Como é morar na Austrália: saiba todas as informações para o seu intercâmbio
Estude e Trabalhe no Exterior
Austrália

Como é morar na Austrália?

Atualizado em 07 de fevereiro de 2024

Você já se perguntou como é viajar para um país para fazer um intercâmbio e decidir morar por lá? Muitas das dúvidas dos intercambistas antes do embarque estão relacionadas a questões de necessidades básicas como: o que eu vou comer no destino? Como vou me locomover durante a estadia? Onde vou morar? Como vou ter acesso à internet e a telefonia móvel? Quanto custa tudo isso? Na prática, essas são as questões mais simples que você irá resolver durante o seu intercâmbio na terra dos cangurus. Porém você já se pensou: como é morar na Austrália?

Por isso, separamos em 6 categorias principais de serviços que você precisará utilizar durante o intercâmbio na Austrália, traremos detalhes com alguns valores aproximados para que você possa se planejar financeiramente e realizar esse sonho.

Saiba mais sobre o intercâmbio na Austrália

como é morar na austrália
Foto de Hugo Heimendinger

Como já mencionamos neste post, a Austrália foi considerada o segundo melhor país para viver no mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu último boletim sobre Desenvolvimento Humano. Não é à toa que o destino encanta imigrantes de todo o mundo, todos querem viver entre os top 15 países mais prósperos do mundo.

Mas, para isso, é preciso ter uma ideia de como é e de quanto custa fazer coisas cotidianas na Austrália. E é por isso que estamos aqui! Descubra a seguir como e quais são os gastos com alimentação, transporte, acomodações, internet (WI-FI e móvel), saúde e lazer em terras australianas.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Como é a alimentação na Austrália?

Saber como é morar na Austrália é conhecer a culinária influenciada por diversos cantos do mundo. Por conta do país ter sido colonizado por ingleses sua gastronomia possui muitas influências britânicas. Comidas como tortas, sausage rolls e fish & chips são muito comuns lá. Apesar dos alimentos calóricos herdados pelo tempo da colonização, o país é considerado o 5º mais saudável do mundo, segundo o Bloomberg Global Health Index.

Esse índice é calculado com base da expectativa de vida, causas de morte, incidência de pressão alta no sangue, índices de glicose, uso de tabaco e atividades físicas da população. Além disso, fatores como desnutrição infantil, saúde mental, vacinação e emissão de gases que causam o efeito estufa também são levados em consideração.

A grande quantidade de imigrantes asiáticos na Austrália e a proximidade com a Ásia acaba influenciando a gastronomia do país, você irá entender como é morar na Austrália quando ver essa mistura de nacionalidades, principalmente asiáticas. Isso é um dos fatores que auxilia o povo australiano a manter uma dieta mais saudável.

Como você já deve ter percebido, o país não possui uma gastronomia tão típica ou exclusiva. Porém, lá é possível desfrutar de um mix de cozinhas do mundo todo! Melbourne, por exemplo, ganhou fama internacional por sua culinária, que é uma mistura entre as cozinhas mexicana, oriental, europeia e árabe.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Vegemite

Mesmo com influências de vários países, a Austrália também tem alguns pratos e ingredientes únicos em sua gastronomia. O Vegemite, por exemplo, é uma iguaria muito famosa entre os australianos, sendo até um ícone do país, entender como é morar na Austrália é sentir o gosto de Vegemite pela manhã e achar tudo normal.

Ele é uma espécie de geleia de vegetais, que também leva a levedura de cerveja em sua receita. O típico café da manhã australiano tem torradas com Vegemite.

E não é só no Brasil que existe a tradição do churrasquinho no final de semana, na Austrália isso também é muito comum. São os chamados “barbies” (abreviação de barbecue). A única diferença é que as carnes utilizadas são salsichas e hambúrgueres, mas a confraternização com a família e amigos é a mesma. 

Além disso, o café da manhã é considerado a refeição mais importante do dia. Os almoços não costumam ser como os dos brasileiros, são fast foods para viagem que podem ser comidas em parques e lugares públicos. Lembrando que fast foods não precisam ser necessariamente junk foods, normalmente, os australianos preferem uma torrada de avocado ou uma saladinha.

como é morar na austrália - vegemite
Foto de Jay Wennington na Unsplash

Quanto eu vou gastar, em média, com alimentação na Austrália?

Quando falamos de como é morar na Austrália não podemos deixar de falar sobre a alimentação, esse é um dos fatores mais básicos e importantes de um intercâmbio.

A alimentação vai depender da cidade e localização de onde você estará. Em média, o mínimo a ser gasto é de AUD 25 e o máximo fica em torno dos AUD 90. Lembrando que é uma estimativa e você pode sempre se planejar para isso!

Para os intercambistas que vão viver por no mínimo 3 meses na Austrália, a dica é cozinhar em casa. Assim, os gastos serão menores. Sem contar que é bem comum ter micro-ondas disponíveis nas universidades e escolas.

Leia mais: Conheça tudo sobre a alimentação na Austrália em nosso blog

Como é o transporte público na Austrália?

Comparando com a realidade brasileira, o transporte público da Austrália é muito moderno e bem estruturado. Ônibus, trens, bondes e balsas estão entre as opções de transporte nas cidades, e cada localidade possui uma tarifa própria.

Perth, por exemplo, tem um meio de transporte gratuito. O CATS (Central Area Transport Service) é responsável por circular todo o centro de negócios da cidade.

como é morar na Austrália
Foto de Nico Smit na Unsplash

Existe uma certa insatisfação com o transporte público pelos próprios australianos. Essa insatisfação pode ser explicada nesta matéria, que fala sobre o nível de exigência dos australianos em relação ao transporte público.

Eles fazem muitas comparações com os transportes públicos de outras metrópoles mundiais como Londres, Nova York e Tóquio, mas não levam em consideração o tamanho e a quantidade de população das cidades australianas.

Na maioria das formas de transporte, o passageiro pode comprar bilhetes só de ia, só de volta, para semana, para o mês e, até mesmo, para o ano inteiro. Também estão disponíveis bilhetes únicos para viajar em todas as formas de transporte.

Algumas grandes cidades da Austrália podem se dividir em zonas de transporte. Por isso, os preços dos bilhetes podem ser mais caros dependendo da zona em que você viaja. Caso você tenha apenas um bilhete de uma zona específica e deseja viajar, é possível fazer isso pagando a diferença. Nos terminais existem mapas disponíveis para identificar as zonas da cidade.

como é viver na austrália - transporte 03

Nas paradas de ônibus, existem placas com informações de quais ônibus passam, com rotas e horários. É preciso ter cuidado porque os ônibus não param em todas as paradas, apenas se alguém quer descer ou se um passageiro vai subir. É preciso ter atenção, pois em alguns ônibus é preciso comprar o bilhete antes. Trens, bondes e balsas param em todos os pontos, a menos que sejam do tipo “express”.

Abaixo, você pode ter uma ideia de quanto gastará com transporte em algumas cidades da Austrália:

Quanto eu vou gastar com o transporte na Austrália?

Isso vai depender da cidade e localização de onde você estará. Em média, o mínimo a ser gasto é de AUD 15 e o máximo fica em torno dos AUD 50. Lembrando que é uma estimativa e você pode sempre se planejar para isso!

Para os intercambistas que vão viver por no mínimo 3 meses na Austrália, a dica é sempre entender qual o melhor caminho para a sua escola e até mesmo cogitar em ir a pé ou de bike. Assim, os gastos serão menores.

Leia mais: Conheça tudo sobre o transporte público na Austrália em nosso blog

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Como são as acomodações na Austrália?

Outro fator que interessa aos intercambistas na Austrália é a acomodação, e em como todos os outros aspectos, depende da cidade que você escolheu para viver.

Além disso, é comum que, na chegada ao intercâmbio, os estudantes fiquem uma ou duas semanas hospedados em casa de estudantes ou homestays. Essa acomodação inicial, geralmente, faz parte do pacote de estudo e trabalho na Austrália. Assim, os intercambistas têm tempo de procurar apartamentos para ficarem por mais tempo e fazem contatos com possíveis colegas de casa.

Conheça nossas acomodações na Austrália:

Nas outras cidades, que são menores, o valor do aluguel fica mais baixo. Como falamos neste post, o padrão de vida de como é morar na Austrália nas grandes metrópoles australianas é um pouco mais caro.

Como escolher a acomodação?

A acomodação escolhida para você descobrir realmente como é morar na Austrália deve se adaptar às suas necessidades e a do país, pensando sempre no melhor preço e estrutura. Alguns fatores que podem ajudar nessa escolha são: dormitórios, limpeza, localização, privacidade, qualidade dos móveis, internet, regras e disponibilidade dos eletrodomésticos.

Leia mais: Como escolher a acomodação para o intercâmbio?

Quanto irei gastar com internet e plano de dados para celular?

Algo essencial para quem vai fazer intercâmbio em qualquer lugar do mundo é internet Wi-Fi e um celular com internet, e isso não seria diferente na Austrália.

Lugares como restaurantes, escolas, cafés e, até mesmo, as acomodações das primeiras semanas de intercâmbio possuem Wi-Fi. No entanto, é um pouco complicado depender apenas da internet desses lugares, por isso, contratar um pacote de internet para a sua acomodação e um pacote de dados para o celular podem ser boas ideias.

Quais pacotes de internet contratar na Austrália?

Algumas empresas de internet/internet móvel conhecidas na Austrália são:

como é morar na austrália
Foto de Guilherme Stecanella na Unsplash

Os preços dos serviços de internet vão depender do tipo de serviço que você deseja ter, mas o custo fica em torno de 70AU$ a 90AU$ para internet Wi-Fi em casa AUD 30 a AUD 50 por mês no celular.

O lado bom de dividir um apartamento com mais pessoas é que até a internet fica mais em conta.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Seguro de Saúde

O Medicare, sistema de saúde australiano é considerado um dos melhores do mundo pela Organização Mundial da Saúde. Ele funciona a partir de misturas dos serviços público e privado. Esse sistema contribui para que a Austrália seja o país que tem a expectativa de vida mais elevado no mundo para homens (80,4 anos) e a quarta mais alta para mulheres (84,5).

Apesar de ser excelente, o Medicare possui uma gestão multifacetada e complexa. Quem tem residência permanente na Austrália deve contratar um plano de saúde privado, pois apenas alguns serviços são pagos pela rede pública. Para nós, brasileiros, esse sistema pode parecer confuso, mas o que realmente importa é que ele é supereficiente.

como é morar na austrália - medicare
Foto de Online Marketing na Unsplash

O Medicare está disponível apenas para cidadãos australianos ou para quem possui residência permanente na Austrália. Os intercambistas precisam contratar o OSHC, um seguro que cobre os custos de assistência médica e hospitalar. O Departamento de Imigração e Cidadania do país exige que estudantes estrangeiros mantenham o OSHC durante o período de tempo do intercâmbio.

Caso o intercambista ache necessário, ele também pode fazer um seguro viagem. Além de despesas médicas e hospitalares, esse tipo de seguro também cobre perdas de bagagem durante a viagem.

A Egali é possui ampla experiência em seguro OSHC e possui parceria com uma das melhores assistências de seguro viagem, para mais informações, não hesite em contatar nossos especialistas em intercâmbio clicando no botão rosa abaixo, essa conversa não tem custo e iremos tirar todas as suas dúvidas!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Gastos extras

Toda viagem tem custos extras, num intercâmbio isso é bem comum, visto que você vai morar no país por um tempo. Por exemplo, serviços de lavanderia podem variar entre AUD 5 a AUD 15.

A boa notícia de como é morar na Austrália é que dificilmente o intercambista terá esse tipo de gasto, pois é bem comum que nas acomodações seja possível lavar roupa sem custos extras. Porém, você vai precisar e merece se divertir! Então é bom ter um valor reservado para ingressos de museus, cinemas, teatros e festas ou se deseja comer num bom restaurante.

Ficou com alguma dúvida sobre como é morar na Austrália?

Esse post foi feito para você saber como é morar na Austrália, pois conforme o início do texto, o custo de vida australiano pode parecer um pouco maior mas, a excelente qualidade de vida do país precisa vir de algum lugar. Não é como se os gastos sejam altos e as pessoas não recebam um tratamento adequado, pelo contrário, foi comprovado que a Austrália é um dos melhores países para viver no mundo!

Graças a permissão do trabalho que o governo australiano oferece aos estudantes estrangeiros, o salário que eles recebem podem ajudar muito nos gastos. Outra vantagem de fazer um intercâmbio na Austrália!

Se você quer saber informações sobre o programa de estudo mais trabalho na Austrália, entre em contato com os nossos consultores clicando no botão abaixo e tirando suas dúvidas sobre os programas e destinos que a Egali oferece:

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Veja também:

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório