Como fazer os pais deixarem você fazer intercâmbio? Confira 6 dicas! -
Tudo sobre intercâmbio

Como fazer os pais deixarem você fazer intercâmbio? Confira 6 dicas!

Atualizado em 20 de junho de 2022

A primeira viagem internacional é quase sempre motivo para muita ansiedade e preparação. Imagine então, quando você é menor de idade e quer viajar sozinho! É provável que seus pais fiquem preocupados com essa ideia, e é por isso que fizemos o post de hoje! A seguir você vai ler várias dicas de como fazer os pais deixarem você fazer intercâmbio e de como deixá-los tranquilos com essa ideia.

6 dicas sobre como fazer os pais deixarem você fazer intercâmbio

como fazer os pais deixarem você fazer intercâmbio
Photo by Timon Studler on Unsplash

1. Mostre o que você tem em mente

Ok, você decidiu que quer fazer mesmo um intercâmbio. Então, a primeira coisa que você deve fazer para ter o apoio dos seus pais nessa jornada é mostrar o quanto você está certo de que um intercâmbio será bom para você e pesquisar bastante sobre o assunto.

Isso porque, com certeza, seus pais irão te fazer perguntas (pais adoram perguntas!). Eles vão querer saber para onde você que ir, o que vai fazer por lá, onde vai ficar e principalmente: quanto vai custar.

Prepare todas essas informações e mostre para eles! Assim, eles já vão ver o quanto você está engajado nesta ideia e poderão começar a se preparar para te ajudar.

2. Apresente os benefícios de fazer um intercâmbio

Mostrou todas as ideais superbacanas que você tem em mente, mas seus pais ainda parecem meio desconfiados com essa ideia? Seja sincero e diga o quanto você acha que fazer um intercâmbio vai ser bom para você.

Fale sobre o aprendizado de um novo idioma, das responsabilidades que você vai adquirir durante o processo e do quando você estará mais maduro quando voltar da sua viagem. Dê uma olhada neste post e descubra outras coisas boas que o intercâmbio vai trazer para você.

Mais uma vez: é muito normal que os pais fiquem preocupados com a ideia de você ir para um país estranho (não é só você quem vai passar por essa nóia!). Então, além de tranquilizá-los, mostre que você quer isso de verdade.

 

3. Fale sobre o crescimento profissional

Todo pai e mãe quer que seu filho tenha um bom futuro profissional e, como podemos ver neste post, fazer um intercâmbio é realmente um diferencial no currículo. Por isso, uma das principais dicas sobre como fazer os pais deixarem você fazer intercâmbio é conseguir explicar que fazer um intercâmbio pode ser muito positivo para a sua carreira, pois você aprenderá um novo idioma e conviverá com pessoas diferentes de você (o que é essencial no mercado de trabalho).

Dependendo da sua idade, você ainda vai dar aquele orgulhinho pro seus pais por estar pensando tão cedo no seu futuro profissional! Além disso, planejar seu futuro vai mostrar que você tem maturidade para fazer um intercâmbio.

Assim, você pode o argumento final para os seus pais, dizendo que essa experiência vai te amadurecer ainda mais.

4. Mostre comprometimento

Beleza, seus pais toparam e deixaram você fazer seu intercâmbio. YEEEEEEY! Mas isso não quer dizer que você agora pode relaxar e deixar esse projeto nas mãos deles. Mostre que você está comprometido com a sua ideia, procure jeito de economizar mais (afinal, um intercâmbio não é barato), guarde o dinheiro que você ganhar de aniversário, Natal, etc, para gastar com coisas bacanas na sua viagem.

Com certeza, quando seus pais verem que você está se esforçando para ajudá-los com os gastos do intercâmbio e que você está realmente focado em fazer com que essa experiência seja incrível, eles não vão se arrepender de ter te dado essa viagem em nenhum momento.

 

5. Deixe seus pais seguros

Isso é muito importante! Antes de confiar na agência que está promovendo seu intercâmbio, seus pais devem se sentir seguros para confiar em você. Não adianta querer fazer uma viagem para o exterior, se você não tiver maturidade em certas atitudes no Brasil.

Por isso, mostre para seus pais que você tem responsabilidade e que você vai saber se cuidar no intercâmbio. É claro, que se imprevistos acontecerem na sua viagem você terá o suporte de sua agência, mas mostrar que você está preparado para viajar para o exterior deixará os seus pais bem mais aliviados.

6. Mantenha contato sempre

Sim! Essa é a regra mais importante do seu intercâmbio. Além de pagar pelo seu intercâmbio, seus pais depositaram uma confiança enorme em você. Então, tente incluí-los nessa jornada, não os deixe sem notícias, isso causa preocupação e ansiedade.

E, convenhamos, estamos em pleno 2018, a comunicação não é difícil. Existem inúmeras redes sociais para você deixar um “hello” para seus pais. Não economize nas mensagens, nos vídeos, nas vídeo-chamadas… Mostre a eles o quanto você está feliz e grato por estar tendo essa experiência.

Isso, com certeza, vai mostrar que cada receio deles valeu a pena para ver você realizado (ai que amor!).

 

Agora que você já tem várias dicas sobre como fazer os pais deixarem você fazer intercâmbio, coloque tudo isso em prática e se prepare para uma das melhores experiências da sua vida! E caso você ainda não tenha feito seu orçamento, entre em contato com a gente por aqui.

 

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório