O que é Australia Day? Entenda esse feriado australiano
Curiosidades
Austrália

Australia Day: entenda o que é

Atualizado em 25 de janeiro de 2019

O dia 26 de janeiro é uma das datas comemorativas mais importantes na Austrália, conhecida como Australia Day. E, no post de hoje, vamos explicar o que é Australia Day, como o feriado surgiu, como é comemorado e também falaremos um pouquinho sobre como os povos aborígenes enxergam esse dia.

Preparados para saber mais sobre a história da Austrália? Vamos lá!

 

Como surgiu

 

o que é Australia day - 01

A data comemorativa é uma homenagem ao dia em que o primeiro navio britânico, comandado pelo capitão Arthur Phillip, chegou à costa australiana e iniciou o processo de colonização do país. Caso você não saiba, o governo inglês da época tinha o plano de tornar a Austrália em uma espécie de prisão, para onde seriam enviados os presos que não tinham mais jeito.

Esse plano não deu muito certo, e com o passar dos anos, família inglesas começaram a imigrar para a Austrália e o país foi se formando.

 

o que é Australia day - 02

Uma curiosidade sobre o Australia Day é que ele só se tornou um feriado nacional em 1994. Mas não pense que a data não era comemorada antes disso (era, e muito!), em 1994 rolou apenas a oficialização do dia como um feriado para todo país.

E as comemorações são levadas tão a sério, que quando a data caí no final de semana, o feriado é transferido para segunda-feira seguinte. Ou seja, tem feriadão todos os anos!

 

Como é comemorado

 

o que é Australia day - 03

O Australia Day se assemelha bastante ao carnaval do Brasil. Os australianos ficam muito engajados em comemorar cada instante desse dia, eles decoram tudo com bandeiras da Austrália, cangurus, luzes com as cores do país e cartazes.

Uma semana antes do dia 26 de janeiro, o pessoal já decora as casas e as ruas da cidade. E no feriado mesmo os australianos usam roupas temáticas, vestidos dos pés à cabeça de Austrália. Você já pode imaginar que deve ser bem divertido, né?

 

o que é Australia day - 04

 

Além disso, acontecem vários eventos gratuitos por todas as cidades do país. Em Sydney, por exemplo, tem um desfile de barcos na Harbour Bridge e artistas se apresentam em Darling Harbour, onde, no final do dia, os melhores barcos do desfile se reúnem. Durante a noite os australianos cantam o hino da Austrália em frente à bandeira do país, que fica toda iluminada. E para fechar o evento com chave de ouro: um espetáculo de fogos de artifícios!

 

 

Survival Day: o outro lado do Australia Day

 

o que é Australia day - 05

A festa do Australia Day é muito bonita e animada, mas não podemos esquecer de um detalhe importante: toda essa comemoração é voltada para o fato da colonização de um país que já tinha uma população nativa quando os ingleses chegaram às suas terras. Aprendemos nas aulas de história que os processos de colonização dizimaram milhares de povos indígenas, e a Austrália, infelizmente, não ficou de fora dessa estatística.

Com isso, a problematização do Australia Day está se tornando cada vez mais comum entre os australianos. Essa data sempre foi colocada em discussão entre os povos aborígenes do país e seus descendentes, tanto que eles também chamam esse dia de Invasion Day (Dia da Invasão), Day of Mourning (Dia do Luto) e Survival Day (Dia da Sobrevivência). 

 

o que é Australia day - 06

Nesse link, você pode ler um artigo de opinião, que fala sobre como chamar o Australia Day. Ele foi escrito por Luke Pearson, jornalista australiano, que escreve várias matérias sobre os povos indígenas do país.

Para entender um pouco mais sobre a problematização do Australia Day, você pode ler este guia completo que explica todo o conceito da data em mais detalhes. E ler essas duas matérias aqui e aqui (os conteúdos estão em inglês). Afinal de contas, comemorar é legal, mas comemorar com sabedoria e consciência é melhor ainda!

 

Mesmo que o dia 26 de janeiro marque tanto as fundações do país, quanto sua invasão, o Australia Day reflete a contemporaneidade do país, que possui um futuro brilhante, não podemos negar. Então, além das festas, essa data também é uma oportunidade para refletir sobre a história da nação e pensar numa Austrália ainda melhor.

Eaí, conseguiu entender o que é Australia Day? Esperamos que sim!

E se você tem interesse em fazer o seu intercâmbio na Austrália, entre em contato com a gente por aqui. Em breve, um de nossos consultores falará com você.

  • egali
    Por egali