Intercâmbio na Alemanha - tudo o que você precisa saber! - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio
Alemanha

Intercâmbio na Alemanha – tudo o que você precisa saber!

Atualizado em 29 de agosto de 2023

O intercâmbio na Alemanha é uma escolha empolgante para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades no idioma alemão, mas também para os que anseiam por vivenciar uma sociedade dinâmica, movida pela inovação e tradição. Neste post, vamos destacar trazer informações principais sobre esse país riquíssimo em história e cultura.

Quer receber um orçamento grátis? Clique aqui e converse com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Onde fica a Alemanha?

A Alemanha é um país localizado na Europa Central. Faz fronteira com vários países, incluindo Dinamarca ao norte, Polônia e República Tcheca ao leste, Áustria e Suíça ao sul, França e Luxemburgo a oeste, e Bélgica e Países Baixos ao noroeste. Sua capital é Berlim, uma cidade importante e histórica.

Vale lembrar que informações geográficas não mudam com o tempo, então, mesmo que a data seja atualizada, a localização dos países permanece a mesma.

Foto de KOBU Agency na Unsplash

Quais destinos trabalhamos para intercâmbio na Alemanha?

O destino que a Egali oferta na Alemanha é a capital do país, Berlim!

Foto de Claudio Schwarz na Unsplash

Como é o clima na Alemanha?

O clima do país é temperado e, por isso, as temperaturas durante o seu intercâmbio na Alemanha podem variar significativamente ao longo do ano. Os verões são geralmente amenos e úmidos, com temperaturas médias entre 20°C e 25°C. Os invernos são frios, com temperaturas médias próximas ou abaixo de 0°C, e há possibilidade de neve em muitas regiões.

Durante a primavera e o outono, as temperaturas são mais amenas, com chuvas moderadas e frequentes. As regiões ao norte e oeste da Alemanha tendem a ser mais úmidas, enquanto as regiões do sul são mais ensolaradas.

É importante notar que as condições climáticas podem variar em diferentes partes do país, devido à sua extensão territorial e à influência de massas de ar provenientes do Atlântico e do leste europeu.

Foto de Kai Pilger na Unsplash

Precisa de passaporte ou visto?

Para brasileiros viajarem para a Alemanha a turismo ou negócios por um período de até 90 dias, não é necessário visto. Isso ocorre porque o Brasil faz parte da lista de países cujos cidadãos estão isentos de visto para o espaço Schengen, que inclui a Alemanha.

No entanto, é importante salientar que essa isenção de visto se aplica apenas a fins de turismo, negócios ou visita familiar. Se você pretende estudar, trabalhar ou permanecer por mais de 90 dias, poderão ser necessários vistos e autorizações específicas.

Quanto ao passaporte, todos os brasileiros que desejam fazer intercâmbio na Alemanha precisam ter um passaporte válido com pelo menos seis meses de validade a partir da data de entrada no país.

Foto de Christian Wiediger na Unsplash

Moeda

A moeda oficial da Alemanha é o euro (€). A Alemanha adotou o euro como sua moeda nacional em 2002, substituindo o marco alemão (Deutsche Mark), que foi a moeda utilizada no país antes dessa data.

Foto de Mika Baumeister na Unsplash

Língua

A língua oficial da Alemanha é o alemão (Deutsch). O alemão é falado pela grande maioria da população e é usado em todas as esferas da vida cotidiana, incluindo governo, educação, mídia e comunicação entre as pessoas.

Existem várias variantes regionais do alemão falado na Alemanha, com sotaques e dialetos específicos em diferentes partes do país. No entanto, o Hochdeutsch (alemão padrão) é ensinado nas escolas e é amplamente utilizado como forma de comunicação padronizada em todo o país.

Além do alemão, é possível encontrar algumas pessoas que falam outros idiomas, especialmente em áreas turísticas ou cidades maiores, onde o inglês é amplamente entendido e falado como segunda língua. No entanto, é sempre uma boa ideia aprender algumas palavras e frases básicas em alemão ao visitar a Alemanha, pois isso pode facilitar a comunicação, especialmente em locais menos turísticos.

Intercâmbio na Alemanha – Locomoção

A locomoção na Alemanha é bem desenvolvida e eficiente. O país possui uma extensa rede de transporte público, incluindo trens, bondes, metrôs e ônibus, que conectam cidades e regiões. Os trens de alta velocidade (ICE) são uma opção popular para viagens mais longas entre cidades principais. Além disso, as autoestradas são bem mantidas para viagens de carro, e o uso de bicicletas é comum em muitas cidades, que também têm calçadas e trilhas para pedestres bem organizadas.

Foto de Jonas na Unsplash

Como são os alemães?

Os alemães são conhecidos por sua pontualidade, organização e eficiência. Valorizam a privacidade e são respeitosos com as regras sociais. Além disso, são apreciadores de boa comida e bebida, especialmente a cerveja. A cultura alemã é rica em história, arte e ciência, e muitos alemães têm um forte senso de identidade nacional. Como em qualquer cultura, existem variações individuais, mas essas características são algumas das generalidades associadas aos alemães.

Vida noturna durante intercâmbio na Alemanha

Berlim oferece uma ampla variedade de opções para explorar à noite. Aqui estão alguns lugares populares para visitar durante a noite:

intercâmbio na alemanha
Foto de Vadim Sadovski na Unsplash

Kreuzberg:

Este bairro é conhecido por sua cena boêmia e vibrante vida noturna. Você encontrará diversos bares, clubes e restaurantes que oferecem uma atmosfera descontraída e diversificada.

Friedrichshain:

Outro bairro com uma animada cena noturna, Friedrichshain tem muitos bares e clubes, incluindo o famoso clube RAW-Gelände, que é um complexo com vários clubes e eventos.

Simon-Dach-Straße:

Esta rua, localizada em Friedrichshain, é uma das mais populares para curtir a noite. Ela está repleta de bares, restaurantes e pessoas animadas.

Prenzlauer Berg:

Esse bairro é famoso por seus cafés, bares e pubs aconchegantes. É uma ótima opção para quem busca uma atmosfera mais descontraída e alternativa.

Oranienstraße:

Esta rua, em Kreuzberg, é uma das principais vias da vida noturna de Berlim. Ela oferece uma variedade de bares e clubes interessantes para explorar.

Torstraße:

Localizada em Mitte, essa rua é conhecida por seus bares modernos e restaurantes da moda, que atraem uma mistura de moradores e visitantes.

Badeschiff:

Durante os meses mais quentes, esse bar flutuante na margem do rio Spree é um lugar popular para relaxar e desfrutar de uma bebida com vista para a cidade.

Clube Berghain:

Se você está interessado na cena de música eletrônica, este é um dos clubes mais conhecidos do mundo. Localizado em Friedrichshain, o Berghain é famoso por suas festas longas e intensas.

Admiralspalast:

Se você estiver interessado em entretenimento cultural, este teatro em Mitte oferece uma variedade de shows e apresentações noturnas.

Portão de Brandemburgo:

Embora seja uma atração turística popular durante o dia, à noite, o Portão de Brandemburgo é iluminado e oferece uma vista impressionante.

Você ficou com alguma dúvida sobre o intercâmbio na Alemanha?

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Por isso, te convidamos a conhecer nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

Quer receber um orçamento grátis? Clique aqui e converse com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Você também pode se interessar se gostou de intercâmbio na Aleamanha…

#Egali na prática:

“A Egali cuida de tudo com a maior confiança e delicadeza. Desde o transfer até a peocupação do lugar de residência à escolha da escola. Parabéns Egali.”

-Regina Aparecida de Souza Quadros

  • mariliaflorisbal
    Por mariliaflorisbal


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório