Lagos e mares mais estranhos no mundo - Confira conosco!
Curiosidades

Lagos e mares mais estranhos pelo mundo

Atualizado em 10 de maio de 2023

Você já pode conferir aqui no blog as praias mais estranhas do planeta, as fronteiras mais incríveis e até os aeroportos mais legais. Agora, chegou a vez de conhecer os lagos e mares mais estranhos do mundo. Nós damos a garantia de que sua curiosidade será bastante exercitada nesse post!

lagos e mares mais estranhos do mundo
Foto de Claudia Chiavazza na Unsplash

Os lagos e mares mais estranhos do mundo

Você sabia que existem corpos d’água que parecem ter saído de um conto de fadas ou de um filme de ficção científica? Esses lugares únicos têm características únicas e são frequentemente cercados por lendas e mistérios.

Se você está planejando um intercâmbio ou apenas adora explorar o mundo, continue lendo para descobrir alguns dos lagos e mares mais estranhos do planeta.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

1. Lago Abraham, Canadá

Localizado na província de Alberta, no Canadá, o Lago Abraham pode ser considerado um dos mais esquisitões durante o inverno. É que é nessa estação que bolhas de metano ficam congeladas ao entrarem em contato com a sua superfície gelada.

Isso é explicado pela história do lago, que é artificial. A região, que possuía muitas plantas e árvores, foi inundada, e isso criou muita matéria orgânica. Essa matéria orgânica serve de alimento para bactérias que liberam o gás metano. Quando a primavera chega, o gás é liberado pouco a pouco.

lagos e mares mais estranhos
Photo by Alex Pugliese on Unsplash

2. Mar do Japão | Japão

Um belo dia, o fotógrafo subaquático Yoji Ookata mergulhava tranquilamente pela costa marítima do Japão quando encontrou alguns desenhos estranhos no fundo do mar. Se perguntando quem poderia ter feito aquilo (se eram alienígenas, sereias ou sei lá!), o fotógrafo e sua equipe voltaram ao mar para descobrir o autor dos desenhos.

E, por fim, descobriram que os desenhistas do fundo do mar eram baiacus machos, que estavam atraindo fêmeas. E, futuramente, esses desenhos serviriam para proteger seus ovos. Fofo, né?!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

lagos e mares mais estranhos do mundo
Foto de Matt Bero na Unsplash

3. Praia de Moeraki | Nova Zelândia

Já imaginou que coisa mais esquisita você ir para uma praia isolada, chegar lá e se deparar com uns pedregulhos gigantes? É isso que acontece na praia de Moeraki, na Nova Zelândia.

A área de Moeraki fica na ilha mais meridional do país, ou seja, não é um local de fácil acesso. E as rochas (Moeraki Bulders), para os Maoris, são restos de cestas de enguias que sobraram do naufrágio de uma larga canoa, a Arai Te Uru. Já para os geólogos, as Moeraki Bulders são acúmulos de sedimentos por mais de 60 milhões de anos.

Incrível!

lagos e mares mais estranhos
Photo by Zon C on Unsplash

4. Mar de Belize | Belize

E um grande buraco no meio mar é o próximo item da nossa lista! Se trata do Grande Buraco de Azul de Belize, na América Central. Ele chama atenção de mergulhadores e turistas, e é possível observá-lo do espaço! Não tinha como deixarmos esse lugar de fora da nossa lista de mares do mundo.

Com 300 metros de diâmetro e 124 de profundidade, o buraco é uma forma circular quase perfeita. Seu destaque no universo deve-se ao fato dele ser um enorme círculo azul escuro no meio do mar turquesa de Belize.

lagos e mares mais estranhos
Photo by Lawrence Lansing on Only One Travel

5. Lago Natron | Tanzânia

O Lago Natron, na Tanzânia, é bem peculiar. Sua água, além de ser vermelha por conta das cianobactérias, possui muitos minerais.

O que causa a peculiaridade do lago é que um de seus minerais, o carbonato de sódio, causa a alcalinidade da água. Isso faz com que os animais que não estão acostumados com o ambiente se queimem e sejam petrificados.

Porém, não pense que a vida é impossível no Lago Natron. Ele também é o local de reprodução dos flamingos-pequenos e lar de cianobactérias.

lagos e mares mais estranhos
Photo by Alex Berger on Flickr

6. Lago Kliluk | Canadá

Também conhecido como Lago Manchado (Spotted Lake, em inglês), o Lago Kliluk fica no Vale Okanagan, na região de Osoyoos, no Canadá. No verão, a maioria de sua água evapora, deixando pra trás minerais cristalizados que dão uma aparência diferente ao lago, com as “manchas”.

Esses minerais cristalizados servem como bordas para as piscinas rasas formadas pelo restante da água do lago. Essas piscinas refletem os minerais da água em tons de verde, azul e amarelo. Elas ainda possuem propriedades medicinais, segundo os aborígenes de Vale Okanagan.

lagos e mares mais estranhos
Photo by Mykola Swarnyk on Wiki Media

7. Praia de Vaadhoo | Ilhas Maldivas

Você já ouviu falar nos fitoplânctons bioluminescentes? São organismos que ficam nas areias de algumas praias e, quando molhados pela água do mar, convertem energia química em energia luminosa.

Isso causa um verdadeiro show na água do mar, deixando tudo iluminado e muito mágico! Um dos lugares em que isso acontece de forma mais acentuada é nas praias de Vaadhoo, nas Ilhas Maldivas. Os fitoplânctons se estendem por grande parte da praia e seu visual se assemelha a glitter!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

lagos e mares mais estranhos
Photo by Tony Guyton on Flickr

8. Mar Morto | Oriente Médio

Conhecido como “mar” Morto, o lago Asfaltite, no Oriente Médio, ao contrário de seu nome mais conhecido, não está nada morto. Apesar de ter uma alta concentração de sal, impossibilitando que alguns animais, como peixes, vivam ali, o Mar Morto serve de habitat para algumas bactérias.

Localizado na depressão mais profunda do planeta – 400 metros abaixo do nível do mar – você já pode imaginar porquê esse lago está entre os lagos e mares mais estranhos do mundo, suas águas possuem efeitos medicinais sob a pele, atraindo turistas de todo o mundo para flutuar nelas. O acumulo de sal na água acontece por conta do calor da região, que faz com que a água evapore muito rápido, fazendo com que os minerais fiquem concentrados no lago.

lagos e mares mais estranhos
Photo by Nicole Baster on Unsplash

Quer conhecer os lagos e mares mais estranhos do mundo?

Agora que você conheceu os lagos e mares mais estranhos do mundo, conte para nós qual você achou mais sinistro e qual você visitaria tranquilamente! Se você ainda não possui um programa de intercâmbio ou tem qualquer dúvida sobre como começar a planejar, nos chame e vamos juntos viajar o mundo!

Quer receber um orçamento gratuito para fazer intercâmbio? Fale com um de nossos especialistas!

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório