Tudo o que você precisa saber sobre os cursos VET na Austrália - Egali Intercâmbio
Estude e Trabalhe no Exterior
Austrália

Tudo o que você precisa saber sobre os cursos VET na Austrália

Atualizado em 20 de março de 2024

Em torno de 46 mil brasileiros escolhem a Austrália para morar e se você está buscando esse sonho, poderá buscar por diversas formas a imigração. Seja ela em áreas regionais, pelo inglês ou com salários altos, todas as formas são possíveis e hoje vamos falar sobre a importância do inglês e como os cursos VET na Austrália poderão auxiliar você a buscar esse objetivo na sua vida.

A Austrália possui um clima parecido com o Brasil, cheio de sol, com muitas praias incríveis e o jeito que o povo aussie convive com a natureza selvagem é encantador. Viver em um lugar como este faz parte do sonho de muita gente. Os cursos VET na Austrália são fundamentais e grandes aliados na hora de realizar esse sonho.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

curso vet na austrália

O que são os cursos VET na Austrália? 

O curso VET (Vocational Education and Training) é um curso profissionalizante com duração que varia de 21 semanas a 2 anos – os cursos de Advanced Diploma (que também são cursos VET) possuem 104 semanas de duração – que garante ao aluno uma certificação técnica. A modalidade de cursos VET na Austrália foi criada para oportunizar para os intercambistas que já fizeram o curso de inglês na Austrália e que querem se inserir no mercado de trabalho. 

É importante ter claro que não são cursos no grau de bacharelado ou pós-graduação na área escolhida. Cursos em áreas consideradas Trade Courses como: Gastronomia, Mecânica, TI e área da saúdeapresentam maior nível de especialização e por isso terão maior peso e possibilidades de opções quando você decidir fazer o processo migratório

Mesmo que você faça Diploma e Advanced Diploma, esses níveis de cursos ainda assim estão abaixo de cursos de graduação e pós-graduação.

Os cursos VET na Austrália são considerados como cursos técnicos aqui no Brasil, são focados somente na parte técnica da área escolhida, são em sua maioria cursos à distância e não ensinam a língua.

Diploma e Advanced Diploma 

São cursos com requisitos de idioma mais avançados e temáticas mais completas que os demais certificados. Normalmente os cursos de Diploma e Advance Diploma aprofundam o conhecimento na parte prática focados para o trabalho em empresas.

Existem cursos nas seguintes áreas:

  • Gastronomia
  • Administração
  • Contabilidade
  • Marketing
  • Mecânica
  • Turismo
  • Informática (TI)
  • Design Gráfico
  • Hotelaria
  • Saúde – prestação de cuidados a crianças e idosos
  • Fitness e Esporte, entre outros. 

Requisitos para realizar os cursos VET na Austrália  

Falar de cursos VET empolga! Para fazer o curso são necessários alguns requisitos e como o conteúdo não é focado em língua e sim em tratar o universo de uma determinada área de serviço, as aulas do VET são dadas inteiramente em inglês. Por isso, recomendamos fortemente que faça um curso de inglês na Austrália como os cursos ELICOS ou General English, se você estiver buscando a experiência do intercâmbio.

As instituições solicitarão o certificado de conclusão de curso no inglês, assim como a comprovação de inglês via certificado que será solicitada antes mesmo do início do curso. Além disso, podem haver diversas outras solicitações como portifólio, currículo em inglês, diploma universitário, entre outros.

Ainda não possui um intercâmbio para a Austrália? Fale com nossos especialistas gratuitamente

Como funciona na prática?

O curso VET tem algumas exigências, mas nada que irá desestimular você de ir atrás dos seus sonhos. Um dos pontos positivos é que ele tem duas opções: uma de curta duração e outra que é um técnico tradicional intitulada Diploma.

A cada etapa do curso de curta duração é gerado um certificado de formação. Os módulos são separados em Certificate I, II, II e IV. E apesar da ordem, você não é obrigado a segui-la. Ou seja, não precisa ter o Certificate I para fazer o Certificate II. 

Existem cursos VET Specialization, cursos Certificate I, Certificate II, Certificate II e Certificate IV. Cada um desses é um curso diferente que configuram um Pathaway para após fazer Diploma e Advanced Diploma, o qual citamos acima.

Os cursos VET na Austrália lhe prepararão para realizar funções mais manuais. A modalidade tem uma lista extensa de possibilidade que vão das mais especificas – carpintaria, agente de turismo, edificação e construção – até as mais amplas.

Quer receber um orçamento gratuito para fazer intercâmbio? Fale com um de nossos especialistas!

Curso VET e o programa de estudo e trabalho na Austrália

Os intercambistas que decidem se tornar imigrantes e que acessam o país conseguem garantir o seu visto de estudo e trabalho a partir dos cursos VET na Austrália. Esse é apenas uma das maneiras, além do curso de inglês na Austrália. Os vistos para esses casos permitem que o imigrante trabalhe 48 horas quinzenais.

Pode parecer um curso difícil, mas na verdade é mais simples e tranquilo do que você imagina. Diferente dos cursos de língua que normalmente são os preferidos dos intercambistas, o VET não exige a presença diária, pois já existem escolas que apresentam 100% do curso online usando o presencial apenas para suporte para trabalhos e empregos.

Assim você fica com o tempo livre para fazer o seu próprio horário, o que ajuda a apreciar o destino e a conseguir um trabalho. O povo australiano não são os únicos que se beneficiam com o curso. 

Leia mais: Como estudar e trabalhar na Austrália

Principais características dos cursos VET na Austrália

No geral, resumimos as principais características dos cursos VET para você entender melhor:

  • São cursos profissionalizantes em modalidades diferentes
  • Aulas no regime EAD
  • Aulas baseadas no progresso acadêmico, trabalhos conhecidos como Assessments
  • O suporte para esses trabalhos são feitos presencialmente na escola.
  • Ideal para os alunos que já estão na Austrália
  • Experiência profissional internacional: Os cursos VET oferecem a oportunidade de ganhar experiência de trabalho na Austrália.
  • Permissão de Trabalho: Estudantes podem trabalhar na Austrália durante o curso, o que ajuda a abater custos e a praticar o inglês.
  • Aplicável no Brasil: As qualificações obtidas são reconhecidas e podem ser aplicadas no Brasil, após equivalência de currículo.

Saiba mais sobre os cursos VET

Conheça o ELICOS: Cursos de inglês na Austrália

As escolas na Austrália oferecem aos intercambistas uma grande variedade de cursos e metodologias, tais como:

  • General English
  • Cambridge
  • IELTS
  • Business English
  • EAP (English for Academic Proposes)
  • UFO.

Esses cursos são conhecidos como cursos ELICOS e propõem um ensino voltado para a língua, aumentando o seu nível de inglês e preparando você para os exames que irão levar você aos cursos VET na Austrália, os quais já abordamos nesse artigo.

São cursos projetados para que o intercambista melhore as suas habilidades no idioma, tanto para fins acadêmicos, quando para profissionais ou pessoais. As características dos cursos ELICOS são diferentes dos VET e abordam: Flexibilidade na duração, padrão de qualidade estudantil e foco prático. Além disso, a preparação acadêmica, desenvolvimento pessoal e imersão cultural são os principais benefícios dos cursos ELICOS.

Fonte: Sistema educacional da Austrália  | Study Australia | Study Australia

Fonte: Cursos técnicos e vocacionais (VET) e TAFE | Study Australia | Study Australia

Conheça mais sobre o que os cursos ELICOS oferecem:

General English

Um curso de General English, é um programa de aprendizado de inglês que abrange todas as habilidades linguísticas fundamentais:

  • fala,
  • audição,
  • leitura, e
  • escrita.

Esse tipo de curso é pensado em auxiliar os intercambistas a desenvolver uma proficiência equilibrada no idioma, permitindo que eles se comuniquem efetivamente em diversas situações cotidianas.

Os cursos de General English são adequados para estudantes de todos os níveis, desde iniciantes até avançados. São cursos onde normalmente são concentrados em aspectos práticos da linguagem, como vocabulário útil em situações comuns, gramática básica, habilidades de escuta para compreensão auditiva e técnicas de expressão oral e escrita.

O objetivo principal do General English é capacitar os intercambistas a se comunicarem de forma eficaz em diferentes contextos, como viagens, trabalho, estudos e interações sociais. Esses cursos geralmente incluem uma variedade de atividades, como exercícios de conversação, leitura de textos autênticos, prática de gramática e tarefas de escrita.

Você está a um clique de distância de transformar seus planos de intercâmbio em realidade

Cursos preparatórios para o exame Cambridge

Se você quer saber mais sobre os cursos preparatórios Cambridge na Austrália pode clicar no link abaixo e conferir nosso conteúdo completo sobre o tão famoso exame!

Certificado Cambridge: as melhores dicas para conseguir o seu

IELTS e os cursos preparatórios para o exame

IELTS (International English Language Testing System) é um dos exames de proficiência em inglês mais reconhecidos e aceitos no mundo. Ele avalia a capacidade dos intercambistas de se comunicar em inglês diante das quatro habilidades mais conhecidas: leitura, escrita, audição e fala.

Existem duas modalidades do exame IELTS: Academic e o General Training. Um serve para aqueles que querem estudar um registro profissional e o outro serve para aqueles que querem migrar para a Austrália com o inglês ou para treinamento profissional.

O certificado IELTS é reconhecido em mais de 11.000 organizações em todo o mundo, incluindo em universidades, associações profissionais e governos e o formato é feito presencialmente ou remotamente.

Cursos Preparatórios para o IELTS: são cursos que auxiliam os intercambistas entender o formato do exame e a desenvolver as habilidades necessárias para alcançar uma boa pontuação.

Ao se preparar para o IELTS, é importante praticar as quatro habilidades linguísticas, entender o formato do teste e desenvolver estratégias para gerenciar o tempo durante o exame. Os cursos preparatórios são uma excelente maneira de se preparar e aumentar suas chances de obter uma pontuação alta. A Egali conta com parceiros renomados na Austrália que podem oferecer o ELICOS preparatório para o IELTS. Para saber mais, clique no botão abaixo e fale com nossos especialistas:

 Fale conosco!

Cursos EAP na Austrália

Os cursos EAP (English for Academic Purposes) são projetados para ajudar os intercambistas a aperfeiçoar suas habilidades na língua inglesa, especificamente voltadas para o contexto acadêmico. Esses cursos são ideais para quem deseja estudar em instituições de ensino superior no país, seja para cursos técnicos ou universitários, incluindo graduação, pós-graduação ou doutorado.

O programa EAP foca nas quatro habilidades essenciais da comunicação em inglês e prepara os estudantes para a metodologia de ensino e estudo exigida nas escolas técnicas e universidades, desenvolvendo competências para a realização de pesquisas acadêmicas e para a apresentação de trabalhos acadêmicos.

Para ser elegível ao EAP, é necessário ter, no mínimo, um nível intermediário de inglês. A estrutura do curso pode variar conforme a instituição, com durações e datas de início flexíveis ou fixas. Muitas vezes, os centros de línguas das universidades oferecem acesso direto aos cursos universitários para estudantes que completam o EAP com sucesso, eliminando a necessidade de exames adicionais como IELTS ou TOEFL para admissão.

Metodologia UFO English

O curso UFO não é muito conhecido dentre os intercambistas, mas pode ser uma opção interessante quando você fizer a renovação do seu visto junto com as nossas bases Egali na Austrália. Eles são focados em habilidades características e possuem uma metodologia mais práticas enquanto aos outros cursos de inglês na Austrália.

A nomenclatura do curso foca em:

  • U: Usar o inglês
  • F: Foco na língua
  • O: Opções para especialização.

A cada semana, o professor irá rever seus conceitos na língua inglês para entender se você pode evoluir ou ainda precisa de mais um tempo dentro do módulo específico onde você está. Isso faz com o que o progresso seja contínuo e melhore o seu inglês de uma forma gradativa e exponencial.

Saiba mais sobre os cursos na Austrália

Cursos VET na Austrália

Cursos VET na Austrália x Cursos de Inglês na Austrália

Agora que você já entendeu um pouco sobre os dois tipos de cursos oferecidos para o seu intercâmbio e, futura moradia na Austrália, pode entender mais sobre a diferença de cada um e qual servirá especialmente para você.

Os cursos de General English é a escolha ideal entre os intercambistas que estão aqui no Brasil e querem viver a experiência de intercâmbio na Austrália e que buscam uma abordagem abrangente para o aprendizado do idioma, visando aprimorar suas habilidades de comunicação em inglês em várias situações do dia a dia. É recomendado para os alunos que ainda não possuem um inglês proficiente, ele visa interações com outras pessoas e colegas, além de focar nos quatro tópicos mais importantes para que você possa buscar a melhoria da língua.

IMPORTANTE: Cursos de Business English são voltados ao ensino da língua inglesa aplicado a negócios. Sendo assim, fazem parte de cursos ELICOS, diferente de um VET Certificado em Business que é voltado ao ensino de Business. Embora este curso seja ministrado na língua inglesa, o foco do curso não é ensinar a língua, mas sim assuntos voltados à área de negócios.

Cursos Vocacionais (VET) são cursos voltados para quem já tem um conhecimento de inglês (nível intermediário ou mais) e gostaria de fazer outros tipos de cursos, algumas escolas da Austrália disponibilizam os cursos vocacionais, conhecidos como VET. Para facilitar o seu entendimento, podemos comparar os cursos VET na Austrália com os cursos técnicos que temos aqui no Brasil.

Qual escolher?

A diferença entre um curso de inglês na Austrália e um curso VET na Austrália está na natureza e nos objetivos educacionais dessas modalidades. Confira:

  1. Cursos de inglês na Austrália:

    • Foco: Os cursos de inglês na Austrália possuem um foco amplo no desenvolvimento das habilidades gerais do idioma inglês, como fala, audição, leitura e escrita.
    • Objetivo: Projetados para melhorar a proficiência linguística em situações cotidianas e proporcionar uma comunicação eficaz em diversos contextos, tanto sociais quanto profissionais.
    • Para quem? Adequados para intercambistas de todos os níveis de habilidade no idioma, desde iniciantes até avançados.
    • Aplicação Prática: Prepara os alunos para interações em inglês em situações diárias, viagens, estudos e trabalho.
  2. Cursos VET na Austrália:

    • Foco: Os cursos VET têm um foco prático e vocacional, visando preparar os alunos para um campo específico de trabalho ou carreira.
    • Objetivo: Proporcionar habilidades práticas e conhecimento técnico para facilitar a entrada no mercado de trabalho ou avanço na carreira.
    • Para quem? Destinado a estudantes que buscam educação prática e orientada para a carreira em áreas como hospitalidade, negócios, saúde, tecnologia, entre outros.
    • Aplicação Prática: Oferece treinamento prático e teórico, muitas vezes incluindo estágios ou experiência prática, para preparar os alunos para o ambiente de trabalho.

Sendo assim, enquanto o General English é mais amplo, focando as habilidades linguísticas em geral e recomendado para aqueles que ainda não estão seguros no inglês, o curso VET é mais específico, proporcionando habilidades práticas e conhecimentos voltados para uma profissão ou setor específico. A escolha entre eles dependerá dos objetivos educacionais e profissionais individuais do estudante.

Já escolheu o seu?

Se você está decidido qual o curso que você quer fazer para viver o intercâmbio na Austrália da melhor forma e desfrutar dos pontos turísticos, praias paradisíacas e ótima infraestrutura para estudantes, não deixe de falar com um de nossos especialistas pelo link abaixo.

Caso ainda tenha alguma dúvida, poderá marcar uma consultoria diretamente com nossa equipe comercial de forma gratuita e sem compromisso para entender melhor o seu perfil e se a Austrália é o seu destino ideal.

Quer receber um orçamento gratuito para fazer intercâmbio? Fale com um de nossos especialistas!

#EuFuideEgali

“A atenção no processo inicial, indicando e prestando ateção nas necessidades do futuro intercambista. Tive todo suporte pafra tomar a melhor decisão com base das minhas condições. E mesmo após mudanças o suporte permaneceu o mesmo. Ao chegar também o atendimento permaneceu. A escola que recomendada se adequou completamente e é excelente, com professores que estão atentos em cada avanço que temos e dificuldades dando todo feedback para melhora continua. A Egali com certeza será muito recomendada por mim, pois foi em todos os aspectos maravilhosa para que esse sonho se torna-se real de maneira presente.”

‘@mariisilveira_

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório