Alimentação no intercâmbio: como lidar com as diferenças - Egali Intercâmbio
Dicas

Alimentação no intercâmbio: como lidar com as diferenças

Atualizado em 24 de fevereiro de 2022

A alimentação no intercâmbio é uma preocupação de grande parte dos estudantes que passam um período no exterior. Mesmo quem é bom de garfo às vezes tem medo do desconhecido e de não encontrar algo que agrade o paladar.  Por isso, vim aqui para explicar um pouquinho sobre as diferenças de culinária que você vai encontrar e tranquilizar você também porque nem tudo é estranho, ok? Você consegue se organizar para manter uma alimentação bem parecida com o que você está acostumado mesmo estando longe de casa.  

Preparando sua alimentação no intercâmbio

Quando a gente viaja a turismo, acaba comendo muitas vezes apenas coisas pouco nutritivas, na correria, ou caindo na cilada de ir em restaurantes caros que são os famosos “pega turista”. Mas fazendo um intercâmbio é diferente, porque você terá uma rotina lá.

Na sua acomodação, caso você fique na Egali House, By Egali ou residência estudantil terá espaço para você fazer sua própria comida. Isso assusta um pouquinho aqueles que nunca cozinharam, mas confiem em mim: vai dar tudo certo. Você terá colegas de acomodação vivendo a mesma experiência e, nessas horas, todo mundo se ajuda. A gente aprende muita coisa, divide com os com os novos amigos e descobre que é capaz de fazer pratos excelentes, nem que sejam bem básicos.

Os supermercados oferecem as opções mais em conta e é onde fica mais fácil de encontrar e fazer preparos parecidos com o que você está acostumado a consumir no Brasil. 

Alimentação no Intercâmbio
Photo by Edgar Castrejon on Unsplash

Supermercados e suas vantagens

Como citamos, os supermercados serão aliados na alimentação boa e barata. Você vai encontrar marcas e produtos totalmente diferentes. Sabe aquelas marcas importadas que custam uma fortuna por aqui? No intercâmbio, você pode encontrar o mesmo produto por preços inacreditáveis. Por isso eu sempre digo que ir no mercado é quase que um ponto turístico, o que muitas vezes é uma obrigação chata aqui no Brasil pode ser um momento incrível do seu dia enquanto você estiver vivendo no exterior.  (Pelo menos nos primeiros dias, vai 😜)

Alguns produtos típicos brasileiros são mais difíceis de encontrar. Tapioca, pão de queijo, guaraná, açaí e até feijão não estarão disponíveis em todos os lugares que você for. Mas sempre é possível encontrar em algum restaurante ou mercado com produtos brasileiros. Carne vermelha costuma ter um preço bem mais elevado, assim como frutas, verduras e legumes. Como temos em abundância aqui no Brasil, estamos acostumados com os preços bem baixos. Mas não é algo que você não possa se organizar para incluir na rotina.  

alimentação no intercâmbio
Photo by Franki Chamaki on Unsplash

Restaurantes no intercâmbio

Sabemos que não vai ser todos os dias que você vai querer cozinhar. Mas, para isso, existem milhares de opções de restaurantes, servindo as mais variadas opções que você vai acabar conhecendo e retornando, devido à sua rotina. Além disso, convivendo com outros intercambistas diariamente, vai ser fácil receber dicas dos locais preferidos dos estudantes. É diferente de uma viagem de turismo que você vai conhecer um local e dificilmente voltar nos outros dias. Assim como na cidade que vivemos atualmente, no destino do intercâmbio também temos restaurantes preferidos. 

A cidade para onde você vai viajar é turística. Por esse motivo, você encontra comidas típicas de todos os lugares do mundo e não apenas do destino, o que faz com que a alimentação no intercâmbio não seja um problema. Restaurantes italianos, que fazem pratos como massa ou risoto estão presentes em todas as cidades de intercâmbio que a Egali trabalha. Normalmente, os preços são bem convidativos. 

Fast foods conhecidos mundialmente também estão em cada esquina para os dias que você estiver precisando deles. Hamburguer, pizza, batata frita… tudo bem igualzinho ao que você está acostumado aqui no Brasil – às vezes até melhores. Nas praças de alimentação de shoppings, assim como no Brasil, também é bem comum encontrar redes que vendam saladas, para quem quiser manter uma alimentação um pouco mais saudável. 

Para os veganos e vegetarianos, as surpresas são positivas, pois a maioria dos países possui muito mais opções do que aqui no Brasil.  

alimentação no intercâmbio
Photo by Dan Gold on Unsplash

Comidas típicas locais

Apesar de existir a possibilidade de sua alimentação no intercâmbio ser praticamente igual à sua alimentação no Brasil, recomendamos que você experimente as delícias que os locais têm para oferecer. Provar novos sabores faz parte da experiência de imersão e de conhecer outras culturas. 

alimentação no intercâmbio
Photo by Lily Banse on Unsplash

Pronto para viver essa experiência? Converse com um de nossos consultores e inicie agora mesmo o planejamento do seu intercâmbio! 

  • juliabraga
    Por juliabraga Julia já fez intercâmbio 3 vezes, viajou para mais de 30 países e visitou inúmeras cidades pelo mundo. Possui mais de 6 anos de experiência com estudos no exterior e ama escrever e compartilhar sobre suas experiências.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório