Lagos e mares mais estranhos no mundo - Confira conosco!
Curiosidades

Lagos e mares mais estranhos pelo mundo

Atualizado em 09 de dezembro de 2025

A natureza guarda paisagens que parecem saídas de outro planeta. Entre elas estão os lagos e mares mais estranhos do mundo, conhecidos por cores incomuns, formações únicas e fenômenos curiosos que desafiam a imaginação. Alguns impressionam pela beleza, outros intrigam pela ciência, mas todos despertam a vontade de conhecer de perto esses cenários raros espalhados pelo planeta.

Neste guia, você vai descobrir quais são os lagos e mares mais diferentes, entender o que os torna tão especiais e por que eles atraem viajantes e pesquisadores de todas as partes do mundo.

Os lagos e mares mais estranhos do mundo

Você sabia que existem corpos d’água que parecem ter saído de um conto de fadas ou de um filme de ficção científica? Esses lugares únicos têm características únicas e são frequentemente cercados por lendas e mistérios.

Se você está planejando um intercâmbio ou apenas adora explorar o mundo, continue lendo para descobrir alguns dos lagos e mares mais estranhos do planeta.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

1. Lago Abraham, Canadá

Localizado na província de Alberta, no Canadá, o Lago Abraham pode ser considerado um dos mais esquisitões durante o inverno. É que é nessa estação que bolhas de metano ficam congeladas ao entrarem em contato com a sua superfície gelada.

Isso é explicado pela história do lago, que é artificial. A região, que possuía muitas plantas e árvores, foi inundada, e isso criou muita matéria orgânica. Essa matéria orgânica serve de alimento para bactérias que liberam o gás metano. Quando a primavera chega, o gás é liberado pouco a pouco.

lagos e mares mais estranhos
Photo by Alex Pugliese on Unsplash

2. Mar do Japão | Japão

Um belo dia, o fotógrafo subaquático Yoji Ookata mergulhava tranquilamente pela costa marítima do Japão quando encontrou alguns desenhos estranhos no fundo do mar. Se perguntando quem poderia ter feito aquilo (se eram alienígenas, sereias ou sei lá!), o fotógrafo e sua equipe voltaram ao mar para descobrir o autor dos desenhos.

E, por fim, descobriram que os desenhistas do fundo do mar eram baiacus machos, que estavam atraindo fêmeas. E, futuramente, esses desenhos serviriam para proteger seus ovos. Fofo, né?!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

lagos e mares mais estranhos do mundo
Foto de Matt Bero na Unsplash

3. Praia de Moeraki | Nova Zelândia

Já imaginou que coisa mais esquisita você ir para uma praia isolada, chegar lá e se deparar com uns pedregulhos gigantes? É isso que acontece na praia de Moeraki, na Nova Zelândia.

A área de Moeraki fica na ilha mais meridional do país, ou seja, não é um local de fácil acesso. E as rochas (Moeraki Bulders), para os Maoris, são restos de cestas de enguias que sobraram do naufrágio de uma larga canoa, a Arai Te Uru. Já para os geólogos, as Moeraki Bulders são acúmulos de sedimentos por mais de 60 milhões de anos.

Incrível!

lagos e mares mais estranhos
Photo by Zon C on Unsplash

4. Mar de Belize | Belize

E um grande buraco no meio mar é o próximo item da nossa lista! Se trata do Grande Buraco de Azul de Belize, na América Central. Ele chama atenção de mergulhadores e turistas, e é possível observá-lo do espaço! Não tinha como deixarmos esse lugar de fora da nossa lista de mares do mundo.

Com 300 metros de diâmetro e 124 de profundidade, o buraco é uma forma circular quase perfeita. Seu destaque no universo deve-se ao fato dele ser um enorme círculo azul escuro no meio do mar turquesa de Belize.

lagos e mares mais estranhos
Photo by Lawrence Lansing on Only One Travel

5. Lago Natron | Tanzânia

O Lago Natron, na Tanzânia, é bem peculiar. Sua água, além de ser vermelha por conta das cianobactérias, possui muitos minerais.

O que causa a peculiaridade do lago é que um de seus minerais, o carbonato de sódio, causa a alcalinidade da água. Isso faz com que os animais que não estão acostumados com o ambiente se queimem e sejam petrificados.

Porém, não pense que a vida é impossível no Lago Natron. Ele também é o local de reprodução dos flamingos-pequenos e lar de cianobactérias.

lagos e mares mais estranhos
Photo by Alex Berger on Flickr

6. Lago Kliluk | Canadá

Também conhecido como Lago Manchado (Spotted Lake, em inglês), o Lago Kliluk fica no Vale Okanagan, na região de Osoyoos, no Canadá. No verão, a maioria de sua água evapora, deixando pra trás minerais cristalizados que dão uma aparência diferente ao lago, com as “manchas”.

Esses minerais cristalizados servem como bordas para as piscinas rasas formadas pelo restante da água do lago. Essas piscinas refletem os minerais da água em tons de verde, azul e amarelo. Elas ainda possuem propriedades medicinais, segundo os aborígenes de Vale Okanagan.

lagos e mares mais estranhos
Photo by Mykola Swarnyk on Wiki Media

7. Praia de Vaadhoo | Ilhas Maldivas

Você já ouviu falar nos fitoplânctons bioluminescentes? São organismos que ficam nas areias de algumas praias e, quando molhados pela água do mar, convertem energia química em energia luminosa.

Isso causa um verdadeiro show na água do mar, deixando tudo iluminado e muito mágico! Um dos lugares em que isso acontece de forma mais acentuada é nas praias de Vaadhoo, nas Ilhas Maldivas. Os fitoplânctons se estendem por grande parte da praia e seu visual se assemelha a glitter!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

lagos e mares mais estranhos
Photo by Tony Guyton on Flickr

8. Mar Morto | Oriente Médio

Conhecido como “mar” Morto, o lago Asfaltite, no Oriente Médio, ao contrário de seu nome mais conhecido, não está nada morto. Apesar de ter uma alta concentração de sal, impossibilitando que alguns animais, como peixes, vivam ali, o Mar Morto serve de habitat para algumas bactérias.

Localizado na depressão mais profunda do planeta – 400 metros abaixo do nível do mar – você já pode imaginar porquê esse lago está entre os lagos e mares mais estranhos do mundo, suas águas possuem efeitos medicinais sob a pele, atraindo turistas de todo o mundo para flutuar nelas. O acumulo de sal na água acontece por conta do calor da região, que faz com que a água evapore muito rápido, fazendo com que os minerais fiquem concentrados no lago.

lagos e mares mais estranhos
Photo by Nicole Baster on Unsplash

Qual a diferença entre lago, lagoa e laguna?

Apesar de serem usados como sinônimos no dia a dia, lago, lagoa e laguna são formações naturais diferentes, principalmente em tamanho, profundidade e relação com o mar. O lago é um corpo de água doce de grande extensão e profundidade, completamente cercado por terra. Já a lagoa é menor e mais rasa, podendo ser formada por água doce ou salobra, dependendo da região.

A laguna se diferencia por manter ligação direta ou indireta com o mar, o que faz com que sua água seja salobra, uma mistura de água doce com água salgada. Esse contato com o oceano influencia diretamente sua fauna, sua coloração e até sua dinâmica natural, o que ajuda a explicar por que muitas lagunas ao redor do mundo chamam tanta atenção.

lagos e mares mais estranhos
Foto de Ken Cheung na Unsplash

Os maiores rios do mundo

Os maiores rios do mundo não impressionam apenas pelo comprimento, mas também pelo impacto ambiental, cultural e econômico. Eles atravessam continentes, abastecem milhões de pessoas e abrigam ecossistemas únicos. Conhecer esses rios é entender a importância da água na formação das paisagens e das civilizações. Principais rios por tamanho:

  • Rio Nilo (África) – Aproximadamente 6.650 km; conhecido como o “berço da civilização egípcia”.

  • Rio Amazonas (América do Sul) – Cerca de 6.400 km; maior volume de água do mundo e biodiversidade impressionante.

  • Rio Yangtzé (China) – Aproximadamente 6.300 km; vital para agricultura, transporte e economia chinesa.

  • Rio Mississippi-Missouri (EUA) – Cerca de 6.275 km; importante para comércio e transporte nos Estados Unidos.

  • Rio Yeniséi (Rússia) – Aproximadamente 5.539 km; atravessa a Sibéria, com paisagens remotas e geladas.

  • Rio Obi (Rússia) – Cerca de 5.410 km; fundamental para a região oeste da Sibéria, com vastas planícies aluviais.

Quer conhecer os lagos e mares mais estranhos do mundo?

Já conhece lagos e mares mais estranhos do mundo? Hora de viajar!

Viajar para destinos exóticos é uma chance incrível de unir aprendizado, aventura e descobertas únicas. Com a Egali Intercâmbio, você pode transformar essa vontade em realidade, escolhendo programas que permitem estudar fora e, ao mesmo tempo, explorar cenários surpreendentes.

Agora que você já viu alguns dos lagos e mares mais diferentes do planeta, conte para nós: qual deles você encararia sem medo e qual parece mais misterioso? Se ainda não começou a planejar seu intercâmbio ou tem dúvidas sobre por onde iniciar, fale com a Egali. Nós ajudamos você a realizar o sonho de viajar o mundo com segurança e suporte em cada etapa.

Fale com um de nossos especialistas!

FAQ – Dúvidas sobre os lagos e mares mais estranhos do mundo

Por que alguns lagos mudam de cor?
A mudança de cor acontece principalmente por causa da presença de minerais, algas, bactérias e micro-organismos que reagem com a luz solar e com a composição da água.
Esses lagos e mares podem ser visitados por turistas?
Alguns podem ser visitados normalmente, enquanto outros exigem acompanhamento, cuidados ambientais e restrições por causa dos riscos naturais envolvidos.
Qual a diferença entre lago, lagoa e laguna?
O lago é maior e mais profundo, a lagoa é menor e rasa, e a laguna mantém ligação com o mar, tendo água salobra.

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz tem 5 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para internet. Já viajou para mais de 8 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado por escrever e viver toda a experiência de ser intercambista nas cidades mais famosas do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório