ponto de encontro em Roma, que abriga três fontes, sendo a Fontana dei Quattro Fiumi a maior delas. Situada no centro na praça, essa fonte, que foi criada por Bernini, foi inaugurada em 1651 e possui estátuas gigantes que simbolizam os quatro dos maiores rios do mundo: o Nilo, o Ganges, o Danúbio e o Rio de la Plata.

Na praça ainda ficam localizadas a igreja di Sant’Agnese in Agone e o palácio Pamphilj (sede da embaixada do Brasil).

o que fazer em roma
Photo by Kevin Bosc on Unsplash

 

6. Fontana di Trevi

Esse é um dos pontos turísticos mais famosos da Itália e, por isso, está sempre cheia de visitantes. A fonte é, na verdade, a fachada de um prédio ornamentada com estátuas e outros elementos.

Uma boa estratégia para visitar a fonte sem ter que enfrentar uma multidão de pessoas, é ir bem cedinho, assim que o sol raiar, ou tarde da noite.  E é bom ficar atento aos seus pertences, pois naquela área é bem comum o furto de mochilas e carteiras.

Ah, e não se esqueça de fazer um pedido para voltar a Roma: jogue uma moedinha de costas e com a mão direita sobre o ombro esquerdo.

o que fazer em roma
Photo by kat kye on Unsplash

 

7. Piazza di Spagna

Essa praça é um dos lugares mais vibrantes de Roma, está sempre cheia de gente, tanta gente que no verão a Piazza di Spagna fica quase que intransitável. Você encontrará por lá a famosa escadaria de Espanha, que leva até a igreja de Trinità dei Monti.

E nos arredores da praça você também poderá visitar várias lojas de marcas famosas e também encontrar algumas antiguidades, quadros e móveis.

o que fazer em roma
Photo by Daniel Basso on Unsplash

 

8. Bocca della Verità

A Bocca dela Verità, que em português significa a boca da Verdade, é uma escultura de mármore antiga, em formato de disco, que lembra muito a uma feição humana. Não se sabe ao certo a origem dela, mas reza a lenda que ela cumpria a função de “detector de mentiras” da Idade Média. O indivíduo teria que colocar a mão dentro da boca e, se estivesse mentindo, sua mão seria devorada.

A boca fica ao lado da entrada da igreja de Santa Maria in Cosmedin, também aberta para visitação. Para ver a boca de perto (e colocar a mão lá dentro), você não terá de pagar nada, contudo filas na porta da atração são bem comuns.

o que fazer em roma
Photo by Cristian Santinon on Flickr

 

9. Palatino

O monte Palatino é muito mais do que uma bela vista para Roma, lá é o local onde teria se passado uma das lendas romanas mais conhecidas, a dos gêmeos Rômulo e Remo. Criados por uma loba, eles teriam convivido até que Rômulo matasse Remo e fundasse Roma.

Além de ter sido o pano de fundo para essa lenda, o Palatino ainda abriga as ruínas dos palácios dos imperadores Augusto, Tibério e Domiciano.

o que fazer em roma
Imagem de Ben Faist por Pixabay

 

10. Piazza del Campidoglio

A Piazza del Campidoglio é uma das sete colinas históricas sobre as quais Roma foi fundada.

Em 1534-1538 Michelangelo trabalhou para remodelar a praça, que nesta época, ficava virada para o Fórum Romano. Se você não sabe, da lateral esquerda da praça e da sua parte posterior é possível ter uma bela vista panorâmica dos fóruns imperiais e do Coliseu.

Uma das maiores mudanças que Michelangelo fez foi projetar a Cordonata, o nome da escada através da qual temos acesso à praça. Antes existia ali uma rampa de terra!

o que fazer em roma
Photo by Bruno on Flickr

Bônus: Piazza del Popolo

É uma das praças mais famosas e icônicas em Roma. Ela está localizada no coração da cidade, no início da Via del Corso, uma das principais ruas comerciais de Roma. A praça é conhecida por sua beleza arquitetônica, história e pelo fato de oferecer uma vista espetacular da cidade.

Não deixe de visitar as arquiteturas incríveis das três igrejas famosas por lá:

  • Santa Maria del Popolo,
  • Santa Maria in Montesanto e a 
  • Santa Maria dei Miracoli.
o que fazer em roma
Foto de Dmitry Tomashek na Unsplash

Você ficou com alguma dúvida do que fazer em Roma?

Eaí, curtiu nossas dicas? Agora é só desbravar Roma! Com certeza, será uma viagem inesquecível. E se você leu este post e ficou interessado por fazer um intercâmbio em Roma, entre em contato com a gente por aqui. Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

Fale com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Você também pode se interessar…

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório