O que preciso saber sobre o visto canadense - Egali Intercâmbio
Documentações e visto

O que preciso saber sobre o visto canadense

Atualizado em 17 de agosto de 2016

Estudar no Canadá é o sonho de muitos brasileiros. Não apenas pela excelente qualidade do ensino, mas também pela chance de ter uma experiência de vida em um dos países mais incríveis do mundo.

Quando a busca pelos cursos no exterior começa, são muitas as dúvidas que surgem. Foi por isso que reunimos neste post tudo o que você precisa saber para conseguir o seu visto canadense. Vamos conferir?

egali-intercambio-canada-visto

O que preciso saber sobre o visto canadense

 

Vou fazer um curso no Canadá. Quais documentos vou precisar?

Se você pretende fazer um curso por um período igual ou menor que 6 meses, não necessitará de uma permissão de estudos. Basta solicitar apenas um visto de residente temporário (o que seria um “visto de turista”).

Se o período do curso for maior que 6 meses, você precisará solicitar, além visto de residente temporário, uma permissão de estudos e passar por exames médicos.

Caso você seja aceito para um curso de até 6 meses, mas, depois que chegou no Canadá, decide estender seus estudos, você precisará solicitar uma permissão de estudos e uma extensão de visto no CIC – Centro de Imigração Canadense. Você também terá que realizar alguns exames médicos.

 

O que é um visto de residente temporário?

Também chamado de visto de turismo, é emitido pelo Governo Canadense para que você possa ser admitido no país por um determinado tempo, seja a turismo, negócios, em trânsito ou por estudos.

 

O que é uma autorização/permissão de estudos?

É um documento que autoriza seu portador a permanecer no Canadá por um dado período de tempo para fins de estudo em uma determinada instituição de ensino. Para cidadãos de certos países, como é o caso do Brasil, essa autorização de estudo deve ser acompanhada também de um visto de residente temporário.

 

Preciso providenciar algum tipo de seguro saúde?

Sim. É importante providenciar por conta própria um seguro médico e hospitalar que cubra seu período de estudos no país.

 

Vou estudar na Província de Québec. Existe algo mais que preciso obter?

Sim. Quem irá estudar na Província de Québec por mais de 6 meses deverá obter também um Q.A.C (Certificat d’acceptation du Québec), diretamente das autoridades da imigração daquela Província. Veja informações de como proceder: www.immigration-quebec.gouv.qc.ca

Regra geral: se não precisar de uma permissão de estudos, também não precisa do C.A.Q.

 

Quem precisa se submeter a exames médicos?

Qualquer pessoa que pretenda permanecer no Canadá por 6 meses ou mais deve submeter-se a exames médicos antes da sua partida do Brasil. Esse exame deverá ser feito com médicos credenciados pelo Governo Canadense.

Requerentes de permissão de estudos que necessitam realizar exames médicos devem enviar seu pedido de visto antes de realizar os exames médicos. O Consulado enviará ao requerente os procedimentos para a realização dos exames.

Estudantes e profissionais da área médica que irão estudar, estagiar ou trabalhar no Canadá, devem se submeter a exames médicos, não importando o período que permanecerão no Canadá (ou seja, mesmo que o período do curso, estágio ou trabalho seja inferior a 6 meses).

Apesar do Consulado enviar ao requerente os procedimentos para a realização dos exames médicos, neste site é possível verificar quais cidades brasileiras possuem médicos credenciados para que o exame médico possa ser feito.

 

Observações importantes sobre permissão de estudos e visto de residente temporário

Enquanto perdurar o programa de estudos, a permissão de estudos deve estar válida e poderá ser prorrogada no Canadá em um CIC (Centro de Imigração Canadense), caso você seja aceito para um novo período de estudos.

A extensão da permissão de estudos não prorroga o visto de entrada de visitante temporário. A permissão de estudos é um documento que autoriza a permanecer temporariamente no Canadá para estudar, enquanto o visto lhe dá o direito de viajar para o Canadá e de estar legalmente no país.

Se você sair do Canadá (com exceção dos Estados Unidos) após ter obtido a extensão da permissão de estudos, você necessitará de um novo visto se aquele em seu passaporte estiver vencido.

Vistos de visitante não podem ser renovados no Canadá. Para obter um novo visto é necessário dirigir-se a um Consulado ou Embaixada do Canadá fora do Canadá.

 

Para mais informações sobre visto de residente temporário, permissão de estudos e demais dúvidas, visite: www.cic.gc.ca ou www.brasil.gc.ca

 

Texto enviado pela Paula Manozzo, Trade Commissioner Assistant do Consulado Canadense de Porto Alegre.

  • Por


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório