Como funciona o Oyster Card em Londres: saiba aqui como é fácil !
Dicas
Inglaterra

Saiba como funciona o Oyster Card em Londres!

Atualizado em 05 de setembro de 2023

Atenção: se você vai fazer o seu intercâmbio em Londres, este post é de extrema importância! Pois vamos dar todos os detalhes de como funciona o Oyster Card. Não sabe do que estamos falando? Calma, você vai saber em breve. 😉

O Oyster Card é um cartão recarregável que é utilizado no transporte público de Londres. Com ele você pode andar de metrô, ônibus, undergound (trem), TRAM, DLR e National Rail (apenas para circular dentro da cidade). É o passe único londrino.

Para que você não fique totalmente perdido ao chegar em Londres, vamos dar todos os detalhes de como usar esse cartão e entender como funciona o Oyster Card. Confira a seguir!

Não se esqueça que o Oyster só é válido para Londres e não para outras cidades da Inglaterra.

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Oyster Card ou Travelcard? 

Antes de 2003, não existia o Oyster e sim o Travelcard, um ticket de papel que dava direito a viagens ilimitadas no transporte público de Londres por um período de validade e zonas. Esse Travelcard era válido para 1, 3, 5 ou 7 dias.

Em 2003, o Oyster Card surge como o primeiro sistema de cobrança inteligente de transporte público do mundo. O objetivo do cartão era que ele fosse recarregado conforme as necessidades de cada pessoa.

Imagem de Ron Porter por Pixabay

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Atualmente, existem Travelcards de 1 dia, semanal, mensal e anual. Existem ainda as versões em papel para 1 e 7 dias (semanal).

A principal diferença entre esses meios de pagar o transporte público, é que você pode fazer uma recarga de Travelcard no Oyster Card ao invés de comprar o ticket de papel. Além disso, se você for ficar menos dias em Londres, você pode usar o serviço pay-as-you-go para recarregar o valor referente ao número de dias da sua estadia.

 

como funciona o oyster card em Londres - 03

Você também pode utilizar o pay-as-you-go para dar rolês em outras zonas que não sejam as que você comprou no seu Travelcard.

*O metrô de Londres possui 9 linhas. Os Travelcards são vendidos por zonas, provavelmente, as zonas que você mais vai utilizar são a 1 e a 2, onde ficam as principais atrações.

 Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Imagem de Ron Porter por Wikimedia Commons

Então resumindo:

  • Você pode comprar um Travelcard de 1 e 7 dias na versão de papel;
  • pode comprar os tickets de 1 dia, 7 dias, 1 mês, 1 ano, fazendo uma recarga no seu Oyster;
  • Pode usar o serviço pay-as-you-go no seu Oyster contabilizando os dias em você vai ficar Londres.

Como funciona o Oyster Card na prática

Onde comprar e como fazer a recarga no Oyster Card

Imagem de Romazur por Wikimedia Commons

Para entender como funciona o Oyster Card, primeiro precisamos entender como adquirir ele. Para comprar o seu Oyster é só ir até qualquer estação de metrô e pagar £5, esse valor é reembolsável caso você queira devolvê-lo no final da sua estadia em Londres.

Se você tiver algum crédito sobrando no cartão, ele também será reembolsado (mas só até £10, você pode saber mais sobre isso no tópico sobre reembolso).

Você pode recarregar seu Oyster nos guichês e nas máquinas de todas as estações de metrô, além de lugares como bancas de revistas, supermercados e minimercados. Quando for recarregar o seu cartão, utilize a expressão “top up”, os atendentes dos guichês vão entender rapidinho.

É importante que você saiba que os guichês não aceitam notas de £50 e há um desconto para estudantes que vão fazer um curso acima de 14 semanas em Londres e que esteja linkado com o sistema da TFL.

Como usar o Oyster Card

Não tem mistério! É igual aos cartões magnéticos de transporte público no Brasil. Você aproxima o cartão do sensor e, tendo saldo, a catraca é liberada.

Caso você tenha alguma dúvida sobre como funciona o Oyster Card em relação ao saldo, você pode usar uma maquininha que vai informar o saldo e o tempo de validade do passe carregado.

Quando você sai do metrô, você também deve passar o Oyster. É nesse momento que o chip contabiliza o custo da viagem, levando em consideração o horário e as zonas percorridas.

Se você não tiver saldo suficiente para sair, vai pagar uma multa na hora. Por isso, lembre-se de carregar o seu Oyster antes de sair da zona do seu passe.

Imagem de Tom Page Net por Wikimedia Commons

Observações sobre o Travelcard de papel

Imagem de Hazel Nicholson por Flickr

 

Como foi dito acima, ainda existem tickets de papel para 1 dia e uma semana (7 dias), sempre com validade para zonas específicas. Mas quais seriam as vantagens de fazer um Travelcard de papel?

Bem, a primeira vantagem é que esse ticket dispensa o depósito inicial no Oyster, podendo ser comprado com a opção de incluir ou não o horário de pico (das 4h30 às 9:29 da manhã). A grande questão é que o Travelcard de um dia não vale tanto a pena para os turistas, já que custa o dobro da tarifa do Oyster para um dia.

Caso você queira fazer um Travelcard de 7 dias, é preciso levar uma foto a estação de trem e fazer uma carteirinha.

Outra vantagem é que o ticket de papel oferece a possibilidade da compra de ingressos para algumas atrações de Londres, por conta da promoção 2×1 (pague 1 e leve 2). Para ter direito a esse desconto, é preciso imprimir vouchers desse site e apresentar o seu Travelcard no guichê de uma estação de metrô.

 

como funciona o oyster card em Londres - 10

Apesar dessas duas vantagens, em alguns momentos, o Travelcard de papel se mostra menos prático. Como, por exemplo, quando você sair das suas zonas compradas, terá que descer do trem e entrar novamente com um Oyster carregado com uma passagem avulsa.

Então, se você for a algum lugar fora das zonas 1 e 2, entender como funciona o Oyster Card e comprar um Oyster vale mais a pena do que comprar um Travelcard. Quanto aos descontos nas atrações, você pode conseguir online, existem vários!

 

Benefícios do Oyster Card

Mas não é apenas o Travelcard de papel que possui algumas vantagens. Além da praticidade, quando você recarrega seu Oyster Card com um Travelcard, você tem direito a 33% de desconto nas passagens dos barcos do Tâmisa.

E dependendo do tempo do seu intercâmbio em Londres, você também pode ter direito a 30% de desconto nas tarifas de transporte público. Isso vale para estudantes acima de 18 anos, com cursos com duração mínima de três meses ou estágio obrigatório. Nesse caso, você terá um Oyster Photocard, que terá sua foto impressa no cartão.

como funciona o oyster card em Londres - 11

O que fazer em caso de perda ou roubo do Oyster Card

Assim que você fizer o seu Oyster, faça o registro dele no site do TFL. Isso vai ser de grande auxílio no caso de perda ou roubo do seu cartão, pois você não perderá o seu saldo e terá um cartão novo.

Se algumas dessas situações acontecer com você, ligue para 0343 222 1234. O número do seu cartão será solicitado, então, antes de ligar, entre na sua conta no TFL e tenha esse número em mãos.

Depois disso, você deve escolher de que forma vai querer seu novo cartão. Pode ser pelo correio, sem custo nenhum, ou por ativação em qualquer estação de metrô (aqui você vai ter que pagar novamente pelo Oyster Card). O saldo demora em média 24 horas para ser transferido para o novo cartão.

como funciona o oyster card em Londres - 12

 

Como fazer o reembolso do Oyster Card

Como dissemos anteriormente, as £5 da compra do Oyster são reembolsáveis. Além dessas libras, você também pode fazer um resgate de até £10 dos créditos que você não utilizar. Esse reembolso é feito nas máquinas das estações de metrô.

É só colocar o Oyster na leitora da máquina e selecionar “Oyster Refund”, você segue as instruções que aparecerem na tela e a própria máquina dá o seu dinheiro. É possível pedir o reembolso 48 horas depois que o Oyster foi comprado pela primeira vez. Então, quem fica em Londres somente um dia, não consegue o dinheiro de volta.

Caso você tenha mais de £10 de crédito, você precisará ter o seu cartão registrado no TFL. O reembolso pode ser solicitado no próprio site ou por telefone (0343 222 1234). No entanto, se você não tiver uma conta bancária no Reino Unido, não será muito beneficiado (pois o dinheiro é devolvido via transferência bancária) e receberá créditos em uma conta online que poderão ser usados na sua próxima visita a Londres.

como funciona o oyster card em Londres - 12

Vale a pena fazer o Oyster Card?

Bom, se você leu tudo e entendeu como funciona o Oyster Card já deve imaginar qual é resposta! Vale muito a pena fazer o Oyster Card, principalmente se você for ficar por mais tempo em Londres.

O cartão é prático, você consegue fazer recargas do Travelcard nele e ainda consegue reembolsar o valor e alguns créditos! Então, quando você for à Londres, não deixe de fazer o seu. 

Imagem de 139904 por Pixabay

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Pronto, agora que você sabe como funciona o Oyster Card, com certeza, você está pronto para usar o transporte público de Londres! E qualquer dúvida que você tenha, entre em contato com a nossa Base, o pessoal de lá vai dar aquele help.

Ainda não é aluno Egali? Essa é somente uma das dicas que temos para os nossos intercâmbistas, clique agora no botão abaixo para começar seu planejamento para Londres:

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

E, aí, você ficou com alguma dúvida sobre como funciona o Oyster Card?

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

Você também pode se interessar…

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório