É possível estudar e trabalhar na Espanha? - Egali Intercâmbio
Estude e Trabalhe no Exterior
Espanha

É possível estudar e trabalhar na Espanha?

Atualizado em 19 de janeiro de 2024

Se você estuda a língua espanhola certamente já passou pela sua cabeça que estudar e trabalhar na Espanha pode ser a melhor experiência para desenvolver o idioma, não é mesmo? Afinal, sabemos que estudar e trabalhar no país com a mesma língua que você está aprendendo é muito mais fácil para absorver o idioma de forma mais rápida.

Porém, para alguns países na Europa, o programa de estudo e trabalho em certos países é mais complexo que os outros e possui diversos requisitos que possibilitam o trabalho, porém dificultam o processo para realizar o visto que permite trabalhar legalmente no país. A missão da Egali é promover o intercâmbio responsável e decidimos fazer esse post para explicar para você porque não é tão simples estudar e trabalhar na Espanha.  Confira o post!

Quer saber mais sobre o programa para a Espanha? Clique aqui

Como funciona o programa de estudo e trabalho?

Estudar e trabalhar na Espanha e em outros países é um programa que exige estar disposto a encarar desafios, normalmente você ficará bastante tempo fora e conhecerá muitas pessoas e lugares nesse caminho. O programa requer que você aplique um visto, em sua maioria das vezes, prévio a entrada do país e em algumas vezes já estando no país, como a Irlanda e Emirados Árabes.

Atualmente, a Egali possui o programa de estudo e trabalho para 5 países, que são eles:

De acordo com nossa pesquisa interna feita no final de 2023, a maioria dos alunos conseguem alocação no mercado de trabalho em até 1 mês, porém existem os casos em que você terá network o suficiente para que lhe seja oferecida uma vaga para se inserir no mercado de trabalho antes desse período. A Egali possui bases no exterior que irão auxiliar você no processo de criação do seu currículo, com workshops e todas as dicas de quem conhece muito bem os locais e o país.

Clique aqui e conheça mais sobre os programas que a Egali oferece

estudar e trabalhar na espanha
Foto de Caleb na Unsplash

Aplicação do visto de estudante

Para estudar na Espanha por até 90 dias, não é preciso nenhum tipo de visto, pois esse intervalo está incluído no período de permanência como turista. Contudo, se a intenção é realizar outros cursos após esse período, é você deve solicitar o visto desde o início para possibilitar a renovação posteriormente na Espanha ou então iniciar o procedimento para a autorização de estudos diretamente no país.

Se a duração do curso ultrapassa 90 dias e é inferior a 180 dias, é obrigatório solicitar o visto em um dos Consulados da Espanha no Brasil. Como alternativa para estudar e trabalhar na Espanha, é possível também efetuar esse processo diretamente na Espanha, entrando como turista e iniciando o trâmite nos primeiros 60 dias após a entrada no Espaço Schengen.

Por fim, se o curso excede 180 dias, mesmo que o visto seja solicitado no Consulado espanhol, será preciso adquirir um cartão de identidade de estrangeiro ao chegar na Espanha. Caso o procedimento seja realizado diretamente na Espanha, apenas será necessário tramitar a autorização de estadia para estudos, recebendo também o cartão de identidade de estrangeiro. Você pode conferir um pouco mais sobre o processo de aplicação de visto nesse link.

estudar e trabalhar na espanha

Comprovação financeira

Para estudar e trabalhar na Espanha você precisará comprovar que tem renda suficiente para se manter no país. Para isso, é necessário comprovar uma quantia equivalente a 100% do IPREM, o salário mínimo espanhol. Atualmente, no início de 2024, esse valor é de 1080 EUR.

A comprovação pode ser feita através de extrato bancário ou outros meios. Devem ser apresentados e traduzidos para o espanhol os documentos originais e as cópias fornecidos pelo banco que você utiliza.

estudar e trabalhar na espanha
Foto de Ibrahim Boran na Unsplash

Qual a melhor cidade para fazer um intercâmbio na Espanha?

A escolha da melhor cidade dependerá dos seus interesses, estilo de vida e necessidades. Essas são algumas das cidades consideradas entre as melhores para morar na Espanha e deixaremos nosso conteúdo completo no blog sobre cada uma delas no final para você conferir a que mais interessar:

Madrid

Madrid, a capital da Espanha, é uma escolha excepcional para um intercâmbio enriquecedor. A cidade combina uma rica herança histórica com uma vibrante cena contemporânea, oferecendo aos estudantes uma experiência que somente Madrid pode proporcional. Com seus renomados museus, arquitetura deslumbrante e uma vida noturna pulsante, Madrid proporciona um ambiente dinâmico para aprender espanhol, além de ser um ponto central para explorar outras partes fascinantes do país.

Por ter sede de várias empresas nacionais e internacionais, a cidade tem muitas ofertas de emprego e os melhores salários no país. Outras vantagens de Madrid são as excelentes universidades, uma das melhores redes de transporte público do país e muitos parques e áreas verdes. Em contrapartida o custo de vida da cidade é alto, o valor dos aluguéis também é elevado. O valor mensal de um aluguel para um apartamento de um quarto custa em média 1000 EUR. Outros pontos de atenção são o trânsito muito congestionado e a dificuldade para encontrar imóveis. 

Leia mais: Estudar na Espanha: Madrid vale a pena?

estudar e trabalhar na espanha

Barcelona

Barcelona, em sua parte, é uma cidade que combina arte, praia e uma atmosfera cosmopolita. Com a arquitetura única de Gaudí, praias deslumbrantes e uma vida cultural efervescente, é um destino atrativo para estudantes buscando uma experiência de intercâmbio inesquecível. A diversidade da cidade oferece a oportunidade de mergulhar não somente na língua espanhola, mas também em uma rica variedade de culturas.

Para quem busca emprego, a época ideal para morar em Barcelona é durante o período de alta temporada, pois há muitas vagas temporárias disponíveis em áreas relacionadas ao turismo, como hotéis e restaurantes. Porém, muitas empresas tem como exigência o catalão. Entre as vantagens de viver nessa cidade estão a proximidade com praias e montanhas, a vida noturna agitada e muitas opções de lazer. Porém o custo de vida em Barcelona pode ser mais alto do que o de Madrid. As despesas com contas como água, luz e gás podem chegar a 250 euros.

Leia mais: 10 programas para fazer em Barcelona

estudar e trabalhar na espanha

Salamanca

A cidade é reconhecida por sua universidade centenária e arquitetura medieval, proporcionando um cenário inspirador para aprimorar o espanhol. Além disso, Salamanca oferece uma autenticidade cultural única, ideal para quem procura uma imersão profunda na língua e na vida diária espanhola. Além disso, Salamanca é uma opção encantadora para estudantes que buscam um ambiente mais intimista.

Para quem busca fugir do agito das grandes cidades, Salamanca pode ser uma boa opção para morar, mesmo sendo pequena ela possui uma riqueza cultural muito grande. A universidade da cidade é patrimônio cultural da UNESCO e considerada uma das melhores do país.

Porém, por ser uma cidade pequena, Salamanca não oferece muitas oportunidades de trabalho. Assim como emprego, não existem muitas opções de transporte público. O clima extremo, com verões muito quentes e invernos muito frios também pode ser um fator negativo.

Leia mais: Onde fica Salamanca e por que fazer um intercâmbio no destino?

estudar e trabalhar na espanha

Afinal, vale a pena estudar e trabalhar na Espanha?

A resposta depende muito do perfil, estudar e trabalhar na Espanha não é um processo simples, pense bem: a Espanha não incentiva o programa de estudo e trabalho, ela fortalece a ideia de que o melhor para o intercambista é somente estudar ou somente trabalhar para um programa não atrapalhar o outro. Além disso, para trabalhar na Espanha você deve ser residente do país, o que é um processo além do planejado muitas vezes pelos intercambistas.

Se você busca uma imersão cultural em um país que possua a língua espanhola como principal a Argentina e o Chile ainda estão disponíveis para fazer um intercâmbio, são ótimas atrações para quem quer ter a experiência e gastar um pouco menos, principalmente pela moeda do país que não será mais o Euro.

Caso esteja buscando o programa de estudar e trabalhar no exterior, pode optar por um dos países que a Egali oferece e possui bases para auxiliar você desde o início até o fim do seu intercâmbio. Para saber mais e tirar suas dúvidas para entender qual programa é o melhor para você, clique no botão abaixo e visite agora mesmo uma de nossas lojas ao redor do Brasil.

Clique aqui e tire suas dúvidas

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório