Resoluções de ano novo para viajantes: 2021 espera por você!
Tudo sobre intercâmbio

Resoluções de ano novo para viajantes

Atualizado em 30 de dezembro de 2020

É, nós sabemos que 2020 não foi um ano muito legal para todo mundo, e os intercambistas/viajantes de plantão estão incluídos nessa. Se você se encaixa nesse grupo e tinha uma viagem planejada para esse ano, talvez tenha sido necessário mudar um pouco os seus planos.

Mas isso não quer dizer que novas oportunidades não podem estar chegando em breve. 2021 já está aí nos trazendo a possibilidade de voltar a explorar esse mundão logo, logo.

Ah, 2021, o ano em que todo intercambista espera conhecer lugares, pessoas e até mesmo idiomas novos. A nossa expectativa para o ano novo é alta, por isso, decidimos fazer uma lista de resoluções para 2021 especial para viajantes.

Confira a seguir!

 

Vou cuidar da minha saúde física e mental, principalmente quando eu estiver viajante

A gente sabe que para ter uma experiência incrível no exterior, é preciso estar de bem com a sua saúde física e mental. Essa afirmação faz ainda mais sentido se você for viajar sozinho ou se vai ter a sua primeira viagem internacional. E depois do que passamos em 2020, já vimos que é preciso tomar muito cuidado na hora de viajar, por isso, uma dica de outro é também escolher uma agência séria e responsável para acompanhar você nessa aventura.

Além disso, rotina de viagem pode fazer com que você fique inclinado a ter maus hábitos por serem mais práticos e, até mesmo, divertidos, como por exemplo: comer muito em fast foods ou beber demais. A boa notícia é que não ter esses hábitos pode ser mais fácil do que você imagina.

resoluções de ano novo para viajantes - saúde mental
Photo by Devin Justesen on Unsplash

Você pode baixar alguns aplicativos que irão te ajudar na procura de restaurantes com comida mais saudável e também pode alternar os drinks com água, para que a ressaca não estrague o dia seguinte da sua viagem. Outra dica legal é que você pode caminhar bastante durante seus passeios, assim você já aproveita para dar uma movimentada no corpo!

Mas o mais importante é não se culpar caso você não consiga seguir essa rotina mais regrada, ou caso você prefira extravasar em alguns momentos. No final, o que importa é estar de bem com você mesmo.

E, por falar em saúde mental, nas viagens, tente esquecer todos os problemas que você deixou no Brasil e aproveitar o seu momento. Pense que você não tem como intervir nas coisas que estão acontecendo longe de você e que o melhor é fazer o que vai te fazer bem.

resoluções de ano novo para viajantes - saúde física
Photo by Bhupendra Singh on Unsplash

 

Eu vou conhecer o ponto turístico dos meus sonhos

Sim, um grande clichê de viagens! E, vamos te contar um segredo, nós adoramos esses clichês! Afinal de contas, muitos lugares são conhecidos por todo o mundo justamente por conta de pontos turísticos.

Como por exemplo, Paris e a Torre Eiffel, Londres e o Big Ben, Dublin e o Temple Bar, Sydney e o Ópera House… Então é super normal que no momento da escolha do seu destino, você se imagine conhecendo os lugares mais icônicos da cidade.

Não se esqueça de tirar fotos para guardar essa lembrança para sempre! Acreditamos mesmo que isso será inesquecível para você.

resoluções de ano novo para viajantes - pontos turísticos
Photo by Atikh Bana on Unsplash

 

Eu vou passar menos tempo no instagram e mais tempo aproveitando o momento

Não, não estamos falando que você não deva tirar fotos da sua viagem! Pelo contrário, você deve e muito! Mas tente evitar passar muito tempo das redes sociais, tente aproveitar o seu momento.

É claro que não há nada de errado em mostrar que você está numa praia maravilhosa, contemplando uma bela paisagem ou aproveitando uma baladinha na gringa. Mas escolher o melhor filtro e se preocupar com likes e visualizações enquanto você deveria estar aproveitando sua viagem?

Viajar é uma maneira de colecionar momentos incríveis, para que eles virem memórias. E você não vai conseguir memórias se você estiver totalmente imerso no feed do seu Instagram! Em 2019, tente ficar mais off e aproveite seus melhores momentos nas suas viagens.

resoluções de ano novo para viajantes - Instagram
Photo by Patrick Hendry on Unsplash

 

Vou experimentar uma comida típica do meu destino

E quando falamos em comidas típicas, pode incluir tanto uma iguaria gastronômica exclusiva da cidade em que você está, quanto os doces e comidas que você encontrará nas prateleiras dos supermercados e que não tem no Brasil! Quando o assunto é comida, por aqui vale tudo!

Mas brincadeiras à parte, experimentar a culinária local do destino em que você está é uma ótima maneira de se inserir na cultura do lugar. Por isso, se tiver oportunidade (e estômago, sem preconceito com quem tem paladar infantil!), peça aquela comidinha que você sabe que não comeria em qualquer outra parte do mundo, só ali, na cidade do seu intercâmbio.

resoluções de ano novo para viajantes - comidas típicas
Photo by Peter Secan on Unsplash

 

Eu vou pensar fora da caixa no quesito “transporte” em viagens

Depois de comer, a parte de passear por aí é a que gente mais gosta nas viagens!

Existem várias maneiras de ir de um lugar para outro, essas alternativas podem mudar a sua jornada e te colocarem em uma nova e incrível aventura! Por que não trocar a viagem de avião por uma viagem de trem ou de carro para o próximo país ou cidade?

Você poderá observar as paisagens, conhecer pessoas e até mesmo parar em algumas cidades, tornando a sua trip em uma grande aventura. Você certamente terá boas lembranças desses momentos.

resoluções de ano novo para viajantes - transportes
Photo by bruce mars on Unsplash

 

Eu vou me abrir para novas experiências

Viajar para um lugar que você não conhece já é se abrir para uma nova experiência, mas você já pensou em ir além disso? Tente conhecer de verdade o seu destino e não apenas os pontos mais visitados e, se possível, converse com os moradores da cidade.

Você verá que essas novas experiências vão enriquecer a sua viagem e o seu espírito de viajante!

resoluções de ano novo para viajantes - experiências
Photo by Brooke Cagle on Unsplash

 

Eu vou sair da minha zona de conforto

Não importa do que você gosta, você quase sempre escolhe uma rota de viagem que atenda a todos os seus interesses e vontades. E é óbvio que isso não está errado!

Mas tente colocar pelo menos uma atividade que você não faria ou pensou que nunca fosse fazer no seu roteiro de viagem. Por exemplo, se você programou a sua viagem para fazer um tour por museus e saber mais sobre a história do lugar que você está visitando, tente fazer um bate-volta para uma cidade com praia ou com bastante natureza, como se fosse um day off. Você poderá se surpreender!

resoluções de ano novo para viajantes - zona de conforto
Photo by Joshua Earle on Unsplash

 

Eu vou viajar sozinho

Viajar sozinho é uma experiência incrível. Isso vai te desafiar, ensinar a aproveitar a sua própria companhia e permitir que você faça o que o seu coração mandar sem nenhum tipo de compromisso.

Você pode fazer essa viagem em uma cidade grande, onde existe vários viajantes que estão sozinhos e arranjar novas amizades. Mas você também pode fazer isso num lugar menor, com menos pessoas, para que essa viagem de autoconhecimento seja ainda mais profunda. Não importa o lugar, passar um tempo com você mesmo é sempre uma ótima ideia!

O intercâmbio é uma ótima experiência para se fazer sozinho. Você sempre terá certeza que de que estará rodeando por pessoas na mesma situação que a sua. Pois, você irá conviver com elas na sua escola e acomodação e logo se tornarão amigos (as pessoas adoram brasileiros!). Assim, vocês poderão se ajudar nos momentos difíceis.

resoluções de ano novo para viajantes - viajar sozinho
Photo by Sasha Freemind on Unsplash

 

Eu vou enxergar o mundo pela perspectiva de outra pessoa

Viajar em dupla ou em grupo pode ser uma experiência tão incrível quanto viajar sozinho, especialmente se o seu companheiro de viagem tiver gostos e interesses diferente dos seus.

Se você tem um amigo ou familiar que está interessado em fazer uma viagem, aproveite essa oportunidade! Você com certeza fará passeios que nunca pensou em fazer e isso pode ser muito bom para você. Não se esqueça de ter um pouco de paciência e bastante espírito de equipe, pois isso será essencial para que a sua viagem funcione bem.

E caso você não tenha alguém próximo que queira te acompanhar nessa aventura, não deixe de viver esse sonho por causa disso. Como falamos no parágrafo acima, viajar sozinho é enriquecedor e se quiser mesmo companhia, certamente você encontrará um monte de gente legal no caminho.

resoluções de ano novo para viajantes - viajar acompanhado
Photo by Alan Quirvan on Unsplash

 

Eu vou aprender uma nova habilidade de cada destino que eu visitar

Se a sua intenção é fazer um intercâmbio e aprender uma nova língua, já pode ir riscando esse item da lista. Aprender a falar a língua local é sim aprender uma nova habilidade.

Viajar é a maneira perfeita de aprender muito, mas geralmente estamos tão animados para explorar o destino que não aproveitamos a oportunidade de aprender algo novo. Por isso, fazer um intercâmbio que tem foco também no estudo, pode ser uma excelente opção!

Isso será com certeza um aprendizado que você levará para vida toda. Além disso, o intercâmbio vai ensinar muito mais que um idioma novo, você aprenderá mais sobre lidar com os outros e consigo mesmo. Vai valer muito a pena!

resoluções de ano novo para viajantes - novas habilidades
Photo by Amruth Pillai on Unsplash

 

Ai vai dizer, nenhuma resolução de ano novo dessa lista é impossível! Queremos que você aproveite 2021 da melhor maneira possível, esperamos que esse ano que está por vir seja cheio de novidades e bons aprendizados para você.

Sempre que você precisar de ajuda no seu intercâmbio, pode contar com a gente. Estaremos juntos em 2021!

Feliz Ano Novo! (finalmente!)

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório