7 dicas essenciais para a sua viagem - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

7 dicas essenciais para a sua viagem

Atualizado em 21 de dezembro de 2022

Você pode ser extremamente aventureiro ou amante do acaso, mas tem que concordar: viagem sempre exige algum tipo de planejamento, por menor que seja. Sabemos que em algum momento você já procurou por dicas essenciais para a sua viagem.

Em algum momento, você vai ter que sentar, nem que seja por alguns minutos, para pensar e resolver algumas questões. Isso não tira sua liberdade, muito pelo contrário, isso garante que sua viagem ganhe mais tempo e segurança.

Ao longo do tempo fiz uma lista de lições que aprendi com as viagens que fiz e quero compartilhar com vocês. Coisas que eu sempre penso “foi bom ter feito isso” ou “na próxima não posso esquecer desse detalhe”.

Conheça agora as dicas essenciais para a sua viagem

Recomendamos que você abra o bloco de notas ou deixe esse post salvo nos favoritos. Preparamos dicas mais do que básicas para as pessoas que ainda não estão acostumadas com viagens para destinos desconhecidos.

1. Comprar ingressos online

Atrações mundialmente famosas costumam ter uma fila gigantesca! A boa notícia é que em MUITAS isso pode ser evitado. Ao comprar o ingresso online e ter o voucher na mão, muitas vezes você é encaminhado para uma outra fila, normalmente pequena (às vezes não tem ninguém).

Compre sempre antes o ingresso, principalmente em atrações que tem diversos horários. Sua presença estará garantida e você não perderá tempo com filas.

dicas essenciais para a sua viagem
Photo by Fons Heijnsbroek on Unsplash

2. Não compre nada perto de atrações turísticas ou lugares famosos

O preço é sempre maior perto de atrações, pois provavelmente o aluguel é mais caro. Já que você ganhou um tempo evitando filas, caminhe um pouco mais fora da rota turística. Certamente vai achar algo mais barato.

dicas essenciais para a sua viagem
Photo by Denys Nevozhai on Unsplash

E isso não vale apenas para monumentos, museus ou construções famosas. Se fizer algum tour que envolva “parada para compras”, evite comprar por lá, se possível. Geralmente, te levam para lugares caros, que sabem que vão receber turistas afoitos.

3. Artistas de rua vão te cobrar

Tenha em mente que se você vai tirar foto de/ou com algum artista de rua, ele vai querer algo em troca por isso. Ninguém fica o dia todo em pé fantasiado à toa. Se algum deles vier até você e você não estiver disposto a pagar, saia fora, negue fotos.

dicas essenciais para a sua viagem
Photo by Rad Pozniakov on Unsplash

4. Ambulantes, tenha cuidado com eles

A maioria dos ambulantes são honestos e estão ali só ganhando sua vida, porém é importante ficar atento a todos.  Alguns podem praticar preços abusivos só porque você é turista. Negocie, diga que vai pensar melhor, pesquise. Em alguns países é comum a prática da pechincha, chega a ser cultural. Na Colômbia ou Peru, por exemplo, alguns até ficam ofendidos se você não tenta baixar o preço.

Tenha MUITO cuidado com ambulantes que vendem serviços, principalmente serviços que envolvem transporte. Dê preferência para agências de turismo licenciadas.

dicas essenciais para a sua viagem
Photo by Woldai Wagner on Unsplash

5. Faça seguro viagem

É uma coisa que ninguém gosta de fazer, ninguém pretende usar, mas todo mundo precisa ter. Viajar também é se expor. Comidas novas e diferentes, caminhadas longas, temperaturas estranhas para o seu corpo… enfim, há uma infinidade de coisas. É importante você ter um seguro para uma eventual emergência. Você vai querer ser amparado e não vai querer gastar uma fortuna para ser atendido. Conheço muita gente que teve que até voltar por não ter seguro e ter gasto toda grana que juntou em um atendimento médico.

dicas essenciais para a sua viagem
Photo by National Cancer Institute on Unsplash

6. Use o mapa

Se perder em uma cidade ou bairro é uma experiência incrível. Mas é bom você ter algum conhecimento sobre o lugar ou algum ponto de consulta (celular ou mapa físico mesmo). Se perder deixa de ser legal quando você tem que sair dali.

Aliás, é bom ter algum conhecimento sobre os bairros da cidade. Muitas vezes, você está numa cidade segura, mas acaba parando num bairro um pouco menos seguro.

dicas essenciais para a sua viagem
Photo by Tamas Tuzes-Katai on Unsplash

7. Transporte, pesquise sobre!

Uma das coisas mais importantes de uma viagem é saber utilizar o transporte público do lugar. Pesquise muito sobre isso para não entrar em furadas ou perder tempo e dinheiro. Disponibilizamos alguns posts que podem ajudar você com isso:

dicas essenciais para a sua viagem
Photo by John Jackson on Unsplash

Pesquise tudo! Se os táxis são confiáveis, se vale mais comprar passe individual ou por período, se vale mais a pena ir de ônibus… enfim, essa é uma informação muito importante!

Eai?! Gostou dessas dicas essenciais para a sua viagem? O uso delas é de extrema importância para quem ainda não conhece muito o mundo do intercâmbista! 

Se ficar com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com um de nossos especialistas em intercâmbio clicando no link abaixo:

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

 

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório