Ansiedade antes de viajar para o intercâmbio: saiba como superar!
Dicas

Como superar a ansiedade antes de viajar para o intercâmbio

Atualizado em 30 de janeiro de 2023

O intercâmbio é uma daquelas grandes experiências que acontece na sua vida. Por ter esse peso, é quase impossível não ficar ansioso à medida que a concretização desse sonho vai chegando. Então, no post de hoje vamos dar algumas dicas de como superar a ansiedade antes de viajar para o intercâmbio.

Temos contato com inúmeros estudantes todos os dias e reunimos algumas das aflições que mais estão presentes nos alunos Egali nessa fase tão importante: a preparação.

Essas dicas são baseadas nesses dados, que, por muitas vezes, são de alunos que estão na primeira viagem para o exterior e a minha primeira viagem completamente sozinhos. Acredite, se você está nesse post, sabemos o que você está sentindo agora!

Então, espero que possamos ajudar com isso. Confira a seguir:

 

O que é a ansiedade?

Primeiro, precisamos entender o que é esse mal que está presente na maioria da população mundial. A ansiedade é a incerteza de algo no futuro, perguntas que não param de passar na sua cabeça: “vai dar certo?” “o que pode dar de errado?” “e se…” “e se..”

Termos menos técnicos podem dar sinônimos à isso, como: aflição, angústia, perturbação causada pela incerteza. Você está livre para pesquisar mais sobre a ansiedade se quiser, mas o objetivo desse post não é ensinar, o objetivo do post é ajudar, com dados, a superar essa ansiedade antes de viajar para o seu intercâmbio.

 

Fazer as coisas sozinho

É, você vai viajar sozinho. Um dos feedbacks que mais recebemos após os intercâmbios dos nossos alunos é o senso de autonomia criado durante o programa.

Você vai estar na posição de nunca ter feito isso, de nunca ter viajado sozinho e isso vai afetar a sua ansiedade para viajar para o seu intercâmbio.

“Eu não me sinto capaz.”

ansiedade antes de viajar
Photo by Alexander Krivitskiy on Unsplash

Mas, para sua surpresa, você é capaz sim. E, querido(a) intercambista, acredite, diariamente lidamos com o fato de que existe alguém com aquela ansiedade para viajar estar embarcando!

A Egali, possui um setor de suporte ao aluno formado apenas por ex-intercambistas que já viveram o que você está prestes a viver, sabem quais são as aflições e já passaram por todo o perrengue possível. Conte conosco!

Lembre-se, também, que as pessoas que trabalham no aeroporto podem ajudar caso você tenha alguma dúvida imediata de como proceder com as funções de check-in, bagagens despachadas, portões de embarque, etc…

 

Aeroportos internacionais

Caso você esteja em um aeroporto internacional, é ideal que você treine seu speaking. As pessoas são muito solícitas com pessoas que estão procurando informações ou parecem perdidas. Não tenha medo de perguntar em inglês, mesmo que esteja falando tudo errado e se ficar muito difícil, você pode usar o Google Tradutor ou mímicas.

ansiedade para viajar
Photo by marianne bos on Unsplash

Quanto à chegada no seu país de destino, aconselhamos que você tenha um transfer de ida para a sua acomodação antes de embarcar para seu intercâmbio.

Isso vai acalmar o seu coração e a ansiedade antes de viajar (principalmente ser for a sua primeira vez viajando sozinho para o exterior) e vai evitar que você fique perdido em uma cidade desconhecida, muito provavelmente sem um 4G amigo para dar aquela olhada no Google Maps.

Converse agora mesmo com um de nossos especialistas para saber de nossos pacotes com transfer:

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

 

 

O medo de falar em outro idioma com a ansiedade antes de viajar

Ui, essa parte é uma das mais difíceis e também mais recompensadoras. É normal você se sentir inseguro com o inglês ou qualquer que seja a língua que você for praticar no destino. O medo de errar e passar vergonha está presente em tudo o que fazemos e falar não é uma exceção. 

Então, é normal o medo de falar outra língua. No entanto, você deve ter em mente o seguinte: quando um estrangeiro vem pro Brasil, tenta falar português e fala errado, a gente costuma achar fofo a tentativa dele e não fica julgando por errar palavras.

ansiedade antes de viajar
Photo by Hello I’m Nik on Unsplash

 

Você será um estrangeiro. Cidadãos locais gostam de receber estrangeiros, assim como nós brasileiros amamos receber gringos. Logo, você vai começar a praticar o inglês e começar a se soltar na língua. Afinal, você estará no exterior e precisará falar o idioma.

Não deixe essa ansiedade antes de viajar afetar você e de se comunicar por medo. Não existe o cenário em que as pessoas irão apontar o dedo para você e gritar que você não sabe falar o idioma. É super comum a galera no exterior admirar quem está se esforçando para conseguir essa façanha!

Você já pode ficar mais tranquilo em relação a isso.

 

Fazer ou não fazer amigos? O medo de ficar sozinho

Pessoas são pessoas e isso não vai mudar. Às vezes é possível que aconteça de algumas pessoas, principalmente, os colegas desconhecidos de quarto, apresentarem um resistência para trocar uma ideia e fazer algumas coisas juntos.

As pessoas são diferentes, cada uma tem uma personalidade e realmente acontece de você não se identificar com quem fica no seu quarto ou na mesma acomodação. Porém, não é somente essas pessoas que estão no seu quarto que existem.

ansiedade antes de viajar
Image by cialindale from Pixabay

Escolas, colegas, trabalho e PUB CRAWLS

Você terá colegas de aula. Caso você faça um intercâmbio de estudo e trabalho, terá os colegas de serviço também!

A escola é um ótimo lugar para conhecer pessoas de todo o mundo e você pode trocar ideia com seus colegas de aula. Além disso, você também pode fazer amizade com brasileiros que estejam no mesmo destino que você ou, para quem é mais ousado, fazer um Pub Crawl!

Sério, você conhece muita gente legal nesses Pub Crawls. O objetivo desse tipo de passeio é visitar vários bares e pubs se divertindo a noite toda e é super comum, principalmente em Londres, você pode conferir nosso post sobre a vida noturna em Londres, clicando no botão abaixo:

Vida noturna em Londres

 

Mas, mesmo assim, se você não arranjar nenhum amigo ou amiga no intercâmbio – o que é muito difícil, qual é o problema de ficar sozinho

Não trate o date consigo mesmo com preconceito, o intercâmbio é sobre isso, sobre novas culturas, novas experiências, autonomia, autoconhecimento e assim vai…

ansiedade antes de viajar
Photo by Radu Florin on Unsplash

 

Medo de se perder e nunca mais encontrar o caminho para a acomodação

Não, isso não acontece. Próximo tópico.

Em 15 anos de empresa, a Egali não conheceu um caso de alunos ou alunas que tenham se perdido e nunca mais se encontrado no destino.

O que pode acontecer é que você pode acabar esquecendo o nome da rua da sua acomodação, o número ou até mesmo o bairro de onde você está acomodado. Porém, algumas dicas são super importantes para manter a segurança sobre esse tópico:

O que ter sempre em mãos:

  • Endereço completo da sua acomodação;
  • Fotos do local;
  • Um cartãozinho com uma mensagem traduzida (caso você não tenha ainda desenrolado o idioma) no idioma local pedindo ajuda para chegar no endereço da sua acomodação;

Além de coisas básicas, como dinheiro e bateria no seu celular!

ansiedade antes de viajar
Photo by Ian Schneider on Unsplash

Agora, sabemos sobre a ansiedade antes de viajar, mas o mínimo que você tem que saber é o nome da rua onde a acomodação fica, se não, a vida fica complicada.

Outro serviço que é muito útil, não só para essa situação, mas como para outras diversas, é um 4G básico, Google Maps salva vidas e no intercâmbio o seu celular vira seu melhor amigo.

Um cartão/ticket de transporte público também é muito bem-vindo, temos o exemplo do Oyster, em Londres e você pode conferir nosso post completo sobre ele clicando abaixo:

Como funciona o Oyster?

Só que você vai ver que em dois dias você já vai estar manjando dos principais caminhos para a sua acomodação.

 

 

Documentos furtados/perdidos e o medo de não conseguir voltar para o Brasil

Ok, vamos com calma, esse item é bem importante. A ansiedade antes de viajar vai além de nossos pensamentos.

Não vamos dizer que isso não acontece, porque às vezes acontece de perdermos coisas importantes tipo documentos ou, até mesmo, ser furtado – o que é bem raro, mas estamos trazendo hipóteses e é bom incluir isso.

via GIPHY

Caso isso aconteça com você, não se preocupe, você vai conseguir voltar pra casa. Você precisará de mais do que apenas documentos furtados para ficar para sempre no exterior.

Piadas a parte, caso você tenha o seu passaporte furtado, você precisa entrar em contato com a embaixada do Brasil no destino que você está. Lá, todos vão falar português e eles vão resolver a situação.

Nesse post, você pode saber com todos os detalhes como proceder com o furto/perda do seu passaporte no exterior.

E já que estamos falando em posts, nesse aqui tem os principais tipos de golpes, que a galera tenta aplicar em intercambistas/turistas (passa lá depois, para você ficar ligado).

via GIPHY

 

Ficar sem dinheiro é uma opção?

Vamos começar com uma pergunta básica: você costuma ficar com sua conta zerada, sem conseguir pagar os boletos no Brasil?

Esperamos que não, porque a noção que você tem das suas finanças vai servir de grande ajuda nesse item. Antes de você pisar no avião direto para o seu destino, você precisa saber real e oficial a quantia de dinheiro que você tem para gastar no intercâmbio.

Beleza, pegou essa quantia? Então, lide com ela. Divida o valor que você tem pelos dias de intercâmbio que você vai fazer, assim, você saberá qual a cota que você tem por dia e, caso ultrapassar essa cota, sabe que precisa segurar no outro dia.

Aqui vai um post sobre comprar ao redor do mundo. “Pensando exatamente nesses maníacos por compras (❤), selecionamos alguns lugares para comprar pelo mundo todo que, além de incríveis, possuem ótimas opções de consumo.” Texto retirado de nosso post.

TOP 10 Lugares para comprar ao redor do mundo

Eu sei que você já deve ter ouvido a frase “quem converte, não se diverte” e, sim, ela faz sentido. Mas é importante ter limites, nem sempre você vai conseguir comprar tudo o que você quer, assim como acontece quando você está no Brasil.

Então, limites e autocontrole são as palavras-chave para esse tópico.

 

O perfeccionismo de achar que não estar aproveitando a viagem o suficiente

Recebemos algumas situações assim e sabemos que existem outra inúmeras que não conhecemos. Esse tipo de ansiedade para viajar começa quando você vai pesquisar sobre o seu intercâmbio e encontra aquelas dicas estilo “VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE IR”.

É exatamente esse tipo de conteúdo que pode agravar esse tipo de ansiedade para viajar. Conteúdos que, muitas vezes, mostram passeios que não tem nada a ver com a sua cara. Mas, por vontade de fazer tudo em período impossível de ser feito, você fica com essa sensação de não aproveitar tudo o que o intercâmbio vai lhe proporcionar.

 

NÃO.

 

Intercambista, você aproveitará o seu intercâmbio da maneira que você quiser.

Você quer estudar no seu intercâmbio? Então estude. Você quer zoar nas baladas do fim de semana? Faça. Você quer dormir a manhã inteira de um sábado? Durma.

Você não precisa necessariamente estar fazendo alguma coisa só por estar fazendo essa coisa. O que você fizer, tem que fazer sentido para você. Então, toda vez que você se perguntar se está aproveitando o seu intercâmbio o suficiente, pense se ele está fazendo sentido para o que você está buscando.

PS: Você pode pesquisar mais sobre o efeito manada e assistir o documentário “o dilema das redes” na Netflix. Isso irá expandir sua mente e ajudará você a passar por essa ansiedade antes de viajar.

 

Meus amigos ficarão no Brasil e aproveitarão as coisas sem mim

Aaaah, o FOMO. Você já ouviu falar dessa expressão? Ela é a sigla para Fear of Missing Out, que significa o medo de perder momentos enquanto você está fora.

Precisamos ser sinceros. A vida não para quando você está fazendo intercâmbio, seus amigos vão continuar dando os rolês deles, sua família vai continuar fazendo coisas, seu pet vai continuar sendo fofo e tudo isso vai ser sem você.

 

A vida é feita de escolhas, intercambista. No entanto, você estará dando seus rolês, fazendo coisas e sendo fofo no seu intercâmbio. E, de verdade, o intercâmbio é uma das melhores experiências que você pode ter. Aproveite.

No intercâmbio vão acontecer coisas incríveis, momentos memoráveis, desenvolvimento da língua, autonomia, além de um aprendizado incontável. E na volta para o Brasil, você vai poder compartilhar isso com as pessoas que você ama, assim como elas vão compartilhar com você as coisas que eles viveram.

 

Aplicativos de chamadas em tempo real, com câmeras amenizarão um pouco essa preocupação. Fique atento ao fuso horário para não ligar as 3h da manhã de uma quarta-feira!

ansiedade antes de viajar
Photo by Harry Cunningham on Unsplash

 

Essas são algumas dicas que preparamos para você vencer a ansiedade antes de viajar. Esperamos que você saia desse post melhor e mais preparado do que entrou.

O intercâmbio vai ser um dos melhores momentos da sua vida, você passou por muita coisa até chegar aqui, não deixe a ansiedade ansiedade antes de viajar ser uma barreira.

 

Como citamos acima: o suporte ao aluno da Egali é especialista no que faz, formado por e para intercambistas, a equipe conta com ex viajantes do mundo todo, preparados e treinados para auxiliar você nessas horas de ansiedade antes de viajar. Então, aluno Egali, qualquer coisa que aconteça com você, entre em contato com o pessoal do suporte que eles vão ajudar!

Se você ainda não começou o planejamento do seu intercâmbio converse com um de nossos especialistas para saber todos os detalhes e decidir qual seu próximo destino clicando no botão abaixo:

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório