Mitos e verdades sobre o intercâmbio - Egali Intercâmbio
Dicas

Mitos e verdades sobre o intercâmbio

Atualizado em 31 de dezembro de 2020

Se você está pensando em fazer um intercâmbio, já deve ter escutado muitas coisas sobre esse processo, né? E parece que quanto mais informação você recebe, menos você consegue separar os mitos e verdades sobre o intercâmbio…

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!

Por isso, decidimos fazer esse post com algumas coisas que todo mundo fala sobre o intercâmbio, mas que nem sempre são verdades. Confira!

 

1. Existe uma hora certa para fazer intercâmbio

Mito

Muitas pessoas são acostumadas a relacionarem o intercâmbio com gente nova, geralmente adolescentes e jovens adultos. Porém, a realidade é que não existe uma idade ou hora “certa” para fazer um intercâmbio.

Um adolescente não precisa necessariamente esperar o fim do Ensino Médio para fazer um intercâmbio, nem um adulto de mais de 35 anos precisa desistir desse plano. Existem muitos tipos de cursos que podem ser feitos no exterior e que foram pensados para determinadas idades.

Então, não desista dos seus planos de intercâmbio antes de dar aquela boa pesquisada!

 

2. É preciso dominar o idioma para fazer um intercâmbio

Mito

Existem muitas opções de cursos que podem ser feitos durante o intercâmbio, e uma delas é o um curso de idiomas. Aprender um novo idioma no país em que ele é língua nativa faz com que a o aprendizado seja ainda mais rápido, pois o intercambista irá praticar o listening e o speaking em todos os momentos do seu dia.

Por isso, não é preciso dominar um idioma para fazer um intercâmbio. Uma boa dica é saber algumas palavras e expressões básicas pra que você não fique totalmente perdido no momento em que chegar ao seu destino. Quanto ao resto, você poderá aprender tudo durante sua viagem!

 

3. É preciso ter muito dinheiro

Fazer um intercâmbio é um investimento, mas isso não quer dizer que o valor a ser investido precise ser alto. Afinal, existem diversos ajustes que podem ser feitos nos pacotes e que vão baratear sua viagem.

Alguns deles são o destino e o tempo de duração. Você pode viajar para um destino em que a moeda local seja menos valorizada em relação ao real, como África do Sul, Argentina, Chile… Além disso, dependendo da distância do país, a passagem também pode sair mais em conta.

Outra boa opção é diminuir o tempo de viagem. Na Egali, oferecemos cursos a partir de 2 semanas de duração.

 

4. É importante se preparar com antecedência

Verdade

Quanto antes você começar a se preparar para o seu intercâmbio, melhor! E isso vale para desde o momento em que você vai comprar o seu pacote até o seu embarque.

Por isso, pesquise bem sobre o seu destino, procure saber sobre o que tem por perto do lugar em você vai ficar, tenha em mente o que você quer conhecer… Organizando essas coisas, tudo ficará mais fácil!

 

5. Fazer um intercâmbio é como estar de férias

Mito

Lembra quando falamos que fazer um intercâmbio é um investimento? Pois é, você vai estar pagando pelo curso que vai fazer, estadia e acomodação (no mínimo), então, para que o seu investimento valha a pena, você terá que estudar os conteúdos das suas aulas.

Mas é claro que isso não quer dizer que você não vai se divertir no seu intercâmbio, é claro que vai! Você só terá que ficar focado nas aulas, administrando seu tempo para não chegar atrasado ou perder os períodos.

Com certeza, seu investimento vai valer a pena!

 

6. O mercado de trabalho valoriza o intercâmbio

Verdade

Quem tem um intercâmbio no currículo já está um passo a frente! O mercado de trabalho valoriza pessoas que já tenham convivido com diferentes culturas. Afinal de contas, quem conviveu com culturas diferentes, com certeza, está a mais aberto a aceitar diferenças e ter mais atitudes.

Além disso, outro ponto valorizado é o nível avançado em um idioma estrangeiro. Esse é um pré-requisito essencial em qualquer currículo, e com um nível avançado ou fluente, com certeza, você se destacará!

 

7. Trabalho temporário escolhido pode pagar gastos

Verdade

Ao fazer um curso de estudo e trabalho, você terá a vantagem de poder trabalhar por meio período enquanto estuda. E isso é ótimo, pois, com o salário, você poder pagar as suas despesas como contas, aluguel e, até mesmo, viagens.

Claro que para fazer esse tipo de programa, você precisa fazer uma comprovação financeira para provar que você consegue se manter no país caso não encontre um emprego. Então, a graninha que você receber durante o seu intercâmbio, também vai significar uma economia desse dinheiro da comprovação!

 

8. Você pode viajar durante o intercâmbio

Verdade

Sim! Durante a semana, você fará suas aulas, mas nada irá te impedir de conhecer outros lugares durante o final de semana ou nas suas férias (caso seu intercâmbio seja de maior duração).

Por isso, não deixe de aproveitar essa oportunidade, nem que seja apenas para fazer uma Day Trip. Você não vai se arrepender!

 

9. Você ganhará maturidade e independência

Verdade

Você vai viver por um tempo em um país diferente, falando uma nova língua e tendo que cuidar dos próprios gastos. É claro que isso vai te trazer maturidade e independência.

Você terá uma das melhores experiências da sua vida e vai poder se conhecer melhor.

 

10. Ter amigos brasileiros durante o intercâmbio atrapalha a aprendizagem do idioma

Depende

Isso vai depender de você! Ter amigos brasileiros vai ser ótimo para você, pois vai fazer com que você se sinta mais perto de casa. No entanto, é bom cuidar se você está praticando mesmo o idioma estrangeiro.

O principal objetivo de alguém que quer aprender uma nova língua e vai para o exterior para fazer isso é praticar o idioma no cotidiano. Então, se você só falar português com os seus amigos, essa prática não vai acontecer.

Faça amigos brasileiros, mas não se esqueça de praticar o idioma que você está aprendendo!

 

11. Dá para aprender o idioma em curso de menos de seis meses

Verdade

Estudos comprovam que é possível aprender um idioma em 3 meses. Tudo vai depender do quanto você está se esforçando para fazer isso.

Além disso, dependendo da sua urgência para aprender uma nova língua, você pode aumentar as horas de aula do seu curso. Isso com certeza vai dar um up no seu processo!

 

12. É possível se sentir sozinho durante o intercâmbio

Verdade

Infelizmente isso é verdade e pode ser mais comum do que você imagina. Sentir saudades de casa é inevitável e as chances dessa saudade se tornar algo mais melancólico são altas.

Por isso, tente se manter ocupado, crie uma rede de amizades, tente manter o sentimento FOMO (fear of missing out – medo de estar perdendo algo) longe e pense que você está num momento único da sua vida. Caso você não consiga fazer isso, está tudo bem!

Sempre existe a possibilidade de voltar para casa mais cedo.

 

Agora que você conseguiu dividir os mitos e verdades sobre o intercâmbio, nada melhor do que começar a planejar a sua viagem! Para fazer isso, entre em contato com os nossos consultores por aqui.

E se tem mais alguma informação que você não sabe se é mito ou verdade, deixe nos comentários!

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório